Autor Tópico: Refutando Kentaro  (Lida 15055 vezes)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re: Refutando Kentaro
« Resposta #50 Online: 24 de Julho de 2011, 20:15:59 »
[...]
Qual é a probabilidade de se ganhar na loteria sozinho com os mesmos números que sorteados no último sorteio?
Resposta: 50% porque você pode ganhar ou não ganhar.

Simples assim.

:hihi:

O mesmo vale para a megasena? :biglol:
Foto USGS

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #51 Online: 24 de Julho de 2011, 20:28:32 »
Teve um cara que afirmou que o LHC tinha 50 % de chances de acabar com o mundo (ou acaba, ou não acaba!)   :-)
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #52 Online: 25 de Julho de 2011, 01:25:55 »
Eu tinha uns 12 anos quando um professor me apresentou esse problema das portas e do prêmio. Na primeira vez custei um pouco a aceitar a resposta mas ficou óbvio quando fizemos um experimento na classe, simulando a situação. É uma boa para o Russell fazer em casa. Tente com dez "portas", abrindo oito quando se faz a escolha. Se na primeira vez não ficar clara a resposta, já não há mais o que fazer...  :lol:

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #53 Online: 25 de Julho de 2011, 01:28:22 »
Seria legal criar um tópico de "probleminhas matemáticos que desafiam a intuição". Eu lembro de alguns bons (vários devem estar no livro do Mlodinow, que eu ainda não li), mas o tempo urge e eu preciso acordar cedo hoje...

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #54 Online: 25 de Julho de 2011, 13:57:49 »
Eu sabia essa com laranjas... ::)
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #55 Online: 25 de Julho de 2011, 14:30:35 »
Existem uns problemas interessantes e de uma forma bem bacana n'O Homem que Calculava de Malba Tahan.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #56 Online: 28 de Julho de 2011, 20:38:49 »
As explicações são boas, os testes comprovam, mas...

E se passarmos a considerar a ideia de que uma das portas já está perdida? Independente de qual porta você escolher, se com prêmio ou sem, uma delas será aberta e apresentará um monstro. Então ela seria café com leite. Você nunca poderia ter escolhido entre três portas porque uma delas é uma ilusão. Ao se considerar tal porta no espaço amostral se comete o erro de colocar um elemento a mais que não pertence ao real sistema.

Se você escolhe a porta com o premio, o Malandro tem duas portas pra soltar um Yê Yé.
Se você escolha uma porta com um Yê Yé, ele tem outra porta para soltar o Yê Yé.

No caso o que ocorre é:
Dadas as portas A, B e C, e já sendo notório que uma delas seria descartada (a posteriori) e invalida (a priori), só sobram as opções Premio - NãoPremio.

Primeiro caso: Porta A escolhida. Porta C descartada.
Atitude: Mudar
Escolho porta A, carro na B - Ganho.
Escolho Porta A, carro na A - Perco.

Atitude: Não mudar
Escolho porta A, carro na B - Perco.
Escolho porta A, carro na A - Ganho.

Segundo caso: Porta A escolhida. Porta B descartada.
Atitude: Mudar
Escolho porta A, carro na C - Ganho.
Escolho porta A, carro na A - Perco.

Atitude: Não mudar
Escolho porta A, carro na C - Perco.
Escolho porta A, carro na A - Ganho.

[...]
E assim com todas as outras combinações.

Por isso, penso que o caso verdadeiro onde se pode levar em consideração a 3ª porta é no caso das minhas [divagações] no ínicio do tópico.

Nos moldes da Malandragem, a 3ª porta é apenas paisagem, não sendo participante ativo em nenhum momento da ocorrência. Está ali só pra distrair, não representa chance alguma.

Mas mesmo sendo contra intuitivo, os fatos não negam que mudar é melhor.

Esse simples teste mostra o quão importante é deixar suas vontades, crenças e etc., do lado de fora do experimento. E, quando o resultado chegar, sempre priorizar os fatos, mesmo se totalmente indigestos.
« Última modificação: 28 de Julho de 2011, 20:48:04 por Tupac »
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #57 Online: 28 de Julho de 2011, 23:04:06 »
Tupac!!!!

Vê se não some, você é importante aqui. :)

Saudações!
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #58 Online: 29 de Julho de 2011, 17:21:39 »
hauhuahuah... Li de novo o que escrevi ontem e... ahauhauhuahauhuah... bullshit.

Valeu, Giga. Tenho saudade do ambiente, da galera, mas as coisas aqui consomem muito tempo. São textos longos para ler, referências a checar, preparação de respostas. Aí só apareço pra ler, mas to ensaiando uma mudança em minha administração do tempo e pretendo retornar. Me senti honrado pela consideração expressada em suas palavras.

Com certeza, o seu sumiço seria algo realmente importante. Por isso, continue sempre a apresentar suas ótimas e valiosas colaborações ao fCC.

Abraços, Giga.

"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #59 Online: 29 de Julho de 2011, 17:53:23 »
hauhuahuah... Li de novo o que escrevi ontem e... ahauhauhuahauhuah... bullshit.

Valeu, Giga. Tenho saudade do ambiente, da galera, mas as coisas aqui consomem muito tempo. São textos longos para ler, referências a checar, preparação de respostas. Aí só apareço pra ler, mas to ensaiando uma mudança em minha administração do tempo e pretendo retornar. Me senti honrado pela consideração expressada em suas palavras.

Com certeza, o seu sumiço seria algo realmente importante. Por isso, continue sempre a apresentar suas ótimas e valiosas colaborações ao fCC.

Abraços, Giga.

:ok:
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #60 Online: 26 de Setembro de 2011, 05:30:18 »
Caros - foristas:

estão aí nove bolas de bilhar, com o diâmetro máximo, rigorosamente igual: no entanto uma delas pesa 1 miligrama mais, que as outras:

Também está aí uma balança de precisão milesimal, para as pesarem... Entretanto, só podem efectuar duas pesagens.

Que estratégia, vocês irão utilizar, para no máximo à segunda pesagem, consigam descubrir a bola mais pesada?

artur
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #61 Online: 26 de Setembro de 2011, 07:00:49 »
É uma balança eletrônica ou uma de pratos? Se for de braços é fácil:

Na primeira pesagem eu peso quatro bolas quaisquer, duas bolas em cada braço da balança; se a bola mais pesada estiver entre essas quatro um dos dois braços vai pender e basta pesar as duas bolas que estão sobre este prato na segunda pesagem. Se essas quatro bolas tiverem o mesmo peso, na segunda pesagem eu pego outras quatro das cinco bolas restantes e repito a operação; se mais uma vez essas quatro tiverem o mesmo peso, eu saberei que a bola mais pesada é a que não foi pesada.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #62 Online: 26 de Setembro de 2011, 07:15:36 »
E se a bola mais pesada for uma das quatro do segundo lote?
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #63 Online: 26 de Setembro de 2011, 07:30:19 »
uiliníli - escreveu:

É uma balança eletrônica ou uma de pratos? Se for de braços é fácil:

Tanto faz, desde que você não ultrapasse duas pesagens... :)

Na primeira pesagem eu peso quatro bolas quaisquer, duas bolas em cada braço da balança; se a bola mais pesada estiver entre essas quatro um dos dois braços vai pender e basta pesar as duas bolas que estão sobre este prato na segunda pesagem. Se essas quatro bolas tiverem o mesmo peso, na segunda pesagem eu pego outras quatro das cinco bolas restantes e repito a operação; se mais uma vez essas quatro tiverem o mesmo peso, eu saberei que a bola mais pesada é a que não foi pesada.

E se na segunda pesagem, você verificar que um dos pratos da balança, indica mais peso que na outra? Você terá de efectuar uma terceira pesagem, não é? :)

artur 

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #64 Online: 26 de Setembro de 2011, 13:35:50 »
Ola Pessoal,

Peso primeiro 3 e 3 .

Caminho 1. Se for igual, peso 1 e 1 das tres restantes, na pesagem 1 e 1, se os pesos forem iguais,  a  que ficou de fora é a mais pesada. Se for diferente, acabou.

Caminho2. Se for diferente na pesagem 3 e 3 acima, separo o lado mais pesado e repito a pesagem 1 e 1 entre as 3 mais pesadas, usando o mesmo raciocínio que no caminho1.

Abs
Felipe

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #65 Online: 26 de Setembro de 2011, 16:02:41 »
Feliperj - escreveu:

Ola Pessoal,

Peso primeiro 3 e 3 .

Caminho 1. Se for igual, peso 1 e 1 das tres restantes, na pesagem 1 e 1, se os pesos forem iguais,  a  que ficou de fora é a mais pesada. Se for diferente, acabou.

Caminho2. Se for diferente na pesagem 3 e 3 acima, separo o lado mais pesado e repito a pesagem 1 e 1 entre as 3 mais pesadas, usando o mesmo raciocínio que no caminho1.

Abs
Felipe

Eu faria o mesmo :!: :arrow: :ok:

artur

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #66 Online: 27 de Setembro de 2011, 11:46:42 »
E se a bola mais pesada for uma das quatro do segundo lote?

Ainda bem que eu não sou o Russell, né? :P

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #67 Online: 27 de Setembro de 2011, 16:22:50 »
Lusa, apresento um problema para você.

Considere um trem com 54 metros de comprimento com 9 vagões que viaja em linha reta na direção norte na velocidade de 68 km/h contra a direção de um vento com velocidade de 28 km/h medida por uma estação meterológica proxima a um ponto em que o trem acabou de passar. Um dos passageiros, ex-maquinista experiente, situado na janela exatamente na metade do comprimento do trem, numa janela voltada para o leste sente forte cheiro de óleo ao mesmo tempo em que uma vaca é avistada caminhando na direção sul da linha do trem. O ex-maquinista grita para o maquinista (considere a velocidade do som igual a 300 m/s) avisando sobre o risco de acidente.

Agora calcule.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #68 Online: 27 de Setembro de 2011, 20:11:39 »
Calcular o quê?

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #69 Online: 27 de Setembro de 2011, 20:15:16 »
Calcular o quê?

Ora pois, calcule o susto da vaca.

:histeria: :histeria: :histeria: :histeria:

Sabe o Mário?

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #70 Online: 27 de Setembro de 2011, 20:31:32 »
Qual a escala para cálculo do susto da vaca?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #71 Online: 27 de Setembro de 2011, 20:42:51 »
Acho que é para calcular o tempo que levará para o som da mensagem do ex-maquinista chegar ao maquinista. A resposta é 9 nanossegundos, pois o ex-maquinista, experiente como era, não queria causar pânico entre os passageiros gritando para o maquinista que havia possibilidade de acidente, por isso se comunicou com seu colega via rádio e a luz atravessou os 27 metros que os separavam a cerca de 300 milhões de metros por segundo.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #72 Online: 27 de Setembro de 2011, 20:48:31 »
Qual a escala para cálculo do susto da vaca?

Parameters used to measure "fear" vary widely among studies. Plausible, quantifiable and consistent parameters representative of "fear" must be established to reduce subjectivity between results in future studies, facilitating implementation of management techniques that improve welfare, based on sound, consistent research. This paper will discuss results of recent research into measurements of fear in cattle and the practical applications of such strategies when attempts are made to improve welfare.

http://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&cd=2&ved=0CCwQFjAB&url=http%3A%2F%2Fvip.vetsci.usyd.edu.au%2FcontentUpload%2Fcontent_3075%2FCoggins.pdf%23search%3D%22animal%20scale%20to%20measure%20fear%22&rct=j&q=animal%20scale%20to%20measure%20fear&ei=W1-CTrqAG4GCgAej47kf&usg=AFQjCNGUkrm3fRkycRsDgd5d-mQz4sPZSQ&cad=rja

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #73 Online: 27 de Setembro de 2011, 20:53:01 »
Acho que é para calcular o tempo que levará para o som da mensagem do ex-maquinista chegar ao maquinista. A resposta é 9 nanossegundos, pois o ex-maquinista, experiente como era, não queria causar pânico entre os passageiros gritando para o maquinista que havia possibilidade de acidente, por isso se comunicou com seu colega via rádio e a luz atravessou os 27 metros que os separavam a cerca de 300 milhões de metros por segundo.

9.33337 nanosegundos para ser exato. Mas você não notou que o ex-maquinista estava gritando para leste e o maquinista fica na frente a oeste.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #74 Online: 27 de Setembro de 2011, 20:53:49 »
Nada a ver. O que avistou a vaca a viu se aproximando no sentido sul da linha do trem mas a o trem já tinha passado (ele estava olhando pra trás!).
« Última modificação: 27 de Setembro de 2011, 21:01:35 por sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!