Autor Tópico: O que leva um teista a acreditar em deus(es)  (Lida 13463 vezes)

Offline Otávio Pedreira

• Nível 07
  • *
Re: Re.: O que leva um teista a acreditar em deus(es)
« Resposta #25 Online: 27 de Junho de 2005, 13:31:10 »
Citação de: Oceanos
Nossa... :o
Vai ter uma cena dessas no meu próximo rpg!!! :)

com certesa da uma boa historia de rpg. pelo menos o inicio, ai apareceria um portal levando para outras dimensões que se abriria atrás da árvore. tipo caverna do dragão. 8)
otávio pedreira

Poindexter

• Visitante
Re: O que leva um teista a acreditar em deus(es)
« Resposta #26 Online: 27 de Junho de 2005, 13:44:56 »
Citação de: otávio pedreira

ei axia eu nao tenho fe. eu constatei a existencia de D. por meio de uma prova direta, ou seje, nao creio por fé. agora, se voce qeur saber o que foi posso contar o episódio, embora seje uma anedota (nao tem como provar que ocorreu ja que so tenho eu de testemunha). so nao vou revelar o local onde ocorreu isso. como voce vera, nao foi algo interpretativo como, curou alguem muito doente e disse que foi D., ou previu algo e disse que foi D. nao é nada disso, é um evento direto.

desde que nasci ate os 17 anos morei numa cidade do interior de um certo estado. mas o fato ocorreu quando eu tinha 16. estava indo de manha para a escola, fazendo o caminho de sempre. tem um pequeno monte no caminho e quando eu passava por ele neste dia eu ouvi um barulho de algo pegando fogo. dei uma desviada do caminho e fui subi no monte para ver o que tava queimando. tem uma trilha reto que voce sobe e da no topo, onde tem um precipicio pra baixo donde algumas pessoas ficam admirando a paisagem. so que o barulho vinha do outro lado, que nao tinha trilha feita e era meio empedregulhado. fui pra esse elado seguindo o barulho do fogo. cheguei numa parede um pouco mais alta que eu e em cima tem outra plataforma. dei um empulso com o pé esquerdo na parede e agarrei a parte de cima do chão com as mãos e subi. tem uma parede de lado e o barulho ja tava bem mais forte ali e parecia vir por de tras dela. aí eu fui atras ver o que que era aquilo. ai é que aconteceu o imprevisto. na hora que eu viro, eu vejo um clarão e os meus joelhos dobraram na hora e eu caí no chão (dei um batidão forte com os joelhos no chão, sorte que eu tava de calça se não poderia ter lanhado tudo porque o chao é todo cheio de pedrinhas). aí eu continuo olhando prafrente e vejo a cena. uma árvore tava pegando fogo mas era uma coisa diferente. em primeiro lugar, o fogo era muito diferente dos fogos que eu ja vi, porque era uma amarelo muito claro quase branco e muito luminoso. as periferias do fogo eram uma variaçaõ de cores azul, verde e rosa. muito bonito embora que naquela hora eu ja tava era me cagando de medo. outra coisa a pesar da arvore pegar fogo em toda ela nao tinha fumaça da combustao e nem a arvore tava sendo destruida pelo fogo. fiquei parado ali algum tempo vendo a cena e percebi que tinha um homem sentado ao lado da arvore. um cara moreno de cabelo preto e curto vestindo uma calça jeans e uma blusa branca. ele estava olhando para mim. de repente o fogo fica mais intenso e encobre o cara que tava me olhando e vem uma voz falando: EU SOU (*). TUDO FOI CORROMPIDO E JA NAO HA MAIS ENTRE VOS QUEM SAIBA O QUE FOI DITO. OS OLHOS ESTAO CEGOS. RETIRA-TE E NÃO RETORNES MAIS AQUI..

o (*) acima foi porque eu nao consigo pronunciar nem escrever o nome que foi falado (o som é muito estranho, nao da pra fazer com a garganta). depois dessa, sái varado e voltei pra casa nem fui pra escola. depois eu nunca mais passei naquele monte, passei fazer outro caminho para chegar na escola. nunca passei um aperto maior do que aquele.

ate pelo o que disse o fogo, nao da para eu seguir nenhuma religiao.

agora, eu avisei que a historia é inacreditavel. se me contassem eu chamaria o cara de mentiroso ou maluco. só pode acreditar quem viu. isso aí é uma anedota porque so tenho eu de testemunha, mas tu queria saber a historia e ta ai.

É sempre aquela coisa de beco escuro ou alto de monte. Por quê será que não se vêem aparições assim na 5th Avenue de N.Y.?

Offline Otávio Pedreira

• Nível 07
  • *
Re: O que leva um teista a acreditar em deus(es)
« Resposta #27 Online: 27 de Junho de 2005, 13:48:26 »
Citação de: Poindexter

ei axia eu nao tenho fe. eu constatei a existencia de D. por meio de uma prova direta, ou seje, nao creio por fé. agora, se voce qeur saber o que foi posso contar o episódio, embora seje uma anedota (nao tem como provar que ocorreu ja que so tenho eu de testemunha). so nao vou revelar o local onde ocorreu isso. como voce vera, nao foi algo interpretativo como, curou alguem muito doente e disse que foi D., ou previu algo e disse que foi D. nao é nada disso, é um evento direto.

desde que nasci ate os 17 anos morei numa cidade do interior de um certo estado. mas o fato ocorreu quando eu tinha 16. estava indo de manha para a escola, fazendo o caminho de sempre. tem um pequeno monte no caminho e quando eu passava por ele neste dia eu ouvi um barulho de algo pegando fogo. dei uma desviada do caminho e fui subi no monte para ver o que tava queimando. tem uma trilha reto que voce sobe e da no topo, onde tem um precipicio pra baixo donde algumas pessoas ficam admirando a paisagem. so que o barulho vinha do outro lado, que nao tinha trilha feita e era meio empedregulhado. fui pra esse elado seguindo o barulho do fogo. cheguei numa parede um pouco mais alta que eu e em cima tem outra plataforma. dei um empulso com o pé esquerdo na parede e agarrei a parte de cima do chão com as mãos e subi. tem uma parede de lado e o barulho ja tava bem mais forte ali e parecia vir por de tras dela. aí eu fui atras ver o que que era aquilo. ai é que aconteceu o imprevisto. na hora que eu viro, eu vejo um clarão e os meus joelhos dobraram na hora e eu caí no chão (dei um batidão forte com os joelhos no chão, sorte que eu tava de calça se não poderia ter lanhado tudo porque o chao é todo cheio de pedrinhas). aí eu continuo olhando prafrente e vejo a cena. uma árvore tava pegando fogo mas era uma coisa diferente. em primeiro lugar, o fogo era muito diferente dos fogos que eu ja vi, porque era uma amarelo muito claro quase branco e muito luminoso. as periferias do fogo eram uma variaçaõ de cores azul, verde e rosa. muito bonito embora que naquela hora eu ja tava era me cagando de medo. outra coisa a pesar da arvore pegar fogo em toda ela nao tinha fumaça da combustao e nem a arvore tava sendo destruida pelo fogo. fiquei parado ali algum tempo vendo a cena e percebi que tinha um homem sentado ao lado da arvore. um cara moreno de cabelo preto e curto vestindo uma calça jeans e uma blusa branca. ele estava olhando para mim. de repente o fogo fica mais intenso e encobre o cara que tava me olhando e vem uma voz falando: EU SOU (*). TUDO FOI CORROMPIDO E JA NAO HA MAIS ENTRE VOS QUEM SAIBA O QUE FOI DITO. OS OLHOS ESTAO CEGOS. RETIRA-TE E NÃO RETORNES MAIS AQUI..

o (*) acima foi porque eu nao consigo pronunciar nem escrever o nome que foi falado (o som é muito estranho, nao da pra fazer com a garganta). depois dessa, sái varado e voltei pra casa nem fui pra escola. depois eu nunca mais passei naquele monte, passei fazer outro caminho para chegar na escola. nunca passei um aperto maior do que aquele.

ate pelo o que disse o fogo, nao da para eu seguir nenhuma religiao.

agora, eu avisei que a historia é inacreditavel. se me contassem eu chamaria o cara de mentiroso ou maluco. só pode acreditar quem viu. isso aí é uma anedota porque so tenho eu de testemunha, mas tu queria saber a historia e ta ai.

É sempre aquela coisa de beco escuro ou alto de monte. Por quê será que não se vêem aparições assim na 5th Avenue de N.Y.?

é mesmo. poderia ter aparecido naquele estádio que passa a final do campeonato de futebol americano. ou entao na copa do mundo.
otávio pedreira

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
Re.: O que leva um teista a acreditar em deus(es)
« Resposta #28 Online: 27 de Junho de 2005, 14:20:21 »
um cara moreno de cabelo preto e curto vestindo uma calça jeans e uma blusa branca. ele estava olhando para mim. de repente o fogo fica mais intenso e encobre o cara que tava me olhando e vem uma voz falando: EU SOU (*). TUDO FOI CORROMPIDO E JA NAO HA MAIS ENTRE VOS QUEM SAIBA O QUE FOI DITO. OS OLHOS ESTAO CEGOS. RETIRA-TE E NÃO RETORNES MAIS AQUI..

Como não teve mais ninguém para confirmar a aparição, a hipótese de ter sido alucinação não está descartada.
Se fosse comigo eu voltaria no lugar novamente, levando filmadora, gravador e tudo! ;-)
Who cares?

Offline Otávio Pedreira

• Nível 07
  • *
« Resposta #29 Online: 27 de Junho de 2005, 14:51:17 »
Citação de: Agnostic
um cara moreno de cabelo preto e curto vestindo uma calça jeans e uma blusa branca. ele estava olhando para mim. de repente o fogo fica mais intenso e encobre o cara que tava me olhando e vem uma voz falando: EU SOU (*). TUDO FOI CORROMPIDO E JA NAO HA MAIS ENTRE VOS QUEM SAIBA O QUE FOI DITO. OS OLHOS ESTAO CEGOS. RETIRA-TE E NÃO RETORNES MAIS AQUI..

Como não teve mais ninguém para confirmar a aparição, a hipótese de ter sido alucinação não está descartada.
Se fosse comigo eu voltaria no lugar novamente, levando filmadora, gravador e tudo! ;-)

meu amigo, sem querer desconfiar da sua palavra, mas eu acho que voce nao voltava nao. tu pode ser macho pra caramba (eu também sou) mas eu duvido que tu voltava la. quanto mais que o fogo falou pra eu nao voltar, por vias da duvida, nem perto do local eu passei nunca mais. cara, bateu um cagaço geral, inclusive na hora que vazei fora eu podia ter me quebrado feio na hora que saltei a plataforma, mas nao quis nem saber, vazei no mesmo instante.

quanto a alucinação, é algo simplista. eu nunca tive uma. se eu tive, foi essa. agora, nunca tive problemas mentais e nem nunca mais vi nada estranho alem desse unico dia. essa coisa de alucinação eu poderia tambem colocar para outra coisa: quem me diz que tudo que eu esteja vendo nao seje mera alucinaçãol. eu posso ser um retardado mental que perdeu o contato com realidade e estou fantasiando tudo. mesmo que isso seje verdade eu nunca vou saber. mas pela realidade do caso que eu vi, nao tenho como pensar em alucinação. agora, voces podem pensar que foi, inclusive podem pensar ate que eu estou mentindo, embora que seje melhor ser maluco que mentiroso ja que o maluco pelo menos nao tem falha de carater. mas veje bem, como que eu me dispus a explicar pra axia o que que foi, eu me dispus tambem a aceitar qualquer chacota. eu mesmo iria cair em cima dum cara que fala uma porra dessa que eu falei. essa historia nao da pra acreditar cara, é muito fantastica, se alguem acredita nisso sem ter visto, como eu disse no outro topicom, tem mais que ir pra um hospicio.
otávio pedreira

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
O que leva um teista a acreditar em deus(es)
« Resposta #30 Online: 27 de Junho de 2005, 15:54:24 »
meu amigo, sem querer desconfiar da sua palavra, mas eu acho que voce nao voltava nao. tu pode ser macho pra caramba (eu também sou) mas eu duvido que tu voltava la. quanto mais que o fogo falou pra eu nao voltar, por vias da duvida, nem perto do local eu passei nunca mais. cara, bateu um cagaço geral, inclusive na hora que vazei fora eu podia ter me quebrado feio na hora que saltei a plataforma, mas nao quis nem saber, vazei no mesmo instante.

Voltaria sim. Torço para que algo assim aconteça comigo e possa ser gravado e analisado. Já sou um tanto "acostumado" com coisas fantásticas. Finalmente uma experiência assim poderia ser a prova de que algo sobrenatural realmente existe, após serem eliminadas todas as hipóteses mais realistas, obviamente.

quanto a alucinação, é algo simplista. eu nunca tive uma. se eu tive, foi essa. agora, nunca tive problemas mentais e nem nunca mais vi nada estranho alem desse unico dia. essa coisa de alucinação eu poderia tambem colocar para outra coisa: quem me diz que tudo que eu esteja vendo nao seje mera alucinaçãol. eu posso ser um retardado mental que perdeu o contato com realidade e estou fantasiando tudo. mesmo que isso seje verdade eu nunca vou saber. mas pela realidade do caso que eu vi, nao tenho como pensar em alucinação. agora, voces podem pensar que foi, inclusive podem pensar ate que eu estou mentindo, embora que seje melhor ser maluco que mentiroso ja que o maluco pelo menos nao tem falha de carater. mas veje bem, como que eu me dispus a explicar pra axia o que que foi, eu me dispus tambem a aceitar qualquer chacota. eu mesmo iria cair em cima dum cara que fala uma porra dessa que eu falei. essa historia nao da pra acreditar cara, é muito fantastica, se alguem acredita nisso sem ter visto, como eu disse no outro topicom, tem mais que ir pra um hospicio.

Alucinações são muito mais comuns do que se pensa. Uma alucinação pode se fundir com a realidade para quem a vivencia. Ora, você vê, ouve, sente, cheira e às vezes até interage(!) com o objeto da alucinação, sendo muito difícil te convecerem do contrário. É como alguém querer te convencer que você está dormindo enquanto digita aqui no fórum.
Quando adolescente eu escutava de vez em quando uma voz me chamando nitidamente. Alguns poderiam dizer que era Deus ou espírito, mas (resumidamente falando) posteriormente descobri que foi um trauma que tive e depois de superado a tal voz sumiu. No meu tempo como evangélico já tive algumas experiências muito fantásticas, beirando coisas de "poltergeist", como fechaduras e trancas das portas da casa aparentemente se movimentando enquanto orávamos fervorosamente, e também realmente sentindo uma mão por cima do meu ombro algumas vezes que fui "expulsar demônios" junto com um grupo da igreja. Isso sem falar nas visões de anjos, "revelações", sensações de êxtase, incríveis coincidências etc.
Nisso tudo deduzi uma coisa: nada é claro. Todas essas experiências só me deixaram mais confuso e não me deram resposta alguma sobre "Deus". Quando conheci uma agnóstica, que era uma experiente psicóloga, ela me explicou o provável funcionamento de vários desses supostos fenômenos sobrenaturais, mesmo os mais incríveis, o que ajudou muito a desenvolver meu senso-crítico e ceticismo em relação a essas experiências.
Who cares?

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #31 Online: 27 de Junho de 2005, 17:31:55 »
Nossa Agnostic... Precisava falar isso pro Porissocri. Ele viu dentes se tornando de ouro, folhas levitando e alguns poltergeist em casa...

Eu já vi um fantasma, já escutei vozes, etc... Mas é só a gente se acalmar ou se recompor que esse tipo de coisa desaparece rapidinho... Não só isso pode acontecer com qualquer um como existem coisas simples que exemplificam isso muito bem.

Ilusões de ópticas tendem a nos fazer enxergar coisas impossíveis ou animadas, um exemplo legal é a dos quadrados pretos onde se pede para contar as bolinhas pretas nas esquinas. Elas não estão lá e quando você olha, elas ficam pipocando em todos os lugares menos onde você está focando. Muito louco aquilo. É um efeito muito comum dos vultos e aparições fantasmagóricas o de não aparecerem no nosso foco.

Tem também aquele negócio do som na freqüência de 18 ou 19 Hz que faz a visão borrar e dá calafrios. Aquilo sim põe medo!
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Otávio Pedreira

• Nível 07
  • *
« Resposta #32 Online: 27 de Junho de 2005, 19:37:15 »
Citação de: Agnostic

Voltaria sim. Torço para que algo assim aconteça comigo e possa ser gravado e analisado. Já sou um tanto "acostumado" com coisas fantásticas. Finalmente uma experiência assim poderia ser a prova de que algo sobrenatural realmente existe, após serem eliminadas todas as hipóteses mais realistas, obviamente.

blz. ja eu nao volto nem a pau

Alucinações são muito mais comuns do que se pensa. Uma alucinação pode se fundir com a realidade para quem a vivencia. Ora, você vê, ouve, sente, cheira e às vezes até interage(!) com o objeto da alucinação, sendo muito difícil te convecerem do contrário. É como alguém querer te convencer que você está dormindo enquanto digita aqui no fórum.
Quando adolescente eu escutava de vez em quando uma voz me chamando nitidamente. Alguns poderiam dizer que era Deus ou espírito, mas (resumidamente falando) posteriormente descobri que foi um trauma que tive e depois de superado a tal voz sumiu. No meu tempo como evangélico já tive algumas experiências muito fantásticas, beirando coisas de "poltergeist", como fechaduras e trancas das portas da casa aparentemente se movimentando enquanto orávamos fervorosamente, e também realmente sentindo uma mão por cima do meu ombro algumas vezes que fui "expulsar demônios" junto com um grupo da igreja. Isso sem falar nas visões de anjos, "revelações", sensações de êxtase, incríveis coincidências etc.
Nisso tudo deduzi uma coisa: nada é claro. Todas essas experiências só me deixaram mais confuso e não me deram resposta alguma sobre "Deus". Quando conheci uma agnóstica, que era uma experiente psicóloga, ela me explicou o provável funcionamento de vários desses supostos fenômenos sobrenaturais, mesmo os mais incríveis, o que ajudou muito a desenvolver meu senso-crítico e ceticismo em relação a essas experiências.

veje, voce era evangelico e pelo jeito tinha umas experiencias estranhas de vez em quando. ja eu nunca tive religiao e nunca tive nenhuma experiencia estranha, excetuando uma unica, que foi a que eu contei. ademais, alucinações tem alguma causa. no meu caso, nao vejo causa alguma para alucinação. nunca usei drogas, só passei a beber depois dos 18 anos, nunca tive nenhum tipo de trauma, nunca tive religião, nao passava por nenhuma dificuldade naquele momento, nao tenho na familia nenhum historico parecido e eu mesmo nunca tive qualquer tipo de disturbio mental. aquele era um dia como qualquer outro, dentre os milhares que ja tive. dentre todos estes milares, em apenas um dia, aconteceu algo totalmente bizarro, sendo que nao havia nada diferente entre este dia e os outros dias normais. sinceramente a hipotese de alucinação tem que se apoiar em algo e nao vejo em que ela possa se apoiar neste caso apesar de que nao sou psicologo
otávio pedreira

Rhyan

• Visitante
« Resposta #33 Online: 27 de Junho de 2005, 20:11:50 »
A alucinação é como ter um sonho acordado. Nem preciso dizer o quanto um sonho parece real para nós, como se envolvemos emocionalmente com eles.

Qualquer pessoa pode ter alucinações. Não é coisa só para loucos ou drogados.

Fogo na árvore que fala... não lembra uma outra estória?

Offline Otávio Pedreira

• Nível 07
  • *
« Resposta #34 Online: 27 de Junho de 2005, 20:50:54 »
Citação de: Rhyan
A alucinação é como ter um sonho acordado. Nem preciso dizer o quanto um sonho parece real para nós, como se envolvemos emocionalmente com eles.

alucinações nao ocorrem sem causa. se fosse facil, eu escolheria ter alucinação com mulheres gostosas todos os dias ao inves de me alucinar com uma arvore pegando fogo...

ademais, qual historia que parece?
otávio pedreira

Atheist

• Visitante
« Resposta #35 Online: 28 de Junho de 2005, 12:09:21 »

alucinações nao ocorrem sem causa. se fosse facil, eu escolheria ter alucinação com mulheres gostosas todos os dias ao inves de me alucinar com uma arvore pegando fogo...

Você sonha só com o que quer sonhar, Otávio? Alucinação é a mesma coisa.

Causas de alucinação: desde substâncias psicotrópicas até stress e falta de sono.

Offline Otávio Pedreira

• Nível 07
  • *
« Resposta #36 Online: 28 de Junho de 2005, 12:20:42 »
Citação de: Atheist

Você sonha só com o que quer sonhar, Otávio? Alucinação é a mesma coisa.

Causas de alucinação: desde substâncias psicotrópicas até stress e falta de sono.

eu sei. o que eu quero dizer é que eu nunca tive alucinação, tirando possivelmente uma unica.

de qualqeur forma vou deixar de dormir pra ver se eu consigo me alucinar com a gisele bundchen :tarado:
otávio pedreira

Offline ExPastorX

• Nível 13
  • *
« Resposta #37 Online: 28 de Junho de 2005, 15:10:06 »
Proque vocês acreditam em divindades?

Por são fracos e precisam de muletas para enfrentar a realidade dura e crua do mundo, da competição, da fome, da incerteza do amanhã, dos outros homens, etc.;

Por que precisam de um amparo,mesmo que não passe de ficçao, e, num passe de mágica, dê algum sentido para um mundo sem sentido e pouco compreendido pelos menos afortunados, onde a influencia, o poder e a força dominam tudo.

Por que, é melhor (eles acham isto) crer que serão recompensados se crerem em um deus egoista, que vai mandar todos os que não acreditam nele (mesmo sem dar um mínimo sinal de existir) para um eterno inferno de fogo e o medo disto os faz crer (apesar das contradiçoes) que deus é amor.....

Por que, é mais comodo deixar que outros definam nossas crenças que nos mesmos,. (tronam-se escravos dos outros, voluntariamente, pagando 10% ou mais, para uma compra onde não se entrega a mercadoria e se vende ilusão).....

Por que, dói saber que não há deuses ou demonios, e até que esta ferida feche gasta um pouco de tempo, para uns mais outros menos tempo, e é melhor amparar no conceito geral, pois a maioria tem razão.......

Por que, por que não veem as falácias que a religiao usa e abusa, para enganar o raciocínio e ludibriar os que se recusam a usar a razão.....

por que, por que, porque ainda existem charlatoes que usam do bomsenso e da simplicidade para extorquir dos incaltos e lhes prometer um futuro maravilhoso, sem ter como cumprir sua promessa, nem aqui e nem no futuo....    acho que isto basta..... :evil:  :evil:  :evil:
Estamos sozinhos no universo, e por mais que desejemos, imaginamos ou cultuamos uma suposta divindade, ela não virá a existir só por que assim o desejamos..... estamos sós..... sem deuses...... quer queiramos ou não...... expastorx@gmail.com

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
« Resposta #38 Online: 28 de Junho de 2005, 15:26:35 »
Citação de: Alenônimo
Nossa Agnostic... Precisava falar isso pro Porissocri. Ele viu dentes se tornando de ouro, folhas levitando e alguns poltergeist em casa...

Ah, houve uma época que esse negócio de "dente se tornar ouro" estava virando moda. Foi há uns 12 anos atrás, salvo engano. Eu sempre ouvia falar de casos e casos, mas nunca aconteceu comigo. Eu queria muito que acontecesse comigo hoje, de preferência que todos meus dentes se tornassem ouro. Daria um bom dinheiro. ;-)
Os fenômenos "poltergeist" desapareceram da minha vida na medida que me tornei incrédulo. Aliás, esses fenômenos costumam "desaparecer" na medida que o ceticismo e senso-crítico da pessoa aumentam.
Who cares?

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
« Resposta #39 Online: 28 de Junho de 2005, 15:57:08 »
veje, voce era evangelico e pelo jeito tinha umas experiencias estranhas de vez em quando. ja eu nunca tive religiao e nunca tive nenhuma experiencia estranha, excetuando uma unica, que foi a que eu contei. ademais, alucinações tem alguma causa. no meu caso, nao vejo causa alguma para alucinação. nunca usei drogas, só passei a beber depois dos 18 anos, nunca tive nenhum tipo de trauma, nunca tive religião, nao passava por nenhuma dificuldade naquele momento, nao tenho na familia nenhum historico parecido e eu mesmo nunca tive qualquer tipo de disturbio mental. aquele era um dia como qualquer outro, dentre os milhares que ja tive. dentre todos estes milares, em apenas um dia, aconteceu algo totalmente bizarro, sendo que nao havia nada diferente entre este dia e os outros dias normais. sinceramente a hipotese de alucinação tem que se apoiar em algo e nao vejo em que ela possa se apoiar neste caso apesar de que nao sou psicologo.

Você disse que nunca foi teve alguma religião, mas já percebeu a extrema semelhança entre sua experiência e o relato da "sarça ardente" da bíblia? Não sou psicólogo, mas talvez você tenha escutado/lido/conhecido uma vez o relato bíblico em Êxodo 3 e tenha se impressionado com isso no momento e depois esquecido, tendo ficado no seu subconsciente e se manifestado depois numa alucinação, que é algo que pode acontecer com pessoas sem qualquer histórico pessoal ou familiar de problemas mentais ou alucinações*.

* (O Mundo Assombrado pelos Demônios, Carl Sagan.)

Veja abaixo os dois relatos. O primeiro é o que consta no livro de Êxodo capítulo 3 e o segundo é o seu. Não modifiquei nenhuma palavra. Apenas suprimi alguns versículos da bíblia para salientar as semelhanças com sua experiência:

Moisés chegou ao monte de Deus, apareceu-lhe o anjo do Senhor em uma chama de fogo do meio duma sarça e eis que a sarça ardia no fogo, mas não se consumia. Moisés disse: Agora me virarei para lá, e verei esta grande visão, porque a sarça não se queima. E bradou Deus a ele do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés. Respondeu ele: Eis-me aqui. E disse: Não te chegues para cá; tira os sapatos de teus pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa. Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. E Moisés encobriu o seu rosto, porque temeu olhar para Deus. E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós. (Êxodo 3 - Tradução Almeida - Fiel e Corrigida)

a pesar da arvore pegar fogo em toda ela nao tinha fumaça da combustao e nem a arvore tava sendo destruida pelo fogo. fiquei parado ali algum tempo vendo a cena e percebi que tinha um homem sentado ao lado da arvore[...]e repente o fogo fica mais intenso e encobre o cara que tava me olhando e vem uma voz falando: EU SOU (*). TUDO FOI CORROMPIDO E JA NAO HA MAIS ENTRE VOS QUEM SAIBA O QUE FOI DITO. OS OLHOS ESTAO CEGOS. RETIRA-TE E NÃO RETORNES MAIS AQUI..

Bem semelhante, não? ;-)
Who cares?

Offline Axia

• Nível 13
  • *
« Resposta #40 Online: 29 de Junho de 2005, 06:24:20 »
:) Não acho sua historia uma anedota, eu mesma já presencei coisas muito estranhas na minha vida, que julguei serem ilusões de ótica por que foram muito rápidas, como sombras, e sons. Mas no seu caso a duraçao do evento não é taõ rápida assim, o que me faz  pensar um pouco mais.
Mas a respeito do evento, o que voce entendeu do "retira-te e não retornes"? Comentou sobre isso com outras pessoas? O que elas acharam? Sua postura hoje é diferente diante das mesmas coisas?
 :? O nome era algo como Destemwn?
 :oops: Desculpe encher de tantas perguntas... Mas estou de fato interessada.

Axia
"eu já disse que não sou a pessoa mais indicada para falar sobre isso?"

Offline ExPastorX

• Nível 13
  • *
« Resposta #41 Online: 29 de Junho de 2005, 08:53:02 »
por que fatos espetaculares só acontecem em tempos ou terras distantes????
Por que não passam no texte da análise seca e fria dos fatos???

:evil:  :evil:  :evil:
Estamos sozinhos no universo, e por mais que desejemos, imaginamos ou cultuamos uma suposta divindade, ela não virá a existir só por que assim o desejamos..... estamos sós..... sem deuses...... quer queiramos ou não...... expastorx@gmail.com

Offline Axia

• Nível 13
  • *
« Resposta #42 Online: 29 de Junho de 2005, 09:41:54 »
Citação de: Alenônimo
Citação de: Axia
Voce tem razao, Alenonimo. Eu posso estar sendo mentirosa comigo mesma. É por isso que estou este forum. Para ver o outro lado da moeda.
Axia
Só esse simples passo já faz com que você tenha respeito entre os céticos. Eu mesmo já passei por isso e creio que a maioria dos céticos também. Eu sempre pensei: "Porque não questionar? Porque não tentar saber a verdade? Se Ele existe mesmo, pra quê o mistério?"
Céticos não dizem que Deus não existe porque não gostam dele ou coisa assim. Eles apenas não tem nada que possa mostrar "Deus existe" que possa convencer a todo mundo. Se um dia aparecer algo que mostra que Deus existe, o que eu acho impossível, todo mundo vai ter que engolir e acabou. Vai ser algo que existe e não vai depender de crença. Vai ser um fato. E não acreditar em fatos é algo meio assim... bobo, não é?  :roll:

:)  Também penso isso, se Deus existe, porque é tão dificil provar? Porque Deus não se mostra e para de deixar as pessoas tão aflitas? Eu como teísta cansei de ouvir que "Essa revelação não é para a humanidade ainda" dita centenas de vezes por varias pessoas e doutrinas diferentes.
 :x Não gosto desta resposta... parece uma desculpa de quem não sabe e finge que sabe, porque quando eu replico as respostas são em média: "Ninguém sabe os caminhos de Deus ou seus objetivos"
Powxa... um chute das intenções de Deus eu preferia do que uma resposta assim. Somos humanos, errar é humano, "chutar" o que Deus pode planejar para a humanidade não seria um "pecado" no meu conceito. Apenas uma opinião, passivel de erro.
 :( Eu apenas me cansei de ouvir algumas mesmices. Vim procurar outras fontes de discussão. Minha assinatura revela exatamente o pouco conhecimento que tenho sobre este assunto.
 :oops: Sinto-me muito bobinha perto de todos vocês

Axia

Offline Carlos Capuchinho

• Nível 25
  • *
« Resposta #43 Online: 29 de Junho de 2005, 10:26:30 »

:)  Também penso isso, se Deus existe, porque é tão dificil provar? Porque Deus não se mostra e para de deixar as pessoas tão aflitas? Eu como teísta cansei de ouvir que "Essa revelação não é para a humanidade ainda" dita centenas de vezes por varias pessoas e doutrinas diferentes.

comecei assim...

:x Não gosto desta resposta... parece uma desculpa de quem não sabe e finge que sabe, porque quando eu replico as respostas são em média: "Ninguém sabe os caminhos de Deus ou seus objetivos"
Powxa... um chute das intenções de Deus eu preferia do que uma resposta assim. Somos humanos, errar é humano, "chutar" o que Deus pode planejar para a humanidade não seria um "pecado" no meu conceito. Apenas uma opinião, passivel de erro.

comecei assim...

:( Eu apenas me cansei de ouvir algumas mesmices. Vim procurar outras fontes de discussão. .

comecei assim...

:oops: Sinto-me muito bobinha perto de todos vocês.
Minha assinatura revela exatamente o pouco conhecimento que tenho sobre este assunto

porque você acha que meu nick sempre foi "café-com-leite" nos foruns.  :D

abraços
“A idéia de que Deus é um gigante barbudo de pele branca sentado no céu é ridícula. Mas se, com esse conceito, você se referir a um conjunto de leis físicas que regem o Universo, então claramente existe um Deus. Só que Ele é emocionalmente frustrante: afinal, não faz muito sentido rezar para a lei da gravidade!”
Carl Sagan

Offline ExPastorX

• Nível 13
  • *
« Resposta #44 Online: 29 de Junho de 2005, 11:07:56 »
pro que será que é tão dificil provar a existencia de deus, se é temos atributos que os crentes afirmam ter? Seria algo além do engodo?

Offline OldSkull

• Nível 29
  • *
« Resposta #45 Online: 29 de Junho de 2005, 18:11:29 »
A lógica q eu falei do sonho continua válida pra visões...
Ainda não vi ngm descaracterizar ela.
Não há como saber se um sonho (ou visão) é de fato real.
O problema são as implicações q ela pode ter dependendo de como for interpretada pela pessoa q a teve

"The sun is the same in a relative way but you're older,
Shorter of breath and one day closer to death. "

Offline Axia

• Nível 13
  • *
« Resposta #46 Online: 30 de Junho de 2005, 07:09:20 »
Citação de: OldSkull
A lógica q eu falei do sonho continua válida pra visões...Ainda não vi ngm descaracterizar ela.
O problema são as implicações q ela pode ter dependendo de como for interpretada pela pessoa q a teve

:? Já que comentou sobre visões e a forma como podem parecer bastante reais. O que acha da Alucinação Coletiva? Alguém sabe mais a respeito disso?
Não duvido que pessoas tenham alucinações, mesmo sóbrias. Eu até acredito que a alucinação coletiva seja... vá lá... possivel... Mas essa explicação ser utilizada na quantidade de vezes que vejo, acho muito forçado! Se naõ for alucinação coletiva, nem de fato a coisa vista estava lá... Existe outra explicação plausivel?

Axia

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #47 Online: 30 de Junho de 2005, 07:46:53 »
Citação de: OldSkull
A lógica q eu falei do sonho continua válida pra visões...Ainda não vi ngm descaracterizar ela.

:? Já que comentou sobre visões e a forma como podem parecer bastante reais. O que acha da Alucinação Coletiva? Alguém sabe mais a respeito disso?
Não duvido que pessoas tenham alucinações, mesmo sóbrias. Eu até acredito que a alucinação coletiva seja... vá lá... possivel... Mas essa explicação ser utilizada na quantidade de vezes que vejo, acho muito forçado! Se naõ for alucinação coletiva, nem de fato a coisa vista estava lá... Existe outra explicação plausivel?

Axia
Eu conheço um texto beeeeeeeeem longo que trata das visões coletivas e da "posse da mente" das seitas e das igrejas, principalmente evangélicas, explicando como eles conseguem esses efeitos em várias pessoas ao mesmo tempo. Não tenho o link aqui, mas ele tá na sessão de artigos da Ateus.net

http://www.ateus.net
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Axia

• Nível 13
  • *
« Resposta #48 Online: 30 de Junho de 2005, 08:10:14 »
:D  No aguardo Alenonimo!

Axia

Offline Cristão

• Nível 09
  • *
« Resposta #49 Online: 30 de Junho de 2005, 10:36:18 »
pq eu acredito em Deus, q eu saiba na minha família só tem 2 pessoas evangélicas a maioria são ateus e espiritas, eu acredito em Deus pq eu fui chamado por ele, eu não acreditava, não é psicológico nem tradição familiar, simplesmente um chamado o próprio Deus.... sou grato a Jesus por ter morrido por mim pq c não fosse ele eu não estaria nem aki, não teria a oportunidade de ter um encontro com Deus, por isso o resto da minha vida servirei ao Senhor.... :lol:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!