Enquete

Qual o pior argumento em favor da existência de Deus?

There is no atheists in foxholes.
4 (8.3%)
Aposta de Pascal
7 (14.6%)
Com Deus não se brinca.
14 (29.2%)
Apelos à autoridade.
8 (16.7%)
Outro argumento não presente nesta lista.
15 (31.3%)

Votos Totais: 47

Autor Tópico: Qual o pior argumento em favor da existência de Deus?  (Lida 42507 vezes)

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
  • Disculpen las molestias, esto es una revolución.
Re: Qual o pior argumento em favor da existência de Deus?
« Resposta #75 Online: 09 de Julho de 2008, 12:13:01 »
Talvez o ser humano tenha uma "vocação intrínseca" de ser bobo! :histeria:
Abraços!
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #76 Online: 09 de Julho de 2008, 12:16:12 »
Não vão banir esse famado não?

Desde já oponho-me ao banimento do famado. :hihi:

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #77 Online: 09 de Julho de 2008, 12:39:39 »
Não, não é isso. É o seguinte: lembra daquele descoberta de um túmulo neandethal, onde acharam as ferramentas do cara junto com o corpo. Pois é, é um indício que os neanderthais tinham alguma crença. Ora, eu acho que os neanderthais eram apenas homens comuns que se extinguiram, mas para vc, que acha que eles eram outra espécie humana, o fato do cara ter sido enterrado com suas ferramentas evidencia que seu povo tinha alguma crença. Esta crença advém do fato de todo ser racional ter uma vocação intrínseca de buscar a Deus.
Ou talvez seja uma vantagem evolutiva, talvez por unir a tribo, mas que deve ser abandonada à medida em que evoluímos, assim como aos poucos abandonamos a violência na guerra e não mais exterminamos o inimigo derrotado, mas o ajudamos a se recuperar.

Que tal substituir "vocação intrínseca" por "defeito de projeto"? Ou "característica obsoleta" ?

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #78 Online: 09 de Julho de 2008, 12:56:03 »
Valeu!

Não vão banir esse famado não?

Desde já oponho-me ao banimento do famado. :hihi:

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #79 Online: 09 de Julho de 2008, 12:58:27 »
Não, não é isso. É o seguinte: lembra daquele descoberta de um túmulo neandethal, onde acharam as ferramentas do cara junto com o corpo. Pois é, é um indício que os neanderthais tinham alguma crença. Ora, eu acho que os neanderthais eram apenas homens comuns que se extinguiram, mas para vc, que acha que eles eram outra espécie humana, o fato do cara ter sido enterrado com suas ferramentas evidencia que seu povo tinha alguma crença. Esta crença advém do fato de todo ser racional ter uma vocação intrínseca de buscar a Deus.
Ou talvez seja uma vantagem evolutiva, talvez por unir a tribo, mas que deve ser abandonada à medida em que evoluímos, assim como aos poucos abandonamos a violência na guerra e não mais exterminamos o inimigo derrotado, mas o ajudamos a se recuperar.

Que tal substituir "vocação intrínseca" por "defeito de projeto"? Ou "característica obsoleta" ?

Não pode ser uma característica obsoleta porque as religiões "evoluíram" de crenças tribais para organizações bam regulamentadas.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #80 Online: 10 de Julho de 2008, 00:11:50 »
Ò que uma coisa tem a ver com a outra, Famado?

Uma característica é obsoleta se ela não tem mais razão de ser.  É isso o que a palavra significa.

Não entendo em que a tendência geral das religiões em se tornar mais complexas evidenciaria que elas não são obsoletas. 

Talvez, pelo contrário, seja uma evidência de que perderam o rumo e precisam se esforçar mais para reencontrá-lo (ou, quem sabe, para se manter ocupadas e não ter de confrontar a própria irrelevância).
« Última modificação: 10 de Julho de 2008, 08:26:12 por Luis Dantas »
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #81 Online: 10 de Julho de 2008, 07:19:16 »
Não pode ser uma característica obsoleta porque as religiões "evoluíram" de crenças tribais para organizações bam regulamentadas.
A ablação do clitóris continua sendo feita até hoje, portanto fica provado que a prática tem um valor intríseco e não deve ser abandonada.
Os bandos de malfeitores de antigamente evoluíram para máfias internacionais, o que prova que não é uma característica obsoleta.

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #82 Online: 10 de Julho de 2008, 18:14:56 »
O pior argumento, o mais insuportavel é aquele mais ou menos do tipo

"Deus criou a natureza, logo toda vez que vejo a natureza, vejo a prova da existencia de Deus",

geralmente apelando para imagens bonitas e pseudo-poeticas sobre a beleza do sol, de uma flor, etc.

Argumento idiota que fere a logica mais rasteira e que ainda por cima é de um descaramento irritante (pois refere-se sempre a coisas "bonitinhas" e "legaizinhas", e jamais ao lado-B da vida, que tambem teria que ter sido criado pelo f.d.p. divino, se assumirmos as hipoteses delirantes que ele existe e criou tudo).
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #83 Online: 11 de Julho de 2008, 06:58:00 »

"Deus criou a natureza, logo toda vez que vejo a natureza, vejo a prova da existencia de Deus"
"Quem acredita em que os duendes provocam a chuva, vê uma prova da existência dos duendes a cada vez que chove"
geralmente apelando para imagens bonitas e pseudo-poeticas sobre a beleza do sol, de uma flor, etc.

Argumento idiota que fere a logica mais rasteira e que ainda por cima é de um descaramento irritante (pois refere-se sempre a coisas "bonitinhas" e "legaizinhas", e jamais ao lado-B da vida, que tambem teria que ter sido criado pelo f.d.p. divino, se assumirmos as hipoteses delirantes que ele existe e criou tudo).
Às vezes, dá vontade de devolver os PPT piegas para quem mandou, só que trocando as fotos bonitinhas por fotos de miséria, massacres e tragédias.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #84 Online: 11 de Julho de 2008, 16:59:41 »

"Deus criou a natureza, logo toda vez que vejo a natureza, vejo a prova da existencia de Deus"
"Quem acredita em que os duendes provocam a chuva, vê uma prova da existência dos duendes a cada vez que chove"

Às vezes, dá vontade de devolver os PPT piegas para quem mandou, só que trocando as fotos bonitinhas por fotos de miséria, massacres e tragédias.

Cara, que idéia maravilhosa.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #85 Online: 11 de Julho de 2008, 21:07:52 »
Talvez, um bom argumento sobre a existência de Deus seja toda aquela história da baixa entropia do universo, existente no final do capítulo 7 do Van Wylen (termodinâmica clássica). Ou talvez a questão da abiogênese. Em todo caso, a posição agnóstica é mais coerente que a ateísta. Não se pode provar que Deus existe, nem que não existe.
« Última modificação: 11 de Julho de 2008, 22:07:02 por famado »

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #86 Online: 11 de Julho de 2008, 21:46:42 »
Talvez, um bom argumento sobre a existência de Deus seja toda aquela história da baixa entropia do universo, existente no final do capítulo 7 do Van Willen (termodinâmica clássica). Ou talvez a questão da abiogênese. Em todo caso, a posição agnóstica é mais coerente que a atéia. Não se pode provar que Deus existe, nem que não existe.

Capítulo 7 de que edição do Van Wylen? Não encontrei nada no meu livro (tradução da 6ª edição americana)... Fiquei curioso :)

Agora, famado, você diz que a posição agnóstica é mais coerente que a ateísta porque não se pode provar que Deus existe nem que não existe - perfeito. Mas nesse caso a posição agnóstica também é melhor que a teísta, pelo mesmo motivo. Por que então você não se declara agnóstico?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #87 Online: 11 de Julho de 2008, 22:10:40 »
Ateísmo é uma questão de estética, assim como o teísmo, Famado.

No fundo não quer dizer muita coisa.  Crer em Deus, não crer... só faz alguma diferença para a própria pessoa.
« Última modificação: 11 de Julho de 2008, 22:15:56 por Luis Dantas »

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #88 Online: 11 de Julho de 2008, 22:16:08 »
Pra início de conversa, troquei o atéia e Willen por ateísta e Wylen.
Quanto ao livro, 2a edição, 1976. A primeira edição é de 1973. O Sontag ainda era vivo quando eu fazia os créditos do meu doutoramento. Ele foi orientador de doutorado de um professor meu.

O assunto está nas páginas 181 e 182. O último texto antes dos exercícios do capítulo 7.

Quanto à se tornar agnóstico, impossível. Tenho experiências pessoais. Não provam nada aos outros, mas provam a mim. Meu caminho é sem volta. Estou mergulhado nisso e ainda por cima, isso corre em minhas veias.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #89 Online: 11 de Julho de 2008, 22:17:50 »
Vou ficar na curiosidade então... Acho que esses comentários não foram incuídos nas edições mais recentes.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #90 Online: 12 de Julho de 2008, 07:55:47 »
Quanto à se tornar agnóstico, impossível. Tenho experiências pessoais. Não provam nada aos outros, mas provam a mim. Meu caminho é sem volta. Estou mergulhado nisso e ainda por cima, isso corre em minhas veias.

Famado, só queria fazer um comentário talvez desnecessário mas que eu acho importante: eu vejo a pergunta de WillyNilly alias uílinili mais retórica do que proselitista, isto é, (pelo menos eu e posso falar por uma booooa parcela do fórum) não estou querendo convencer você de nada.

Questionamos, enchemos a sua paciência, enxergamos 'o outro lado' que religiosos não querem ver, não gostam de ver, não se importam; adoramos falar sobre religiões, discutir sobre não religião, etcétera, e obviamente vai ter que tolerar retrucadas e réplicas a 110% dos seus argumentos.

Mas ninguém está aqui mesmo se importando pela sua conversão ou desconversão. Se acontecer ou não é um problema pessoal, ente você e suas veias.

--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #91 Online: 12 de Julho de 2008, 17:09:36 »

Crer em Deus, não crer... só faz alguma diferença para a própria pessoa.

Absolutamente certo.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #92 Online: 12 de Julho de 2008, 18:26:11 »
Fico surpreso de você concordar, Famado.  A sua participação nos tópicos dá a entender que o seu pensamento seja outro.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #93 Online: 12 de Julho de 2008, 18:37:52 »
Como assim?

Me parece que tenho deixado claro que crer em Deus é uma questão pessoal. Uma questão de escolha. Em algum momento fiz parecer que acho que as pessoas são obrigadas a crer?
Não ficou claro para mim sua colocação.

Fico surpreso de você concordar, Famado.  A sua participação nos tópicos dá a entender que o seu pensamento seja outro.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #94 Online: 12 de Julho de 2008, 19:03:46 »
Você parece acreditar que há bons motivos para crer em Deus, além da pura inclinação mental e emocional de cada um.  Tanto que tenta argumentar que a Bíblia não é contraditória.

Por que teria essa preocupação se achasse que a crença em Deus é questão estritamente pessoal?

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #95 Online: 12 de Julho de 2008, 19:29:41 »
Sei lá. Creio piamente que a bíblia não é contraditória. Por outro lado, creio tb que não há provas da existência de Deus. Independente disso, creio em Deus e acho que há bons motivos para se crer nEle, mas esses motivos não são a prova de sua existência. Entendeu? Nem eu!

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #96 Online: 12 de Julho de 2008, 19:44:07 »
Exceto pela parte de não ver contradições na Bíblia, entendi perfeitamente.  Dependendo, é claro, de quais sejam esses motivos para crer.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #97 Online: 12 de Julho de 2008, 20:29:33 »
Os motivos são minhs experiências pessoais.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #98 Online: 13 de Julho de 2008, 10:27:57 »
Mas então qual é a sua motivação para discutir o assunto?

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #99 Online: 13 de Julho de 2008, 14:28:28 »
O pior de todos é aquele: "Se Deus não existe então o universo não tem sentido". Ele é ruim porque presume que o universo deveria ter um sentido quando não há nenhuma razão para que isso seja verdade e por causa do non sequitur do tamanho de uma kombi.

Adoro quando ateistas assumem que a vida não precisa ter sentido.
É que qualquer sentido que qualquer um queira dar pra sua vida, já dá sentido a ela.
É pretensão habitual do cético ver melhor que os demais.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!