Enquete

Qual sistema operacional você usa para acessar o Clube Cético?

GNU/Linux
30 (27.3%)
Free, Open e NetBSD
0 (0%)
Mac OS X
3 (2.7%)
Solaris ou Sun OS
1 (0.9%)
Windows 95, 98 ou ME
0 (0%)
Windows XP
53 (48.2%)
Windows Vista
22 (20%)
Outro (especificar no tópico)
1 (0.9%)

Votos Totais: 81

Autor Tópico: (Enquete) Qual sistema você usa?  (Lida 23422 vezes)

Offline Churrumino

• Nível 08
  • *
Re: (Enquete) Qual sistema você usa?
« Resposta #125 Online: 02 de Setembro de 2008, 21:48:16 »
Enviado por: Fabulous
Inserir Citação
Linux têm passo a passo um help de instalação que nem o windows tem? É fácil encontrar drivers de modem para so unix? Impressoras são facilmente configuradas no linux? A maioria dos programas criados são destinado ao linux ou windows?

1 - Tem sim, e você pode usar o linux da forma Live-CD. Só colocar o cd e ele roda o linux a partir do CD. É uma boa se você quiser ir se adaptando e tudo mais. Pelo live CD ele já configura tudo pra você: internet, vídeo, teclado, tudo.
2 - Encontra todos os drivers sim, e é até mais facil achar drivers antigos do que no window$
3 - Sim, impressoras são facilmente configuradas. O que eu acho mais dificil é o scanner, mas no window$ eu também sofria muito  :?
4 - Todos os programas tem "clones" no código livre. Tem o aMsn (em vez de Msn), o Rythimbox (em vez do Winamp), enfim, tem todos. Claro que os do window$ tem mais "firulas", mas são muito mais instaveis e vulneráveis.

Não sei se você sabe, mas o Linux não pega vírus. Só não é recomendável usar Linux se você trabalha com o Photoshop e com o Dreamweaver, por que os donos dessas desgraceiras não liberaram a conversão do seu programa para o Linux, eles tem "sujeiras" com a Microsoft.

Se você é usuário comum, que não faz trampo com edição de imagem e vídeo, já passou da hora de usar Linux. Começa usando ele em live CD, que você já nota o ganho em desempenho e estabilidade. Se você se adaptar, instale definitivamente no HD.

É mais fácil acreditar em deus do que acreditar que o window$ é bom  :ok:
« Última modificação: 02 de Setembro de 2008, 21:55:16 por tobiassena »

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #126 Online: 02 de Setembro de 2008, 21:50:22 »
Valeu, onde faço o download?
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Churrumino

• Nível 08
  • *
« Resposta #127 Online: 02 de Setembro de 2008, 21:59:24 »
Eu te recomendo a usar o Ubuntu 8.04 (que é o que eu uso), tem um fórum bom, e também qualquer dúvida no começo pode me perguntar.

http://www.ubuntu-br.org/download

só fazer o download, gravar a imagem num CD, e "correr pro abraço"  :biglol:

No começo use ele como Live CD, vai vendo se tem todos os recursos que você precisa.

Se for instalar no seu HD, eu te recomendo depois esse tópico do fórum do Ubuntu, que ensina a instalar de forma prática tudo que precisa ser instalado:

http://ubuntuforum-br.org/topic=35376.0.html

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #128 Online: 03 de Setembro de 2008, 00:33:00 »
Se for rodar como Live CD, é bom que tenha no minimo 256 de RAM, o recomendado seria 512, existe uma distro mais leve que o ubuntu hardy (que tem um kernel pesado, e que vem com o ambiente grafico Gnome) original, que se chama Xubuntu (o kernel é o mesmo). é mais leve pois vem com o ambiente grafico XFCE... Aconselho o DreamLinux, é levinho no LiveCD e no HD é mais leve ainda, vem com o XFCE e etc, www.dreamlinux.com.br, dá uma olhada no forum que se encontra no site, la tem muitas dicas... Ahh, o DL é baseado no Debian, assim como o Ubuntu. Existe uma outra versão do Ubuntu chamada Kubuntu, que nada mais é do que o Ubuntu com ambiente grafico KDE, esse ambiente grafico é similar ao do windows (como eu tenho aversão ao windows, não gosto hehe), talvez seja uma boa idéia tentar com ele... Na wikipedia, ao procurar por Linux você encontra uma lista enorme de varias distros, tem até uma brasileira (Satux ou algo assim) que imita o design do XP (se não me engano) com toda segurança de um linux...

Se liga no que é possivel fazer com um Ubuntu:
http://ubuntuforum-br.org/topic=22443.0.html

Isso e muito mais...

Se o seu PC tiver RAM em quantidade boa, então fica com o Ubuntu mesmo, é dá hora...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #129 Online: 03 de Setembro de 2008, 01:00:29 »
E se você sentir saudade do IE, veja o que se pode fazer com o firefox:
http://ubuntuforum-br.org/topic=7370.50.html#msg123399

Ou seja, usa-se a pele do IE com todas as vantagens da raposa. Inclusive esta que testei e aprovei:
http://ubuntuforum-br.org/topic=34230.0.html

Enfim... abrem-se "janelas" de possibilidades quando se usa linux, e você é livre pra xeretar em cada uma...
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #130 Online: 03 de Setembro de 2008, 01:10:32 »
O windows continua sendo mais prático para os leigos e quem sempre utilizou, isso continua.
Agora um dos motivos do aumento de usuários do sistema unix é que muitas empresas, firmas e faculdades estão optando por esse sistema para não pagar aquele registro super caro do windows, já que elas não usam piratas.
Tem outra coisa, também. Derrubar um Rwindows da vida, até um script kiddo da vida faz.

Vai e tenta fazer a mesma coisa com um sistema Unix-like (BSD, OS X, GNU/Linux)... não só você não consegue, mais ainda o fedepê do administrador do sistema vai saber como você tentou entrar lá.

Mudando de saco pra mala, acabei de converter meu Kubuntu em um Ubuntu. Tô usando o GNOME agorinha mesmo. Vou ficar com ele até acabar essa frescura de KDE4 ser novo (ou seja, até ficar beeeeeeeeeem estável, coisa que não tá).

E, considerando que tô pouco a pouco tirando as ferramentas "duplicadas" (gcalctool vs. kcalc, gedit vs. kate/kwrite) e dando preferência às do GNOME... é capaz que eu esqueça o KDE por mais tempo que eu previa. Consegui até colocar um menu no esquemão do KDE, só com um iconezinho!
Latebra optima insania est.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #131 Online: 03 de Setembro de 2008, 07:07:29 »
Se você é usuário comum, que não faz trampo com edição de imagem e vídeo, já passou da hora de usar Linux. Começa usando ele em live CD, que você já nota o ganho em desempenho e estabilidade. Se você se adaptar, instale definitivamente no HD.
Há uma distribuição (Dynebolic) que é especializada em ferramentas multimídia. E roda do LiveCD.
Para coisas mais leves, o Linux tem muita coisa. E também para coisas pesadas, só que não necessariamente os programas que são o padrão de mercado.

Desde "Toy Story" que a maior parte dos desenhos animados é feita em Linux, usando o Maya e similares.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #132 Online: 03 de Setembro de 2008, 07:08:44 »
Mudando de saco pra mala, acabei de converter meu Kubuntu em um Ubuntu. Tô usando o GNOME agorinha mesmo. Vou ficar com ele até acabar essa frescura de KDE4 ser novo (ou seja, até ficar beeeeeeeeeem estável, coisa que não tá).
Eu também não gostei do KDE 4, portanto instalei o Kubuntu 8.04 na opção KDE 3.5.

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #133 Online: 03 de Setembro de 2008, 13:33:26 »
Há uma distribuição (Dynebolic) que é especializada em ferramentas multimídia. E roda do LiveCD.
Para coisas mais leves, o Linux tem muita coisa. E também para coisas pesadas, só que não necessariamente os programas que são o padrão de mercado.

Desde "Toy Story" que a maior parte dos desenhos animados é feita em Linux, usando o Maya e similares.
Fazendo autopropaganda do meu blog, escrevi um artigo sobre isso sobre gravação/edição de áudio no Linux. Ele é bastante maduro nesse aspecto e faz coisas que só com ferramentas bastante caras você conseguiria fazer no Windows.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #134 Online: 03 de Setembro de 2008, 13:57:39 »
Hoje testei o Ubuntu. Gostei bastante, mas ainda estranho algumas coisas.

Offline Churrumino

• Nível 08
  • *
« Resposta #135 Online: 03 de Setembro de 2008, 15:47:54 »
No novo Ubuntu só tem um problema que até agora eu não achei solução: configurar a rede wireless do note. Não posso fazer a atualização automática, porque tem um determinado arquivo que desinstala a rede sem fio, e depois não descobri como faz pra voltar.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #136 Online: 03 de Setembro de 2008, 17:29:58 »
Acabei de instalar o XFCE no Ubuntu Hardy, to postando pelo XFCE, acho que vou ter que baixar o Xubuntu porque não to vendo nenhuma diferença do Gnome... tão quase iguais...
Pena que eu não consegui instalar no HD o DL... Ja vinha com cairo dock e uns efeitinhos legalllss, otimo pro meu pc atrasado...
Vou ter que baixar tudo de novo... to pensando em pegar o slac pra testar de uma vez...
« Última modificação: 03 de Setembro de 2008, 17:32:35 por Tupac »
 - Carl Sagan

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #137 Online: 03 de Setembro de 2008, 20:23:45 »
Tupac, o GNOME e o XFCE são bem parecidos mesmo, especialmente porque ambos usam a mesma biblioteca gráfica, o GTK+.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #138 Online: 03 de Setembro de 2008, 20:41:38 »
mas eu esperava um menor consumo de memoria RAM do XFCE, mas ta quase igual...
 - Carl Sagan

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #139 Online: 04 de Setembro de 2008, 12:28:50 »
Eu também não gostei do KDE 4, portanto instalei o Kubuntu 8.04 na opção KDE 3.5.
Gostar, até gostei; mas ele ainda não tá tão customizável quanto o KDE 3. Aliás, acho que desisti completamente do KDE, tô adorando o GNOME (principalmente porque o Fusion funciona melhor nele :) )

Mudando de saco pra mala, ninguém aqui usa BSD e Solaris, não??????????? O.o

Tô até vendo que vai chegar uma hora que vou me encher de usar só Linux e tacar BSD aqui. Alguém recomenda algum BSD em especial? Alguém já teve contato com o BSD? Alguém sabe ao menos do que eu tô falando??? E, se tiver, qual a diferença prática entre usar BSD e GNU/Linux?

mas eu esperava um menor consumo de memoria RAM do XFCE, mas ta quase igual...
Pelo que notei, o XFCE também tem o "modo frescurite on".

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #140 Online: 04 de Setembro de 2008, 12:52:34 »
Mudando de saco pra mala, ninguém aqui usa BSD e Solaris, não??????????? O.o

Tô até vendo que vai chegar uma hora que vou me encher de usar só Linux e tacar BSD aqui. Alguém recomenda algum BSD em especial? Alguém já teve contato com o BSD? Alguém sabe ao menos do que eu tô falando??? E, se tiver, qual a diferença prática entre usar BSD e GNU/Linux?
Testei o FreeBSD uma vez, com LiveCD, e notei que é muito parecido, mas as unidades de disco têm denominações diferentes, alguns comandos são diferentes etc.

Ele é mais seguro para servidores, mas não sei se vale a pena aprender tudo de novo. E suponho que o BSD tenha menos opções de programas para o desktop.

Offline Aronax

• Nível 27
  • *
« Resposta #141 Online: 04 de Setembro de 2008, 13:11:43 »
Sempre achei que instalar programas no Linux era um super saco!!!....o melhor nesta área é o BeOS/Haiku...é só arrastar para a lixeira....
Até esqueci como se faz no Linux.....agora é simples?
Uma verdade ou um ser podem ser vistos de vários pontos, porém a verdade e o ser estão acima de pontos de vista.

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #142 Online: 04 de Setembro de 2008, 13:16:30 »
Sempre achei que instalar programas no Linux era um super saco!!!....o melhor nesta área é o BeOS/Haiku...é só arrastar para a lixeira....
Pera aí, como assim arrastar na lixeira? :lol: Que pouco intuitivo.
Depende de que distribuição do Linux. No Archlinux é só rodar
Código: [Selecionar]
pacman -S programae ele já baixa e instala o programa, assim como as dependências.

No Ubuntu tem o synaptic (acho que é esse o nome) que é uma interface gráfica em que você escolhe o programa que quer instalar e ele instala, junto com as dependências.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #143 Online: 04 de Setembro de 2008, 13:17:26 »
Não entendi...
instalar é só arrastar pra lixeira????
 - Carl Sagan

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #144 Online: 04 de Setembro de 2008, 13:37:51 »
Segunda vez que reparo o Vista!
Isto por causa de uma atualização da propria microsoft via net. No último passo da instalação, Vista corrompido!

Soma-se isto a lerdeza e a dificuldade de se achar as coisas e tem-se a pior impressão possível!

Tenho saudades do Win98.
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Aronax

• Nível 27
  • *
« Resposta #145 Online: 04 de Setembro de 2008, 13:47:26 »
Pera aí, como assim arrastar na lixeira? :lol: Que pouco intuitivo.
Depende de que distribuição do Linux. No Archlinux é só rodar
Código: [Selecionar]
pacman -S programae ele já baixa e instala o programa, assim como as dependências.

No Ubuntu tem o synaptic (acho que é esse o nome) que é uma interface gráfica em que você escolhe o programa que quer instalar e ele instala, junto com as dependências.
Desculpem...o post saiu errado....a dificuldade maior é com desinstalar, e sobre isto que falei .... no BeOS é só arrastar para a lixeira.
Uma verdade ou um ser podem ser vistos de vários pontos, porém a verdade e o ser estão acima de pontos de vista.

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #146 Online: 04 de Setembro de 2008, 14:51:08 »
Bom, no archlinux você pode rodar "pacman -R programa" para remover o programa ou "pacman -Rs programa" para remover o programa e as dependências que não estão sendo usadas por nenhum outro programa. O problema é que o programa tem que ter sido instalado pelo pacman para isso funcionar.

Se um programa não existir nos repositórios do Arch, existe uma ferramenta para depois que copilar o programa se criar um pacote instalável pelo pacman.

Nas outras distros não sei como está, mas de fato se você instalar um programa com "./configure && make && make install" desinstalar é um saco.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #147 Online: 04 de Setembro de 2008, 18:08:50 »
Pra instalar programas no GNU/Linux, segue-se a fórmula:

$ sudo [gerenciador de pacotes] [opções] [pacote]

Se o gerenciador de pacotes for o APT (Debian, Ubuntu, Kurumin):
$ apt-get install [pacote]

Se for Pacman (Arch):
$ pacman -S [programa]

No RPM (Mandrake, Conectiva, Red Hat):
$ rpm -i [pacote]

Pra desinstalar, geralmente é meio óbvio. No APT você troca "install" por "remove"; no Pacman, troca "-S" por "-R"; e no RPM, troca "-i" por "-e".

E pra quem não tem saco pra ficar lembrando comando, usa alguma ferramenta tipo Synaptic ou Adept que faz isso por você :biglol:

Bom, no archlinux você pode rodar "pacman -R programa" para remover o programa ou "pacman -Rs programa" para remover o programa e as dependências que não estão sendo usadas por nenhum outro programa. O problema é que o programa tem que ter sido instalado pelo pacman para isso funcionar.

Se um programa não existir nos repositórios do Arch, existe uma ferramenta para depois que copilar o programa se criar um pacote instalável pelo pacman.

Nas outras distros não sei como está, mas de fato se você instalar um programa com "./configure && make && make install" desinstalar é um saco.

Não sei como é usando o Pacman. Mas, no Debian e no Ubuntu, eu primeiro faço um pacote .deb pra depois instalar. Assim aparece no Synaptic, oras :)

Pros pacotes .deb, tem um how-to em http://www.linuxdevices.com/articles/AT8047723203.html
Pro Pacman, não sei, mas dê uma fuçada no Google ::)

Offline Aronax

• Nível 27
  • *
« Resposta #148 Online: 04 de Setembro de 2008, 18:30:18 »
Obrigado pelas dicas....
è isto que me fez abandonar o Linux, e ficar no XP, e aguardar a finalização do haiku.....

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #149 Online: 05 de Setembro de 2008, 07:07:09 »
Obrigado pelas dicas....
è isto que me fez abandonar o Linux, e ficar no XP, e aguardar a finalização do haiku.....
No Ubuntu e outros há um item no menu chamado "Adicionar/remover programas".
Você escolhe o que quer numa longa lista, clica em "aplicar" e apenas aguarda que ele baixe e instale tudo.

Só que muita gente acha mais fácil digitar "apt-get install nome-do-programa".

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!