Autor Tópico: O que leva um teista a acreditar em deus(es)  (Lida 13462 vezes)

Offline LorD

• Nível 10
  • *
O que leva um teista a acreditar em deus(es)
« Online: 24 de Junho de 2005, 17:36:47 »
Agora o Ônus está no lugar certo.

Proque vocês acreditam em divindades?
:louva:  Worship me :louva:

Civilization Rules!

A luz tem aceleração?

Offline Atomic Garden

• Nível 18
  • *
Re.: O que leva um teista a acreditar em deus(es)
« Resposta #1 Online: 24 de Junho de 2005, 18:58:37 »
Apenas supondo:

Acho que a maior parte dos ditos "teístas" acreditam por inércia.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 24 de Junho de 2005, 19:15:01 »
A maior parte acredita por tradição.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #3 Online: 24 de Junho de 2005, 20:11:15 »
Também acho, tradição e necessidade psicológica.

Atheist

• Visitante
« Resposta #4 Online: 24 de Junho de 2005, 22:45:34 »
Ei, deixem eles responderem!!!  :x   8)   :)

Offline Axia

• Nível 13
  • *
« Resposta #5 Online: 25 de Junho de 2005, 03:35:17 »
:D Eu acredito em Deus porque eu quero! Eu acredito no que eu quiser, até em fada e duende! Estou no meu direito! Eu acredito até em algo que sequer possa existir porque eu acho mais legal! :D

:roll: Falando um pouco mais serio... Acho que a maioria das pessoas que crê em Deus ou em outras deidades, acredita por necessidade psicologica.
 :arrow: Porque acham que o mundo não tem sentido, aí Deus daria o sentido!
 :arrow: Pra ser mais aceito na sociedade, ninguém gosta de ficar sozinho!
 :arrow: Porque naquela hora ruim você pode apelar até para o que sequer você sabe se existe! E culpa também... Deus ou o Capeta, a culpa não é minha!

:cry: Muitas vezes eu acreditei em Deus por estes motivos acima. E admito... eu não sei se Deus exite mas eu acredito nele, e ele pode não existir e eu estou bancando a trouxa...
 :lol: Eu me digo teísta... que vergonha!
 :anjo: Acredito em Deus porque o mundo faz mais sentido pra mim se ele existir. Acho que o mundo e´mais bonito com um Deus. Tenho mais vontade e viver quando creio nele. Sinto-me mais forte.

Axia
"eu já disse que não sou a pessoa mais indicada para falar sobre isso?"

O Pensador

• Visitante
O que leva um teista a acreditar em deus(es)
« Resposta #6 Online: 25 de Junho de 2005, 05:24:24 »
Pela razâo básica:Todo ser contingente tem causa adequada e portanto deve haver uma causa última,um ser necessário que explique sua existência.

Offline Sodré

• Nível 17
  • *
« Resposta #7 Online: 25 de Junho de 2005, 15:20:02 »
Eu acredito porque estudei profecias, pela lógica acima, por milhares de experiencias pessoais e porque Jesus é uma figura impressionante, aquilo não poderia ser somente um homem.
Tecido mole com elasticidade em fossil datado em 66 milhões de anos DERRUBA confiança em métodos de datação radiometricos www.sodregoncalves.rede.comunidades.net

Tulkas

• Visitante
« Resposta #8 Online: 25 de Junho de 2005, 15:54:54 »
Acreditamos porque temos fé.
Ninguém pode ser salvo ou acreditar em Deus sem a Fé, a Bíblia deixa isto claro.

Abraços.

Offline Snake

• Nível 31
  • *
Re: Re.: O que leva um teista a acreditar em deus(es)
« Resposta #9 Online: 25 de Junho de 2005, 16:31:59 »
Citação de: Maykon Camargo

Argumento circular.
Newton's Law of Gravitation:
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #10 Online: 25 de Junho de 2005, 17:02:54 »
Citação de: Axia
:D Eu acredito em Deus porque eu quero! Eu acredito no que eu quiser, até em fada e duende! Estou no meu direito! Eu acredito até em algo que sequer possa existir porque eu acho mais legal! :D

:roll: Falando um pouco mais serio... Acho que a maioria das pessoas que crê em Deus ou em outras deidades, acredita por necessidade psicologica.
 :arrow: Porque acham que o mundo não tem sentido, aí Deus daria o sentido!
 :arrow: Pra ser mais aceito na sociedade, ninguém gosta de ficar sozinho!
 :arrow: Porque naquela hora ruim você pode apelar até para o que sequer você sabe se existe! E culpa também... Deus ou o Capeta, a culpa não é minha!

:cry: Muitas vezes eu acreditei em Deus por estes motivos acima. E admito... eu não sei se Deus exite mas eu acredito nele, e ele pode não existir e eu estou bancando a trouxa...
 :lol: Eu me digo teísta... que vergonha!
 :anjo: Acredito em Deus porque o mundo faz mais sentido pra mim se ele existir. Acho que o mundo e´mais bonito com um Deus. Tenho mais vontade e viver quando creio nele. Sinto-me mais forte.

Axia
Realmente, vejo que você se empenha em acreditar em Deus e se sentir bem...

Mas já parou para pensar que pode estar acreditando em algo que não é verdade, só porque te faz bem? Não acha esse tipo de coisa meio... estranho?

Digo... Maconheiros fumam para se sentir bem também... Eles sabem que não precisam daquilo ou que aquilo faz mal, mas fumam para se sentir bem...  :roll:

Eu fico meio encucado... Aceitar uma coisa como verdade só para me agradar não parece ser muito inteligente. Mesmo sendo bonito, é tapar o sol com a peneira, visto que nossos problemas não vão sumir e que, indiferente de se acreditar ou não, tudo vai acontecer do mesmo jeito...

Alguns podem alegar que é uma maneira de ser forte, mas seria o mesmo que precisar carregar uma arma ou coisa parecida. Algo superficial e que não faz parte da gente, para que possamos enfrentar os problemas. E por ser de mentira, é o mesmo que carregar uma pistola de brinquedo: se o problema persistir e tentar revidar, estará em maus lençóis... :P

Sério... Prefiro acreditar em coisas que eu sei e tenho certeza de que são verdades, ou que pelo menos possam ser muitíssimo prováveis. Isso lhe dá uma visão muito mais realista e te põe à par da situação e dos problemas...
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Tulkas

• Visitante
« Resposta #11 Online: 25 de Junho de 2005, 21:13:29 »
Citação de: Snake

Argumento circular.

Eu sei  :lol:

E sei também, e não sou inocente o suficiente para acreditar que tenho razões racionais para lhes apresentar.

É até quase uma coisa lógica.... quando tivermos algo racional para apresentar simplesmente iremos parar de crer não é mesmo?  :wink:

Bem, se assim o respondo é pq a Bíblia, na qual acredito e sigo me diz.

Abraços.

Esse seu avatar é do cd do Pink Floyd né?

Offline Snake

• Nível 31
  • *
« Resposta #12 Online: 25 de Junho de 2005, 21:30:05 »
Bem, se assim o respondo é pq a Bíblia, na qual acredito e sigo me diz.

Mas você crê em tudo o que a Bíblia diz? Tipo, mesmo quando eu era cristão achava isso absurdo.

Esse seu avatar é do cd do Pink Floyd né?

Sim, é.
Newton's Law of Gravitation:
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

Tulkas

• Visitante
« Resposta #13 Online: 26 de Junho de 2005, 01:03:46 »
Citação de: Snake
Mas você crê em tudo o que a Bíblia diz? Tipo, mesmo quando eu era cristão achava isso absurdo.

Sim creio. E não pense que sou um total desavisado no assunto... estou pra me formar bacharel em teologia no final deste ano e tenho uma razoavel noção das implicações de minha afirmação.

Sim, é.

Tens bom gosto  8)

Abraços.

Offline Axia

• Nível 13
  • *
« Resposta #14 Online: 26 de Junho de 2005, 06:33:57 »
Citação de: Alenônimo

Axia
Realmente, vejo que você se empenha em acreditar em Deus e se sentir bem...

Mas já parou para pensar que pode estar acreditando em algo que não é verdade, só porque te faz bem? Não acha esse tipo de coisa meio... estranho?

Digo... Maconheiros fumam para se sentir bem também... Eles sabem que não precisam daquilo ou que aquilo faz mal, mas fumam para se sentir bem...  :roll:

Eu fico meio encucado... Aceitar uma coisa como verdade só para me agradar não parece ser muito inteligente. Mesmo sendo bonito, é tapar o sol com a peneira, visto que nossos problemas não vão sumir e que, indiferente de se acreditar ou não, tudo vai acontecer do mesmo jeito...

Alguns podem alegar que é uma maneira de ser forte, mas seria o mesmo que precisar carregar uma arma ou coisa parecida. Algo superficial e que não faz parte da gente, para que possamos enfrentar os problemas. E por ser de mentira, é o mesmo que carregar uma pistola de brinquedo: se o problema persistir e tentar revidar, estará em maus lençóis... :P

Sério... Prefiro acreditar em coisas que eu sei e tenho certeza de que são verdades, ou que pelo menos possam ser muitíssimo prováveis. Isso lhe dá uma visão muito mais realista e te põe à par da situação e dos problemas...

Voce tem razao, Alenonimo. Eu posso estar sendo mentirosa comigo mesma. É por isso que estou este forum. Para ver o outro lado da moeda. Não estou aqui pra impor minha idéia, quero aprender, conhecer. Talvez eu não tenha tanta fé assim, ou talvez ela seja por motivos errados. Então estou aqui, mais para me questionar do que questionar os outros.

Axia

Offline Otávio Pedreira

• Nível 07
  • *
Re: O que leva um teista a acreditar em deus(es)
« Resposta #15 Online: 26 de Junho de 2005, 22:27:51 »
Citação de: LorD
Agora o Ônus está no lugar certo.

Proque vocês acreditam em divindades?

eu acredito em D. devido a uma experiência pessoal que tive. devido a ela tenho total certeza de sua existência. mas não cabe menciona-la, pois como só tenho eu de testemunha, um relato a respeito seria mera anedota.
otávio pedreira

Tulkas

• Visitante
« Resposta #16 Online: 26 de Junho de 2005, 22:33:36 »
Belas palavras Otávio!
Abraços.

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #17 Online: 26 de Junho de 2005, 22:38:51 »
Citação de: otávio pedreira
eu acredito em D. devido a uma experiência pessoal que tive. devido a ela tenho total certeza de sua existência. mas não cabe menciona-la, pois como só tenho eu de testemunha, um relato a respeito seria mera anedota.

Levando isso em consideração, você então respeita todas as outras pessoas, de outras tendências religiosas, que declaram ter tido experiências pessoais que justifiquem sua fé?

Offline Otávio Pedreira

• Nível 07
  • *
« Resposta #18 Online: 26 de Junho de 2005, 22:51:31 »
Citação de: Marcelo Terra

Levando isso em consideração, você então respeita todas as outras pessoas, de outras tendências religiosas, que declaram ter tido experiências pessoais que justifiquem sua fé?

sim. respeitar eu respeito, embora nao necessariamente acredite. tambem nao necessariamente desacredito. se eu nao pude constatar, nada posso dizer.

só uma coisa, pois voce mencionou as palavras "outras tendências religiosas" e "fé". eu não tenho religião alguma e nem nunca tive. eu não conheço os designios de D. e por isso não sigo nenhuma doutrina religiosa. outra, eu não tenho e nem nunca tive fé em D. fé é acreditar sem provas, uma espécie de dom espiritual segundo aqueles que dizem possuir tal atributo. eu nunca tive fé, então não sei te dizer muito bem como é isso a não ser pelas palavavras de terceiros. eu não acredito em D. por fé, eu constatei sua existencia por meio de uma prova direta.
otávio pedreira

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 26 de Junho de 2005, 22:56:37 »
Por que se refere a deus dessa forma?

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 26 de Junho de 2005, 23:06:54 »
Citação de: Fernando
Por que se refere a deus dessa forma?

Para não citar seu nome em vão.....

Offline Axia

• Nível 13
  • *
« Resposta #21 Online: 27 de Junho de 2005, 04:28:34 »

só uma coisa, pois voce mencionou as palavras "outras tendências religiosas" e "fé". eu não tenho religião alguma e nem nunca tive. eu não conheço os designios de D. e por isso não sigo nenhuma doutrina religiosa. outra, eu não tenho e nem nunca tive fé em D. fé é acreditar sem provas, uma espécie de dom espiritual segundo aqueles que dizem possuir tal atributo. eu nunca tive fé, então não sei te dizer muito bem como é isso a não ser pelas palavavras de terceiros. eu não acredito em D. por fé, eu constatei sua existencia por meio de uma prova direta.

:) Eu gostaria de saber, sinceramente, qual foi sua experiência. Você parece ter uma visão semelhante a minha, por não ter uma doutrina religiosa, no entano ter fé.

Axia

Offline Otávio Pedreira

• Nível 07
  • *
« Resposta #22 Online: 27 de Junho de 2005, 11:06:12 »

:) Eu gostaria de saber, sinceramente, qual foi sua experiência. Você parece ter uma visão semelhante a minha, por não ter uma doutrina religiosa, no entano ter fé.

Axia

ei axia eu nao tenho fe. eu constatei a existencia de D. por meio de uma prova direta, ou seje, nao creio por fé. agora, se voce qeur saber o que foi posso contar o episódio, embora seje uma anedota (nao tem como provar que ocorreu ja que so tenho eu de testemunha). so nao vou revelar o local onde ocorreu isso. como voce vera, nao foi algo interpretativo como, curou alguem muito doente e disse que foi D., ou previu algo e disse que foi D. nao é nada disso, é um evento direto.

desde que nasci ate os 17 anos morei numa cidade do interior de um certo estado. mas o fato ocorreu quando eu tinha 16. estava indo de manha para a escola, fazendo o caminho de sempre. tem um pequeno monte no caminho e quando eu passava por ele neste dia eu ouvi um barulho de algo pegando fogo. dei uma desviada do caminho e fui subi no monte para ver o que tava queimando. tem uma trilha reto que voce sobe e da no topo, onde tem um precipicio pra baixo donde algumas pessoas ficam admirando a paisagem. so que o barulho vinha do outro lado, que nao tinha trilha feita e era meio empedregulhado. fui pra esse elado seguindo o barulho do fogo. cheguei numa parede um pouco mais alta que eu e em cima tem outra plataforma. dei um empulso com o pé esquerdo na parede e agarrei a parte de cima do chão com as mãos e subi. tem uma parede de lado e o barulho ja tava bem mais forte ali e parecia vir por de tras dela. aí eu fui atras ver o que que era aquilo. ai é que aconteceu o imprevisto. na hora que eu viro, eu vejo um clarão e os meus joelhos dobraram na hora e eu caí no chão (dei um batidão forte com os joelhos no chão, sorte que eu tava de calça se não poderia ter lanhado tudo porque o chao é todo cheio de pedrinhas). aí eu continuo olhando prafrente e vejo a cena. uma árvore tava pegando fogo mas era uma coisa diferente. em primeiro lugar, o fogo era muito diferente dos fogos que eu ja vi, porque era uma amarelo muito claro quase branco e muito luminoso. as periferias do fogo eram uma variaçaõ de cores azul, verde e rosa. muito bonito embora que naquela hora eu ja tava era me cagando de medo. outra coisa a pesar da arvore pegar fogo em toda ela nao tinha fumaça da combustao e nem a arvore tava sendo destruida pelo fogo. fiquei parado ali algum tempo vendo a cena e percebi que tinha um homem sentado ao lado da arvore. um cara moreno de cabelo preto e curto vestindo uma calça jeans e uma blusa branca. ele estava olhando para mim. de repente o fogo fica mais intenso e encobre o cara que tava me olhando e vem uma voz falando: EU SOU (*). TUDO FOI CORROMPIDO E JA NAO HA MAIS ENTRE VOS QUEM SAIBA O QUE FOI DITO. OS OLHOS ESTAO CEGOS. RETIRA-TE E NÃO RETORNES MAIS AQUI..

o (*) acima foi porque eu nao consigo pronunciar nem escrever o nome que foi falado (o som é muito estranho, nao da pra fazer com a garganta). depois dessa, sái varado e voltei pra casa nem fui pra escola. depois eu nunca mais passei naquele monte, passei fazer outro caminho para chegar na escola. nunca passei um aperto maior do que aquele.

ate pelo o que disse o fogo, nao da para eu seguir nenhuma religiao.

agora, eu avisei que a historia é inacreditavel. se me contassem eu chamaria o cara de mentiroso ou maluco. só pode acreditar quem viu. isso aí é uma anedota porque so tenho eu de testemunha, mas tu queria saber a historia e ta ai.
otávio pedreira

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 27 de Junho de 2005, 12:29:34 »
Nossa... :o
Vai ter uma cena dessas no meu próximo rpg!!! :)

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #24 Online: 27 de Junho de 2005, 13:01:19 »
Voce tem razao, Alenonimo. Eu posso estar sendo mentirosa comigo mesma. É por isso que estou este forum. Para ver o outro lado da moeda. Não estou aqui pra impor minha idéia, quero aprender, conhecer. Talvez eu não tenha tanta fé assim, ou talvez ela seja por motivos errados. Então estou aqui, mais para me questionar do que questionar os outros.

Axia
Só esse simples passo já faz com que você tenha respeito entre os céticos. Eu mesmo já passei por isso e creio que a maioria dos céticos também. Eu sempre pensei: "Porque não questionar? Porque não tentar saber a verdade? Se Ele existe mesmo, pra quê o mistério?"

Céticos não dizem que Deus não existe porque não gostam dele ou coisa assim. Eles apenas não tem nada que possa mostrar "Deus existe" que possa convencer a todo mundo. Se um dia aparecer algo que mostra que Deus existe, o que eu acho impossível, todo mundo vai ter que engolir e acabou. Vai ser algo que existe e não vai depender de crença. Vai ser um fato. E não acreditar em fatos é algo meio assim... bobo, não é?  :roll:
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!