Enquete

Qual o pior argumento em favor da existência de Deus?

There is no atheists in foxholes.
4 (8.3%)
Aposta de Pascal
7 (14.6%)
Com Deus não se brinca.
14 (29.2%)
Apelos à autoridade.
8 (16.7%)
Outro argumento não presente nesta lista.
15 (31.3%)

Votos Totais: 47

Autor Tópico: Qual o pior argumento em favor da existência de Deus?  (Lida 42506 vezes)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re: Qual o pior argumento em favor da existência de Deus?
« Resposta #50 Online: 05 de Julho de 2008, 21:05:34 »
cara, vendo o texto de Rosa de Luxemburgo citado no seu post pude perceber que posivelmente vc é de esquerda. Há temas políticos em discussão neste forum? onde? Podeia dar o endereço? Eu escrevi um artigo no O globo por estes dias detonando o governo Lula e queria debatar sobre isso.

Procure a seção "Laicismo e Política" na página inicial do fórum.

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #51 Online: 05 de Julho de 2008, 21:06:22 »
cara, vendo o texto de Rosa de Luxemburgo citado no seu post pude perceber que posivelmente vc é de esquerda. Há temas políticos em discussão neste forum? onde? Podeia dar o endereço? Eu escrevi um artigo no O globo por estes dias detonando o governo Lula e queria debatar sobre isso.

Em Discussões vá em "Laicismo e Política" ou "História e Filosofia".
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #52 Online: 05 de Julho de 2008, 21:42:19 »
Putz grila, vcs são do cacete. O que que é o pior que vc já ouviu? O negócio das trincheiras ou o negócio de experiência pessoal? Ou os dois?

Ok, está aqui um dos piores que já ouvi, ao vivo e a cores.

Está em itálico
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #53 Online: 05 de Julho de 2008, 22:14:39 »

Está em itálico

É, vc é muito corajoso, resolvido e experiente.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #54 Online: 05 de Julho de 2008, 23:36:48 »
Ok, deve haver um monte de caras que se enfiou em enrascada e não recorreu a Deus. A diaba da minha sogra é uma delas, mas, via de regra, as pessoas se acovardam e recorem ao sobrenatural.

Isso é verdade. Sò não é uma prova da existência de Deus, é uma prova de como funciona a natureza humana.
« Última modificação: 06 de Julho de 2008, 12:21:22 por JCatino »
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #55 Online: 06 de Julho de 2008, 01:59:30 »
É uma quetão de preferência. Eu prefiro o flamengo, as mulheres, o pudim de leite condensado, e crer em Deus, ao fluminense, aos homens, à gelatina e ao ceticismo.

Eu prefiro, para minha vida, sempre que possível, embasar mesmo minhas opiniões mais inofensivas segundo os mesmos critérios com que trato as questões do trabalho no dia-adia, ou seja, sobre critérios racionais.

Nisso eu concordo ......... todo torcedor do fluminense gosta de homem......... ::)

Só pra descontrair......... :vergonha:
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #56 Online: 06 de Julho de 2008, 11:05:15 »
É uma quetão de preferência. Eu prefiro o flamengo, as mulheres, o pudim de leite condensado, e crer em Deus, ao fluminense, aos homens, à gelatina e ao ceticismo.
Bem lembrado. A escolha de uma religião segue os mesmos critérios que a escolha de um time de futebol: o acaso.
Depois da escolha feita, ela passa a lhe parecer óbvia.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #57 Online: 06 de Julho de 2008, 11:10:24 »
Ok, deve haver um monte de caras que se enfiou em enrascada e não recorreu a Deus. A diaba da minha sogra é uma delas, mas, via de regra, as pessoas se acovardam e recorem ao sobrenatural.
Você não pode julgar o que uma pessoa faz quando está desesperada assim como não pode julgá-la pelo que faz depois de beber.
Você pode julgá-la por ter decidido beber, mas não pode julgá-la pela religião que lhe enfiaram na cabeça quando era criança (e que pode se manifestar quando a razão está ausente).

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #58 Online: 06 de Julho de 2008, 14:17:26 »
A idéia de que não há ateus em tricheiras é mais ou menos essa: Na hora do perigo, quando a vida está em jogo, quando é uma questão de vida ou morte, o indivíduo recorre à sua vocação intrinseca de buscar a Deus. Pois ela (essa vocação) supostamente existe em todas as pessoas. É a idéia que Deus fez o homem vocacionado para Ele e sua vida Lhe pertence, portanto, Ele é quem pode ajudar. É mais ou menos por aí.

Você não pode julgar o que uma pessoa faz quando está desesperada assim como não pode julgá-la pelo que faz depois de beber.
Você pode julgá-la por ter decidido beber, mas não pode julgá-la pela religião que lhe enfiaram na cabeça quando era criança (e que pode se manifestar quando a razão está ausente).

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #59 Online: 06 de Julho de 2008, 14:19:26 »
A idéia de que não há ateus em tricheiras é mais ou menos essa: Na hora do perigo, quando a vida está em jogo, quando é uma questão de vida ou morte, o indivíduo recorre à sua vocação intrinseca de buscar a Deus. Pois ela (essa vocação) supostamente existe em todas as pessoas. É a idéia que Deus fez o homem vocacionado para Ele e sua vida Lhe pertence, portanto, Ele é quem pode ajudar. É mais ou menos por aí.

Nesse caso, é um argumento contra a existência de Deus, já que mesmo muitos que creêm em Deus acabam esquecendo dele nessas horas, e muito poucos ateus manifestam essa suposta vocação intrínseca.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #60 Online: 06 de Julho de 2008, 14:38:14 »
"Mais ou menos por aí" se você partir da premissa de que algum deus existe.
"Lavagem cerebral que nos domina quando a razão falha" se você não mais acredita em algum deus.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #61 Online: 06 de Julho de 2008, 15:06:16 »
"Lavagem cerebral que nos domina quando a razão falha" se você não mais acredita em algum deus.

Ok vamos ver o tamanho de sua coragem, caso passe por uma situação de extresse extremo. Convença-se a si mesmo depois do ocorrido.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #62 Online: 06 de Julho de 2008, 16:30:32 »
Ok vamos ver o tamanho de sua coragem, caso passe por uma situação de extresse extremo. Convença-se a si mesmo depois do ocorrido.
Só me responsabilizo pelo que eu fizer ou disser quando estiver de posse da minha razão.
Se a razão me abandonar, é como se eu estivesse bêbado ou demente.
Se a razão me abandonar, é bem possível que a única coisa que reste sejam os instintos e o tumor da religião, com raízes tão profundas que eu não tenho como eliminar.
É como um trauma de infância: a gente descobre que está lá e isto ajuda a controlar nossas reações irracionais devidas a ele, mas não dá para apagá-lo da memória.

Pergunta: que estatísticas você tem sobre ateus rezando num avião que cai ou coisas assim?

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #63 Online: 06 de Julho de 2008, 19:04:06 »
Não vão banir esse famado não?

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #64 Online: 06 de Julho de 2008, 19:21:11 »

Pergunta: que estatísticas você tem sobre ateus rezando num avião que cai ou coisas assim?

Um amigo meu sempre dizia que vc conhece uma pessoa dando poder a ela ou quando ela está em situação de stress. O seu verdadeiro eu está ali, quando experiencia estas situações. Via de regra, num extremo tenderá a pisar as pessoas, no outro, recorrerá a Deus.

A propósito, porque o cara quer me banir do tópico?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #65 Online: 06 de Julho de 2008, 19:34:51 »

Um amigo meu sempre dizia que vc conhece uma pessoa dando poder a ela ou quando ela está em situação de stress. O seu verdadeiro eu está ali, quando experiencia estas situações. Via de regra, num extremo tenderá a pisar as pessoas, no outro, recorrerá a Deus.

Aí é que está.  Você afirma que sim, eu pessoalmente duvido, e o Fernando Silva está pedindo alguma comprovação estatística para defender a sua afirmação.  Você a tem?

Isso ele é que pode dizer.  Pela regra você não pode ser banido a não ser depois de três faltas (que são penalizadas com um cartão amarelo cada).  Até o momento você não tem nenhum (vai ser avisado se acontecer de receber algum).

Imagino que ele esteja te achando proselitista, mas mesmo que a moderação concorde, terá de te avisar antes de aplicar um cartão, que dirá três.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #66 Online: 06 de Julho de 2008, 19:47:16 »
Como o Dante disse no início do tópico, você não acha que esse argumento na verdade atua a favor do ateísmo? Se se precisa passar por uma situação de estresse extremo, em que provavelmente suas faculdades racionais estão abaladas, para poder acreditar em deus, isso não é prova de que a crença em deus nesses moldes não é uma coisa razoável? (E olha só: estou assumindo que o que você diz é verdade. Eu já passei por situações de perigo e a última coisa que pensei foi deus. Aliás, pensar em deus é perda de tempo: para que pedir ajuda para um ser metafísico que eu sequer acredito que exista se eu posso me concentrar em resolver meu problema de forma tangível e real?)

Não seria o mesmo que começar a argumentar a favor da água no deserto só porque depois de passar muita sede lá, você começa a ter ilusões e ver água? Por que começar a acreditar em deus em situações de perigo seria um argumento* a favor, e não contra, se SABEMOS que isso é decorrência de, digamos, um "mal-funcionamento" do cérebro?

*Aliás, isso nem é um argumento à favor da existência de deus. Isso é mais uma tentativa desesperada de dizer: "no fundo, você acredita em deus".
« Última modificação: 06 de Julho de 2008, 19:51:01 por Oceanos »

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #67 Online: 06 de Julho de 2008, 19:53:39 »
Aí é que está.  Você afirma que sim, eu pessoalmente duvido, e o Fernando Silva está pedindo alguma comprovação estatística para defender a sua afirmação.  Você a tem?

Não tenho. Aliás, nem concordo com a história das trincheiras e nem sei mesmo porque estou falando dela, pois acho que não se prova a existência de Deus.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #68 Online: 06 de Julho de 2008, 19:54:29 »

*Aliás, isso nem é um argumento à favor da existência de deus. Isso é mais uma tentativa desesperada de dizer: "no fundo, você acredita em deus".

É verdade.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #69 Online: 06 de Julho de 2008, 19:58:31 »

Não tenho. Aliás, nem concordo com a história das trincheiras e nem sei mesmo porque estou falando dela, pois acho que não se prova a existência de Deus.

Aprecio a honestidade :)

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #70 Online: 06 de Julho de 2008, 20:16:46 »
Somos dois. :)

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #71 Online: 06 de Julho de 2008, 21:48:29 »

non sense total. Quando alguém esta em stress e vc o conhece, vc conhece alguém sob estado de stress. Não tem essa de verdadeiro eu...

Em situações de stress, é normal que boa parte das pessoas procurem qualquer coisa: cristais, cartomantes, deus (cristão, judeu, bushongo, ...), diabo. Isso é natural e quer dizer.... absolutamente nada.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #72 Online: 07 de Julho de 2008, 12:40:50 »
non sense total. Quando alguém esta em stress e vc o conhece, vc conhece alguém sob estado de stress. Não tem essa de verdadeiro eu...
No máximo, a gente conhece um lado da pessoa que, em situações normais, é controlado pelo outro lado e por isto não aparece.
Acontece que a pessoa completa é formada pelos dois lados, portanto a pessoa estressada e descontrolada é uma outra pessoa,  não aquela que conhecemos.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #73 Online: 08 de Julho de 2008, 23:41:33 »
vocação intrinseca de buscar a Deus.
que vocação intrinseca?
quando nascemos já acreditamos em deus???
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #74 Online: 09 de Julho de 2008, 11:24:05 »
Não, não é isso. É o seguinte: lembra daquele descoberta de um túmulo neandethal, onde acharam as ferramentas do cara junto com o corpo. Pois é, é um indício que os neanderthais tinham alguma crença. Ora, eu acho que os neanderthais eram apenas homens comuns que se extinguiram, mas para vc, que acha que eles eram outra espécie humana, o fato do cara ter sido enterrado com suas ferramentas evidencia que seu povo tinha alguma crença. Esta crença advém do fato de todo ser racional ter uma vocação intrínseca de buscar a Deus.

vocação intrinseca de buscar a Deus.
que vocação intrinseca?
quando nascemos já acreditamos em deus???

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!