Enquete

Qual o pior argumento em favor da existência de Deus?

There is no atheists in foxholes.
4 (8.3%)
Aposta de Pascal
7 (14.6%)
Com Deus não se brinca.
14 (29.2%)
Apelos à autoridade.
8 (16.7%)
Outro argumento não presente nesta lista.
15 (31.3%)

Votos Totais: 47

Autor Tópico: Qual o pior argumento em favor da existência de Deus?  (Lida 42505 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re: Qual o pior argumento em favor da existência de Deus?
« Resposta #25 Online: 04 de Julho de 2008, 22:23:24 »
Como tentativa de persuadir, talvez o pior seja "Jesus morreu para te salvar", logicamente falando, mas acho que acaba sendo bem persuasivo.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #26 Online: 04 de Julho de 2008, 23:51:25 »
Pô, eu escrevi, mas não saiu!

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #27 Online: 05 de Julho de 2008, 00:09:52 »
Pô, eu escrevi, mas não saiu!

Tão vendo.........Deus existe........
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #28 Online: 05 de Julho de 2008, 00:16:11 »
No caso do Deus cristão, acho que o pior argumento é tentar convencer alguém de que JC é filho de Deus e/ou que morreu para nos 'salvar', assim como qualquer outro herói pagão esquecido.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #29 Online: 05 de Julho de 2008, 00:18:39 »
Maria e sua concepção pelo espirito santo e sua virgindade.

Dificil escolher um só argumento, parece que todos são uma bosta.
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #30 Online: 05 de Julho de 2008, 06:41:15 »
Ok, vcs vão rir e desprezar, mas eu vou contar pq acredito em Deus. Eu ara moleque nos anos 70 e naquela época o Rio de Janeiro era cheio de baixo-espiritas (depois as pessoas migraram para as igrejas evangelicas e o baixo espiritismo arrefeceu um pouco). Eu nunca acreditei nessas coisas, até que minha mãe passou a receber um troço e ficava lutando pra a coisa não se apoderar dela. Aí eu concluí que, se havia um ser imaterial que se apoderava dela, deveria haver Deus tb. É tosco, mas é a minha esperiência pessoal, não há como provar.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #31 Online: 05 de Julho de 2008, 12:27:51 »
Ninguém vai rir ou desprezar. Rejeitar como argumento, pode ser, porque é um argumento testemunhal.

Ou seja, ninguém duvida do que vc está dizendo, e sim da sua conclusão. Afinal, existem outros motivos possíveis do que um ser sobrenatural e tal...
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 05 de Julho de 2008, 14:01:00 »
Por que haveria que ser "algo imaterial" a se "apoderar" dela e não algo de sua própria cabeça? Sua mãe também era baixo-espírita? Não haveria possibilidade de ela estar influenciada por auto-sugestão? Ou de ela poder ter passado, ainda que momentâneamente, por um problema de saúde que tenha sido mascarado por uma crença supersticiosa? Seres humanos são falíveis, seres humanos se enganam.

Outra coisa é que a suposta existência de "seres imateriais" não implicaria necessariamente na existência de um Deus. Isso é um non sequitur, ou seja, uma conclusão que não advém das premissas.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #33 Online: 05 de Julho de 2008, 14:59:40 »
é muito mais facil não ver as falhas humanas e atribui-las a agentes externos, principalmente quando essas falhas se encontram em um ícone de nossa existencia, queremos nega-la... "não, isso não pode acontecer com essa pessoa, deve ser os espiritos malignos... sim é isso, só pode ser."
 enfim...
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #34 Online: 05 de Julho de 2008, 15:46:27 »
Ok. Lembra daquela história de que não há ateus em trincheiras? É mais ou menos por aí. Se acontecer com a mãe de vcs, quero ver. Minha mãe nunca foi envolvida com baixo-espiritismo, mas uma macumbeira que apareceu por lá disse que uma outra macumbeira havia feito um trabalho e bla bla bla. A coisa é meio parecida com o filme O Exorcista. Mas, vá lá, duvido que alguém algum dia prove a existência de Deus. Há apenas experiências pessoais e conclusões pessoais.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 05 de Julho de 2008, 15:56:41 »
Isso só reforça a hipótese de sua mãe ter sido vítima de auto-sugestão. Quanto ao "não há ateus em trincheiras", acho que é um candidato fortíssimo na briga entre os piores argumentos...

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #36 Online: 05 de Julho de 2008, 16:34:53 »
Se acontecer com a mãe de vcs, quero ver.
Já aconteceu com a minha vó.
e a minha mãe não é o que possamos chamar de pessoa psicologicamente controlada (no momento toma remedios para depressão, parece que estão ajudando). Enfim.

==================
sobre os ateus nas trincheiras ou aviões caindo, bem... concordo com o uili [óóó a intimidade kkkkk].
« Última modificação: 05 de Julho de 2008, 16:37:27 por Tupac »
 - Carl Sagan

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #37 Online: 05 de Julho de 2008, 16:45:03 »
Ok, deve haver um monte de caras que se enfiou em enrascada e não recorreu a Deus. A diaba da minha sogra é uma delas, mas, via de regra, as pessoas se acovardam e recorem ao sobrenatural.

Volto a dizer, não há como provar a existência de Deus e acho que não haverá nunca. Quem se aventurar, é possível que pague mico e caia nas garras dos céticos sacanas deste forum. É uma questão pessoal... a experiência de cada um.

Isso só reforça a hipótese de sua mãe ter sido vítima de auto-sugestão. Quanto ao "não há ateus em trincheiras", acho que é um candidato fortíssimo na briga entre os piores argumentos...

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 05 de Julho de 2008, 16:54:40 »
Ok. Lembra daquela história de que não há ateus em trincheiras? É mais ou menos por aí. Se acontecer com a mãe de vcs, quero ver. Minha mãe nunca foi envolvida com baixo-espiritismo, mas uma macumbeira que apareceu por lá disse que uma outra macumbeira havia feito um trabalho e bla bla bla. A coisa é meio parecida com o filme O Exorcista. Mas, vá lá, duvido que alguém algum dia prove a existência de Deus. Há apenas experiências pessoais e conclusões pessoais.

Ok, está aqui um dos piores que já ouvi, ao vivo e a cores.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 05 de Julho de 2008, 17:10:53 »
Ok, deve haver um monte de caras que se enfiou em enrascada e não recorreu a Deus. A diaba da minha sogra é uma delas, mas, via de regra, as pessoas se acovardam e recorem ao sobrenatural.

Isso é um palpite seu, mas acho que não existem estatísticas que possam corroborar ou não sua opinião ou a minha. O que eu digo por experiência pessoal com relação a situações de stress brandas por que já passei, como assaltos, Deus nem me passou pela cabeça. Não por coragem ou racionalismo da minha parte, mas porque nesse tipo de situação eu nem lembro que existe a opção de recorrer a intervenção divina.

Volto a dizer, não há como provar a existência de Deus e acho que não haverá nunca. Quem se aventurar, é possível que pague mico e caia nas garras dos céticos sacanas deste forum. É uma questão pessoal... a experiência de cada um.

Não discordo de você. Mas eu contesto essa questão da experiência pessoal. Uma pessoa racional e com alguma preocupação quanto ao conceito de verdade, de realidade não pode se deixar levar por mera experiência pessoal. Como eu já disse, pessoas mentem, pessoas erram e pessoas se enganam. Não sei se você acompanhou recentemente o caso dos idosos que viram sangue "jorrar" dos azulejos de seu banheiro; a polícia foi ativada e a perícia descobriu que o líquido era mesmo sangue e sangue humano! Não tardou até o acontecimento ser qualificado como fenômeno paranormal, mas quando enfim saiu o resultado do exame de tipagem sangüínea a polícia concluiu que o sangue era de varizes da senhora que morava na casa... Como ela era diabética não tinha muita sensibilidade nas pernas e não sentia dor, mas mesmo assim ela foi incapaz de perceber que o sangue saía de seu próprio corpo, e não do chão...

Se acreditamos que o testemunho pessoal tem valor de evidência podemos acreditar em tudo - há testemunhos pessoais para todos os gostos que validam o que quer que se queira validar. Mas o valor de verdade das mesmas não reside em se tratarem de experiências pessoais, e é para isso que se faz necessário peneirar essas alegações pelo crivo da razão e do método científico.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #40 Online: 05 de Julho de 2008, 17:25:23 »
Putz grila, vcs são do cacete. O que que é o pior que vc já ouviu? O negócio das trincheiras ou o negócio de experiência pessoal? Ou os dois?

Ok, está aqui um dos piores que já ouvi, ao vivo e a cores.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #41 Online: 05 de Julho de 2008, 17:31:56 »

Isso é um palpite seu, mas acho que não existem estatísticas que possam corroborar ou não sua opinião ou a minha. O que eu digo por experiência pessoal com relação a situações de stress brandas por que já passei, como assaltos, Deus nem me passou pela cabeça. Não por coragem ou racionalismo da minha parte, mas porque nesse tipo de situação eu nem lembro que existe a opção de recorrer a intervenção divina.

vc deve ser muito corajoso e frio, deve ser um destes lutadores de jui jitsu (é asim que se escreve?) de briga de boate. Esses caras são super autosuficientes.

Não discordo de você. Mas eu contesto essa questão da experiência pessoal. 

Experiência pessoal que digo é a opinião de cada um. Não se prova. É foro íntimo.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 05 de Julho de 2008, 17:43:45 »
vc deve ser muito corajoso e frio, deve ser um destes lutadores de jui jitsu (é asim que se escreve?) de briga de boate. Esses caras são super autosuficientes.

Nem uma coisa e nem outra. Sou um cara normal como você. A questão é que para mim apelar para Deus é algo tão impensável quanto para você deve ser apelar para o Super-Homem ou o Batman te salvarem. Simplemente não passa pela cabeça.

Experiência pessoal que digo é a opinião de cada um. Não se prova. É foro íntimo.

A experiência pessoal é foro íntimo, mas a verdade factual não. A verdade segue inabalável independente do que eu ou você ou quem quer que seja acha dela. Colocar o "foro íntimo" acima dela é uma atitude anti-intelectual.
« Última modificação: 05 de Julho de 2008, 17:45:53 por uiliníli »

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #43 Online: 05 de Julho de 2008, 18:30:41 »
A experiência pessoal é foro íntimo, mas a verdade factual não. A verdade segue inabalável independente do que eu ou você ou quem quer que seja acha dela. Colocar o "foro íntimo" acima dela é uma atitude anti-intelectual.

É talvez eu seja meio anti-intelectual, mas sabe, meu nivel de escolaridade é bem alto e minha situação profissional e financeira, bem razoável (e não herdei nada de meu pai). Talvez ter opiniões não embasadas em provas irrefutáveis não faça a mínima diferença par se ter sucesso na vida.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 05 de Julho de 2008, 18:49:00 »
É talvez eu seja meio anti-intelectual, mas sabe, meu nivel de escolaridade é bem alto e minha situação profissional e financeira, bem razoável (e não herdei nada de meu pai). Talvez ter opiniões não embasadas em provas irrefutáveis não faça a mínima diferença par se ter sucesso na vida.

Certamente. Crer em Deus ou não, não faz praticamente nenhuma diferença no seu dia-a-dia. Geralmente você pode ser uma pessoa igualmente bem-sucedida acreditando que qualquer coisa ou não acreditando em nada. Nesse sentido, você é livre para crer no que quer que te faça uma pessoa mais feliz e não sou eu quem vai querer mudar as suas crenças. Mas espero que sua opção anti-intelectual se restrinja somente a suas crenças sobrenaturais... Eu prefiro, para minha vida, sempre que possível, embasar mesmo minhas opiniões mais inofensivas segundo os mesmos critérios com que trato as questões do trabalho no dia-adia, ou seja, sobre critérios racionais.

E como você entrou de livre e espontânea vontade em um fórum de discussão cético demonstrando curiosidade a respeito de nossas opiniões sobre esses temas, claro que eu não poderia me omitir de expressar os meus próprios valores, entre os quais estão a reverência pela verdade, qualquer que seja ela e ainda que ela não seja conhecida por mim e talvez jamais possa sê-lo e a opção pelo pensamento crítico e o ceticismo interessado.
« Última modificação: 05 de Julho de 2008, 18:53:10 por uiliníli »

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #45 Online: 05 de Julho de 2008, 19:16:35 »
É uma quetão de preferência. Eu prefiro o flamengo, as mulheres, o pudim de leite condensado, e crer em Deus, ao fluminense, aos homens, à gelatina e ao ceticismo.

Eu prefiro, para minha vida, sempre que possível, embasar mesmo minhas opiniões mais inofensivas segundo os mesmos critérios com que trato as questões do trabalho no dia-adia, ou seja, sobre critérios racionais.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 05 de Julho de 2008, 19:22:55 »
:ok:

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #47 Online: 05 de Julho de 2008, 20:51:40 »

Nem uma coisa e nem outra. Sou um cara normal como você. A questão é que para mim apelar para Deus é algo tão impensável quanto para você deve ser apelar para o Super-Homem ou o Batman te salvarem. Simplemente não passa pela cabeça.

Já que estamos discutindo o argumento do ateu na trincheira ( ou no avião em pane) a fraqueza dele é clara porque um ateu coerente não muda de posição sobre a sua descrença pois se espera que já tenha meditado sobre a morte.
Falando de experiência pessoal há quatro anos atrás estive em franco risco de vida ( duas cirurgias de urgência em 4 dias) e nem por isso me preocupei com deus ou similares pelo mesmo motivo do Uili: esta opção não consta no meu programa :)
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 05 de Julho de 2008, 20:54:11 »
A gente nem lembra que "Deus existe" nessas horas :lol:

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #49 Online: 05 de Julho de 2008, 21:02:11 »
cara, vendo o texto de Rosa de Luxemburgo citado no seu post pude perceber que posivelmente vc é de esquerda. Há temas políticos em discussão neste forum? onde? Podeia dar o endereço? Eu escrevi um artigo no O globo por estes dias detonando o governo Lula e queria debatar sobre isso.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!