Os regimes que citou não me parecem muito diferentes de cultos religiosos. Coréia do Norte é um exemplo ainda melhor. Não os vejo como ateus. Seu objeto de culto é um ditador, o estado ou uma ideologia.
Falácia do Escocês. Como que regimes que tinham por objetivo atingir o gosateizm (estado ateu), estabeleceram a Liga dos Ateus Militantes, um calendário soviético sem menção a datas e eventos religiosos e não foram exatamente gentis no tratamento dado a Igreja Ortodoxa Russa (que era aliada e um pilar básico do tsarismo) não podem ser considerados ateus? O Estado Soviético era um false flag Ortodoxo? Por seu critério, a Inquisição Espanhola pode ser considerada não-Católica - e a DAESH, não-Islâmica. ![Smile :)](../forum/Smileys/default/icon_smile.gif)
Vou tentar me expressar melhor: são certamente ateus no que diz respeito as religiões, como voce bem demonstrou.
Porem seus regimes tem algumas caraterísticas que, ao menos para mim, se parecem com as de um culto, uma religião.
Tenho a impressão que é como se substituissem deus pelo estado/nação/raça/etnia, Cristo ou Maomé como por um ditador/lider,
porque aqueles que seguem aquelas ideologias veem estas figuras como o bem, incorruptíveis, infalíveis, em suma, quase divinos.
Controle dos meios de comunicação e instrução e até mesmo lavagem cerebral tambem é outra caraterística que estas ideologias
tem em comum com algumas religiões.
Alguns imperadores romanos já não fizeram parte do panteão de deuses da roma antiga?
Tome como exemplo o Juche e o culto a personalidade de Kim-Il Sung e sua familia na Coréia do Norte. Essa adoração a Kim é parte
essencial do Juche, que foi criado pelo próprio Kim.
É certo que sejam ateus, pois não seguem nenhum religião, porem parecem se comportar como crentes que apenas trocaram os
objetos usuais de culto e adoração das religiões convencionais por outros.
Me parece que nas pontas da "ferradura", os extremos de esquerda e direita, mesmo quando são 100% ateus, se assemelham
muito com religiões teístas e os partidários destas idéias não perdem a fé em seus ídolos nem se, numa (improvável!) mega crise
de consciência, estes ídolos viessem em rede nacional, confessassem e provassem todos os seus crimes! Isso é como a atitude de
um crente que segue devotamente e incondicionalmente o seu guru. Por isso o meu questionamento.