Autor Tópico: Viracopos e Galeão estarão em mãos privadas já em 2009, diz Jobim  (Lida 11347 vezes)

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Offline Unknown

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Re:Viracopos e Galeão estarão em mãos privadas já em 2009, diz Jobim
« Resposta #100 Online: 13 de Fevereiro de 2012, 11:07:33 »
Mas é a fundo perdido? Se não for não vejo qual o problema.
Claro que é, os juros são mais baixos que o de mercado.
Se o BNDES será pago depois então não é fundo perdido.

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Offline Barata Tenno

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Re:Viracopos e Galeão estarão em mãos privadas já em 2009, diz Jobim
« Resposta #101 Online: 13 de Fevereiro de 2012, 11:58:19 »
Mas é a fundo perdido? Se não for não vejo qual o problema.
Claro que é, os juros são mais baixos que o de mercado.
Se o BNDES será pago depois então não é fundo perdido.


O Estado pega 100 emprestado e paga 150. Ele empresta esse mesmo 100 e recebe 110.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline _Juca_

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Re:Viracopos e Galeão estarão em mãos privadas já em 2009, diz Jobim
« Resposta #102 Online: 13 de Fevereiro de 2012, 12:37:07 »
Citar
[...]
Os consórcios que conseguiram as concessões para modernizar e explorar por um período de 20 a 30 anos os aeroportos de Guarulhos (São Paulo), Brasília e Campinas ofereceram pelas licenças um total de US$ 24,535 bilhões, valor 347,9% superior ao mínimo exigido, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
[...]

Logo, logo, alguém vai aparecer aqui e escrever, se regozijando: "Nós privatizamos, via concessão, três aeroportos e conseguimos muito mais dinheiro que o PSDB que privatizou, via venda, as empresas de telecomunicações e as maiores reservas de ferro do mundo".

Em 5, 4, 3...

2,1.

Pra que dizer mais alguma coisa, se eu fosse um político do PT usaria esse argumento...  :lol:

Mas nunca fui contra privatização, sou contra a farra e a falta de estratégia em que elas se deram no governo do PSDB.

Para uma avaliação pormenorizada precisamos de alguns parâmetros:

Primeiro, os aeroportos não saíram baratinho como algumas concessões e privatizações dos anos 90, o que é um sinal positivo.
Segundo, ainda não consegui achar o formato de pagamento dessas concessões, nem como e se o dinheiro do BNDES vai entrar, se para pagar as concessões ( e aí sou contra ), ou se para investimentos que precisam ser feitos, o que é não é nada demais, pois o BNDES existe para isso.

Terceiro, o que vai ser feito com os aeroportos deficitários, que são todos os outros.

Quarto, as regras dessas concessões, quais serão as obrigações das empresas, elas poderão terceirizar os serviços, como as concessionária de telefonia e energia fazem, levando alguns serviços ao fundo do poço? Quais os planos de investimentos, e as obrigações contratuais?

Depois de respondido isso, aí podemos fazer uma avaliação. Isso vai demorar um tempinho, até que os fatos venham à tona.

Offline _Juca_

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Re:Viracopos e Galeão estarão em mãos privadas já em 2009, diz Jobim
« Resposta #103 Online: 13 de Fevereiro de 2012, 12:40:44 »
"Nós"? Existe algum político ligado ao PT aqui no CC?

Político do PT não sei, mas tem o forista cujo nick começa com "J" e termina com "uca".  ::)

Deve ser esse : ../forum/action=profile;u=2084

Offline Geotecton

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Re:Viracopos e Galeão estarão em mãos privadas já em 2009, diz Jobim
« Resposta #104 Online: 13 de Fevereiro de 2012, 13:10:45 »
"Nós"? Existe algum político ligado ao PT aqui no CC?
Político do PT não sei, mas tem o forista cujo nick começa com "J" e termina com "uca".  ::)
Deve ser esse : ../forum/action=profile;u=2084

Hehehehehehehe.
Foto USGS

Online Sergiomgbr

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Re:Viracopos e Galeão estarão em mãos privadas já em 2009, diz Jobim
« Resposta #105 Online: 13 de Fevereiro de 2012, 15:40:46 »
"Nós"? Existe algum político ligado ao PT aqui no CC?
Político do PT não sei, mas tem o forista cujo nick começa com "J" e termina com "uca".  ::)
Deve ser esse : ../forum/action=profile;u=2084

Hehehehehehehe.
Ei, Dr. manhattan, se era "casinha de caboclo", o _Juca_ foi mais rápido! :hihi:
« Última modificação: 13 de Fevereiro de 2012, 15:47:13 por sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Arcanjo Lúcifer

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Re:Viracopos e Galeão estarão em mãos privadas já em 2009, diz Jobim
« Resposta #106 Online: 13 de Fevereiro de 2012, 19:53:49 »
Mas é a fundo perdido? Se não for não vejo qual o problema.
Claro que é, os juros são mais baixos que o de mercado.
Se o BNDES será pago depois então não é fundo perdido.

Emprestando dinheiro para o Chapolim Colorado e a turma do Coma Andante? Pode esquecer desse dinheiro.

Offline Unknown

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Re:Viracopos e Galeão estarão em mãos privadas já em 2009, diz Jobim
« Resposta #107 Online: 15 de Outubro de 2012, 15:32:12 »
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Segunda chance

A tentativa de privatizar os aeroportos do Galeão (RJ), de Confins (MG) e  do Recife (PE) naufragou, já que empresas estrangeiras não aceitaram ser sócias minoritárias da Infraero. Para tentar reverter o fracasso, Dilma Rousseff se encontrará nesta semana com Marcelo Odebrecht e Sérgio Andrade, donos das maiores empreiteiras do Brasil, em busca de parcerias que viabilizem a concessão dos aeroportos.

http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2012/10/2/0-temor-do-fracasso/?searchterm=infraero

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"A Infraero precisa de choque de gestão"

Professor de transporte aéreo da Coppe (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Elton Fernandes afirma estar perplexo com as improvisações do governo nos aeroportos.

Com o modelo escolhido para os três primeiros aeroportos licitados, a gestora dos aeroportos, hoje superavitária, deve passar a ter deficit a partir do ano que vem, diz ele.

Fernandes diz ainda que o governo não conseguirá um administrador internacional que transfira tecnologia para a Infraero e defende um choque de gestão na estatal.

Folha - O governo ainda não definiu qual modelo será adotado para Galeão (Rio) e Confins (Belo Horizonte). Qual seria a melhor solução?
Elton Fernandes -
O melhor modelo seria ter uma boa gestão da Infraero. Naturalmente que o Galeão precisa de obras, porque boa parte dele foi feita há muitos anos e há muito para ser modernizado. Isso tudo é gestão.

Mesmo que o governo conceda os dois aeroportos, se não melhorar a gestão da Infraero, será um desastre, porque o transporte não se dá somente entre Galeão, Confins, Guarulhos, Congonhas e Brasília. Há os outros todos.

Por que a administração da Infraero não funciona?
A Infraero tem uma história de gestão de aeroportos muito longa, tem pessoal qualificado, mas, nessa área de gestão comercial, o que a gente tem visto é que não conseguiu andar, não conseguiu se modernizar e principalmente fazer planejamento.

O modelo adotado pelo governo prejudica a Infraero?
Foram prometidas outorgas bastante elevadas, são R$ 24,5 bilhões, mais uns R$ 10 bilhões em investimentos. A Infraero é responsável pela metade disso tudo (49%). Possivelmente esses três aeroportos concedidos (Congonhas, Guarulhos e Brasília), nos anos iniciais, não vão oferecer dividendo nenhum. Não sei como ficará a situação financeira da Infraero.

O próprio governo já admitiu que errou no primeiro leilão dos aeroportos, tanto que está buscando alternativas para Galeão e Confins. O senhor gostou do primeiro modelo?
Não é questão de gostar. O governo recorreu a isso por não conseguir fazer outra coisa. A presidente Dilma disse, quando era candidata, que iria abrir o capital da Infraero e nem tentou.

O que você percebe é o seguinte: as decisões são tomadas de forma atribulada, não têm por trás um estudo de impacto, de resultados. Por exemplo, quando o governo, depois de fazer a outorga, diz que não pode fazer a mesma coisa no Galeão porque senão a Infraero vai ficar negativa. Não saber disso antes é muita falta de planejamento.

Qualquer pessoa que fizesse as contas ia ver que a Infraero não ia mais ter dividendo nenhum e vai ter dificuldade, porque o superavit dela hoje é em torno de R$ 300 milhões, que é o superavit de Guarulhos. Se você tirou isso dela, já está com problemas financeiros. Então, por que não estudaram antes?

E por que o senhor acha que isso ocorreu?
Tudo tem sido assim nas decisões no transporte aéreo, são sempre tomadas de maneira atribulada.

O senhor participou como consultor de um dos consórcios vencedores do leilão [Guarulhos]. Como o senhor avalia o processo de venda?
Foi tudo aos trancos e barrancos, não teve planejamento nenhum. De vez em quando eles contratam um estudo de seis meses, contrataram aquele estudo do BNDES/Mackenzie, pagaram R$ 10 [milhões], R$ 11 milhões para em seis meses fazerem o diagnóstico da aviação brasileira, como se desse para fazer isso em seis meses.

Então a solução seria privatizar a Infraero?
A privatização da Infraero é impossível de ser feita, porque grande parte dos aeroportos brasileiros é deficitária. Seria necessário um choque de gestão bastante forte na Infraero para mudar essa configuração. Não melhorar a Infraero é um absurdo. Você faz a concessão quando o seu papel de governo se esgotou. Acho um absurdo falar em conceder o Galeão à iniciativa privada porque não se sabe administrar.

O que poderia ser feito?
Tem que avaliar o pessoal. Por que estão gerindo mal? Por que está indo para esse caos? Acho difícil a Infraero não ter boas pessoas.

O governo viajou recentemente em busca de administradores de aeroportos europeus, visando parceiros que transfiram tecnologia para a Infraero, sem sucesso. Essa seria a melhor solução para o Galeão?
Eu acho um pouco demais isso, você achar que o sujeito vai formar a Infraero para ser competidor dele em outros aeroportos. É óbvio que ninguém ia querer.

Qual seria o melhor modelo?
Só contrato de gestão. Acho que com a Supervia (trens do Rio) é assim. A Supervia não faz investimento, quem compra os trens é o governo. Estou imaginando que as coisas estão se encaminhando para isso no Galeão.

A responsabilidade de fazer os investimentos continua com o governo, o que não deixa de acontecer também nas concessões que já foram vendidas. As empresas vão pegar dinheiro do BNDES e pagar esses compromissos todos (outorga, investimentos) e esperar a receita entrar para pagar o BNDES. Não é o dinheiro do governo de qualquer forma?

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1164931-a-infraero-precisa-de-choque-de-gestao.shtml
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Governo define até o fim do mês modelagem para setor de aeroportos

O governo federal espera definir até o fim deste mês a modelagem para garantir investimentos no setor aeroportuário, disse nesta terça-feira o presidente da Infraero, estatal que administra a maioria dos terminais do país, Gustavo do Vale.

"A prioridade no próximo modelo tem que ser a gestão, melhorar a gestão da Infraero, tecnologia, manutenção e ampliação da aviação regional", afirmou ele durante evento no Rio.

Segundo Vale, as opções são deixar o controle de aeroportos com a iniciativa privada, tendo a Infraero como sócia minoritária com 49 por cento --modelo adotado para os terminais de Guarulhos, Viracopos e Brasília-- ou ter a estatal como sócia majoritária dos empreendimentos e sócios privados minoritários.

O presidente da Infraero disse que, em viagem recente à Europa, representantes do governo brasileiro escutaram de operadoras internacionais que elas gostariam de ter o controle dos aeroportos no Brasil.

Vale disse ainda que os investimentos necessários nos aeroportos no curto prazo já estão sendo realizados e os sob responsabilidade da Infraero estão no cronograma. Assim, conforme o executivo, o governo pode pensar no modelo para o setor aeroportuário sem a urgência que havia para os três aeroportos leiloados no começo deste ano.

http://g1.globo.com/economia/noticia/2012/10/governo-define-ate-o-fim-do-mes-modelagem-para-setor-de-aeroportos-1.html

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Re:Viracopos e Galeão estarão em mãos privadas já em 2009, diz Jobim
« Resposta #108 Online: 23 de Outubro de 2012, 11:26:28 »
Edital do leilão de aeroportos sairá depois da eleição
 
Concessões do Galeão e Confins devem apresentar correções em relação ao primeiro modelo adotado.

O governo deve anunciar na primeira semana de novembro o novo programa de investimentos em aeroportos em parceria com a iniciativa privada que incluirá os terminais do Galeão, no Rio de Janeiro e de Confins, em Minas Gerais.

Os detalhes do modelo de negócio são mantidos em sigilo absoluto pelo Palácio do Planalto, mas devem trazer algumas correções de rumo quando comparado às concessões dos aeroportos de Brasília (DF), Viracopos, em Campinas (SP), e Guarulhos (SP).

A primeira delas diz respeito às exigências que serão feitas aos interessados em participar da administração dos novos terminais brasileiros.

Os critérios incluirão experiência na gestão de grandes aeroportos com movimentação mínima de 40 milhões de passageiros por ano. A segundo exigência é a garantia de uma maior participação do Estado no negócio para fortalecer a Infraero na administração dos demais aeroportos do país.

Segundo uma fonte que participa das discussões, a presidente Dilma Rousseff quer a Infraero em linha com o modelo de operação dos grandes operadores internacionais que, em sua maioria, tem o Estado com forte participação na gestão aeroportuária.

Ele cita como exemplo a alemã Fraport, que administra os aeroportos de Frankfurt, na Alemanha, um dos maiores do mundo. A companhia tem a maior parte do seu capital sob o controle do Estado.

O mesmo acontece com principais os operadores dos aeroportos de Paris e da Espanha. Dos cinco maiores operadores aeroportuários do mundo, apenas a BAA, que administra ao aeroporto de Heathrow é 100% privada.

"Normalmente neste tipo de negócio a iniciativa privada fica com uma menor fatia", afirma. "Se a Infraero terá 49% ou 51% de participação na sociedade dos aeroportos isto é uma nuance do negócio, o importante é que a garantia que a estatal saia fortalecida", afirma a fonte.

Ainda que a Infraero não tenha participação majoritária na administração dos aeroportos, o governo pode garantir maior interferência na sociedade por meio de fundos de pensão.

"Esta é uma possibilidade", afirma. "Se os fundos quiserem ingressar no negócio, não haverá nenhum impedimento."

O governo quer garantir que a Infraero tenha recursos em caixa o suficiente para dar conta de administrar os outros 60 aeroportos do país que continuarão sob a sua responsabilidade.

A concessão de Guarulhos, Viracopos e Brasília afetaram a capacidade da estatal de fazer investimentos de ampliação da rede aeroportuária. Mas, agora, a repetição do modelo para Galeão e Confins o governo prevê que poderão prejudicar a capacidade de fazer manutenção de terminais.

Segundo dados da companhia, Galeão e Confins apresentaram lucro de R$ 100 milhões, em 2011, usados para sanar as contas de 39 terminais deficitários no país.

Entre eles está o aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, que cumpre um importante papel para a aviação regional, além de Uberlândia (MG), Belém (PA), Palmas (TO), Joinvile (SC) e outros. Com a perda desta receita, estes aeroportos poderiam ser prejudicados.

http://www.brasileconomico.ig.com.br/noticias/edital-do-leilao-de-aeroportos-saira-depois-da-eleicao_123787.html

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Offline Pasteur

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Re: Dilma cria órgão que cederá aeroporto à iniciativa privada
« Resposta #109 Online: 20 de Março de 2016, 01:32:54 »
A Dilma está me passando a impressão de ser discreta e eficiente.

Uia!

Offline Pasteur

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Re: Dilma cria órgão que cederá aeroporto à iniciativa privada
« Resposta #110 Online: 20 de Março de 2016, 01:35:00 »
Só sei que a Dilma é foda. EU também deveria ter votado nela :\

Como o mundo dá voltas!

Offline Geotecton

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Re:Viracopos e Galeão estarão em mãos privadas já em 2009, diz Jobim
« Resposta #111 Online: 20 de Março de 2016, 08:47:51 »
Abra um tópico chamado: "Estava enganado!" ou "Se arrependimento matasse...".  :P
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Offline Pasteur

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Re:Viracopos e Galeão estarão em mãos privadas já em 2009, diz Jobim
« Resposta #112 Online: 20 de Março de 2016, 09:08:27 »
 :lol:

 

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