Autor Tópico: O que leva um teista a acreditar em deus(es)  (Lida 13466 vezes)

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
Re: O que leva um teista a acreditar em deus(es)
« Resposta #100 Online: 26 de Junho de 2009, 14:12:46 »
Ué, Deus destruindo o mundo inteiro não é manifestação direta?

Abrindo o mar vermelho e afogando os impios não é manifestação direta?

Ok, então...

Seria uma teofania sim. Mas o que estávamos discutindo era o diálogo direto de Deus com alguém.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #101 Online: 26 de Junho de 2009, 14:15:32 »
E daí? Discovery ha muito que ta uma merda...

Há estes tipos de documentários nos diversos canais. History, NatGeo e Discovery. São documentários excelentes. De maneira imparcial eles se resumem a narrar. Não fazem juízo de valor.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #102 Online: 26 de Junho de 2009, 14:18:08 »
Ué, Deus destruindo o mundo inteiro não é manifestação direta?

Abrindo o mar vermelho e afogando os impios não é manifestação direta?

Ok, então...

Seria uma teofania sim. Mas o que estávamos discutindo era o diálogo direto de Deus com alguém.
Aé, e eu que pensei que manifestação não fosse sinonimo de dialogo... My bad...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #103 Online: 26 de Junho de 2009, 14:19:09 »
E daí? Discovery ha muito que ta uma merda...

Há estes tipos de documentários nos diversos canais. History, NatGeo e Discovery. São documentários excelentes. De maneira imparcial eles se resumem a narrar. Não fazem juízo de valor.
Sei bem como é...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #104 Online: 26 de Junho de 2009, 15:12:39 »
Famado, e o suposto dilúvio universal foi uma manifestação pessoal(particular) de deus?
« Última modificação: 26 de Junho de 2009, 15:15:59 por West »
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #105 Online: 01 de Julho de 2009, 01:23:23 »
Curioso é que você acredita verdadeiro tudo o que afirma acima. Como você pode ter tanta certeza, excetuando-se o controle das religiões sobre os fiéis, a partir de dogmas, que realmente é algo inegável ?

Lógica? ::) Observação do mundo sem a venda imposta pelas religiões ::)?

Cadê deus, espíritos, etc? Porque antigamente deus vivia conversando com os malucos profetas, e hoje em dia ele só fica na dele? Porque antigamente os espíritos viviam jogando mesas pra cima e hoje em dia não fazem mais isso?
Desconfio que seja porque o conhecimento avançou e a ignorância regrediu.
O conhecimento avançou e te fez desconfiar essa brilhante conclusão ? Trrrbbbbbbb.........que mais ?  :enjoo:
A dúvida pode ser uma pedra no caminho ou uma ponte sobre o rio.
A simples atitude de negação não conduz a nenhuma certeza.
O improvável pode ser perfeitamente possível.

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #106 Online: 01 de Julho de 2009, 01:30:18 »

:histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria:

Só agora que eu percebi que Leafar é Rafael ao contrário hauhauahuahuah... O do Baiano eu descobri na hora, mas o do Leafar eu nunca tinha reparado... kkkkkkkkkkk doidera...
Isso é que é sinceridade...............sinceramente. Tá explicado................. :hein:

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #107 Online: 01 de Julho de 2009, 08:15:15 »
Curioso é que você acredita verdadeiro tudo o que afirma acima. Como você pode ter tanta certeza, excetuando-se o controle das religiões sobre os fiéis, a partir de dogmas, que realmente é algo inegável ?

Lógica? ::) Observação do mundo sem a venda imposta pelas religiões ::)?

Cadê deus, espíritos, etc? Porque antigamente deus vivia conversando com os malucos profetas, e hoje em dia ele só fica na dele? Porque antigamente os espíritos viviam jogando mesas pra cima e hoje em dia não fazem mais isso?
Desconfio que seja porque o conhecimento avançou e a ignorância regrediu.
O conhecimento avançou e te fez desconfiar essa brilhante conclusão ? Trrrbbbbbbb.........que mais ?  :enjoo:
A frase é auto-explicativa. A medida que se avança no conhecimento sobra menos espaço para seres imaginários...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #108 Online: 08 de Julho de 2009, 01:16:41 »
Seres imaginários. Como se pode ter tanta certeza de que é apenas imaginação? Gostaria de ouvir uma resposta bem convincente. Sinceramente, nunca ouvi em lugar algum. Apenas negação do que ainda está fora do alcance da ciência. Evidente que não estou afirmando que algo se impõe como verdade só porque a ciência não pode provar, mas sim, que existe muitíssimo mais prá se desvendar do que tudo aquilo se conhece até o momento.
A não ser que a atual compreensão de toda a realidade já possa ser considerada como definitiva. Eu penso que não.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #109 Online: 08 de Julho de 2009, 07:59:12 »
Seres imaginários. Como se pode ter tanta certeza de que é apenas imaginação? Gostaria de ouvir uma resposta bem convincente. Sinceramente, nunca ouvi em lugar algum. Apenas negação do que ainda está fora do alcance da ciência. Evidente que não estou afirmando que algo se impõe como verdade só porque a ciência não pode provar, mas sim, que existe muitíssimo mais prá se desvendar do que tudo aquilo se conhece até o momento.
A não ser que a atual compreensão de toda a realidade já possa ser considerada como definitiva. Eu penso que não.

Então você não desconsidera a existência de Fadas, Duendes, Thor, Shiva, Tezcatilpoca, Papai Noel, Coelhinho da Páscoa, um bule de chá de adamantium orbitando o sol e políticos honestos porque a compreensão de toda a realidade ainda não é definitiva?

Boa sorte.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #110 Online: 08 de Julho de 2009, 08:18:26 »

Faço a voce a mesma sugestão que fiz ao Leafar, pesquise sobre o método científico. Tem até um link na assinatura do Snow que fala sobre isso.
Não existem evidencias da existencia de algum fenômeno relacionado a existencia de espíritos. A ciencia tem as ferramentas para detectar ou deduzir a existencia de qualquer fenômeno físico, mesmo que alguns ainda não sejam entendidos. Por fenômeno fisico entenda tudo o que "interage" de alguma forma com o mundo fisico.

As evidencias da existencia de espiritos são as chamadas "evidencias anedóticas" em sua maior parte (pesquise isso tambem), alem de técnicas de sugestão e cold reading praticado pelos entiulados médiuns.
´
As "evidencias" de espiritos são da mesma qualidade das evidencias de saci-pererês, fadas, duendes, montro de lock ness, etc...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #111 Online: 08 de Julho de 2009, 08:19:22 »

Então você não desconsidera a existência de Fadas, Duendes, Thor, Shiva, Tezcatilpoca, Papai Noel, Coelhinho da Páscoa, um bule de chá de adamantium orbitando o sol e políticos honestos porque a compreensão de toda a realidade ainda não é definitiva?

Boa sorte.

Que provas voce tem que o bule é de adamantium?  ::)

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #112 Online: 09 de Julho de 2009, 15:29:22 »
Foi mal. Tava viajando. Cheguei domingo e só agora puder passar aqui. Mas... voltemos ao debate.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #113 Online: 09 de Julho de 2009, 15:30:33 »
Famado, e o suposto dilúvio universal foi uma manifestação pessoal(particular) de deus?

É, foi uma teofania, mas daí todos morreram. Não conta.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #114 Online: 09 de Julho de 2009, 16:40:24 »
(Sem muito tempo para postar - tenho que terminar um artigo)

Sabe, o que me surpreende nao é que alguem acredite em um ou mais deuses, mas que essa pessoa acredite também
em toda aquela bagagem das religioes. No caso do cristianismo: virgindade de Maria, milagres, necessidade de salvaçao,
e mais um monte de outros detalhes (no caso dos católicos, pode incluir assunçao da virgem e infalibilidade papal). Isso
simplesmente nao segue da crença em uma força ou inteligência criadora. A pessoa pode até se maravilhar com
a beleza e o ordenamento do universo e querer antropomorfisá-lo, mas isso simplesmente nao justifica acreditar, por
exemplo, no milagre da  transubstanciaçao.

Para isso é preciso um grau bem maior de credulidade ou de lavagem cerebral (penso eu).

You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #115 Online: 10 de Julho de 2009, 16:03:47 »
Manhattan, vc já foi teísta?

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #116 Online: 11 de Julho de 2009, 21:51:03 »
Oq leva um teísta a acreditar em deus? O medo de ir pro inferno :P já q eles vivem em pecado constante :hihi:

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #117 Online: 12 de Julho de 2009, 00:53:50 »
[Mode John Lennon ON]
Deus é um conceito pelo qual nós medimos toda a nossa dor.
[Mode John Lennon OFF]

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #118 Online: 12 de Julho de 2009, 10:54:22 »

Ex-católico. Mas fiquei bom.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #119 Online: 12 de Julho de 2009, 19:34:53 »

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #120 Online: 13 de Julho de 2009, 14:59:42 »

Ex-católico. Mas fiquei bom.

Mas vc foi clérigo, ou algum tipo de envolvido na vida da igreja, ou apenas mais um católico nominal, como a maioria dos brasileiros?

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #121 Online: 13 de Julho de 2009, 15:01:32 »
Oq leva um teísta a acreditar em deus? O medo de ir pro inferno :P já q eles vivem em pecado constante :hihi:

Como trata de seus medos? Tipo... como se comporta diante da enfermidade de um filho? Como trata daquela angústia que normalmente nos envolve quando um filho está doente?
« Última modificação: 13 de Julho de 2009, 16:01:51 por famado »

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #122 Online: 13 de Julho de 2009, 15:37:23 »

Como trata de seus medos? Tipo... como se comporta diante da enfermidade de um filho? Com trata daquela angústia que normalmente nos envolve quando um filho está doente?

Leva em um médico/hospital?

Agora você me responda: porque o Papa-móvel tem vidros à prova de balas e porque, quando o Papa precisa, ele se trata em hospitais, com a desprezível ciência?
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #123 Online: 13 de Julho de 2009, 16:00:54 »

Leva em um médico/hospital?
Com isso vc aplaca sua angústia? Eu não. Na verdade, quando levo meus filhos ao médico (geralmente em uma emergência quando a coisa fica mais séria), sinto um alívio momentâneo. Daí começo a duvidar da competência do médico e passo a pensar loucuras. Começo a achar que e moleque vai morrer... é uma loucura. Não é assim contigo?

Agora você me responda: porque o Papa-móvel tem vidros à prova de balas e porque, quando o Papa precisa, ele se trata em hospitais, com a desprezível ciência?
A ciência não é desprezível. Ela é maravilhosa.

Os caras colocam o Papa no papamóvel porque ele é um chefe de estado e tem muito fanático religioso querendo matá-lo. Ele se comporta como um político e não como um clérigo.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #124 Online: 13 de Julho de 2009, 16:58:30 »
Isso vai ser muito engraçado, quase como voltar da aposentadoria.

Com isso vc aplaca sua angústia? Eu não. Na verdade, quando levo meus filhos ao médico (geralmente em uma emergência quando a coisa fica mais séria), sinto um alívio momentâneo.

1) E porque você leva eles ao médico? Porque não rezar para que eles fiquem melhor. A bíblia diz claramente que, se tiveres fé, tudo que pedires em oração será atendido.
2) Porque você sente angustia se acredita que, quando eles morrerem, eles vão para um lugar melhor?
3) Se deus os quiser mortos, vai adiantar levar ao médico? Se a vontade de deus for que eles vivam, que diferença faz leva-los aos médicos ou esperar que fiquem bons em casa? Ou médicos podem subjugar a vontade de deus?

Os caras colocam o Papa no papamóvel porque ele é um chefe de estado e tem muito fanático religioso querendo matá-lo. Ele se comporta como um político e não como um clérigo.

Ele é, teoricamente, o representante máximo de deus. Acredito que católicos o considerem como a única ligação direta com o todo-poderoso. Porque ele precisaria de vidros à prova de balas para protege-lo quando tem deus do seu lado? Ou, se deus decidir que é hora do Papa partir, ele vai querer evitar isso? Se ele não tivesse vidros à prova de balas e alguém o matasse, esse alguém teria subjugado a vontade de deus, que era que o Papa vivesse mais muitos anos? Se vocês acreditam que quando deus quiser o Papa vai pra junto d'ele, que diferença faz um vidro à prova de balas? Porque não confiar que quando chegar a hora chegou, que é tudo a vontade de deus?

Obrigado.
« Última modificação: 13 de Julho de 2009, 17:03:43 por Di »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!