A mediunidade causa esperança para corações aflitos, cura do medo da morte, orienta quanto às ações no presente. Para alguns.
Para outros é curiosidade que intriga, fenômeno desconhecido, brincadeira excitante do medo.
Outros tantos apenas xaropada sentimentalóide de sempre sem causar nehum recurso precioso, sem utilidade e ainda perguntam se mediunidade é tecnologia!
Vejam como a mente humana é seletiva! Um médium diz receber uma mensagem de um espírito preocupado com o rumo das coisas em determinado lar. Sugere calma nas decisões, evangelho no lar e fala alguma particularidade conhecida apenas do causador das aflições no lar.
Logo surgem opositores do suposto médium, sugerindo que o sujeito é meio fora da casinha, esquizito que a ciência não comprova a veracidade da existência de vida espitual, etc. Um dia, um opositor aparece com um celular da LG novinho, TouchScreen e logo começa a mostrar os recursos de seu novo brinquedinho caro. Câmera, jogos 3D e videos com qualidade exelentes. Num destes videos, nosso amigo opositor da mediunidade, mostra como se dá o lançamento, viagem e chegada de uma sonda com destino ao planeta Marte. Todo orgulhoso dos avanços cientificos e claro, também do audio e video do seu novo celular, mostra-se vitorioso e com soberba quanto ao resto dos mortais.
Mal sabia o que fazer quando algum crente malvado sugeriu que as imagens são pura computação gráfica e que a entrada na atmosfera do planeta vermelho não se daria com tremendo show de fogos, fato devido a pobreza em oxigênio por lá.
---UAL! Mas a ciência pode enviar uma sonda pra lá, eu sei disso! Exclama nosso amigo opositor à mediunidade.
---Sim, também acredito, disse o crente, mas procure saber se o que a ciência fala é real ou está apenas no campo da teoria ou apenas explanação de idéias. Você acredita sem ver ou vê apenas aquilo que acredita, como no caso da imagem gerada por computação. Assim se dá com a matéria escura, energia escura, água no planeta WXYZ em óribita a estrela Delta cujo balanço sugere um buraco negro que, mesmo não se comprovando a existência, leva à lógica que somente um dos grandes causaria tal anomalia. Acreditar sem ver ou ver apenas aquilo que acredita.
Não quero aqui traçar uma comparação de ciência com espiritismo. Frutos da ciência se colhem a todo instante, na comunicação, informática, medicina, entreterimento. Já com a mediunidade, bem, para alguns!