Autor Tópico: Olho por olho, dente por dente. A lei de Hamurabi, reinventada pelos espíritas.  (Lida 45409 vezes)

Offline Q

• Nível 23
  • *
  • Só sei que nada sei
Re: Olho por olho, dente por dente. A lei de Hamurabi, reinventada pelos espíritas.
« Resposta #25 Online: 19 de Agosto de 2008, 12:13:26 »
Olho por olho, dente por dente. A lei de Hamurabi,  reinventada pelos espíritas.

8.000 anos depois, um imbecil. Chamado kardek, moldou e adaptou essas mesmas leis, que se encontravam no talmud judaico, que nada mais era  que, uma cópia mal xerocada das leis Sumérias.

Parei de ler aqui ...
Cômico se não fosse trágico...

Sou Espírita e tava afim de discutir este tema com o autor mas quando vi o erro no sobrenome do Prof. Rivail já perdi a vontade e ainda mais que o proprio autor está fazendo uso da força para impor sua visão.
Ve-se claramente que ele usa sofismas.
Eu não sei o que é pior: o ERRO do sobrenome de Kardec ou o uso de sofismas.
De qualquer maneira é importante ler tudo que venha de quem quer que seja para que o argumentador tenha uma base sólida para poder criticar o que ele propoe debater.

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
Re: Olho por olho, dente por dente. A lei de Hamurabi, reinventada pelos espíritas.
« Resposta #26 Online: 20 de Agosto de 2008, 13:25:47 »
Seja um pouco paciente Q! O erro na grafia do nome pode se dar por motivos bem simples. Eu vejo muita confusão neste tema, mesmo espíritas experientes acabam falando besteira neste campo. A doutrina dos espíritos quando bem compreendida não deixa margem para interpretações como a apresentada neste tópico. Não há um "móto-perpétuo" de erros e castigos. O mecanismo das reparações se dá de maneiras bem diversas em relação do ato praticado. Quem com ferro fere com ferro será CONFERIDO! Não um ação contraria de igual valor! Mas se partirmos para uma super-simplificação da idéia original, aí absurdos como os expostos aqui são possiveis!
« Última modificação: 20 de Agosto de 2008, 13:27:51 por Correio »
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 20 de Agosto de 2008, 15:53:10 »
Já lancei um tópico questionando a falta de unidade entre as diferentes "escolas" espíritas (../forum/topic=16044.0.html). Uma bagunça total, a ponto, por exemplo, dos espíritas ingleses não aceitarem a reencarnação ou se perderem em discussões infindáveis a respeito da existência de animais no mundo espiritual. O fato inquestionável é que o espiritismo nunca foi levado a sério, nem como filosofia, religião ou ciência. Não obteve o reconhecimento para se impor como uma escola ou linha de pensamento, visto que o nome e o trabalho de Rivail nem é citado na filosofia. Como religião, está quase morta na França e é quase inexistente em outros países. Apenas no Brasil "deu certo" talvez pelos mesmos motivos que as igrejas pentecostais "estão dando certo". Como ciência é um fracasso total. Sob o argumento de ser uma fé raciocinada, faz estudos e afirmações de metodologia questionável que mistura um pseudo-método ciêntífico com religião. Além disso está sempre envolvido em casos de trapaças, falsos médiuns, curandeiros e toda sorte de picaretagem desde o seu início.

O trabalho de Kardec é ingênuo e infantil, um "fairy tale" para adultos, construído para aliviar conflitos existenciais que alimenta expectativas e esperanças de um escapismo além-túmulo. Sob o pretexto de que se encontra "em construção" com seres daqui colaborando com "amiguinhos espirituais", se sente a vontade para se desmentir com "espíritos brincalhões" ou "espíritos não-evoluídos", publicar todo tipo de nonsense pseudo-ciêntífico e apresentar "provas" de pobreza risível. Sob a ótica espírita todo tipo de explicação é possível. Vale tudo. Afinal, eles não têm como comprovar mesmo...

Além disso, sempre achei difícil discutir com espíritas pois se sentem "donos da verdade". Se você discorda é por que não leu ou entendeu o trabalho de Kardec, ainda está em fase de desenvolvimento espiritual ou não está preparado para assimilar as "verdades" do espiritismo. Discussões que invariavelmente se encerram com "um dia você chega lá" ou como me disse um amigo espírita numa discussão recente "só espero que você não venha me procurar num momento difícil ou após uma trajédia" num tom velado de ameaça. É como se o espiritismo fizesse dos espíritas pessoas mais importantes, superiores, o que combina com o racismo que está indiscutivelmente impregnado nas idéias de Kardec.

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 20 de Agosto de 2008, 16:43:21 »
Interessante a frase de sua assinatura, Gigaview!!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Q

• Nível 23
  • *
  • Só sei que nada sei
« Resposta #29 Online: 20 de Agosto de 2008, 21:27:11 »
Seja um pouco paciente Q! ....
vou tentar  :ok:

Já lancei um tópico questionando a falta de unidade entre as diferentes "escolas" espíritas (../forum/topic=16044.0.html). Uma bagunça total, a ponto, por exemplo, dos espíritas ingleses não aceitarem a reencarnação ou se perderem em discussões infindáveis a respeito da existência de animais no mundo espiritual. O fato inquestionável é que o espiritismo nunca foi levado a sério, nem como filosofia, religião ou ciência. Não obteve o reconhecimento para se impor como uma escola ou linha de pensamento, visto que o nome e o trabalho de Rivail nem é citado na filosofia. Como religião, está quase morta na França e é quase inexistente em outros países. Apenas no Brasil "deu certo" talvez pelos mesmos motivos que as igrejas pentecostais "estão dando certo". Como ciência é um fracasso total. Sob o argumento de ser uma fé raciocinada, faz estudos e afirmações de metodologia questionável que mistura um pseudo-método ciêntífico com religião. Além disso está sempre envolvido em casos de trapaças, falsos médiuns, curandeiros e toda sorte de picaretagem desde o seu início.
Mas queres por meio de opinião pessoal fazer valer a premissa de que a Doutrina Sistematizada pelo professor Rivail deveria ser imune de impostores?
Isto é impossível pois o homem é falivel e isso foi explicado claramente nas obras de Kardec e ele até deixou escrito o metodo para se reconhecer tal pessoa.
Se vc tivesse lido não viria aqui usar esse argumento.
Nenhum profeta é reconhecido em sua cidade!!!
Quanto ao Espiritismo Europeu ele é falido sim pelo simples fato de em toda a Europa e em alguns lugares da América do Norte a mediunidade ter se transformado em profissão.
A árvore do Espiritismo foi transplantada da Europa para o Brasil e em alguns locais já existem comerciantes de mediunidade por aqui tambem.
Se o Brasil não cumprir com o compromisso o Espiritismo sairá daqui tambem para outro lugar.
Ve-se claramente que a premissa não se sustenta.

O trabalho de Kardec é ingênuo e infantil, um "fairy tale" para adultos, construído para aliviar conflitos existenciais que alimenta expectativas e esperanças de um escapismo além-túmulo. Sob o pretexto de que se encontra "em construção" com seres daqui colaborando com "amiguinhos espirituais", se sente a vontade para se desmentir com "espíritos brincalhões" ou "espíritos não-evoluídos", publicar todo tipo de nonsense pseudo-ciêntífico e apresentar "provas" de pobreza risível. Sob a ótica espírita todo tipo de explicação é possível. Vale tudo. Afinal, eles não têm como comprovar mesmo...

Deboches, piadinhas, satirizações de assuntos sérios não devem ter boas intenções de discutir assuntos sérios e é por isso que devemos ignorar estes tipos de comentários.
Pois as pessoas se valem desses artificios visando ridicularizar o debatedor e fugindo do debate.

E quanto à comprovação cabe a vc pois está acusando.Inversão do Ônus da Prova.

Além disso, sempre achei difícil discutir com espíritas pois se sentem "donos da verdade". Se você discorda é por que não leu ou entendeu o trabalho de Kardec, ainda está em fase de desenvolvimento espiritual ou não está preparado para assimilar as "verdades" do espiritismo. Discussões que invariavelmente se encerram com "um dia você chega lá" ou como me disse um amigo espírita numa discussão recente "só espero que você não venha me procurar num momento difícil ou após uma trajédia" num tom velado de ameaça. É como se o espiritismo fizesse dos espíritas pessoas mais importantes, superiores, o que combina com o racismo que está indiscutivelmente impregnado nas idéias de Kardec.

Argumentum ad hominem fortissimo

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #30 Online: 20 de Agosto de 2008, 21:57:02 »
A falta de unidade é decorrente da liberdade de opinião. É um mal necessário e eu diria até benéfico para o movimento espírita como um todo, e até mesmo para a humanidade. Todos consideram uma mesma base como ponto de partida, mas cada um interpreta os postulados de maneiras mais ou menos perfeitas. Isso gera dissidências de momento, mas promoverá uma unidade futura, pois os sistemas dissidentes vão ruir mais cedo ou mais tarde, o exemplo ficará, e a verdade será realçada para todos. Não temos e não queremos ter um "Papa" ou "Papas" do Espiritismo, que decidirão o que é certo ou errado e teremos todos que seguir. A liberdade de crença, no Espiritismo, é um direito inalienável.

Mas a falta de unidade doutrinária não é tão grande assim, e na maioria das vezes se refere a questões acessórias ou sobre a aplicação das conseqüências decorrentes dos postulados espíritas, porque os princípios fundamentais, que podem ser quase todos ou totalmente encontrados na introdução - item VI de O Livro dos Espíritos, são aceitos pela unanimidade dos espíritas e até mesmo, em grande parte, pelos dissidentes.

Um abraço.
« Última modificação: 20 de Agosto de 2008, 22:00:20 por Leafar »
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Q

• Nível 23
  • *
  • Só sei que nada sei
« Resposta #31 Online: 20 de Agosto de 2008, 22:04:13 »
Leafar ...

Otima assinatura a sua ! :ok:

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
« Resposta #32 Online: 11 de Setembro de 2008, 23:38:05 »
Seja N(t) o número de débitos cármicos num instante t. Pela lei de talião, esses débitos cármicos serão resgatados a partir de ações que envolvem necessariamente a criação de outros débitos cármicos. Então a taxa de variação temporal dos débitos cármicos, dN/dt, é proporcional ao número de débitos cármicos N, ou seja, dN/dt = k N, onde k > 0 é a constante de Kardec-Emmanuel-Denis-Roustaing. Resolvendo essa equação diferencial temos N(t) = N(0) exp(kt), tal que N(t) tende ao infinito quando o tempo cresce indefinidamente. Conclusão é que é impossível resgatar débitos cármicos a longo prazo, e por isso a lei de talião leva inevitavelmente a uma catástrofe moral e ética.
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #33 Online: 12 de Setembro de 2008, 01:22:57 »
Olho por olho, dente por dente. A lei de Hamurabi,  reinventada pelos espíritas.

8.000 anos depois, um imbecil. Chamado kardek, moldou e adaptou essas mesmas leis, que se encontravam no talmud judaico, que nada mais era  que, uma cópia mal xerocada das leis Sumérias.
Parei de ler aqui ...
Ofensas a determinadas figuras não invalida os argumentos dele.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 12 de Setembro de 2008, 09:39:46 »
Seja N(t) o número de débitos cármicos num instante t. Pela lei de talião, esses débitos cármicos serão resgatados a partir de ações que envolvem necessariamente a criação de outros débitos cármicos. Então a taxa de variação temporal dos débitos cármicos, dN/dt, é proporcional ao número de débitos cármicos N, ou seja, dN/dt = k N, onde k > 0 é a constante de Kardec-Emmanuel-Denis-Roustaing. Resolvendo essa equação diferencial temos N(t) = N(0) exp(kt), tal que N(t) tende ao infinito quando o tempo cresce indefinidamente. Conclusão é que é impossível resgatar débitos cármicos a longo prazo, e por isso a lei de talião leva inevitavelmente a uma catástrofe moral e ética.

Brilhante!!!! Adorei a constante de Kardec-Emmanuel-Denis-Roustaing.
Pena que nem todos vão entender.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #35 Online: 12 de Setembro de 2008, 17:58:44 »

Brilhante!!!! Adorei a constante de Kardec-Emmanuel-Denis-Roustaing.
Pena que nem todos vão entender.
Brilhante mesmo, Sklogw!!!

O raciocínio lógico está perfeito. Só errou na premissa de considerar que o resgate de débitos cármicos se faz necessariamente através da aquisição de outros débitos cármicos. Entretanto, eu vou desenvolver um pouco mais o seu raciocínio (já considerando a premissa correta, claro):

É possível demonstrar que a sua constante "k" é igual a zero se a função da expansão do número de espíritos no universo for uma função de primeiro grau, ou seja, uma linha reta, onde o número de carmas pendentes se estabilizaria numa constante de valor N(+inf). É claro que essas expansões são funções discretas, mais isso não é relevante devido ao número de elementos ser muito grande, assemelhando-se quase a uma função contínua, podendo-se fazer a aproximação.

Mas se a expansão do número de espíritos do universo em função do tempo for uma exponencial, a sua constante "k" será realmente maior que zero e o número de carmas tenderia ao infinito. Neste último caso, a sua expressão (apesar dos seus erros conceituais) estaria correta. Mas se me permite, aproveitando-me da sua função, vou sugerir outra, muito mais útil, que mostra a relação entre o número de "carmas" do universo e o número de espíritos do mesmo universo, também em função do tempo, considerando que ambos crescem obedecendo a funções exponenciais:

N%(+inf) = lim    100 . N%(0) .   N(0) exp(kt)    , onde: 0 < k =< r.
         t->+inf                 Ne(0) exp(rt)

N% = percentual de carmas em relação ao número de espíritos;
N = número de carmas
Ne = número de espíritos

Essa função é um pouco simplista, pois há outros fatores que deveriam ser considerados, mas como caso particular de um universo qualquer ela mostra bem o que aconteceria. Como pode ver, N% tenderia a 0 (zero) se "k" for menor que "r", e tenderia a uma constante N%(+inf) se "k" for exatamente igual a "r". Portanto, mesmo com o número de carmas tendendo ao infinito, como você bem disse, isso longe estaria de significar uma "catástrofe moral e ética". Consegue perceber?

Um abraço.
« Última modificação: 13 de Setembro de 2008, 15:44:01 por Leafar »
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
« Resposta #36 Online: 13 de Setembro de 2008, 22:30:32 »
O fato de você ter levado a sério minha brincadeira sobre a equação diferencial, caro Leafar, mostra que você está precisando de um descanso, meu amigo... Relaxe, eu não quero que você deixe de ser espírita, senão quem eu iria ficar aborrecendo com minhas provocações...
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #37 Online: 13 de Setembro de 2008, 22:36:57 »
Mas o que é que essas leis, criadas na infância de nossa civilização, tem há ver com o Espiritismo?

Tem tudo há ver, como será exposto a seguir.

Parei de ler aqui.
"a ver", Gil! "a ver".
http://embomportugues.blogs.sapo.pt/tag/ter+a+ver/+ter+a+haver

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #38 Online: 13 de Setembro de 2008, 23:05:22 »
O fato de você ter levado a sério minha brincadeira sobre a equação diferencial, caro Leafar, mostra que você está precisando de um descanso, meu amigo... Relaxe, eu não quero que você deixe de ser espírita, senão quem eu iria ficar aborrecendo com minhas provocações...
Eu só usei a sua própria equação diferencial para mostrar que a sua conclusão estava errada, meu caro!

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 13 de Setembro de 2008, 23:36:28 »
Eu só usei a sua própria equação diferencial para mostrar que a sua conclusão estava errada, meu caro!

Mas tem uma diferença enorme entre as duas. O modelo de Sklogw parte de uma suposição que Sklogw acredita que é falsa mas supõe como verdadeira para provar um cenário de catastrofe quando t tende ao infinito. O modelo de Leafar parte de uma suposição que Leafar acredita que é verdadeira para provar que o cenário previsto por Sklogw não é catastrófico. Sklogw esgotou o assunto, enquanto que Leafar agora deve provar que a sua suposição é verdadeira para validar o seu modelo.

De qualquer forma, tanto um quanto o outro estão de parabéns, valeu pela sacada e pelo exercício. Ambos foram brilhantes.

Offline LaraAS

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
Re:Olho por olho, dente por dente. A lei de Hamurabi, reinventada pelos espíritas.
« Resposta #40 Online: 17 de Junho de 2012, 07:09:34 »

A lei de Talião tem suas origens nos primórdios da civilização Suméria.

Estudos arqueológicos trouxeram à nossa vista, milhares de tábuas de argila, contendo quase toda a História do povo Sumério, sobre política, religião, costumes, culinária e leis.

A versão mais antiga da lei do olho por olho, dente por dente, está registrada em tábuas de argila que remontam ao início da fundação das cidades de Laghash, Ur e Sipar, distantes no tempo, de nossos dias atuais, em nada mais nada menos que 8.000 anos...

E, agora, vocês podem estar se perguntando: Mas o que é que essas leis, criadas na infância de nossa civilização, tem há ver com o Espiritismo?

A lei de talião foi  uma das primeiras tentativas de se impor ordem em uma civilização que ao se desenvolver e crescer, criava atritos entre os pobres e ricos, entre os poderosos e os fracos, entre os Homens de 1000 shekels (moeda suméria) e os homens de 100 shekels.
Versava sobre a proteção de crianças e viúvas, para que fossem protegidas pelo Estado.
E também, haviam as leis punitivas para os crimes, punições que eram cobradas de acordo com o delito praticado.
Se um homem ferisse o olho de outro homem, tornando-o cego, este homem teria seu olho cegado como punição, por exemplo.

Após essa nova roupagem, kardek deu a essas leis o nome de “Leis Carmicas”, que explicariam o por que, de existirem tamanhas desigualdades entre a humanidade: pessoas ricas e pobres, pessoas saudáveis e pessoas doentes, pessoas que sofriam e não sofriam, etc.

Basicamente, a lei do carma propõe que todas as mazelas que um indivíduo sofre, acontecem para reparar um erro cometido em uma vida passada e dessa forma, ao saldar a dívida sobre um ato ruim numa vida passada, o indivíduo “evolui” para uma forma espiritual mais avançada.

Dessa forma, se um indivíduo cometeu algum ato hediondo em uma vida passada, ao reencarnar em uma nova vida, ela deverá sofrer o mesmo ato hediondo que ela causou na vida passada, através de um outro indivíduo, para assim saldar sua dívida cármica.

Isso é nada mais nada menos, a restauração da lei de Talião, para os nossos dias.

Mas, acontece que essa lei carmica, se fosse real, levaria o indivíduo a um moto-contínuum eterno.

Ele causa um dano, e tem que pagar esse dano em outra vida. Nessa outra vida ele causa outro dano, e pagará a dívida em uma outra encarnação e assim, sucessivamente e eternamente...

Ora, não há como escapar desse ciclo infinito da pagamento de dívidas, uma vez que o ser humano, não é perfeito e sempre cometerá algum ato ao longo de sua vida, que causará a cobrança de uma dívida em uma vida futura.

Para esclarecer isso de uma forma mais entendível, vamos supor um determinado evento:

Uma menina ou um menino de 03 anos de idade, sofre um estupro.

Segundo a tal lei cármica, essa menina/menino sofreu o estupro, porque em sua vida passada, ela teria sido um pedófilo que estuprava crianças.

Dessa forma, ao sofrer o estupro, ela teria pagado essa dívida cármica de sua vida passada e estaria estão, pronta para continuar evoluindo espiritualmente...

Primeiro, gostaria de ver um espírita, explicar para a menina ou para o menino de apenas 03 anos de idade, que ela foi um estuprador na vida passada e que ela sofreu o estupro para saldar essa divida...

Bom, continuando a argumentação sobre o moto-contínuum, de que é impossível escapar desse “deve, paga” na mesma moeda, vamos esmiuçar um pouco mais profundamente, o problema da Pedofilia.

Vários estudos feitos nos EUA e na Europa, nos informam sobre uma síndrome: Uma porcentagem dos indivíduos que sofreram estupro passa a praticar esse mesmo delito ao tornarem-se adultos.

Deu-se a essa síndrome, o nome de “Síndrome do vampirismo”, em alusão ao mito de que toda pessoa mordida por um vampiro, torna-se também, um vampiro, porque a mesma relação se encontra na maioria dos casos de estupro.

Fiz uma pesquisa sobre o assunto para a nossa língua portuguesa, mas infelizmente constatei que nossos centros de psiquiatria, tem pouco ou nenhum conhecimento ou estudo relativo a essa síndrome, paciência, somos um país de terceiro mundo mesmo...

Então, tendo por base as poucas informações desse estudo, mas que nos fazem dimensionar a amplitude do problema da pedofilia, vamos então observá-la a luz da “lei carmica” dos espíritas:

Uma pessoa em uma vida passada era pedófila, e dessa forma, estupradora de crianças. Ela morre, reencarna e algum tempo depois, ela sofre um estupro, para pagar a dívida por ter sido pedófila em sua vida passada.
Por ter sofrido esse estupro, ao crescer, ela também se torna pedófila e por esse motivo, só encontra prazer sexual, ao fazer sexo com crianças, estuprando-as.
Essa mesma pessoa morre, e em sua nova vida, algum tempo depois, ela sofre um estupro, para pagar a dívida por ter sido um estuprador em sua vida passada, mas ela foi um estuprador em sua vida passada, porque quando era criança, havia sofrido abuso sexual, mas, ele sofreu esse abuso, porque em outra vida passada, ela foi um pedófilo estuprador, e por aí vai, um círculo vicioso que não tem fim, muito menos escapatória, impossibilitando uma pessoa de “evoluir espiritualmente”.

É a lei de talião, uma lei criada nos primórdios da civilização, revivida por uma pessoa com a mentalidade de uma pessoa que vivia nos primórdios da civilização, mesmo vivendo há apenas 200 anos atrás.

Que beleza que é a teologia kardecista, como ela é evoluida... :histeria:

Gilgha :hihi:

Bom, no sentido de que se sofrer uma coisa vai fazer a pessoa fazer o mesmo com o outro ou muito pelo contrário evitar fazer o mesmo com o outro, acho que depende.
         Há duas casos diferentes. O primeiro é que a pessoa tenha feito outra pessoa sofrer antes de qualquer um fazer o mesmo com ela, num caso desses a pessoa não se dá conta do quanto o outro sofre, e nesse caso, sofrer o mesmo até pode fazê-lo entender mais sim, uma coisa que não entendia antes, ter uma empatia que não tinha antes e inclusive ver os perigos de certas atitudes,e de como as coisas podem ser voltar contra ela mesma, por exemplo, a falta de ampla defesa em um processo penal, uma pessoa pode no começo não perceber que isso atrapalha a defesa, achar que os que sofreram isso, estavam mesmo errados, eram mesmo culpados, mas depois que essa mesma coisa aconteceu com ele, aí ele percebeu o quanto isso era importante, e percebeu que aqueles caras anteriores eram inocentes o que ele não tinha percebido antes.
         Igualmente pessoas a favor do unipartidárismo antes, quando tem uma repressão dentro do seu próprio partido único no seu regime , podem ficar a favor do multipartidarismo, como aconteceu com alguns comunistas que depois viraram social-democratas.
         Agora, é bem diferente quando a pessoa sofre a injustiça antes de ter feito a mesma coisa a outros. Num caso desse sim, é que pode surgir a reação de descontar em terceiros.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re:Olho por olho, dente por dente. A lei de Hamurabi, reinventada pelos espíritas.
« Resposta #41 Online: 17 de Junho de 2012, 17:16:14 »
Mas o que é que essas leis, criadas na infância de nossa civilização, tem há ver com o Espiritismo?

Parei de ler aqui.
"a ver", Gil! "a ver".
http://embomportugues.blogs.sapo.pt/tag/ter+a+ver/+ter+a+haver

Acho que é a primeira vez que vi essa "versão", o que vejo comumente é "tem haver". Vou ver no google se existe "tenha ver". :biglol:

É, existe.

Offline Espíritos Nunca Mais

• Nível 12
  • *
« Resposta #42 Online: 30 de Novembro de 2012, 03:14:42 »
A doutrina esta em grande erro fazendo apologia a leis que não conheçe piamente de qual intenção elas, por quem criou tem.
« Última modificação: 30 de Novembro de 2012, 04:35:01 por Espíritos Nunca Mais »

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 30 de Novembro de 2012, 09:20:11 »
Caro  Espíritos Nunca Mais, bem vindo ao forum.  Dá uma passada lá no tópico de apresentações!  :ok:

Não se esqueça de dar uma olhada nas regras do forum, e qualquer duvida é só dar um "grito"...

Das duas postagens suas que vi até o momento voce parece ter alguma influencia do grande mestre Yoda!  :)  Conta um pouco pra gente sobre isso lá!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 30 de Novembro de 2012, 11:47:40 »
Caro  Espíritos Nunca Mais, bem vindo ao forum.  Dá uma passada lá no tópico de apresentações!  :ok:

Não se esqueça de dar uma olhada nas regras do forum, e qualquer duvida é só dar um "grito"...

Das duas postagens suas que vi até o momento voce parece ter alguma influencia do grande mestre Yoda:)  Conta um pouco pra gente sobre isso lá!

:histeria:

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
« Resposta #45 Online: 30 de Novembro de 2012, 11:50:00 »
A doutrina esta em grande erro fazendo apologia a leis que não conheçe piamente de qual intenção elas, por quem criou tem.

Muito a aprender você ainda tem, ojeriza é o caminho para o irracional. Ojeriza leva a raiva, a raiva leva ao ódio, o ódio leva ao sofrimento. :!:
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #46 Online: 30 de Novembro de 2012, 13:44:11 »

N%(+inf) = lim    100 . N%(0) .   N(0) exp(kt)    , onde: 0 < k =< r.

Mecanizar a teoria do carma relacionada à lei de Talião... até que é uma idéia inspiradora.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 30 de Novembro de 2012, 13:50:23 »

N%(+inf) = lim    100 . N%(0) .   N(0) exp(kt)    , onde: 0 < k =< r.

Mecanizar a teoria do carma relacionada à lei de Talião... até que é uma idéia inspiradora.

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #48 Online: 30 de Novembro de 2012, 14:06:23 »
Mas pelo menos é criativo e matemático, rsrrsrsrsrsr!

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 30 de Novembro de 2012, 14:09:15 »
Mas pelo menos é criativo e matemático, rsrrsrsrsrsr!

Isso lá é...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!