Autor Tópico: O que leva um teista a acreditar em deus(es)  (Lida 13465 vezes)

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
Re: O que leva um teista a acreditar em deus(es)
« Resposta #75 Online: 24 de Junho de 2009, 21:48:33 »
Eu não entendo o pavor e o desprezo que as pessoas tem em imaginar que suas existências podem ser justificadas como adubo.

- Ide, meus filhos, prosperai e adubai a terra.  Diria um "deus"....

o ateu, a exemplo de Rita Lee, diria que no fim tudo vira bosta.  :hihi:

Sério agora... tudo nesta vida nos é emprestado, todas nossas posses, todos nossos conhecimentos e até mesmo nosso próprio corpo. No fim acabamos devolvendo tudo a terra, somos aqueles que já foram e seremos aqueles que virão.

Errrr.... que "erva" é esta que botaram no meu chimarrão????  :hihi:

Offline Ratzinger

• Nível 10
  • *
  • Não creio nem em mim mesmo...
« Resposta #76 Online: 25 de Junho de 2009, 05:52:03 »
O ser humano tem uma grande necessidade de se acreditar eterno. Tem medo da morte e, ao invés de enfrentá-la da forma como é, um simples fenômeno natural, cria supostas vidas passadas futuras ou outros planos como céu e inferno. Desta forma conseguem amenizar o pavor que tem de que um dia irão virar pó.
Os deuses foram criados para justificar esta outra vida, o paraíso e a eternidade. As religiões todas se aproveitam deste sentimento para controlar seus fiéis.
Pronto... tá resolvido.

Meu caro Famado, pode até não ser tão simples assim, mas infelizmente o nosso mundo é extremamente prático. Se você quer um entendimento prático e realista da situação, o caminho é este, agora se quer procurar em viagens absurdas e mirabolantes, continue com o seu preterismo.Pelo que entendi um dia você já acreditou no historicismo, mas algum amigo consegui lhe convencer de que a viagem correta é o preterismo. Isto até que não surja outro "ismo" qualquer e você resolva seguí-lo.
Acredito que você participa deste fórum pois tem muitas dúvidas sobre sua própria crença e está testando elas à exaustão até que não lhe sobrem mais argumentos.

Espero que você ainda encontre a luz...  :ok:

Abraços!
"A bosta de boi é mais útil que os dogmas; serve para fazer estrume" Mao Tse-Tung
“Quando o primeiro espertalhão encontrou o primeiro imbecil, nasceu o primeiro deus.” Millor

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #77 Online: 25 de Junho de 2009, 08:02:24 »
E agora uma curiosidade, se você me permite, por que os espíritas tem essa mania de escrever o nome ou nick ao contrário (Leafar, Onaiab)? é parte da evolução espiritual Very Happy?

:histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria:

Só agora que eu percebi que Leafar é Rafael ao contrário hauhauahuahuah... O do Baiano eu descobri na hora, mas o do Leafar eu nunca tinha reparado... kkkkkkkkkkk doidera...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #78 Online: 25 de Junho de 2009, 12:39:14 »

Cadê deus, espíritos, etc? Porque antigamente deus vivia conversando com os malucos profetas, e hoje em dia ele só fica na dele? Porque antigamente os espíritos viviam jogando mesas pra cima e hoje em dia não fazem mais isso?

Desconfio que seja porque o conhecimento avançou e a ignorância regrediu.

O fato é que isso nunca foi ostensivo. Sempre ocorreu e ocorre de maneira secreta. Não Existem teofanias.

E agora uma curiosidade, se você me permite, por que os espíritas tem essa mania de escrever o nome ou nick ao contrário (Leafar, Onaiab)? é parte da evolução espiritual :D?

Inclusive vestem a roupa ao contrário tb.

Offline Ratzinger

• Nível 10
  • *
« Resposta #79 Online: 25 de Junho de 2009, 12:50:37 »

O fato é que isso nunca foi ostensivo. Sempre ocorreu e ocorre de maneira secreta. Não Existem teofanias.

Famado, me desculpe mas chega a ser absurdo você usar este tipo de argumento aqui. É como usar os argumentos descritos por Sagan pra justificar a existência do Dragão.

Abraço!
"A bosta de boi é mais útil que os dogmas; serve para fazer estrume" Mao Tse-Tung
“Quando o primeiro espertalhão encontrou o primeiro imbecil, nasceu o primeiro deus.” Millor

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #80 Online: 25 de Junho de 2009, 13:38:46 »
Mesmo os milagres de Jesus descritos na bíblia não foram ostensivos. Não existem provas de milagres. Não existem teofanias. Tanto que os fariseus não acrditavam nEle. O argumento que o Fabrício utilizou, faz parecer que Deus saía falando com todo mundo e coisa e tal... mas nunca foi assim. Lendo, vê-se que eram palavras particulares.

Offline Tex Willer

• Nível 14
  • *
« Resposta #81 Online: 25 de Junho de 2009, 13:45:24 »

E agora uma curiosidade, se você me permite, por que os espíritas tem essa mania de escrever o nome ou nick ao contrário (Leafar, Onaiab)? é parte da evolução espiritual :D?

Inclusive vestem a roupa ao contrário tb.

:histeria:
Essa foi sacanagem.
"A velhacaria e a idiotice humanas são fenômenos tão correntes, que eu antes acreditaria que os acontecimentos mais extraordinários nascem do seu concurso, ao invés de admitir uma inverossímil violação das leis da natureza".  - Hume

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #82 Online: 25 de Junho de 2009, 13:53:27 »

Famado, me desculpe mas chega a ser absurdo você usar este tipo de argumento aqui. É como usar os argumentos descritos por Sagan pra justificar a existência do Dragão.

Abraço!

Esse argumento de fenômenos secretos serve para possibilitar a ocorrência e existência de qualquer coisa.

Alguém pode dizer que visitantes de Óriom lhe visitam secretamente.

Alguém pode dizer que  fadas lhe visitam secretamente.

Alguém pode dizer que duendes lhe aparecem secretamente .

Alguém pode dizer que moradores do mar lhe aparecem secretamente .

Alguém pode dizer que uma Pantera Cor -de-Rosa  jupiteriana  lhe aparece secretamente .

Enfim, é um argumento bastante ruim.  :!:  :!:

.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #83 Online: 25 de Junho de 2009, 14:12:16 »
É um argumento? ::)
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #84 Online: 25 de Junho de 2009, 14:18:29 »
Acredita-se em Deus(es), por:

a) Na natureza, cada organismo precisa do outro para sobreviver, ou seja, é necessário (na grande maioria) matar outras espécies para sobreviver (animais e vegetais);
b) Se o Homo Sapiens tem 200 mil anos, logo, muitos recursos animais e vegetais foram seifados para a manutenção da espécie;
c) Por termos conciência e nosso cérebro ter desenvolvido reações de proteção da espécie, a reação mais evidênte delas é o medo;
d) Por termos a conciência de nossa inteligência, nos sobra o sentimento de superioridade;
e) Se somos superiores por termos inteligência e temos o medo do que não conhecemos caso nossa integridade esteja em risco, a maioria, intuitivamente crê que alguém está por trás de tudo isto (Sim, nosso cérebro produz intuições);
f) Uns chamam de Deus, outros chamam de Jesus, Moisé, Maomé, Buda, Mirabel, Balinhas Maluquinhas, etc. etc. etc.;
g) Voltamos ao ciclo vicioso: Se preciso de recursos animais/vegetais e sou muito superior as outras espécies porque eu tenho conciência disto e posso inventar o que quiser para ter o que quiser... Logo, alguém está por trás disto... Não é possível que eu seja tão bom assim...
h) Este é o raciocinio teista, já que ele acredita que: Quando esmola é muita, o santo acaba disconfiando.
i) Muitos acreditam no nada porque subestimam a própria raça;
j) Se existisse a evidência se uma raça muito mais inteligente que a nossa, a palavra Deus(es) não existiria.
l) Resumo: Pura teoria da evolução, já que para um cachorro, somos o dono da matilha e não Deus.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #85 Online: 25 de Junho de 2009, 16:37:20 »
Esse argumento de fenômenos secretos serve para possibilitar a ocorrência e existência de qualquer coisa.
Não estou argumentando, mas descrevendo. Não há teofanias, tudo é de manifestação particular.

Alguém pode dizer que visitantes de Óriom lhe visitam secretamente.

Alguém pode dizer que  fadas lhe visitam secretamente.

Alguém pode dizer que duendes lhe aparecem secretamente .

Alguém pode dizer que moradores do mar lhe aparecem secretamente .

Alguém pode dizer que uma Pantera Cor -de-Rosa  jupiteriana  lhe aparece secretamente .

E não é assim mesmo que as pessoas descrevem suas experiências? Se fosse ostensivo, pra todo mundo ver... sairia na televisão e esse fórum não existiria.

Enfim, é um argumento bastante ruim.  :!:  :!:

Não é um argumento, mas uma constatação.
« Última modificação: 25 de Junho de 2009, 16:39:41 por famado »

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #86 Online: 25 de Junho de 2009, 19:03:38 »
O argumento que o Fabrício utilizou, faz parecer que Deus saía falando com todo mundo e coisa e tal... mas nunca foi assim. Lendo, vê-se que eram palavras particulares.

Famado, talvez não com todo mundo, mas no velho testamento deus era bem tagarela, estava sempre papeando com um profeta aqui, outro ali... enfim, se manifestava bastante, e hoje em dia nem aparece mais.

Claro que os crentes deve ter uma explicação para isso, mas no meu entender, com certeza deus recuou à medida que o conhecimento avançou.
"Deus prefere os ateus"

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #87 Online: 25 de Junho de 2009, 23:09:28 »
Realmente não é nem argumento, está abaixo disso. É uma constatação cheia de falhas apontadas pelo jj e outros foristas, portanto apenas uma opinião sem embasamento sua.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Ratzinger

• Nível 10
  • *
« Resposta #88 Online: 26 de Junho de 2009, 07:27:17 »

Constatação???   :susto:
Agora você ultrapassou ous limites do bom senso Famado.

Constatação
derivação fem. sing. de constatar

constatar
v. tr.
1. Gal. Comprovar.
2. Verificar, certificar, provar, mostrar.

Parece que você ainda não conhece o significado de constatação.

Se a aparição "secreta" de deuses pôde ser constatada, então podemos dizer que foram constatados (provados):

• A existência do monstro do lago Ness na Escócia;
  • O fato de que várias pessoas são abduzidas por alieníginas todos os dias;
  • E.T.'s governam o nosso mundo com a conivência de nossos governantes;
  • Existe no triângulo das Bermudas um portal para outras dimensões;
  • Elvis não morreu, Jim Morrisson também não;
  • Paul McCartney morreu em 1966;
  • Extraterrestres construíram as pirâmides;
  • Adolph Hitler foi um enviado de Satanás (e por consequência este segundo existe de fato);
  • O holocausto nunca aconteceu;
  • Se eu der três pulinhos depois de encontrar um objeto perdido, São Longuinho vai ficar muito contente;
  • Várias pessoas entraram em uma caverna em São Tomé das Letras e saíram em Machu-Pichu no Peru...

...E outras tantas bobagens

Eu mesmo outro dia, depois de fumar um back, constatei que havia uma sereia de 3 metros voando no meu jardim.

Por favor, sem apelações. Se não dá pra usar argumentos válidos, não venha com este tipo de constatação, ou então tente encontrar alguma coisa que tenha sido de fato constatado. O que, na prática, sabemos ser impossível.

Grande abraço.
« Última modificação: 26 de Junho de 2009, 11:15:41 por Ratzinger »

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #89 Online: 26 de Junho de 2009, 11:19:47 »
Não é no sentido de constatar que Deus falou com alguém. Que rolo que vcs fazem. Affemaria. Não é nada disso. Eu disse "constatação de que a história não mostra que Deus se manifestou publicamente, mas em particular". Constatei a história e não o fato de Deus falar dessa ou daquela maneira. Caraca... que rolo (pior é que o cara fica na maior indignação).

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #90 Online: 26 de Junho de 2009, 11:27:17 »
Realmente não é nem argumento, está abaixo disso. É uma constatação cheia de falhas apontadas pelo jj e outros foristas, portanto apenas uma opinião sem embasamento sua.

cara, não é nada disso. Entenda o que eu disse por favor. Não há falha nenhuma. Vou tentar ser mais claro pra ver se vc entende:

As histórias bíblicas não mostram que Deus falou pra uma multidão. Elas mostram que Deus falou em particular. Leia e veja que é isso. Constate o que a história diz. Essa é a constatação. Foi só isso que falei.

Que rolo!

Offline Ratzinger

• Nível 10
  • *
« Resposta #91 Online: 26 de Junho de 2009, 11:29:30 »
Desculpe me Famado, mas a impressão que nos dá é que você se refere ao fato e não a estória quando diz que é uma constatação (creio que outros foristas também tiveram esta impressão).

Não fiquei indignado, mas gostaria de que você nos apresentasse alguns argumentos ao invés de encerrar o debate com frases deste tipo.

Uma questão que não me ficou clara por exemplo: Você disse que Moisés é sem dúvida um personagem histórico. Podemos até supor que seja. Agora, você considera o fato de que ele falou com deus no alto do Monte Sinai um fato histórico também? Ou considera que embora o personagem seja real este relato é fictício?

Grande abraço!

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #92 Online: 26 de Junho de 2009, 11:32:02 »
Não é no sentido de constatar que Deus falou com alguém. Que rolo que vcs fazem. Affemaria. Não é nada disso. Eu disse "constatação de que a história não mostra que Deus se manifestou publicamente, mas em particular". Constatei a história e não o fato de Deus falar dessa ou daquela maneira. Caraca... que rolo (pior é que o cara fica na maior indignação).
Moisés fazendo showzinho a lá Mister M. pros egipcios é particular? Destruindo cidades inteiras é particular? Ahhhhhhhhhhhh tu ta decaindo, famado...
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Ratzinger

• Nível 10
  • *
« Resposta #93 Online: 26 de Junho de 2009, 11:42:01 »
Moisés fazendo showzinho a lá Mister M. pros egipcios é particular? Destruindo cidades inteiras é particular? Ahhhhhhhhhhhh tu ta decaindo, famado...

Boa!

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #94 Online: 26 de Junho de 2009, 11:45:05 »

Não, mas não estamos falando destes fenômenos. Estamos falando da manifestação direta de Deus a alguém. As histórias dizem que Deus falou a Moisés através do arbusto. Falou a Abraão, Isaque, jacó e a outros profetas, todos em particular.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #95 Online: 26 de Junho de 2009, 11:54:07 »
Não, mas não estamos falando destes fenômenos. Estamos falando da manifestação direta de Deus a alguém. As histórias dizem que Deus falou a Moisés através do arbusto. Falou a Abraão, Isaque, jacó e a outros profetas, todos em particular.
Corrigindo, não são histórias, famado, pois não tem nehum indício de que tal fato ocorreu. O correto é "estória"
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #96 Online: 26 de Junho de 2009, 11:58:10 »
Desculpe me Famado, mas a impressão que nos dá é que você se refere ao fato e não a estória quando diz que é uma constatação (creio que outros foristas também tiveram esta impressão).
Então eu me expressei mal.

Uma questão que não me ficou clara por exemplo: Você disse que Moisés é sem dúvida um personagem histórico. Podemos até supor que seja.
Falei que o livro é histórico, não o personagem. Como personagem, não sei se há evidências de ter existido um Moisés. Aliás, sei que não há evidências de Israel ter estado no Egito. Assisti a um documentário que mostrava uma possibilidade de uma alusão na Pedra Roseta. Mas não é garantido. Esso é o que podemos falar do ponto de vista científico.

Agora, você considera o fato de que ele falou com deus no alto do Monte Sinai um fato histórico também? Ou considera que embora o personagem seja real este relato é fictício?

Grande abraço!

O fato dele ter falado ou não com Deus cabe à fé e fé não serve como prova. O que posso dizer é que creio. Não há provas.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #97 Online: 26 de Junho de 2009, 12:04:53 »
Quanto a teofanias.

Teofanias são manifestações públicas de Deus ou de alguma divindade. Tipo a "aparição de Maria" a uma multidão. Foi filmado e passou no Discovery. A imagem iluminada ficava rodando ao redor da cúpula de uma catedral. As autoridades e os cinegrafistas subiram até a cúpula mas lá do alto ninguém via nada. Só se via olhando de baixo para cima. Ninguém soube explicar se era algum fenômeno natural climático ou farça. A ICAR aceitou como sendo uma teofania.

Eu não acredito em teofanias. Deus não se manifestaria em público. Está sempre no campo do particular, do subjetivo. Sempre haverá margem para duvidas. Acho mesmo que nunca haverá provas da existência de Deus porque Deus não quer se manifestar a todos. Sei la... Mas isso é realmente achismo de minha parte.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #98 Online: 26 de Junho de 2009, 12:13:30 »

Ué, Deus destruindo o mundo inteiro não é manifestação direta?

Abrindo o mar vermelho e afogando os impios não é manifestação direta?

Ok, então...
 - Carl Sagan

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #99 Online: 26 de Junho de 2009, 12:15:23 »
Quanto a teofanias.

Teofanias são manifestações públicas de Deus ou de alguma divindade. Tipo a "aparição de Maria" a uma multidão. Foi filmado e passou no Discovery. A imagem iluminada ficava rodando ao redor da cúpula de uma catedral. As autoridades e os cinegrafistas subiram até a cúpula mas lá do alto ninguém via nada. Só se via olhando de baixo para cima. Ninguém soube explicar se era algum fenômeno natural climático ou farça. A ICAR aceitou como sendo uma teofania.

Eu não acredito em teofanias. Deus não se manifestaria em público. Está sempre no campo do particular, do subjetivo. Sempre haverá margem para duvidas. Acho mesmo que nunca haverá provas da existência de Deus porque Deus não quer se manifestar a todos. Sei la... Mas isso é realmente achismo de minha parte.

E daí? Discovery ha muito que ta uma merda...

- Carl Sagan

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!