Enquete

Qual sistema operacional você usa para acessar o Clube Cético?

GNU/Linux
30 (27.3%)
Free, Open e NetBSD
0 (0%)
Mac OS X
3 (2.7%)
Solaris ou Sun OS
1 (0.9%)
Windows 95, 98 ou ME
0 (0%)
Windows XP
53 (48.2%)
Windows Vista
22 (20%)
Outro (especificar no tópico)
1 (0.9%)

Votos Totais: 81

Autor Tópico: (Enquete) Qual sistema você usa?  (Lida 23423 vezes)

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
Re: (Enquete) Qual sistema você usa?
« Resposta #150 Online: 05 de Setembro de 2008, 15:01:26 »
Isso é algo que não entendo... Por que existe um adicionar e remover e um Synaptic????
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
« Resposta #151 Online: 05 de Setembro de 2008, 15:20:25 »
Isso é algo que não entendo... Por que existe um adicionar e remover e um Synaptic????

O Synaptic, para muitos usuários, ainda é exageradamente técnico. Os programas nem tem "nome", o que aparece é o nome do pacote...

Imagine o "Adicionar/Remover" como uma tela mais amigável, o Synaptic como uma mais avançada. A primeira é mais simples de usar, a segunda mais completa.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #152 Online: 05 de Setembro de 2008, 16:57:43 »
e por que não juntam um ao outro??? com o mesmo programa sendo tanto simples quanto complexo dependendo de como você navega por ele... Sei lá, acho desnecessario...

Alias, temos apt-get, aptitude, adicionar/remover, synaptic... eita exagero da mulestia...

Muitos dizem que instalar pelo aptitude é melhor pois ele é melhor na listagem das dependencias e etc., mas a maioria dos comandos install que vejo se segue depois de um apt-get, mesmo sendo a mesma pessoa que tenha dado a dica que aptitude é melhor... vai entender...
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #153 Online: 05 de Setembro de 2008, 17:02:42 »
Todos esses funcionam em cima do dpkg. Não tenho certeza se o aptitude depende do apt-get, mas são todos "conectados" de alguma forma.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #154 Online: 06 de Setembro de 2008, 01:00:19 »
Todos esses funcionam em cima do dpkg. Não tenho certeza se o aptitude depende do apt-get, mas são todos "conectados" de alguma forma.
Depende.

O aptitude é um front end, em shell, pro apt. Tanto que o nome é APTitude.
Latebra optima insania est.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #155 Online: 06 de Setembro de 2008, 10:25:00 »
então são a mesma coisa???
Por que dizem que um é mais completo, melhor que outro???
 - Carl Sagan

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #156 Online: 06 de Setembro de 2008, 10:44:35 »
então são a mesma coisa???
Por que dizem que um é mais completo, melhor que outro???

Eles são interfaces gráficas. A completeza de uma interface gráfica depende dos botões e menus que o cara que fez a interface pôs à disposição do usuário.

Exemplo: se não tiver um botão "desinstalar" no programa gráfico, por mais que o backend suporte desinstalar, o usuário não conseguirá fazer isso através da interface.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #157 Online: 06 de Setembro de 2008, 11:38:24 »
Mas o Aptitude, segundo o que o Eremita disse, é uma interface para o apt-get, eu ja vi gente dizendo que pra se instalar programa o melhor é o aptitude...
Talvez tenha havido uma confusão do Eremita, talvez ele quisesse dizer que o Synaptic é o mesmo que apt-get, porque o tanto o apt-get quanto o aptitude são em linha de comando, sem interface grafica...

Enfim...
 - Carl Sagan

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #158 Online: 06 de Setembro de 2008, 11:40:50 »
O aptitude não é exatamente por linha de comando. Ele é mais uma Texzt user interface, já que ele tem menuzinhos e coisas assim, não necessariamente fazendo o usuário digitar comandos. Ou seja, é uma interface gráfica, só que "desenhada" em texto, como o midnight commander.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #159 Online: 06 de Setembro de 2008, 12:37:53 »
Não uso esses negocios do aptitude...
quando vou dar um comando do aptitude uso o terminal (consola), e uso o mesmo terminal para apt-get... nunca vi esse front end.

Outra coisa, quer dizer então que é somente placebo a idéia de que aptitude é melhor que apt-get???
 - Carl Sagan

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #160 Online: 06 de Setembro de 2008, 15:18:33 »
Não uso esses negocios do aptitude...
quando vou dar um comando do aptitude uso o terminal (consola), e uso o mesmo terminal para apt-get... nunca vi esse front end.

Outra coisa, quer dizer então que é somente placebo a idéia de que aptitude é melhor que apt-get???

Tenta digitar apenas "aptitude" no console. O front-end aparecerá.

O aptitude tem uma curva de aprendizado menor.. se você não conhece o apt-get nem o aptitude, conseguirá usar o aptitude mais facilmente. Com o apt-get terá que ler o man pages, ou algo similar.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #161 Online: 06 de Setembro de 2008, 17:18:35 »
ultimas perguntas (no momento):
Qual o melhor pra se usar??? É apenas questão de gosto??? São a mesma coisa???

agradece as explicações já postadas... bigradss...
 - Carl Sagan

Offline Aronax

• Nível 27
  • *
« Resposta #162 Online: 06 de Setembro de 2008, 18:45:35 »
Alguém aqui já usou este ? http://www.amiga.com/
Uma verdade ou um ser podem ser vistos de vários pontos, porém a verdade e o ser estão acima de pontos de vista.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #163 Online: 06 de Setembro de 2008, 20:45:05 »
Tupac, é o seguinte: para se ter o Aptitude, é necessário ter o APT.

O aptitude é só uma interface para o APT; no Aptitude, você não digita comandos, mas apenas vai selecionando com o teclado os pacotes que você quer instalar, desinstalar, etc.

Dá uma olhada:

90% das distribuições que usam o APT, usam também o Aptitude. Então, se você usa Debian, Kurumin ou K/X/ASDFG/Ubuntu, vá num console e digite "sudo aptitude", provavelmente estará instalado.

Pra mim, ele é resquício da era pré-X11*, mas ele tem algumas coisas interessantes que o APT não tem. Por exemplo:

Pacote A depende do pacote B. Ou seja, sem o pacote B, o A não roda, mas o pacote B roda sozinho. Se você desinstalar o pacote A pelo APT, ele remove e pronto, oras. No Aptitude, dá pra você fazê-lo desinstalar automaticamente o B, também - por não ser mais necessário.

Tendo dito isso, eu ainda gosto mais de usar o APT. Quando você sabe o nome do pacote, ele é ágil e direto ao ponto. Se não souber, uso o Synaptic mesmo, oras. Mas alguns preferem usar o Aptitude, oras :) é só questão de gosto.

Alguém aqui já usou este ? http://www.amiga.com/
Nunca usei, mas o visual dele me lembra muito o Mac OS X. E tem cara de ser Unix-like, também - então eu não me assustaria em ver programas pra GNU/Linux e BSD rodando nele.

Era pré-X11: quando não existia ícones, mouse, e coisas do tipo. Era tudo na linha de comando, mesmo.

10 E no início, havia a Linha de Comando.
20 A linha de comando era completa, onipotente e acessível somente aos Iluminados.
25 Tal era foi dourada; pois os homens eram Homens e escreviam seus próprios programas.
30 Eis que um destes Iluminados caiu; pois o Mal habitava-o.
31 Neste dia nasceu a Interface Gráfica.
60 És Mammon, Interface; deste aos homens a cobiça.
70 Os homens então tiveram a cobiça de viverem sem a Linha.
80 Mammon gerou a W, que gerou a X, o demônio da burrice.
87 Pois após o X, os homens deixaram de ser homens e de fazer seus próprios programas.
90 A Linha decidiu então recolher-se, e se isolar do mundo.
93 Mas nem tudo foi perdido, pois ainda havia o Messias,
94 Que seria o Elo entre os Homens e a Linha,
95 E seria adorado por gerações.
97 Seu nome é Shell.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #164 Online: 08 de Setembro de 2008, 16:12:15 »
huhuhuh

tendeu Eremitcha
 - Carl Sagan

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #165 Online: 08 de Setembro de 2008, 19:56:30 »

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #166 Online: 08 de Setembro de 2008, 21:33:38 »
[modo tradução on]
tendeu = entendi
Eremitcha = Eremita
[/modo tradução off]
Derrrrr :lol:
 - Carl Sagan

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #167 Online: 09 de Setembro de 2008, 14:57:55 »
[modo tradução on]
tendeu = entendi
Eremitcha = Eremita
[/modo tradução off]
Derrrrr :lol:
Eu tentei jogar no Google Translator, mas ele não entendeu :biglol:

Offline BrazilianTroll

• Nível 10
  • *
« Resposta #168 Online: 19 de Setembro de 2008, 17:18:37 »
Sou um cara écletico.
Gosto de multi boot mas em HD separado.
Windows XP Pro 32 (jogos, 500 GB), Vista Ult. 64(VMWare e development/testing tools 320 GB) e minha bagunça Linux no meu drive de 120, que já ta precisando de ser aposentado, tadinho.
Tenho um Intel QX6850 em uma XFX 780LTi, com 8 gigas, e minhas 2 8800 GT em SLI, que Deus as mantenha...
Tela Acer 22".
Cheguei dos EUA agora, o mínimo que podia ter feito e ter trago um bom PC.
Ainda bem que o chinesinho da alfândega de garulhos não entendia de PC, porque 500 doláres eram so os video cards...
"Windows Vista/XP/9x /n./ 32 bit extensions and a graphical shell for a 16 bit patch to an 8 bit operating system originally coded for a 4 bit microprocessor, written by a 2 bit company that can't stand 1 bit of competition."

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #169 Online: 20 de Setembro de 2008, 03:24:42 »
Curiosidade: O fórum permite divulgar endereços para baixar torrents? Ou fazer menção a torrents?
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #170 Online: 20 de Setembro de 2008, 03:47:59 »
Curiosidade: O fórum permite divulgar endereços para baixar torrents? Ou fazer menção a torrents?
Não se o arquivo do torrent for ilegal.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline BrazilianTroll

• Nível 10
  • *
« Resposta #171 Online: 20 de Setembro de 2008, 17:12:31 »
Não se o arquivo do torrent for ilegal.

Torrente legal não tem graça....
"Windows Vista/XP/9x /n./ 32 bit extensions and a graphical shell for a 16 bit patch to an 8 bit operating system originally coded for a 4 bit microprocessor, written by a 2 bit company that can't stand 1 bit of competition."

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #172 Online: 20 de Setembro de 2008, 17:17:24 »
Claro que tem. Distribuições linux são distribuídas via Torrent, vários softwares de código aberto são distribuidos via torrent.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #173 Online: 19 de Novembro de 2008, 03:37:37 »
Claro que tem. Distribuições linux são distribuídas via Torrent, vários softwares de código aberto são distribuidos via torrent.

Ubuntu: http://releases.ubuntu.com/8.10/ubuntu-8.10-desktop-i386.iso.torrent
Kubuntu: http://pl.releases.ubuntu.com/kubuntu/8.10/kubuntu-8.10-desktop-i386.iso.torrent
Debian: http://www.debian.org/CD/torrent-cd/

Bom, já que eu trouxe esse post do passado-sem-fundo, dá pro pessoal aproveitar e ir tacando mais...

Eu até colocaria do Windows, mas não quero impugnar minha ficha limpíssima de toda e qualquer advertência aqui do Clube Cético.

Mudando de saco pra mala e continuando no assunto...

1)Taquei o Ubuntu 8.10 (Ibex) aqui. Fiz instalação limpa e não upgrade, por causa da migração KDE>GNOME, eu baguncei o sistema completamente e fiquei com preguiça de arrumar ::) . E, considerando que eu deixei a /home em uma partição separada, foi susse :D

1a)Acabei me adaptando mais ao GNOME, mesmo. Acho que eu reclamava de ser pouco customizável porque eu não conhecia o KDE4 direito... pffffffffft.

2)Os únicos programas do KDE que tô ainda usando são:
2a)K3B - desculpem os partidários do Brasero, mas o K3B é o melhor programa que eu já vi para gravação de ISO, CD e DVD, não só pra GNU/Linux, mas comparando com os do Windows e do Solaris também.
2b)Kolourpaint - pasmem, adoro esse programinha. Pra redimensionar e cortar imagens, ele é mais direto que o GIMP.
2c)KRename - ah, ele é tão prático ::) e não achei um equivalente GNOME legal.
2d)O KTorrent foi pro passado-sem-fundo, nunca mais tive que xingar o Kopete também, e sempre odiei o Konqueror porque pra mim browser é uma coisa e gerenciador de arquivos é outra.
2e)Sinto falta do Asteroids, mas em compensação viciei no Tali. Esse joguinho me lembra boteco.

3)Eu tinha antes o XFCE instalado pra quando ia rodar coisa pesada, mas acabei concluindo que não é mais necessário, nem instalei mais.

4)Percebi que a questão KDE vs. GNOME vs. XFCE não é nos ambientes em si, mas um passo antes: as bibliotecas. Mesmo assim, ela leva a reduplicação de esforços, coisa que vejo muito pelos jogos...
4a)Seria possível fazer um KDE igual ao 3.5 em GTK+?
4b)Se sim, a integração KDE/GNOME fica mais eficiente?
4c)Se sim em ambas, por que não fizeram, PORRA?!?!?!?!

5)Os programas KDE estão em inglês. O que não é grande caso pra mim, mas eu tô tentando convencer minha mãe a usar GNU/Linux pra eu não ter que entrar no 2x/mês pra tirar virii, desfragmentar disco e porcarias do tipo. Existe alguma forma de eu deixá-los em português sem ter que instalar o KDE inteiro, p.ex. instalando pacotes para pt_BR individuais?

6)POR DARWIN, HUXLEY E HALDANE! Quando um programa não acha sua tradução pra pt_BR, dá pra ele procurar em segundo lugar pelo en_UK e não en_US?? Se eu vir escrito "colour" sem o "u" mais alguma vez eu vou quebrar essa birosca de PC!!!

7)Até agora, tô usando o Solaris como LiveCD. Mas tô pensando seriamente em instalá-lo. Só que de pensar que vou ter que comprar DVDs virgens, organizar paranoicamente minhas coisas ao extremo, gravar minhas músicas e meus vídeos, pra liberar espaço da partição de tralhas, e que ainda por cima vou ter que particioná-la... dá uma preguiiiiiiiça...

8)A vacóide da minha mãe jogou o Frank fora :( depois de tanto trabalho...
"Ai meu filho, esse teclado velho que você guarda é um lixo, joguei fora!"
(Frank era um teclado velho, que adaptei pra digitar em cirílico e grego, assim como tinha o alfabeto latino organizado de forma mais eficiente que o QWERTY. Não funfava direito com o Windows, mas ficou perfeito pro Linux depois que fiz um .xmodmap especial pra ele. Pensei em até tacar árabe e hebraico, mas daí eu teria que repintar as teclas e nisso minha mãe ia ter mais um chilique de "pare de gastar meu esmalte.)

8a)Frank vai ressurgir das cinzas como Frank II, vocês verão! MWAHAHAHAHA!

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #174 Online: 19 de Novembro de 2008, 03:45:44 »
21 usuários de Linux...

Credo, o mundo está perdido mesmo.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!