Autor Tópico: Preconceito contra negros e preconceito contra ateus  (Lida 42789 vezes)

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
Re:Preconceito contra negros e preconceito contra ateus
« Resposta #200 Online: 21 de Outubro de 2014, 20:12:14 »
Sobre ateus discriminarem religiosos, sim, isso é muito frequente, e em alguns casos até caso de bulling ou cyber-bulling  cmo ando vendo nas redes sociais em grupos de ateus no facebook. A maioria dos ateus, pelo menos de grupos que conheço consideram e tratam os religiosos como intelectualmente inferiores, os chamam de burros, crentelhos estúpidos e muitos outros termos pejorativos.

Praticamente se considerando uma "linhagem memética superior" e que as "raças meméticas inferiores" precisam de uma "solução final" urgentemente.

O ateísmo quase sempre discrimina a falta de respostas dos religiosos
O ateísmo não discrimina nada, quem discrimina é o indivíduo ateu (alguns deles, não todos).

Como é que eu vou fazer agora pra te explicar que focinho de porco não é tomada?

O que acontece é que nesse caso, a palavra ateísmo funciona como sujeito indeterminado com aliteração deste.

A frase poderia ter ficado assim,

"Normalmente, quase sempre se discrimina a falta de respostas dos religiosos e a insistência deles de que suas crenças tem status científico.

"Se", funciona como sujeito indeterminado.

e a insistência deles de que suas crenças tem status científico.

Você fez uma generalização infundamentada.

Não há generalização alguma aí, mocinho. A frase está toda condicionada a um siligismo em que se "x"é verdade, "y" faz sentido. É exatamente o contrário, uma contextualização e não uma generalização.

Não são todos os religiosos que argumentão que suas crenças ou alegações religiosas possuam status científico, boa parte deles limitam a discussão religiosa ao campo religioso ou filosófico.

Abraços!
Porém, a falta de respostas deles(de caráter científico) enquanto propõem que em suas crenças há pendor científico os qualifica como insistentes de uma posição insustentável (o que torna a frase toda correta).

argumentão

Argumentão é um argumento grandão?
« Última modificação: 21 de Outubro de 2014, 20:18:48 por sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #201 Online: 21 de Outubro de 2014, 20:26:29 »
Sobre ateus discriminarem religiosos, sim, isso é muito frequente, e em alguns casos até caso de bulling ou cyber-bulling  cmo ando vendo nas redes sociais em grupos de ateus no facebook. A maioria dos ateus, pelo menos de grupos que conheço consideram e tratam os religiosos como intelectualmente inferiores, os chamam de burros, crentelhos estúpidos e muitos outros termos pejorativos.

Praticamente se considerando uma "linhagem memética superior" e que as "raças meméticas inferiores" precisam de uma "solução final" urgentemente.

O ateísmo quase sempre discrimina a falta de respostas dos religiosos
O ateísmo não discrimina nada, quem discrimina é o indivíduo ateu (alguns deles, não todos).

Como é que eu vou fazer agora pra te explicar que focinho de porco não é tomada?

O que acontece é que nesse caso, a palavra ateísmo funciona como sujeito indeterminado com aliteração deste.
:ok: mesmo que a palavra fosse "ateu", o sujeito continuaria indeterminado (não referenciado).

A frase poderia ter ficado assim,

"O Normalmente, quase sempre se discrimina a falta de respostas dos religiosos e a insistência deles de que suas crenças tem status científico.

"Se" funcionando como sujeito indeterminado.
O normalmente? se?  :hein:

e a insistência deles de que suas crenças tem status científico.

Você fez uma generalização infundamentada.

Não há generalização alguma aí, mocinho. A frase está toda condicionada a um siligismo em que se "x"é verdade, "y" faz sentido. É exatamente o contrário, uma contextualização e não uma generalização.
:ok:

Não são todos os religiosos que argumentão* que suas crenças ou alegações religiosas possuam status científico, boa parte deles limitam a discussão religiosa ao campo religioso ou filosófico.

Abraços!
Porém, a falta de respostas deles(de caráter científico) enquanto propõem que em suas crenças há pendor científico os qualifica como insistentes de uma posição insustentável (o que torna a frase toda correta).
O que você quer dizer com pendor científico, e que pendores científicos seriam estes?

argumentão*

Argumentão é um argumento grandão?
Argumentam*  :ok:
« Última modificação: 21 de Outubro de 2014, 20:30:33 por Skeptikós »
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #202 Online: 21 de Outubro de 2014, 20:36:53 »

O que você quer dizer com pendor científico[...?

Apenas não quis repetir "caráter científico".

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #203 Online: 21 de Outubro de 2014, 22:10:39 »
Neste ponto é bom lembrar que nem todos os religiosos defendem que suas crenças possuem fundamentação científica, muitos admitem inclusive que elas são sustentadas somente por fé.

O fideísmo por exemplo, rejeita não somente a necessidade de evidências empíricas, como a própria necessidade da lógica, sustentando sua crença em Deus somente com a fé.

Alguns outros rejeitam a necessidade de evidências empíricas, mas usam a argumentação lógica e a razão (a reflexão racional) para tentar construir a sustentação das suas crenças, é o caso de algumas correntes deístas de pensamento.

Abraços!
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #204 Online: 06 de Outubro de 2015, 16:36:23 »
Eu achava que os religiosos eram malucos, que não havia gente inteligente lá, mas hoje mudei de opinião.

Mas muitos ainda nos acham malucos, descobri que para cada ideologia existente existe a galera anti, do contra   :?

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #205 Online: 06 de Outubro de 2015, 16:50:53 »

Escrevi errado, era pra ser alienação!

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #206 Online: 15 de Março de 2018, 19:40:22 »
Não sei se isto ja foi dito aqui e um erro nao justifica outro, mas a discriminação por parte de crentes em relação a ateus é em geral muito maior que de ateus contra crentes.
Ja vi uma pesquisa onde ateus eram mais mal-vistos que estupradores numa escala de características indesejáveis (algo assim). Pena não me lembrar da referência para postar aqui - acho que a pesquisa foi feita nos EUA
O irônico disso é o fato de assédio sexual e pedofilia (que muitas vezes andam juntos com estupro) sejam tão comuns no meio religioso... a ICAR que o diga

Negros tambem não são bem vistos por muitas religiões por aí... basta pesquisar (mormonismo,  ICAR alguns cultos neopagãos me vem a cabeça). O preconceito neste caso é, em geral, mais disfarçado (salvo exceções) porque bem no fundo, o que a maior parte dos cultos quer ė o seu bolso e sua "alma" ("you-gotta-believe-me") e estes não tem cor.

Imaginem o fardo que um(a) negro(a) e ateista tem que aguentar
« Última modificação: 15 de Março de 2018, 19:56:42 por Fenrir »
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline El Elyon

• Nível 20
  • *
« Resposta #207 Online: 15 de Março de 2018, 21:43:00 »
Citação de: Fenrir
mas a discriminação por parte de crentes em relação a ateus é em geral muito maior que de ateus contra crentes.

Huh, tenho fortes suspeitas que não - quando regimes autodeclarados ateus (URSS, China Maoísta e especialmente, Albânia de Hoxha) existiam, eles eram incrivelmente discriminatórios contra indivíduos religiosos (obviamente, esses mesmos países tinham um histórico pregresso de perseguição religiosa, então não é simplesmente uma situação de "Bad, bad atheists"). Mas sim, é esperado que quando ateus estão em posição minoritária quanto a religiosos, eles serão discriminados.

Ja vi uma pesquisa onde ateus eram mais mal-vistos que estupradores numa escala de características indesejáveis (algo assim). Pena não me lembrar da referência para postar aqui - acho que a pesquisa foi feita nos EUA

Não, é algo generalizado e que ocorre em todo tipo de sociedade, incluindo secularizadas. Mas há algo importante, a discriminação contra ateus não é comparável com a discriminação passada por outros grupos - ela não se baseia em nojo, medo ou percepção de incompetência, mas sim que ateus são percebidos como imorais que se recusam a participar da cerimônia de associação grupal mais comum de uma sociedade. Além disso - ateus são invisíveis.

O irônico disso é o fato de assédio sexual e pedofilia (que muitas vezes andam juntos com estupro) sejam tão comuns no meio religioso... a ICAR que o diga

Não mais comuns do em outras instuições, como escolas. Esses casos são apenas mais reportados/noticiados porque a hipocrisia torna as notícias mais interessantes e visíveis.
"As long as the Colossus stands, Rome will stand, when the Colossus falls, Rome will also fall, when Rome falls, so falls the world."

São Beda.

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #208 Online: 15 de Março de 2018, 21:49:55 »
Os regimes que citou não me parecem muito diferentes de cultos religiosos. Coréia do Norte é um exemplo ainda melhor. Não os vejo como ateus. Seu objeto de culto é um ditador, o estado ou uma ideologia.
« Última modificação: 15 de Março de 2018, 21:56:12 por Fenrir »
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline El Elyon

• Nível 20
  • *
« Resposta #209 Online: 16 de Março de 2018, 19:40:43 »
Os regimes que citou não me parecem muito diferentes de cultos religiosos. Coréia do Norte é um exemplo ainda melhor. Não os vejo como ateus. Seu objeto de culto é um ditador, o estado ou uma ideologia.

Falácia do Escocês. Como que regimes que tinham por objetivo atingir o gosateizm (estado ateu), estabeleceram a Liga dos Ateus Militantes, um calendário soviético sem menção a datas e eventos religiosos e não foram exatamente gentis no tratamento dado a Igreja Ortodoxa Russa (que era aliada e um pilar básico do tsarismo) não podem ser considerados ateus? O Estado Soviético era um false flag Ortodoxo?  Por seu critério, a Inquisição Espanhola pode ser considerada não-Católica - e a DAESH, não-Islâmica.  :)
"As long as the Colossus stands, Rome will stand, when the Colossus falls, Rome will also fall, when Rome falls, so falls the world."

São Beda.

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #210 Online: 16 de Março de 2018, 21:13:37 »

Falácia do Escocês. Como que regimes que tinham por objetivo atingir o gosateizm (estado ateu), estabeleceram a Liga dos Ateus Militantes, um calendário soviético sem menção a datas e eventos religiosos e não foram exatamente gentis no tratamento dado a Igreja Ortodoxa Russa (que era aliada e um pilar básico do tsarismo) não podem ser considerados ateus? O Estado Soviético era um false flag Ortodoxo?  Por seu critério, a Inquisição Espanhola pode ser considerada não-Católica - e a DAESH, não-Islâmica.  :)

Vou tentar me expressar melhor: são certamente ateus no que diz respeito as religiões, como voce bem demonstrou.
Porem seus regimes tem algumas caraterísticas que, ao menos para mim, se parecem com as de um culto, uma religião.
Tenho a impressão que é como se substituissem deus pelo estado/nação/raça/etnia, Cristo ou Maomé como por um ditador/lider,
porque aqueles que seguem aquelas ideologias veem estas figuras como o bem, incorruptíveis, infalíveis, em suma, quase divinos.
Controle dos meios de comunicação e instrução e até mesmo lavagem cerebral tambem é outra caraterística que estas ideologias
tem em comum com algumas religiões.
Alguns imperadores romanos já não fizeram parte do panteão de deuses da roma antiga?
Tome como exemplo o Juche e o culto a personalidade de Kim-Il Sung e sua familia na Coréia do Norte. Essa adoração a Kim é parte
essencial do Juche, que foi criado pelo próprio Kim.
É certo que sejam ateus, pois não seguem nenhum religião, porem parecem se comportar como crentes que apenas trocaram os
objetos usuais de culto e adoração das religiões convencionais por outros.

Me parece que nas pontas da "ferradura", os extremos de esquerda e direita, mesmo quando são 100% ateus, se assemelham
muito com religiões teístas e os partidários destas idéias não perdem a fé em seus ídolos nem se, numa (improvável!) mega crise
de consciência, estes ídolos viessem em rede nacional, confessassem e provassem todos os seus crimes! Isso é como a atitude de
um crente que segue devotamente e incondicionalmente o seu guru. Por isso o meu questionamento.
« Última modificação: 16 de Março de 2018, 21:33:52 por Fenrir »

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
  • “Was mich nicht umbringt, macht mich stärker.”
« Resposta #211 Online: 29 de Junho de 2019, 14:41:03 »
Pelo que sei esse tal de Datena já foi processado ou interpelado judicialmente, não estou certo, por ter dito que só quem não tem deus no coração seria capaz de cometer um crime como o que estava sendo retratado no programa.
𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Offline Andarilho-terrestre

• Nível 13
  • *
« Resposta #212 Online: 07 de Agosto de 2019, 11:42:54 »
Pelo que sei esse tal de Datena já foi processado ou interpelado judicialmente, não estou certo, por ter dito que só quem não tem deus no coração seria capaz de cometer um crime como o que estava sendo retratado no programa.
Sim, Datena fez isso.

https://www.atea.org.br/datena-2/

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!