Ok, deve haver um monte de caras que se enfiou em enrascada e não recorreu a Deus. A diaba da minha sogra é uma delas, mas, via de regra, as pessoas se acovardam e recorem ao sobrenatural.
Isso é um palpite seu, mas acho que não existem estatísticas que possam corroborar ou não sua opinião ou a minha. O que eu digo por experiência pessoal com relação a situações de stress brandas por que já passei, como assaltos, Deus nem me passou pela cabeça. Não por coragem ou racionalismo da minha parte, mas porque nesse tipo de situação eu nem lembro que existe a opção de recorrer a intervenção divina.
Volto a dizer, não há como provar a existência de Deus e acho que não haverá nunca. Quem se aventurar, é possível que pague mico e caia nas garras dos céticos sacanas deste forum. É uma questão pessoal... a experiência de cada um.
Não discordo de você. Mas eu contesto essa questão da experiência pessoal. Uma pessoa racional e com alguma preocupação quanto ao conceito de verdade, de realidade não pode se deixar levar por mera experiência pessoal. Como eu já disse, pessoas mentem, pessoas erram e pessoas se enganam. Não sei se você acompanhou recentemente o caso dos idosos que viram sangue "jorrar" dos azulejos de seu banheiro; a polícia foi ativada e a perícia descobriu que o líquido era mesmo sangue e sangue humano! Não tardou até o acontecimento ser qualificado como fenômeno paranormal, mas quando enfim saiu o resultado do exame de tipagem sangüínea a polícia concluiu que o sangue era de varizes da senhora que morava na casa... Como ela era diabética não tinha muita sensibilidade nas pernas e não sentia dor, mas mesmo assim ela foi incapaz de perceber que o sangue saía de seu próprio corpo, e não do chão...
Se acreditamos que o testemunho pessoal tem valor de evidência podemos acreditar em tudo - há testemunhos pessoais para todos os gostos que validam o que quer que se queira validar. Mas o valor de verdade das mesmas não reside em se tratarem de experiências pessoais, e é para isso que se faz necessário peneirar essas alegações pelo crivo da razão e do método científico.