Autor Tópico: Olho por olho, dente por dente. A lei de Hamurabi, reinventada pelos espíritas.  (Lida 45408 vezes)

Offline Gilghamesh

• Nível 08
  • *
  • Eu Sou Gilghamesh! Versão: 4.9
    • Religião é Veneno!
Olho por olho, dente por dente. A lei de Hamurabi,  reinventada pelos espíritas.

A lei de Talião tem suas origens nos primórdios da civilização Suméria.

Estudos arqueológicos trouxeram à nossa vista, milhares de tábuas de argila, contendo quase toda a História do povo Sumério, sobre política, religião, costumes, culinária e leis.

A versão mais antiga da lei do olho por olho, dente por dente, está registrada em tábuas de argila que remontam ao início da fundação das cidades de Laghash, Ur e Sipar, distantes no tempo, de nossos dias atuais, em nada mais nada menos que 8.000 anos...

E, agora, vocês podem estar se perguntando: Mas o que é que essas leis, criadas na infância de nossa civilização, tem há ver com o Espiritismo?

Tem tudo há ver, como será exposto a seguir.

A lei de talião foi  uma das primeiras tentativas de se impor ordem em uma civilização que ao se desenvolver e crescer, criava atritos entre os pobres e ricos, entre os poderosos e os fracos, entre os Homens de 1000 shekels (moeda suméria) e os homens de 100 shekels.
Versava sobre a proteção de crianças e viúvas, para que fossem protegidas pelo Estado.
E também, haviam as leis punitivas para os crimes, punições que eram cobradas de acordo com o delito praticado.
Se um homem ferisse o olho de outro homem, tornando-o cego, este homem teria seu olho cegado como punição, por exemplo.

8.000 anos depois, um imbecil. Chamado kardek, moldou e adaptou essas mesmas leis, que se encontravam no talmud judaico, que nada mais era  que, uma cópia mal xerocada das leis Sumérias.

Após essa nova roupagem, kardek deu a essas leis o nome de “Leis Carmicas”, que explicariam o por que, de existirem tamanhas desigualdades entre a humanidade: pessoas ricas e pobres, pessoas saudáveis e pessoas doentes, pessoas que sofriam e não sofriam, etc.

Basicamente, a lei do carma propõe que todas as mazelas que um indivíduo sofre, acontecem para reparar um erro cometido em uma vida passada e dessa forma, ao saldar a dívida sobre um ato ruim numa vida passada, o indivíduo “evolui” para uma forma espiritual mais avançada.

Dessa forma, se um indivíduo cometeu algum ato hediondo em uma vida passada, ao reencarnar em uma nova vida, ela deverá sofrer o mesmo ato hediondo que ela causou na vida passada, através de um outro indivíduo, para assim saldar sua dívida cármica.

Isso é nada mais nada menos, a restauração da lei de Talião, para os nossos dias.

Mas, acontece que essa lei carmica, se fosse real, levaria o indivíduo a um moto-contínuum eterno.

Ele causa um dano, e tem que pagar esse dano em outra vida. Nessa outra vida ele causa outro dano, e pagará a dívida em uma outra encarnação e assim, sucessivamente e eternamente...

Ora, não há como escapar desse ciclo infinito da pagamento de dívidas, uma vez que o ser humano, não é perfeito e sempre cometerá algum ato ao longo de sua vida, que causará a cobrança de uma dívida em uma vida futura.

Para esclarecer isso de uma forma mais entendível, vamos supor um determinado evento:

Uma menina ou um menino de 03 anos de idade, sofre um estupro.

Segundo a tal lei cármica, essa menina/menino sofreu o estupro, porque em sua vida passada, ela teria sido um pedófilo que estuprava crianças.

Dessa forma, ao sofrer o estupro, ela teria pagado essa dívida cármica de sua vida passada e estaria estão, pronta para continuar evoluindo espiritualmente...

Primeiro, gostaria de ver um espírita, explicar para a menina ou para o menino de apenas 03 anos de idade, que ela foi um estuprador na vida passada e que ela sofreu o estupro para saldar essa divida...

Bom, continuando a argumentação sobre o moto-contínuum, de que é impossível escapar desse “deve, paga” na mesma moeda, vamos esmiuçar um pouco mais profundamente, o problema da Pedofilia.

Vários estudos feitos nos EUA e na Europa, nos informam sobre uma síndrome: Uma porcentagem dos indivíduos que sofreram estupro passa a praticar esse mesmo delito ao tornarem-se adultos.

Deu-se a essa síndrome, o nome de “Síndrome do vampirismo”, em alusão ao mito de que toda pessoa mordida por um vampiro, torna-se também, um vampiro, porque a mesma relação se encontra na maioria dos casos de estupro.

Fiz uma pesquisa sobre o assunto para a nossa língua portuguesa, mas infelizmente constatei que nossos centros de psiquiatria, tem pouco ou nenhum conhecimento ou estudo relativo a essa síndrome, paciência, somos um país de terceiro mundo mesmo...

Então, tendo por base as poucas informações desse estudo, mas que nos fazem dimensionar a amplitude do problema da pedofilia, vamos então observá-la a luz da “lei carmica” dos espíritas:

Uma pessoa em uma vida passada era pedófila, e dessa forma, estupradora de crianças. Ela morre, reencarna e algum tempo depois, ela sofre um estupro, para pagar a dívida por ter sido pedófila em sua vida passada.
Por ter sofrido esse estupro, ao crescer, ela também se torna pedófila e por esse motivo, só encontra prazer sexual, ao fazer sexo com crianças, estuprando-as.
Essa mesma pessoa morre, e em sua nova vida, algum tempo depois, ela sofre um estupro, para pagar a dívida por ter sido um estuprador em sua vida passada, mas ela foi um estuprador em sua vida passada, porque quando era criança, havia sofrido abuso sexual, mas, ele sofreu esse abuso, porque em outra vida passada, ela foi um pedófilo estuprador, e por aí vai, um círculo vicioso que não tem fim, muito menos escapatória, impossibilitando uma pessoa de “evoluir espiritualmente”.

É a lei de talião, uma lei criada nos primórdios da civilização, revivida por uma pessoa com a mentalidade de uma pessoa que vivia nos primórdios da civilização, mesmo vivendo há apenas 200 anos atrás.

Que beleza que é a teologia kardecista, como ela é evoluida... :histeria:

Gilgha :hihi:
.
Eu Sou Gilghamesh!
Versão: 4.9 - Agora, é oficial!
.
O Mundo só será feliz à partir do dia em que enforcarmos o último político, usando como corda, as tripas do último lider religioso e cremarmos seus corpos utilizando como combustível, seus podres livros sagrados!
.
Eu como o capeta com batatinhas, jisuis, maomé, buda e outros, eu como com vaselina!

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re: Olho por olho, dente por dente. A lei de Hamurabi, reinventada pelos espíritas.
« Resposta #1 Online: 16 de Julho de 2008, 14:18:56 »
O problema central dessa argumentação é exatamente o mesmo da "argumentação" que sustenta a noção de carma/lei de talião. Uma coisa ser boa ou ruim não diz nada sobre ela ser real ou não, logo é praticamente irrelevante a consideração se é bonito ou feio o que se crê que existe. Os espíritas vêem nisso e em outros aspectos algo bom, os mais pobres em capacidade argumentativa praticamente argumentam como se devesse existir porque é bom, e o que se faz aqui quase soa como se fosse o contrário, dizer que não deveria existir por que é ruim.

Se for uma crítica meramente à "estética", que é o máximo que pode realmente ser, sem qualquer pretensão epistemológica, sei lá se a realidade crua ganha muito, é no mínimo debatível, mas questiono a relevância desse debate sobre qual seria mais bonito, o faz-de-conta ou a realidade.

Offline Gilghamesh

• Nível 08
  • *
    • Religião é Veneno!
Re: Olho por olho, dente por dente. A lei de Hamurabi, reinventada pelos espíritas.
« Resposta #2 Online: 16 de Julho de 2008, 14:42:49 »
O problema central dessa argumentação é exatamente o mesmo da "argumentação" que sustenta a noção de carma/lei de talião. Uma coisa ser boa ou ruim não diz nada sobre ela ser real ou não, logo é praticamente irrelevante a consideração se é bonito ou feio o que se crê que existe. Os espíritas vêem nisso e em outros aspectos algo bom, os mais pobres em capacidade argumentativa praticamente argumentam como se devesse existir porque é bom, e o que se faz aqui quase soa como se fosse o contrário, dizer que não deveria existir por que é ruim.

Se for uma crítica meramente à "estética", que é o máximo que pode realmente ser, sem qualquer pretensão epistemológica, sei lá se a realidade crua ganha muito, é no mínimo debatível, mas questiono a relevância desse debate sobre qual seria mais bonito, o faz-de-conta ou a realidade.

Está no seu direito questionar a relevância, mas melhor ainda, seria você apresentar uma nova forma sobre como abordar a lei carmica comparando-a com a lei de talião, apontando o erro da teoria da lei carmica, isso seria algo muito bem vindo, afinal este é um fórum específico para debate sobre a religião e não sobre filosofia..., estaria errado?
.
Eu Sou Gilghamesh!
.
O Mundo só será feliz à partir do dia em que enforcarmos o último político, usando como corda, as tripas do último lider religioso e cremarmos seus corpos utilizando como combustível, seus podres livros sagrados!
.
Eu como o capeta com batatinhas, jisuis, maomé, buda e outros, eu como com vaselina!

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 16 de Julho de 2008, 15:15:53 »
É difícil pensar em algo relevante sobre algum "erro na teoria cármica", porque é meio como se pensar sobre erros da "teoria dos alegres duendes jardineiros florestais", ambas as coisas já partem de um monte de pressupostos sem fundamentos, pura invenção.

Se aceitamos as premissas das crenças religiosas, elas estão corretas praticamente por definição, e não faz muito sentido questionar coisas sobre se seria mais legal existir céu e inferno ou reencarnação, se haveria limbo ou não de acordo com a bíblia, etc. Pode ser tudo escolhido arbitrariamente, sempre tem desculpas para tudo. É meio como questionar se o cavalo no xadrez deveria andar em L ou não, sabendo que é só um jogo, invenção, e não algo "de verdade". Acho que o ponto que merece mais atenção é o fato de pessoas acharem que o jogo de xadrez representa a realidade de alguma forma muito superior à que se poderia esperar de um jogo de tabuleiro, e não as regras do jogo serem incoerentes ou feias.

Offline Gilghamesh

• Nível 08
  • *
    • Religião é Veneno!
« Resposta #4 Online: 16 de Julho de 2008, 15:28:18 »
É difícil pensar em algo relevante sobre algum "erro na teoria cármica", porque é meio como se pensar sobre erros da "teoria dos alegres duendes jardineiros florestais", ambas as coisas já partem de um monte de pressupostos sem fundamentos, pura invenção.

Se aceitamos as premissas das crenças religiosas, elas estão corretas praticamente por definição, e não faz muito sentido questionar coisas sobre se seria mais legal existir céu e inferno ou reencarnação, se haveria limbo ou não de acordo com a bíblia, etc. Pode ser tudo escolhido arbitrariamente, sempre tem desculpas para tudo. É meio como questionar se o cavalo no xadrez deveria andar em L ou não, sabendo que é só um jogo, invenção, e não algo "de verdade". Acho que o ponto que merece mais atenção é o fato de pessoas acharem que o jogo de xadrez representa a realidade de alguma forma muito superior à que se poderia esperar de um jogo de tabuleiro, e não as regras do jogo serem incoerentes ou feias.

Ah, entendi seu posicionamento, mas caso, por exemplo, um espírita lhe apresente a lei carmica contra algum argumento seu, vc então, ignora o forista e continua o debate com outros, ou apresenta argumentos para desmontar a defesa do espírita?
.
Eu Sou Gilghamesh!
.
.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 16 de Julho de 2008, 18:59:11 »
Os argumentos seriam mais no sentido de que não há motivos razoáveis para se crer que existam espíritos para começar, sem nem chegar a tocar no assunto de carma do qual isso depende para os espíritas (bem como a reencarnação), e não que o carma defendido por eles "não é legal".

Mas acho que estou sendo meio pé-no-saco aqui, tudo bem só apontar coisas irônicas e contraditórias, só não se pode confundir isso com motivos para as coisas serem ou não reais, como eles comumente fazem.

Offline Gilghamesh

• Nível 08
  • *
    • Religião é Veneno!
« Resposta #6 Online: 16 de Julho de 2008, 20:34:21 »
Ah, correto, mas, apontar as falhas na lei do carma, é uma forma para desmantelar a afirmação de um espírita, de que essa lei foi transmitida por espíritos evoluídos, pois, por meio disso, vc mostra de forma irônica, que tais leis, não tem nada de novo e foram simplesmente copiadas de textos pertencentes à aurora da civilização, ou seja: nada de novo, nada de evoluído, nada de espíritos...
.
Eu Sou Gilghamesh!
.
.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #7 Online: 24 de Julho de 2008, 21:28:11 »
...Essa mesma pessoa morre, e em sua nova vida, algum tempo depois, ela sofre um estupro, para pagar a dívida por ter sido um estuprador em sua vida passada, mas ela foi um estuprador em sua vida passada, porque quando era criança, havia sofrido abuso sexual, mas, ele sofreu esse abuso, porque em outra vida passada, ela foi um pedófilo estuprador, e por aí vai, um círculo vicioso que não tem fim, muito menos escapatória, impossibilitando uma pessoa de “evoluir espiritualmente”.
Muito simplista sua análise.

Sim, o Espiritismo renova a Lei de Talião, porque ela é antes de tudo justa e equânime. Mas ele a coloca nas mãos de Deus e a retira das mãos dos homens, como era no tempo do VT.

Longe, contudo, se está de se criar um círculo vicioso. Nunca ouviu falar de expiações acidentais? E das doenças? As expiações não precisam necessariamente de um agente inteligente mal intencionado. Para não lhe deixar sem uma referência, leia o caso de Letil, no cap. VIII, segunda parte (Expiações Terrestres) em O Céu e o Inferno.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Gilghamesh

• Nível 08
  • *
    • Religião é Veneno!
« Resposta #8 Online: 25 de Julho de 2008, 12:33:40 »

Sim, o Espiritismo renova a Lei de Talião, porque ela é antes de tudo justa e equânime. Mas ele a coloca nas mãos de Deus e a retira das mãos dos homens, como era no tempo do VT.

Então, partindo dessa premissa, devemos libertar todos os presos e deixa-los livres, demolir as cadeias e presídios, demitir os policiais, os juízes, fechar os tribunais, pois, deus se encarregará de fazer os criminosos pagarem suas penas nesta ou em outra vida...

:histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria:
.
Eu Sou Gilghamesh!
.
.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 25 de Julho de 2008, 14:26:30 »

Então, partindo dessa premissa, devemos libertar todos os presos e deixa-los livres, demolir as cadeias e presídios, demitir os policiais, os juízes, fechar os tribunais, pois, deus se encarregará de fazer os criminosos pagarem suas penas nesta ou em outra vida...

[modo espírita]

Essas instituições existem justamente porque há pessoas que evoluiram e perceberam a necessidade de termos uma sociedade mais justa. 

As pessoas que fazem parte do sistema policial e judiciário são, de certa forma, instrumentos da justiça divina na Terra.  Portanto não há contradição entre a existência e funcionamento dessas instituições e a doutrina espírita.

[/ modo espírita ]
« Última modificação: 25 de Julho de 2008, 14:35:34 por Helder »

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #10 Online: 26 de Julho de 2008, 18:43:26 »

Rapaz, eu não entendo o motivo da histeria, ainda mais depois de ter sido demonstrado que o seu argumento do "círculo vicioso" que havia elaborado, é furado. Quando eu sou refutado eu fico, na melhor das hipóteses, sério, e não histérico. Mas cada um é cada um...

A Lei de Talião, nas mãos dos homens, sempre foi usada como instrumento de vingança que visaria unicamente subtrair algo ao infrator proporcionalmente ao delito ou ofensa praticados; em outras palavras, ao invés de uma perda, seriam duas. Na versão espírita e nas mãos de Deus, essa Lei visa antes de tudo o progresso individual (e de certa forma também o coletivo), e não o castigo pelo castigo. A expiação/reparação de um delito praticado, antes de ser uma imposição divina, é uma necessidade do indivíduo, que faz questão de pagar tudo aquilo que deve após reconhecer e se arrepender do seu erro. Claro, me refiro a indivíduos que possuem noções mínimas de "vergonha na cara". A diferença, contudo, está mais na intenção do que no ato propriamente dito.

Já o fato de renunciarmos à vingança não significa que devamos também renunciar à justiça ou a auto-defesa. Isso não tem nada a ver com a Lei de Talião. O problema é que muitos confundem justiça e auto-defesa com vingança. As penas humanas existem (ou deveriam existir) por três motivos: evitar que o indivíduo continue a praticar o mal, exemplificar para que outros não sigam seus exemplos e educar ou apaziguar o infrator. Uma boa parte das pessoas que muitas vezes vemos clamando por justiça na realidade clamam é por vingança, como no caso da pena de morte. Nesse caso, o sentimento é de ódio ao infrator que substitui o sentimento que deveria ser de pena.

A justiça humana, contudo, pouco a pouco, se aproxima da justiça divina quando passa a condenar a vingança pura e simples e passa a se preocupar com a vida e o futuro do infrator. Um grande avanço foi a criação das chamadas "penas alternativas", que convertem a prisão ociosa em trabalhos comunitários em benefício da sociedade, assim como em benefício do próprio indivíduo infrator. É o progresso!

Um abraço.
« Última modificação: 26 de Julho de 2008, 18:46:07 por Leafar »
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #11 Online: 26 de Julho de 2008, 20:27:56 »
Sim, o Espiritismo renova a Lei de Talião, porque ela é antes de tudo justa e equânime.
explique então a equanimidade do codigo em relação aos artigos 14 à 20.
http://www.angelfire.com/me/babiloniabrasil/hamur.html

ou o artigo 132, ou o 146 e 147
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #12 Online: 26 de Julho de 2008, 21:24:29 »
Tupac,

Eu não explico as incoerências bíblicas porque eu não sigo a Bíblia. E a sua pergunta se encontra respondida no mesmo parágrafo que você tirou a citação:

"...Mas ele (o Espiritismo) a coloca (a Lei de Talião) nas mãos de Deus e a retira das mãos dos homens, como era no tempo do VT."

Relendo agora, eu admito que o modo como escrevi ficou um pouco confuso. Quando disse "como era no tempo do VT", me referia à Lei de Talião que, no VT, era de execução humana, e não o contrário como pode ter sido por você entendido. A minha falha foi quanto à forma e não quanto ao fundo.

Um abraço.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
Re: Olho por olho, dente por dente. A lei de Hamurabi, reinventada pelos espíri
« Resposta #13 Online: 29 de Julho de 2008, 07:18:41 »
falo da lei de talião.

Você afirmou ser justa e equanime antes de tudo, e por isso foi renovada pelo espiritismo, "colocando nas mãos de deus". Pedi, apenas, que me explicasse como fica esse negócio de "justa e equanime" em relação aos artigos, do codigo em questão, citados, inclusive, coloquei um link para se poder conferi-los. Em momento algum usei a biblia. Portanto, não considero sua resposta uma resposta (hehe).

[]s
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #14 Online: 29 de Julho de 2008, 07:56:58 »
Foi mal... Eu não tinha lido o título e jurava que era da Bíblia, que também possui um código semelhante.

Quando me refiro à Lei de talião, me refiro ao olho por olho e dente por dente pura e simplesmente. É claro que no Espiritismo ela não é enunciada do mesmo modo, em todos os detalhes, como no Código de Hamurabi, ou na Bíblia, cujos detalhes apresentam distorções como as que indicou. Genericamente o Espiritismo diz que, uma falta, ou um dano causado a outrem, acarretará futuramente uma pena de igual intensidade. Isso é a Lei de talião na sua expressão mais simples e representa a justiça e a equanimidade. O próprio Jesus corroborou esse pensamento quando disse:

E eis que um dos que estavam com Jesus, estendendo a mão, puxou da espada e, ferindo o servo do sumo sacerdote, cortou-lhe uma orelha. Então Jesus lhe disse: Mete a tua espada no seu lugar; porque todos os que lançarem mão da espada, à espada morrerão. (Mt 26:51-52)

E o próprio João Batista teria sofrido essa pena ao ser decapitado, pois quando era Elias (porque segundo a Bíblia, João era Elias), também matou à espada os 400 profetas de Baal.

Um abraço.

Offline Gilghamesh

• Nível 08
  • *
    • Religião é Veneno!
« Resposta #15 Online: 30 de Julho de 2008, 10:38:21 »
leafar, a "histeria", se refere ao simples fato da arrogância espírita, ao colocar "nas mãos do deus", tirando "das mãos dos homens".

Você ainda não se apercebeu da besteira que digitou, não é mesmo?

Uma seitazinha que surgiu na França, e só encontrou ouvidos no Brasil, por uma parcela minúscula da população, achar que tem poder para fazer isso, é realmente hilariante...

O deus por acaso, respondeu para vocês que aceitava essa incumbência imposta?

.
Eu Sou Gilghamesh!
.
.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #16 Online: 30 de Julho de 2008, 20:35:41 »
O Espiritismo não incumbiu Deus de nada. Apenas descobriu que o cumprimento da Lei de Talião nunca esteve nas mãos dos homens, mas nas mãos de Deus. Mas você entendeu não é mesmo?

Um abraço.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #17 Online: 30 de Julho de 2008, 22:41:59 »
descobriu como??

- Carl Sagan

Offline Gilghamesh

• Nível 08
  • *
    • Religião é Veneno!
« Resposta #18 Online: 31 de Julho de 2008, 11:35:33 »
Pense leafar, pense...

Se o espiritismo considera a si mesmo, uma "evolução" da religião, como ele pode ser baseado em leis criadas nos primórdios da civilização?

Não existe algo de errado em sua argumentação?
.
Eu Sou Gilghamesh!
.
.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #19 Online: 31 de Julho de 2008, 21:04:33 »
Nem tudo o que veio dos primórdios é para ser descartado. Por exemplo, há muito da filosofia de Sócrates e Platão que é perfeitamente aplicável hoje em dia. Basta saber separar o joio do trigo.

E há um outro motivo para se prestar reconhecimento ao passado: se eu não o fizer, é como se eu estivesse dizendo, implicitamente, que a idéia é nova e que eu ou alguém da modernidade a tenha criado. O Espiritismo aproveita muita coisa do cristianismo. Seria injusto não reconhecer isso. O Espiritismo reconhece a Lei de Talião (no que ela tem de correto, claro), mas não pode dizer que foi ele quem a descobriu ou inventou. Pense um pouco...

Um abraço.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #20 Online: 31 de Julho de 2008, 21:40:02 »
descobriu como??
Tupac,

Existe um problema (uma charada) bem famoso que é enunciado da seguinte forma:

Um homem desafiou um amigo a descobrir as idades inteiras de seus três filhos. E começou a dar as dicas. A primeira foi:

"O produto das idades é 36", e o amigo respondeu: Me faltam dados para dizer as idades.

Então o homem disse: "a soma das idades é o número da casa do lado", e o amigo respondeu: "ainda me faltam dados".

O problema continua, mas pelo exposto até aqui, eu não sei quanto a você, mas, sem ver, eu não preciso de nenhuma outra evidência além do que está exposto acima para saber que o número da casa do lado era 13 e que não pode ser outro número. Eu não preciso ir lá olhar o número da casa porque eu sei que o "amigo" já o fez e, pelo seu relato, eu tenho certeza que ele viu um "13".

O mesmo ocorre com relação aos ensinamentos espíritas. Eu nunca vi, senti ou pressenti um espírito. Eu nunca segui uma alma desde o princípio de sua existência para saber se a Lei de Talião é ou não aplicada inteiramente para ela. Mas os elementos disponíveis em várias partes, e que todos tem acesso, me permitem deduzir isso de forma indubitável. De duas uma: ou a minha dedução (e a de vários outros) está errada, ou são vocês que ainda precisam ver o "13" lá escrito para nele crer. O futuro dirá.

Um abraço.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 31 de Julho de 2008, 23:15:46 »
A sua visão e a de vários outros está errada.

Primeiro, quando você decide acreditar em coisas baseadas em sua experiencia pessoal você está se enquadrando no rol de religiosos que pensam exatamente igual a você.

O espiritismo não é lógico... Nós já discutimos textos racistas de Kardec, eu postei capas de livros dele e do Chico groselha falando de vida em Venus que são iguais a nós mas mais evoluidos...  E nunca ninguém viu um mediun falar algo que preste que não poderia ser dito por um humano.

Se você acha que isso é lógica... sorry
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Q

• Nível 23
  • *
  • Só sei que nada sei
« Resposta #22 Online: 19 de Agosto de 2008, 04:25:30 »
Olho por olho, dente por dente. A lei de Hamurabi,  reinventada pelos espíritas.

8.000 anos depois, um imbecil. Chamado kardek, moldou e adaptou essas mesmas leis, que se encontravam no talmud judaico, que nada mais era  que, uma cópia mal xerocada das leis Sumérias.

Parei de ler aqui ...

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #23 Online: 19 de Agosto de 2008, 08:14:04 »
A sua visão e a de vários outros está errada.
Gosto de argumentos de autoridade!!!

Primeiro, quando você decide acreditar em coisas baseadas em sua experiencia pessoal você está se enquadrando no rol de religiosos que pensam exatamente igual a você.
Qualquer sistema é hipoteticamente válido, desde que não se contradiga internamente ou não contradiga a realidade já observada. E, além de hipoteticamente válido, é bem provável quando certos eventos parecem corroborar as hipóteses.

O espiritismo não é lógico... Nós já discutimos textos racistas de Kardec, eu postei capas de livros dele e do Chico groselha falando de vida em Venus que são iguais a nós mas mais evoluidos...  E nunca ninguém viu um mediun falar algo que preste que não poderia ser dito por um humano.
Quanto ao suposto racismo de Kardec, naquele mesmo tópico já deixei argumentação suficiente para desmistificar essa idéia. E além do mais, enxergar as diferenças e oferecer explicações e soluções não pode ser considerado imoral, pois caso contrário, imorais seriam igualmente aqueles que propuseram o sistema de cotas raciais nas universidades. Apesar de achar equivocada e desastrada a proposta, não posso deixar de reconhecer que é bem intencionada. Não vou me estender nesse assunto porque ele é longo e já foi exaustivamente discutido.

Quanto à vida em outros mundos, Kardec apresentou comunicações hipotéticas de médiuns a respeito e essas comunicações não objeto capital da doutrina. O Espiritismo aceitará o que a ciência evidenciar. Como a ciência não deu a última palavra, infelizmente não podemos sequer retirar os textos do campo hipotético. Leia abaixo:

Citação de: Allan Kardec
"Estamos inserindo neste número da Revista, conforme havíamos anunciado, o desenho de uma habitação de Júpiter, executado e gravado pelo Sr. Victorien Sardou como médium, ao qual acrescentamos o artigo descritivo que teve a gentileza de escrever a respeito. Seja qual for, sobre a autenticidade dessas descrições, a opinião dos que nos poderiam acusar de nos ocuparmos do que acontece nos mundos desconhecidos, quando há tanto o que fazer na Terra, rogamos aos nossos leitores não perderem de vista que o nosso objetivo, como o indica o subtítulo da revista é, antes de tudo, o estudo dos fenômenos, nada devendo, portanto, ser negligenciado. Ora, como fato de manifestação, esses desenhos são, incontestavelmente, os mais notáveis, se considerarmos que o autor não sabe desenhar nem gravar, e que o desenho que oferecemos foi por ele gravado em água forte, sem modelo nem ensaio prévio, em nove horas. Supondo que esse desenho seja uma fantasia do Espírito que o traçou, o simples fato de sua execução não seria um fenômeno menos digno de atenção e, a esse título, cabe à nossa coletânea torná-lo conhecido, bem como a descrição que dele nos deram os Espíritos, não para satisfazer a vã curiosidade das pessoas fúteis, mas como objeto de estudo para quantos desejarem aprofundar-se em todos os mistérios da ciência espírita. Incorreria em erro quem acreditasse que fazemos da revelação de mundos desconhecidos o objeto capital da doutrina; para nós isso não constituiria senão um acessório, que julgamos útil como complemento de estudo. Para nós, o essencial será sempre o ensinamento moral, de sorte que procuramos, nas comunicações do além-túmulo, sobretudo aquilo que possa esclarecer a Humanidade e conduzi-la ao bem, único meio de lhe assegurar a felicidade neste e noutro mundo..." (grifos nossos) (Revista Espírita, ago/1858 - Observações a propósito dos Desenhos de Júpiter).

[...]

"Se há um fato que gera perplexidade entre certas pessoas convencidas da existência dos Espíritos – não nos ocuparemos aqui das outras – é seguramente a existência de habitações em suas cidades, tal como ocorre entre nós. Não me pouparam de críticas: "Casas de Espíritos em Júpiter!... Que gozação!..." – Que seja, nada tenho a ver com isso. Se o leitor aqui não encontra, na verossimilhança das explicações, uma prova suficiente de sua veracidade; se como nós, não se surpreende com a perfeita concordância das revelações espíritas com os dados mais positivos da ciência astronômica; numa palavra, se não vê senão uma hábil mistificação nos detalhes que se seguem e no desenho que os acompanha, eu o convido a pedir explicação aos Espíritos, de quem sou apenas o instrumento e o eco fiel. Que ele evoque Palissy ou Mozart, ou outro habitante desse mundo bem-aventurado; que sejam interrogados, que minhas afirmações sejam controladas pelas suas; que, enfim, discutam com eles. Quanto a mim apenas apresento o que me foi dado, repetindo somente o que me foi dito. E, por esse papel absolutamente passivo, creio-me ao abrigo tanto da censura quanto do elogio." (grifos nossos) (Revista Espírita, ago/1858 - As Habitações de Júpiter)

Quanto aos espíritos nunca terem dito nada de útil que não pudesse ter sido escrito por humanos, isso é questão de gosto seu e não vou discutir.

Se você acha que isso é lógica... sorry
Sim, é lógica, ainda que não fosse verdadeiro. Para dizer que não é lógica, preciso seria apontar contradições que fossem absolutamente impossíveis de se justificar.

Um abraço.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #24 Online: 19 de Agosto de 2008, 08:14:51 »

Parei de ler aqui ...
Cômico se não fosse trágico...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!