Autor Tópico: O que leva um teista a acreditar em deus(es)  (Lida 13467 vezes)

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
Re: O que leva um teista a acreditar em deus(es)
« Resposta #125 Online: 13 de Julho de 2009, 17:36:41 »
As pessoas acreditam em Deus porque o dia que renunciarem ao progresso e viverem de forma simples, vai ser um DEUS nos acuda! rsrsrs!

Bem colocado os argumentos do Di. Fazem sentido.

Eu também gostaria de ver as pessoas abrirem mão da medicina em prol da fé.

Offline Tex Willer

• Nível 14
  • *
« Resposta #126 Online: 13 de Julho de 2009, 18:36:07 »
Tenho uma amiga que é médica. Outro dia ela estava me contando que um paciente, senhor de certa idade, reclamava que ela não dava jeito no problema dele. Vivia resmungando que os remédios prescritos não estavam adiantando nada. Depois, quando ele melhorou, disse que foi graças a Deus.

Por outro lado, uma parente de um amigo meu, deixou de ir ao médico, com problemas de câncer, confiando em curandeirismo de um fdp.
Perdeu um ano importantíssimo nessa promessa de cura, e quando caiu em si, era tarde demais. Faleceu.
A resposta do criminoso: "ela não teve fé suficiente".

:x
"A velhacaria e a idiotice humanas são fenômenos tão correntes, que eu antes acreditaria que os acontecimentos mais extraordinários nascem do seu concurso, ao invés de admitir uma inverossímil violação das leis da natureza".  - Hume

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #127 Online: 14 de Julho de 2009, 10:37:53 »
1) E porque você leva eles ao médico? Porque não rezar para que eles fiquem melhor. A bíblia diz claramente que, se tiveres fé, tudo que pedires em oração será atendido.

De fato, mas Deus não faz aquilo que vc pode fazer. Cabe a mim levá-los ao médico (embora eu seja particularmente descrente da maioria dos médicos)
2) Porque você sente angustia se acredita que, quando eles morrerem, eles vão para um lugar melhor?

Porque há algo extremamente forte que liga o ser humano à vida e à defesa da vida da prole (assim como para todo ser vivo). Um processo natural.

3) Se deus os quiser mortos, vai adiantar levar ao médico? Se a vontade de deus for que eles vivam, que diferença faz leva-los aos médicos ou esperar que fiquem bons em casa? Ou médicos podem subjugar a vontade de deus?
Vide acima

Ele é, teoricamente, o representante máximo de deus. Acredito que católicos o considerem como a única ligação direta com o todo-poderoso. Porque ele precisaria de vidros à prova de balas para protege-lo quando tem deus do seu lado? Ou, se deus decidir que é hora do Papa partir, ele vai querer evitar isso? Se ele não tivesse vidros à prova de balas e alguém o matasse, esse alguém teria subjugado a vontade de deus, que era que o Papa vivesse mais muitos anos? Se vocês acreditam que quando deus quiser o Papa vai pra junto d'ele, que diferença faz um vidro à prova de balas? Porque não confiar que quando chegar a hora chegou, que é tudo a vontade de deus?

Obrigado.
Bem... Eu não sou católico e esse assunto de papa é algo que eu não gosto de discutir, para não ofender meus amigos católicos.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #128 Online: 14 de Julho de 2009, 10:39:23 »
As pessoas acreditam em Deus porque o dia que renunciarem ao progresso e viverem de forma simples, vai ser um DEUS nos acuda! rsrsrs!

Considerando a qualidade dos médicos... isso não seria tão difícil.

Online HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #129 Online: 14 de Julho de 2009, 10:44:25 »

Parece consistente sua alegação : em países com bons serviços de saúde, o número de ateus é bem maior ... :biglol:
Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #130 Online: 14 de Julho de 2009, 10:58:35 »
Manhattan, vc já foi teísta?

Ex-católico. Mas fiquei bom.

Mas vc foi clérigo, ou algum tipo de envolvido na vida da igreja, ou apenas mais um católico nominal, como a maioria dos brasileiros?

Nope, só um católico soldado-raso, mas eu nao diria nominal: quando adolescente eu tentei levar as bobagens da Igreja a sério.
Mas era difícil reconciliar todas as contradiçoes. Eu tentava, mas nunca fui bom em duplipensar. Até que um dia eu resolvi ler a bíblia :).
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #131 Online: 14 de Julho de 2009, 11:08:24 »

Podemos então afirmar que:

a) Se a medicina (médicos em geral) é ruim, logo a fé é o melhor recurso;
b) Se a medicina é boa, logo a fé é dispensável;

Concluímos que a crença, em tempos remotos, preencheu a lacuna da insegurança até que a humanidade dominasse as técnicas médicas e melhorasse continuamente o serviço de pronto atendimento, consultas especializadas e socorro?

Se sim, a crença deixou de ser cultural e passa a ser psicologica, ou seja, confortante para os problemas da vida. Espero que esta seja resposta, pois a medida que evoluímos (tecnologicamente), menos dogmas. Isto sim é muito confortante.

Para os remanscentes, aproveitem. Felizmente isto tende a acabar e todas as histórias de contos de fadas serão meras lembranças. Algo como as pinturas rupestres: Admiráveis e demonstram um período da humanidade. Nada mais.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #132 Online: 14 de Julho de 2009, 11:12:24 »
De fato, mas Deus não faz aquilo que vc pode fazer.

A bíblia diz que tudo que tu pedir em oração será atendido, e em momento algum faz essa sua afirmação acima. Ou eu estou enganado e, na verdade, a bíblia diz "Tudo o que pedires em oração será atendido, exceto o que você mesmo pode fazer, seu folgado". Estou confuso.

Porque há algo extremamente forte que liga o ser humano à vida e à defesa da vida da prole (assim como para todo ser vivo). Um processo natural.

Isso não é desculpa para alguém que diz acreditar em um lugar melhor depois da morte. Não faz sentido. Veja bem, terroristas suicidas REALMENTE ACREDITAM que, depois de se explodirem em mil pedaços, eles vão para o paraíso desfrutar as virgens. E, assumindo-se que eles REALMENTE ACREDITAM nisso, faz sentido a falta de apego a essa vida.
Dito isso, faria TODO O SENTIDO se você não se angustiasse com a morte de algum ente querido, já que, TEORICAMENTE, você acredita que eles estarão indo para um lugar melhor. Ou você não tem assim tanta certeza?  :wink:
O Leafar, sendo correto com a crença dele, não teve medo em afirmar que ficaria feliz se seus filhos morressem de maneira trágica, pois, de acordo com a crença dele, eles estariam pagando um karma e evoluindo espiritualmente.

Vide acima

O que eu entendi é que você diz acreditar em deus, mas não acredita muito nele a ponto de preferir levar seus filhos ao médico à confia-los à vontade d'ele.

Bem... Eu não sou católico e esse assunto de papa é algo que eu não gosto de discutir, para não ofender meus amigos católicos.

Vamos lá, você é mais esperto que isso. Meu argumento não é centrado na figura do Papa, e sim no fato d'ele estar tentando evitar a vontade de Deus. Ora, se deus quiser que um fanático religioso metralhe o Papa, que direito o Papa tem em tentar evitar isso? Porque, acreditando no que vocês acreditam, esse medo de morrer? Porque essa tristeza quando morre alguém querido? Vocês possuem menos fé que espíritas e muçulmanos?
« Última modificação: 14 de Julho de 2009, 13:17:13 por Di »
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #133 Online: 14 de Julho de 2009, 11:45:07 »
Di, eu sou um homem bule.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #134 Online: 14 de Julho de 2009, 11:49:28 »

Podemos então afirmar que:

a) Se a medicina (médicos em geral) é ruim, logo a fé é o melhor recurso;
b) Se a medicina é boa, logo a fé é dispensável;

Concluímos que a crença, em tempos remotos, preencheu a lacuna da insegurança até que a humanidade dominasse as técnicas médicas e melhorasse continuamente o serviço de pronto atendimento, consultas especializadas e socorro?

Se sim, a crença deixou de ser cultural e passa a ser psicologica, ou seja, confortante para os problemas da vida. Espero que esta seja resposta, pois a medida que evoluímos (tecnologicamente), menos dogmas. Isto sim é muito confortante.

Para os remanscentes, aproveitem. Felizmente isto tende a acabar e todas as histórias de contos de fadas serão meras lembranças. Algo como as pinturas rupestres: Admiráveis e demonstram um período da humanidade. Nada mais.

Cara, foi um comentário irônico. Não precisa concluir tantas coisas.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #135 Online: 14 de Julho de 2009, 13:02:07 »
Cara, foi um comentário irônico. Não precisa concluir tantas coisas.

O meu também foi irônico. :hihi:

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #136 Online: 23 de Julho de 2009, 01:14:16 »
Seres imaginários. Como se pode ter tanta certeza de que é apenas imaginação? Gostaria de ouvir uma resposta bem convincente. Sinceramente, nunca ouvi em lugar algum. Apenas negação do que ainda está fora do alcance da ciência. Evidente que não estou afirmando que algo se impõe como verdade só porque a ciência não pode provar, mas sim, que existe muitíssimo mais prá se desvendar do que tudo aquilo se conhece até o momento.
A não ser que a atual compreensão de toda a realidade já possa ser considerada como definitiva. Eu penso que não.

Então você não desconsidera a existência de Fadas, Duendes, Thor, Shiva, Tezcatilpoca, Papai Noel, Coelhinho da Páscoa, um bule de chá de adamantium orbitando o sol e políticos honestos porque a compreensão de toda a realidade ainda não é definitiva?

Boa sorte.
Você é que anda considerando coisas, embasado na sua particular compreensão da realidade.
Crença e crendice não são a mesma coisa, meu chapa. Se você pensa assim, boa sorte também prá você.
« Última modificação: 23 de Julho de 2009, 01:18:17 por Onaiab »
A dúvida pode ser uma pedra no caminho ou uma ponte sobre o rio.
A simples atitude de negação não conduz a nenhuma certeza.
O improvável pode ser perfeitamente possível.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #137 Online: 23 de Julho de 2009, 01:22:08 »
Seres imaginários. Como se pode ter tanta certeza de que é apenas imaginação? Gostaria de ouvir uma resposta bem convincente. Sinceramente, nunca ouvi em lugar algum. Apenas negação do que ainda está fora do alcance da ciência. Evidente que não estou afirmando que algo se impõe como verdade só porque a ciência não pode provar, mas sim, que existe muitíssimo mais prá se desvendar do que tudo aquilo se conhece até o momento.
A não ser que a atual compreensão de toda a realidade já possa ser considerada como definitiva. Eu penso que não.

Então você não desconsidera a existência de Fadas, Duendes, Thor, Shiva, Tezcatilpoca, Papai Noel, Coelhinho da Páscoa, um bule de chá de adamantium orbitando o sol e políticos honestos porque a compreensão de toda a realidade ainda não é definitiva?

Boa sorte.
Você é que anda considerando coisas, embasado na sua particular compreensão da realidade.
Crença e crendice não são a mesma coisa, meu chapa. Se você pensa assim, boa sorte também prá você.

Qual é a diferença entre crença e crendice?
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #138 Online: 23 de Julho de 2009, 01:39:43 »

Não existem evidencias da existencia de algum fenômeno relacionado a existencia de espíritos. A ciencia tem as ferramentas para detectar ou deduzir a existencia de qualquer fenômeno físico, mesmo que alguns ainda não sejam entendidos. Por fenômeno fisico entenda tudo o que "interage" de alguma forma com o mundo fisico.
É isso aí. O conhecimento científico atual já é definitivo. Tsc tsc tsc....................

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #139 Online: 23 de Julho de 2009, 02:10:09 »

Não existem evidencias da existencia de algum fenômeno relacionado a existencia de espíritos. A ciencia tem as ferramentas para detectar ou deduzir a existencia de qualquer fenômeno físico, mesmo que alguns ainda não sejam entendidos. Por fenômeno fisico entenda tudo o que "interage" de alguma forma com o mundo fisico.
É isso aí. O conhecimento científico atual já é definitivo. Tsc tsc tsc....................

(1) O fato de a Ciência não saber explicar muita coisa não significa que devemos sair por aí acreditando em qualquer bobagem.
(2) Ter mente aberta não significa ter um buraco no cérebro.
(3) “An open mind, like an open window, should be screened to keep the bugs out” -  Virginia Hutchinson quote

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #140 Online: 23 de Julho de 2009, 19:39:29 »

Verdade, os preconceituosos cientistas ignoram as evidencias da existencia de espíritos, Sacis-pererês e fadas! Um absurdo!  ::)
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #141 Online: 06 de Agosto de 2009, 23:41:43 »

(1) O fato de a Ciência não saber explicar muita coisa não significa que devemos sair por aí acreditando em qualquer bobagem.
(2) Ter mente aberta não significa ter um buraco no cérebro.
(3) “An open mind, like an open window, should be screened to keep the bugs out” -  Virginia Hutchinson quote
(1) Nem desacreditando naquilo que se considera uma bobagem qualquer. Além do mais, a ciência consegue, sim, explicar um montão de coisas.
(2) É isso aí. Você não vai correr risco algum.
(3) Nem é necessário repetir...........................

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #142 Online: 07 de Agosto de 2009, 08:55:31 »
(1) Nem desacreditando naquilo que se considera uma bobagem qualquer. Além do mais, a ciência consegue, sim, explicar um montão de coisas.

Isso é verdade! Inclusive ela explica uma série de fenômenos fisiológicos e psicológicos que são atribuidos errôneamente a coisas sobrenaturais como espíritos e deuses ajudando a desmistificá-las.
Por exemplo: Experiencia de Quase-Morte, sensação de "sair do corpo", Estados Alterados de Conciencia.

(2) É isso aí. Você não vai correr risco algum.

Aí eu tenho uma ressalva, mente muito aberta pode virar cesto de lixo ou deixxar o cérebro cair! É necessário uma postura cética! Em dúvida, aplique o método científico e assim voce separa ciencia de pseudo-ciencia.  Como pseudo-ciencias cito: Terapia de cristais, homeopatia, poderes paranormais (telecinese), etc. Tambem algumas religiões flertam com a pseudo-ciencia para iludir os de mente muito aberta e sem nenhum "filtro", como algumas religiões nova-era, espiritismo, etc.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!