Autor Tópico: Refutando Kentaro  (Lida 15053 vezes)

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
Refutando Kentaro
« Online: 11 de Agosto de 2008, 13:18:20 »
Ao ler a coluna do Kentaro no Sedentário & Hiperativo de madrugada, me deparei com um problema probabilístico, que me atormentou e que não saiu de minha mente até agora. Peço que antes de continuarem lendo meu post, que primeiro conheçam os argumentos do Kentaro.
http://www.sedentario.org/colunas/duvida-razoavel/porta-dos-desesperados-5853#more-5853

Tenho um contra-argumento para as afirmações do Kentaro. Vejamos:

Estou em um programa de auditório apresentado pelo Mallandro, participando do quadro porta dos desesperados. Ráááááá.
Tenho que escolher 1 de 3 portas, em duas dessas portas se encontram monstros, e em uma delas esta um premio. Chamemos as portas de A, B e C.

1- Então, minhas chances de escolher a porta certa, a que contem o premio, são de 1/3, independente de qual porta eu escolha.

2- Eu escolho a porta A, consequentemente minhas chances são de 1/3 de estar certo e 2/3 de estar errado.

3- [divagação] O apresentador, sem revelar o que esta escondido atrás das 3 portas, me pergunta se não quero trocar de porta. Como descrito no 2, minhas chances de estar errado são de 2/3 para 1/3 de estar certo. Então eu decido mudar de porta e essa probabilidade se inverte (isso, no entanto, enquanto eu não decidir por qual das portas trocarei A - se por B ou por C - mas já tendo decidido fazer troca) e passam a ser de 2/3 de que eu esteja certo ao fazer a troca, e de 1/3 que eu esteja errado. Acontece que no momento em que eu faça a escolha por B ou por C as probabilidades novamente se invertem e voltam ao patamar inicial de 1/3 de chances de acerto, e 2/3 de chances de erro. [/divagação]

4- [divagação 2] Supondo que eu tenha escolhido a porta A, e de repente aparece um OVNI tripulado por alienígenas super evoluídos intelectualmente e tecnologicamente, e sem mais nem menos lança um raio mortal, que em vez de transformar a matéria (contrariando o “nada se cria, tudo se transforma”) a destrói completamente, e aniquila a porta C sem que se revele o que estava por trás de tal coitada porta. E da mesma forma que apareceram, somem. Com isso, sobram apenas 2 portas (A e B), a intuição leva a crer que agora minhas chances aumentaram e passaram a ser de 50% para sim ou para não, mas na verdade, as chances de acerto continuam a ser de 1/3 de acertar para 2/3 de errar, porque mesmo destruída, a porta C continua sendo parte do conjunto, pois o que estava escondido não foi revelado. Dessa forma, se eu decidir mudar minha escolha, isso me leva ao item 3. [/divagação 2]

5- Então, eu tendo escolhido a porta A, o apresentador faz um suspense, RÁÁÁÁÁÁÁÁ, escolhe a porta C e revela que o que estava escondido nela era um dos dois monstros. Ao contrario do que o Kentaro afirmou, ao revelar o conteúdo de uma das portas, a situação muda por completo. Assim como no caso dos alienígenas, a porta C foi “destruída”, mas com uma diferença fundamental, o seu conteúdo foi revelado, isso faz com que, ao contrario do que acontece no item 4, a porta C seja eliminada do conjunto, ou seja, não existem mais 3 opções, mas apenas 2, não se trata de 3/3, mas sim de 2/2. Com isso, minhas chances passam de 1/3 de acerto para 1/2 de acerto, e de 2/3 de erro para 1/2 de erro.

6- O apresentador me pergunta se quero trocar de porta, mas isso se torna irrelevante, pois minhas chances de acerto e de erro são as mesmas, eu não tenho mais que me preocupar com os 2/3 de estar errado, pois não existem mais os 3/3, mas sim 2/2 para que eu escolha 1 desses 2.

7- Minha conclusão é que, nos moldes que o programa era apresentado, com 3 portas e uma delas servindo apenas para o apresentador revelar seu conteudo antes de dizer se a escolha do participante estava correta ou não, é irrelevante qual porta seja escolhida, e mesmo sendo 3 portas as chances são na verdade de 50% para sim ou para não desde o principio.

Imagino que o Kentaro seja muito mais preparado do que eu a respeito de estatísticas, e penso que a refutação que eu fiz contenha algum erro matemático crasso, acontece que não consegui perceber aonde tal erro se encontra. Fui dormir pensando no problema, e até sonhei que estava no tal programa, mas aí o sonho descambou pra surrealismo total hauhauh. Então, peço que os amigos foristas me mostrem meu erro, ou, se por um evento cósmico de baixíssima probabilidade, meu argumento não contenha erro que seja evidenciado por vocês para massagear e inflar meu ego (que anda meio tenso e murcho) :lol:                                                                                    
« Última modificação: 11 de Agosto de 2008, 15:38:17 por Tupac »
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
Re: Refutando Kentaro
« Resposta #1 Online: 11 de Agosto de 2008, 23:06:07 »

Companheiro, eu também penso como você, não vejo nenhum erro em seu raciocínio, e achava a formulação do kentaro muito estranha. 

O problema é a prova empírica. Nos três testes que ele coloca à disposição, os fatos comprovam a teoria. Veja:

http://people.hofstra.edu/steven_r_costenoble/MontyHall/MontyHallSim.html

http://math.ucsd.edu/~crypto/cgi-bin/monty2?1+6186

http://www.userpages.de/monty_hall_problem/

Não compreendo também o porquê de quando você muda de porta seus êxitos são dobrados; mas aparentemente isso é um fato.

Eu também gostaria que alguém explicasse isso de forma mais simples.

Abraços,

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #2 Online: 11 de Agosto de 2008, 23:45:57 »
1- Quem é Kentaro?
2- Do alto de toda a minha ignorância em exatas eu seria capaz de apostar meu brioco que esta conta do blog não tem pé nem cabeça.
Edit:
3- Não tinha lido este negócio das provas... brioco desapostado  :susto:

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #3 Online: 11 de Agosto de 2008, 23:48:50 »

Como disse, eu também acho o pensamento estranho. Mas teste a teoria nos links sugeridos.

... e cuidado com o que aposta! :)

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #4 Online: 11 de Agosto de 2008, 23:59:36 »
Matemática, matemática... como eu odeio esta bosta  :x

E não adianta me cobrar apostas, eu sou o maior caloteiro da paróquia.

Citação de: Mori
O importante é perceber que a chance de vc ter errado inicialmente é de 2/3, e neste caso trocar de porta significa ganhar. A chance de que tenha acertado inicialmente é e continua sendo sempre de 1/3.
Ele está coberto de razão (pra que existem as exatas? :hmph: eu me sentiria tão mais inteligente se só houvesse humanas  |( )
« Última modificação: 12 de Agosto de 2008, 00:09:57 por Donatello van Dijck »

Offline Galthaar

• Nível 19
  • *
« Resposta #5 Online: 12 de Agosto de 2008, 00:08:28 »

O dilema é simples se você pensar da seguinte forma: No início, sempre que vc escolher uma porta e trocá-la depois, terá 66,6% de chance de ganhar porque duas das três possuem monstros e portanto serão trocadas obrigatoriamente por uma correta, visto que o apresentador só pode abrir uma porta que tenha monstro (como só restavam duas, caso você tenha escolhido uma com monstro, será aberta a outra que possui um monstro, deixando a premiada). Esqueçam a segunda fase, pensem só na primeira do modo que expliquei.

Logicamente, o cálculo para a segunda fase SEPARADA, é diferente, mas o que vale é para a posição inicial, ou seja, SEMPRE que você escolher uma porta e decidir trocá-la, você terá 66,6% de chance de ganhar.
« Última modificação: 12 de Agosto de 2008, 00:16:13 por Galthaar »
"A dominação social no capitalismo, no seu nível mais fundamental, não consiste na dominação das pessoas por outras pessoas, mas na dominação das pessoas por estruturas sociais abstratas constituídas pelas próprias pessoas."

Moishe Postone, Tempo, trabalho e dominação social

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #6 Online: 12 de Agosto de 2008, 00:21:41 »

Caras... continuo sem entender.  :biglol:

Offline Galthaar

• Nível 19
  • *
« Resposta #7 Online: 12 de Agosto de 2008, 00:29:53 »

Suponhamos o seguinte:

ANTES do jogo começar, eu ja decidi que vou escolher uma porta e trocá-la (não mudarei de idéia de forma nenhuma). Então eu tenho 3 opções: portas A, B e C.

Agora suponhamos que o prêmio está na porta C.

Como eu já decidi que vou trocar a porta que eu escolher, caso eu escolha inicialmente a porta A ou a B, obrigatoriamente eu ganharei. MAS POR QUÊ? Como eu escolhi uma porta que possui um monstro (nos casos A e B), e levando em consideração que o apresentador NÃO PODE revelar o prêmio, ele deverá mostrar uma porta que possui um monstro. Na outra porta, estará o prêmio, caso eu tenha escolhido inicialmente a porta ERRADA, ou terá um monstro, caso eu tenha escolhido inicialmente a CORRETA (no caso, a porta C).

Ou seja, se eu tenho a porta correta, as duas que restam são monstros, então se eu trocar, obrigatoriamente perderei.

Mas se eu tenho uma porta errada, a que eu trocar obrigatoriamente terá o prêmio, pois o apresentador vai revelar a que tem o monstro.
"A dominação social no capitalismo, no seu nível mais fundamental, não consiste na dominação das pessoas por outras pessoas, mas na dominação das pessoas por estruturas sociais abstratas constituídas pelas próprias pessoas."

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #8 Online: 12 de Agosto de 2008, 00:38:36 »
Entendi cara.

Portas A, B e C; só porta C premiada.

Atitude -> escolher e mudar de porta.
1. Escolhe A, mostra B, muda p/ C -> PRÊMIO.
2. Escolhe B, mostra A, muda p/ C -> PRÊMIO.
3. Escolhe C, mostra B, muda p/ A -> SEM PRÊMIO.

Conslusão: 2 chances de acertar, 1 de errar.

Atitude -> escolher e NÃO mudar de porta.
1. Escolhe A, mostra B, fica com A -> SEM PRÊMIO.
2. Escolhe B, mostra A, fica com B -> SEM PRÊMIO.
3. Escolhe C, mostra B, fica com C -> PRÊMIO.

Conclusão: 1 chance de acertar, 2 de errar.

*editado para tirar smileys.

Offline Galthaar

• Nível 19
  • *
« Resposta #9 Online: 12 de Agosto de 2008, 00:50:03 »

Agora você expôs melhor do que eu.

Perfeito!!

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #10 Online: 12 de Agosto de 2008, 00:52:21 »

Valeu; é que na verdade é a atitude do apresentador em só abrir a porta não premiada que faz toda diferença.

Abraços,

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 12 de Agosto de 2008, 01:07:49 »
O prêmio (car) pode estar  na porta 1, 2 ou 3

Suponha que o prêmio (car) esteja na porta 1

Para uma escolher a porta, o participante tem 3 opções, ou seja 1 dentre 3 alternativas (1/3)

a) Se o participante escolhe a porta 1, o apresentador deve escolher a porta 2 ou 3 para minimizar as chances de dar o prêmio. Portanto o apresentador tem 1 dentre 2 escolhas (1/2)

Note que a confusão surge quando esquecemos que o apresentador sabe aonde está o prêmio e que a probabilidade de acerto do participante também depende da escolha do apresentador. A probabilidade de escolha da porta que será aberta pelo apresentador NÂO é sempre a mesma, pois depende da escolha do participante e da posição do prêmio. Veja abaixo:

Agora suponha que o carro esteja na porta 2 e ele escolhe a porta 1
b) Se ele escolhe a porta 1 (com o prêmio na porta 2), o apresentador só tem uma escolha para oferecer o monstro (no caso goat) como opção, que é a porta 3. Portanto ele tem 1 escolha dentre 1 alternativa, ou seja 1/1)

Agora suponha que o carro esteja na porta 3 e ele escolhe a porta 1
c) Se ele escolhe a porta 1 (com o prêmio na porta 3), o apresentador só dispõe da porta 2.

Agora podemos montar uma árvore de decisão:

Para calcular a probabilidade final, multiplicamos a probabilidade em cada galho e a probabilidade de prêmio (car) ou monstro (goat) será a soma das probabilidades finais de cada situação.

Então:

Para prêmio (car): 1/3+1/3 = 2/3

Poderia também aplicar a fórmula de Bayes. Veja em: http://en.wikipedia.org/wiki/Monty_hall_problem

« Última modificação: 12 de Agosto de 2008, 01:17:21 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Mori

• Conselheiro Honorário
  • Nível 03
  • *
« Resposta #12 Online: 12 de Agosto de 2008, 01:18:57 »
Tupac, a situação que vc descreveu não tem nada a ver com o problema proposto.

Leia com atenção a coluna original e também a seqüência.
http://www.sedentario.org/colunas/duvida-razoavel/dissonancia-mm-6529

Cada detalhe do problema apresentado é importante. O detalhe mais relevante para o resultado contra-intuitivo é que o apresentador sabe onde está o prêmio, mas jamais irá revelá-lo antes da hora.

Isso tudo pode parecer inócuo, mera curiosidade, mas a estatística Bayesiana é extremamente relevante. Leia a coluna. Se entender inglês, aprofunde-se em:
http://yudkowsky.net/bayes/bayes.html

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #13 Online: 12 de Agosto de 2008, 14:36:39 »
Entendi cara.

Conslusão: 2 chances de acertar, 1 de errar.

Meu, você foi uma luz na escuridão... brigaddduuuuu... :lol:

Agora sim eu entendi.

------------------------------
Kentaro, minha situação ta tão longe assim do problema??? :lol:

- Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 13 de Agosto de 2008, 00:15:13 »
Entendi cara.

Conclusão: 2 chances de acertar, 1 de errar.

Agora sim eu entendi.

Errado.
No primeiro caso: Falta 4. Escolhe C, mostra A, muda p/B -> sem Prêmio
No segundo caso: Falta 4. Escolhe C, mostra A, fica com C -> Prêmio

Quando o participante escolhe a porta com prêmio, o apresentador tem duas possibilidades de escolha da porta e isso deve ser considerado no raciocínio da solução correta. Essa probabilidade deve entrar no cálculo da probabilidade final conforme na fórmula de Bayes.

Sim, a sua situação configura um problema diferente.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #15 Online: 13 de Agosto de 2008, 10:03:09 »
Entendi cara.

Errado.

Quando o participante escolhe a porta com prêmio, o apresentador tem duas possibilidades de escolha da porta e isso deve ser considerado no raciocínio da solução correta. Essa probabilidade deve entrar no cálculo da probabilidade final conforme na fórmula de Bayes.

Sou uma lástima em matemática, precisei bolar um modelo mais ligado à prática humanística para conseguir compreender o problema de Monty Hall. Entendi seu último comentário, mas dê uma olhada nisso:

• Ao começar o jogo você tem 3 portas a escolher.
  • Escolhida a porta, todo o resto decorre da escolha inicial; portanto, você não tem 4 possibilidades para trabalhar.
  • O que acontece é que as três alternativas só podem produzir um resultado ao final; mas uma delas (3.) pode ter variação no meio do procedimento.
  • Assim, duas alternativas têm sempre o mesmo início, meio e resultado (1. e 2.); e uma delas tem sempre o mesmo início e o mesmo resultado, mas o meio do procedimento pode variar (3.).
  • Quando você aleatoriamente escolhe a porta premiada, já decidido inicialmente a mudar de porta, você nunca ganhará (3., primeira atitude).
  • Quando você aleatoriamente  escolhe a porta premiada, já decidido inicialmente a NÃO mudar de porta, você SEMPRE ganhará (3., segunda atitude).

Assim, retificando-se, fica assim:

3. Escolhe C, mostra B ou A, muda p/ A ou B -> SEM PRÊMIO.

3. Escolhe C, mostra A ou B, fica com C -> PRÊMIO.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #16 Online: 13 de Agosto de 2008, 21:48:36 »
Nesse caso, então eu não cheguei nem a estar errado :histeria:
 - Carl Sagan

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 14 de Agosto de 2008, 00:00:29 »
Nesse caso, então eu não cheguei nem a estar errado :histeria:

Faz o seguinte...resolve o problema que você inventou prá gente lançar um tópico "Refutando Tupac" .  :histeria:

Offline Christiano

• Nível 15
  • *
    • CBP+18
« Resposta #18 Online: 25 de Agosto de 2008, 02:54:22 »
1- Quem é Kentaro?
Kentaro é o webmaster do site Ceticismo Aberto - http://www.ceticismoaberto.com/
"A ridícula situação de alguém que critica o que confessa nunca ter lido ou estudado, já é suficiente para desqualificar a sua crítica."
http://cbp18.ideaboard.net/

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #19 Online: 02 de Setembro de 2010, 09:41:11 »
Rindo muito com esse tópico huahuahua...

- Carl Sagan

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #20 Online: 02 de Setembro de 2010, 22:03:20 »
Entendi cara.

Agora sim eu entendi.

Errado.

Exceto que você esta mudando o problema. No problema de monty hall o apresentadar SEMPRE abre a porta com um monstro. Pode-se entender isso tal qual ele saiba onde fica o monstro. Esse detalhe é extremamente importante. Até por que, caso ele abra o carro, suas chances de ganhar foram imediatamente para 0.

Esse problema é extremamente contra-intuitivo realmente, mas o resultado é esse mesmo, mudar é melhor que não mudar.
"The patient refused an autopsy."

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #21 Online: 12 de Janeiro de 2011, 14:08:37 »
Ao invés de 3 cartas, imagina 5, 6, 7, 100....A situação é a mesma...O verificação (mesmo alguem sabendo previamente que uma determianda carta não tem nada) não altera as probabilidades inciais.

Abs
Felipe

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 12 de Janeiro de 2011, 14:14:47 »
As iniciais realmente não mudam, mas a partir do momento que o jogador escolhe mudar de carta, uma vez que uma carta sem prêmio foi descartada, a probabilidade de haver prêmio em cada uma das outras, na nova escolha, é maior.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #23 Online: 12 de Janeiro de 2011, 14:41:16 »
Não,.se o apresentedor ficou com 99 cartas e descartou uma, e vc tinha uma, vc continua com 1% de chance e o apresentador com 99%. Por isso é que é smepre válido fazer a troca.

Abs
Felipe

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 12 de Janeiro de 2011, 15:15:01 »
Ah, sim.

Eu estava me referindo ao caso em que o jogador faz a troca e justificando o aumento da probabilidade de ganhar. Note o trecho em itálico na minha mensagem anterior.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!