Autor Tópico: Viracopos e Galeão estarão em mãos privadas já em 2009, diz Jobim  (Lida 11345 vezes)

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Offline pablito

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Re: Viracopos e Galeão estarão em mãos privadas já em 2009, diz Jobim
« Resposta #50 Online: 29 de Abril de 2011, 09:50:37 »
O Labour Party foi fundado por sindicalistas, socialistas e liberais(aliás, o LP é "filho" da ala mais a esquerda do Liberal Party).  Trabalhistas como Richard Bell e Philip Snowden eram liberais, sendo que o ultimo era defensor ferrenho do livre mercado; a guinada dos trabalhistas para o keynesianismo se deu com Ramsay MacDonald e, pasmem, com os conservadores(Ramsay, primeiro ministro na época, foi expulso do partido por tal aliança).

O partido trabalhista inglês, em momento algum, traiu suas origens, como andam apontando. Muito pelo contrário, foram condizentes com seu utilitarismo, já que o "neoliberalismo"(sic) de Thatcher funcionou muito bem. O mesmo fez o partido trabalhista neozelandês e o partido socialista chileno, que viram nas beneficies das políticas de livre-mercado uma forma de combater a miséria e otimizar a economia(Chile, por exemplo, é o país latino mais próximo do desenvolvimento).

Quem falou em “traição”?  :o
Seguinte, historicamente o trabalhismo define-se pela busca da conciliação entre Capital e Trabalho, diferentemente dos partidos socialistas, que propõem a ruptura, seja pela via revolucionária seja pela via democrática.
Pondo-se o socialismo à esquerda, o trabalhismo é um movimento à direita.
Assim, deixando as coisas claras, o Labour nunca foi propriamente um partido de esquerda (apenas esta à esquerda dos conservadores na Inglaterra). Como vc mesmo apontou, o Labour nasceu de uma dissidência que incorporou de tudo, até socialistas. Aliás, a palavra ‘socialismo’ constava da definição do partido até os anos 1990, se a memória não me engana. Mas é inegável que o Labour, ao longo do tempo, aproximou-se dos Tories.
O PT, no Brasil, nasceu à esquerda, já que possuía comunistas históricos entre seus fundadores, mas já tinha sinalizações trabalhistas (o Lula, por exemplo, egresso do sindicalismo, nunca foi socialista, mas um trabalhista). Com a chegada de Lula à presidência, o PT na prática abandonou o viés socialista de sua origem, adotando de vez uma postura conciliatória – trabalhista. Nesse contexto, bandeiras socialistas, como a estatização, perdem força. Vide o caso aqui discutido da concessão dos aeroportos.
Nesse sentido, o PT segue na direção de ficar cada vez mais parecido ao Labour e a qualquer outro partido de viés trabalhista do mundo, equilibrando-se na corda bamba de pregar justiça social e defender o livre-mercado.
E, nesse caso, ter a palavra socialista no nome do partido não quer dizer nada, os socialistas franceses, por exemplo, também acabam por ser um partido de tipo trabalhista.
O que não é nem um elogio nem uma crítica.
PSDB fez uma privataria, e não privatização, como ocorreu na Nova Zelândia. 
Nisso, novamente, concordamos.

O setor da telefonia, por exemplo, está longe de ser livre, como se vê em Hong Kong(Isso é livre comércio).
Só não compartilho de sua fé no livre-comércio.


Offline Liddell Heart

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Re: Viracopos e Galeão estarão em mãos privadas já em 2009, diz Jobim
« Resposta #51 Online: 29 de Abril de 2011, 16:51:28 »
O Labour Party foi fundado por sindicalistas, socialistas e liberais(aliás, o LP é "filho" da ala mais a esquerda do Liberal Party).  Trabalhistas como Richard Bell e Philip Snowden eram liberais, sendo que o ultimo era defensor ferrenho do livre mercado; a guinada dos trabalhistas para o keynesianismo se deu com Ramsay MacDonald e, pasmem, com os conservadores(Ramsay, primeiro ministro na época, foi expulso do partido por tal aliança).

O partido trabalhista inglês, em momento algum, traiu suas origens, como andam apontando. Muito pelo contrário, foram condizentes com seu utilitarismo, já que o "neoliberalismo"(sic) de Thatcher funcionou muito bem. O mesmo fez o partido trabalhista neozelandês e o partido socialista chileno, que viram nas beneficies das políticas de livre-mercado uma forma de combater a miséria e otimizar a economia(Chile, por exemplo, é o país latino mais próximo do desenvolvimento).

Quem falou em “traição”?  :o

Não foi você, desculpe se dei a entender isso. Eu li críticas ao "novo trabalhismo" pela "esquerda brasileira", chamando Tony Blair de neoliberal(sic).

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Seguinte, historicamente o trabalhismo define-se pela busca da conciliação entre Capital e Trabalho, diferentemente dos partidos socialistas, que propõem a ruptura, seja pela via revolucionária seja pela via democrática.
Pondo-se o socialismo à esquerda, o trabalhismo é um movimento à direita.
Assim, deixando as coisas claras, o Labour nunca foi propriamente um partido de esquerda (apenas esta à esquerda dos conservadores na Inglaterra). Como vc mesmo apontou, o Labour nasceu de uma dissidência que incorporou de tudo, até socialistas. Aliás, a palavra ‘socialismo’ constava da definição do partido até os anos 1990, se a memória não me engana. Mas é inegável que o Labour, ao longo do tempo, aproximou-se dos Tories.
O PT, no Brasil, nasceu à esquerda, já que possuía comunistas históricos entre seus fundadores, mas já tinha sinalizações trabalhistas (o Lula, por exemplo, egresso do sindicalismo, nunca foi socialista, mas um trabalhista). Com a chegada de Lula à presidência, o PT na prática abandonou o viés socialista de sua origem, adotando de vez uma postura conciliatória – trabalhista. Nesse contexto, bandeiras socialistas, como a estatização, perdem força. Vide o caso aqui discutido da concessão dos aeroportos.
Nesse sentido, o PT segue na direção de ficar cada vez mais parecido ao Labour e a qualquer outro partido de viés trabalhista do mundo, equilibrando-se na corda bamba de pregar justiça social e defender o livre-mercado.
E, nesse caso, ter a palavra socialista no nome do partido não quer dizer nada, os socialistas franceses, por exemplo, também acabam por ser um partido de tipo trabalhista.
O que não é nem um elogio nem uma crítica.

Mas há uma ligeira diferença, pois o PT(na "era lula" pelo menos) é populista, ou seja, preza mais a ideologia "social" ao utilitarismo.

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Offline Fabrício

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Re: Viracopos e Galeão estarão em mãos privadas já em 2009, diz Jobim
« Resposta #52 Online: 30 de Abril de 2011, 07:42:34 »
Citação de: Di Gaucho
Bom, sobre a opinião de PTistas, eu não posso opiniar. Particularmente, eu acho qualquer ideologia um sinal de preguiça mental. Parece que a pessoa tem preguiça de ter as próprias opiniões, se abraça em uma ideologia e tudo que vem no pacote, e não precisa mais pensar no assunto.

Boa definição :ok:.

Acho ótimo a privatização, até porque a situação dos aeroportos é vergonhosa (o daqui de Vitória parece uma rodoviária do interior  :()... tomara que a moda pegue.


Mas como disse o DDV, melhor seria se houvesse também redução de impostos. E espero que a privatização realmente melhore a situação, como ocorreu na telefonia.

E sim, é muito irônico que o PT esteja fazendo exatamente o que sempre criticou...
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Offline Arcanjo Lúcifer

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Re: Viracopos e Galeão estarão em mãos privadas já em 2009, diz Jobim
« Resposta #53 Online: 30 de Abril de 2011, 19:36:23 »
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E sim, é muito irônico que o PT esteja fazendo exatamente o que sempre criticou...

É o mundo real onde discurso de palanque não basta para fechar as contas públicas...

Offline Unknown

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Re: Viracopos e Galeão estarão em mãos privadas já em 2009, diz Jobim
« Resposta #54 Online: 01 de Junho de 2011, 15:39:14 »
União diz que aeroportos de SP e Brasília terão controle privado

Modelo de concessão escolhido é o de sociedades constituídas por investidores privados, com participação de até 49% da Infraero

A Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República anunciou que fará a concessão dos aeroportos de Guarulhos (SP), Viracopos (SP) e Brasília (DF) a partir do modelo de Sociedades de Propriedade Específico (SPE).

O modelo escolhido determina que o setor privado terá pelo menos 51% de participação nas concessões, enquanto a estatal Infraero, que administra os aeroportos, terá uma fatia de até 49%.

Dessa forma, a SPE será uma empresa privada e ficará responsável por novas construções e pela gestão dos aeroportos. A nota acrescenta que, como acionista relevante das SPEs, a Infraero participará das principais decisões da companhia.

O anúncio foi feito durante a reunião que ocorreu nesta tarde no Planalto e que foi convocada pela presidente Dilma Rousseff para discutir com governadores e prefeitos das cidades que sediarão a Copa de 2014 o andamento das obras para o evento esportivo.

Ainda em nota, o governo informou que continuam os estudos para a concessão de mais dois aeroportos: Confins (MG) e Galeão (RJ).

Editais

Decidido o modelo, o edital de concessão de novas áreas dos aeroportos de Guarulhos, Viracopos e de Brasília deve ficar pronto em dezembro.

A metodologia e os demais critérios do edital de concessão serão elaborados por empresas especializadas, devendo estar prontos em dezembro de 2011", informou a Secretaria de Aviação Civil em nota. "A Infraero continuará a implementar os investimentos previstos no seu planejamento estratégicos", acrescentou.

Aeroportos e Copa

Os aeroportos são considerados uma questão essencial para a realização da Copa e da Olimpíada de 2016 no Brasil, e o ritmo das obras já foi criticado por autoridades do país e do exterior.

Na semana passada, a Fifa alertou autoridades brasileiras em relação à infraestrutura de transporte das cidades-sede do torneio, especialmente sobre a operação e capacidade dos aeroportos.

Levantamento divulgado em abril pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) indicou que nove dos 13 aeroportos que estão sendo modernizados para a Copa não ficariam prontos a tempo para o evento, o que foi rebatido pelo governo.

http://economia.ig.com.br/empresas/infraestrutura/uniao+diz+que+aeroportos+de+sp+e+brasilia+terao+controle+privado/n1596992652225.html

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Offline Liddell Heart

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Re: Viracopos e Galeão estarão em mãos privadas já em 2009, diz Jobim
« Resposta #55 Online: 01 de Junho de 2011, 15:51:01 »
Não são privatizações de verdade, são mais "terceirizações". Se o governo quiser, pode nacionalizar tudo de volta(até a Vale).
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Re: Viracopos e Galeão estarão em mãos privadas já em 2009, diz Jobim
« Resposta #56 Online: 01 de Junho de 2011, 19:15:57 »
Não são privatizações de verdade, são mais "terceirizações". Se o governo quiser, pode nacionalizar tudo de volta(até a Vale).

"Não são privatizações de verdade, são mais terceirizações" com o as que o governo anterior fez com as estradas e o PT chamava de privatizações no horário eleitoral?

Ou serão o bode espiatório que levarão a culpa em 2014 pelas obras atrasadas por uma licitação feita em cima da hora? A licitação sai em Dezembro, portanto até 2014 são apenas dois anos para abrir a licitação, contratar as empresas e fornecedores e tocar as obras até o fim.

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Re: Viracopos e Galeão estarão em mãos privadas já em 2009, diz Jobim
« Resposta #57 Online: 01 de Junho de 2011, 22:30:02 »
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Aeroportos da Copa terão R$ 5,6 bi em investimento, diz Infraero

A estatal bancará R$ 5,2 bilhões desse montante

Os aeroportos que serão utilizados nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo receberão, até 2014, investimentos de R$ 5,6 bilhões, estimou a Infraero nesta quarta-feira. Desse total, a própria estatal deverá investir R$ 5,2 bilhões.

Os R$ 400 milhões restantes deverão ser aportados por investidores privados que assumirem a concessão do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante (RN). O leilão de concessão do aeroporto potiguar está previsto para 15 de julho, e será a primeira vez que um empreendimento deste tipo será concedido à iniciativa privada.

Na nota à imprensa em que anunciou os números, a Infraero não informou de quanto serão os aportes dos investidores privados que vierem a ser sócios da empresa nas futuras concessões dos aeroportos de Guarulhos (SP), Viracopos (SP) e Brasília (DF). A concessão desses três terminais foi anunciada na terça-feira pelo governo.

Segundo a Infraero, os investimentos próprios se dividem entre treze aeroportos que serão usados na Copa. O maior aporte está previsto para Guarulhos (R$ 1,27 bilhão), seguido por Brasília (R$ 748,4 milhões) e Viracopos (R$ 742 milhões).

Os demais aeroportos que receberão investimentos da empresa estatal são Confins (MG, R$ 408,6 milhões), Cuiabá (87,5 milhões de reais), Curitiba (72,8 milhões de reais), Fortaleza (279,5 milhões de reais), Manaus (327,4 milhões de reais), São Gonçalo do Amarante (168,9 milhões de reais, apenas da parte da Infraero), Porto Alegre (345,8 milhões de reais), Recife (19,8 milhões de reais), Galeão (687,3 milhões de reais); e Salvador(45,1 milhões de reais).

http://economia.ig.com.br/empresas/infraestrutura/aeroportos+da+copa+terao+r+56+bi+em+investimento+diz+infraero/n1596994850945.html
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Aeroportos de Brasília e Guarulhos são cobiçados pela alemã Fraport

Com o anúncio pelo Governo Federal de que privatizará os aeroportos e de que o capital estrangeiro será benvindo, algumas empresas de fora já começam a se manifestar.

A empresa alemã especialista na administração de aeroportos Fraport está de olho na privatização dos aeroportos de Brasília e Guarulhos.

No Brasil, a empresa tem parceria com a empreiteira Andrade Gutierrez.

Segundo Felix von Berg, diretor de projetos da empresa, o anúncio do governo de que fará uma parceria de 51% para a iniciativa privada e 49% para Infraero “parece interessante”.

“É muito melhor do que foi falado antes sobre concessão de alguns terminais”, afirmou Berg.

Segundo o executivo, Viracopos não é interessante devido à falta de certeza sobre o desenvolvimento do aeroporto, ameaçado pela melhor locação de Guarulhos e Confins.

No mundo, a companhia é responsável por operações aeroportuárias em Frankfurt, Lima (Peru), Delhi (Índia) e Cairo (Egito).

http://colunistas.ig.com.br/guilhermebarros/2011/06/01/aeroportos-de-brasilia-e-guarulhos-sao-cobicados-pela-alema-fraport/

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Offline Mr. Mustard

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Re: Viracopos e Galeão estarão em mãos privadas já em 2009, diz Jobim
« Resposta #58 Online: 02 de Junho de 2011, 10:00:22 »
[Modo Hipócrita ON]

<Antes do PT no Governo>
PT: o PSDB quer privatizar o BRASIL, SIL, SIL, SIL, SIL...
PSDB: Não, queremos melhorias em vários serviços...

<Depois do PT no Governo>
PSDB: o PT quer privatizar o BRASIL, SIL, SIL, SIL, SIL...
PT: Não, queremos melhorias em vários serviços...

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Offline Gaúcho

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Re: Viracopos e Galeão estarão em mãos privadas já em 2009, diz Jobim
« Resposta #59 Online: 02 de Junho de 2011, 11:06:58 »
Demorou para privatizar todos os aeroportos.
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Offline Liddell Heart

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Re: Viracopos e Galeão estarão em mãos privadas já em 2009, diz Jobim
« Resposta #60 Online: 02 de Junho de 2011, 14:00:28 »
Não são privatizações de verdade, são mais "terceirizações". Se o governo quiser, pode nacionalizar tudo de volta(até a Vale).

"Não são privatizações de verdade, são mais terceirizações" com o as que o governo anterior fez com as estradas e o PT chamava de privatizações no horário eleitoral?
As estradas foram concedidas para a iniciativa privada, não vendidas. Aliás, o próprio "Omin"(Lula) fez concessões de estradas.

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Ou serão o bode espiatório que levarão a culpa em 2014 pelas obras atrasadas por uma licitação feita em cima da hora? A licitação sai em Dezembro, portanto até 2014 são apenas dois anos para abrir a licitação, contratar as empresas e fornecedores e tocar as obras até o fim.

Provavelmente. Se não entregarem as obras no prazo, é uma prova que "privatizar é ruim"; se entregarem no prazo, é uma prova que o PT é competente.  :ok:
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Offline Arcanjo Lúcifer

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Re: Viracopos e Galeão estarão em mãos privadas já em 2009, diz Jobim
« Resposta #61 Online: 03 de Junho de 2011, 22:21:43 »
Não são privatizações de verdade, são mais "terceirizações". Se o governo quiser, pode nacionalizar tudo de volta(até a Vale).

"Não são privatizações de verdade, são mais terceirizações" com o as que o governo anterior fez com as estradas e o PT chamava de privatizações no horário eleitoral?
As estradas foram concedidas para a iniciativa privada, não vendidas. Aliás, o próprio "Omin"(Lula) fez concessões de estradas.

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Ou serão o bode espiatório que levarão a culpa em 2014 pelas obras atrasadas por uma licitação feita em cima da hora? A licitação sai em Dezembro, portanto até 2014 são apenas dois anos para abrir a licitação, contratar as empresas e fornecedores e tocar as obras até o fim.

Provavelmente. Se não entregarem as obras no prazo, é uma prova que "privatizar é ruim"; se entregarem no prazo, é uma prova que o PT é competente.  :ok:

Exatamente, o PT acaba abrindo duas portas no caso de dar certo ou não e o PT tb passou algumas estradas para a iniciativa privada, mas não falavam disso na propaganda eleitoral onde criticavam o FHC por passar algumas estradas para a iniciativa privada.

Ficar sobre o muro no governo petista é "modernização".

Offline José H.

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Re: Viracopos e Galeão estarão em mãos privadas já em 2009, diz Jobim
« Resposta #62 Online: 04 de Junho de 2011, 02:05:30 »
PT se contradizer não é nenhuma novidade, vale lembrar os exemplos clássicos de 1989 (defendiam fanáticamente o uso do alcool como combústivel, hoje inflam o peito para elogiar a exploração nas camadas do pré-sal) e 1998 (criticavam o assistencialismo do programa do leite de FHC, segundo Lula isso era "comprar as pessoas pela barriga"; hoje idolatram todas as bolsa-esmolas da vida).

Quanto aos aeroportos, já passou da hora de privatizar.

Offline Arcanjo Lúcifer

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Re: Viracopos e Galeão estarão em mãos privadas já em 2009, diz Jobim
« Resposta #63 Online: 04 de Junho de 2011, 07:31:47 »
Citar
Quanto aos aeroportos, já passou da hora de privatizar.

Tb acho.

Offline Arcanjo Lúcifer

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Re: Muro das Jubilações!!!
« Resposta #64 Online: 25 de Junho de 2011, 09:22:55 »
E outra:

http://www.fabiocampana.com.br/2011/06/depois-dos-aeroportos-dilma-vai-privatizar-os-portos/

Depois dos aeroportos, Dilma vai privatizar os portos

Do Josias de Souza

O PT mal se refez do anúncio de que Dilma Rousseff privatizará aeroportos e a presidente já prepara um novo susto.

O governo decidiu transferir à iniciativa privada a construção e a operação de novos portos marítimos.

Deve-se a informação às repórteres Renata Veríssimo e Célia Froufe. Elas noticiam que os portos privatizados serão assentados em 45 áreas.


A coisa vai começar pelo Amazonas (Manaus) e se espalhará por outros 12 Estados. Sete no Norte e Nordeste. O resto, no Sul e Sudeste.

Na seara econômica, Dilma atende à demanda da produção, submetida à ausência de infraestrutura.

No campo político, Dilma carboniza o discurso antiprivatista que Lula e ela própria desfiaram nos palanques contra rivais tucanos.

Em 2014, o petismo terá de mudar de assunto. O ex-PT tornou-se um partido muito distante. Uma legenda lá longe.

=============================================================

 :histeria:



Offline Moro

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Re: Re: Muro das Jubilações!!!
« Resposta #65 Online: 25 de Junho de 2011, 10:12:20 »
bom, ao menos temos que dar parabéns à Dilma.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

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Offline Arcanjo Lúcifer

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Re: Re: Muro das Jubilações!!!
« Resposta #66 Online: 25 de Junho de 2011, 12:57:23 »
bom, ao menos temos que dar parabéns à Dilma.

Cara, é comico...

Passamos semanas seguidas por aqui vendo os argumentos dos petistas contra as privatizações e seus motivos para votar nela, agora ela aparece privatizando tudo que encontra pela frente.

Estádios, Infraero e aeroportos, portos  :lol:


Offline Gaúcho

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Re: Re: Muro das Jubilações!!!
« Resposta #67 Online: 25 de Junho de 2011, 13:04:45 »
bom, ao menos temos que dar parabéns à Dilma.

2
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Re: Viracopos e Galeão estarão em mãos privadas já em 2009, diz Jobim
« Resposta #68 Online: 29 de Agosto de 2011, 15:43:55 »
Viracopos pode ser o maior aeroporto da América Latina, diz Infraero

O aeroporto de Viracopos, em Campinas, no interior de São Paulo, tem capacidade para ser o maior aeroporto da América Latina. A afirmação foi feita nesta segunda-feira, 29, por Walter Américo, superintendente de Planejamento Aeroportuário e de Operações da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), que participou do evento Aeroinvest, em São Paulo. 'Campinas tem capacidade para vir a ter até três pistas', afirmou durante palestra.

Questionado sobre como será a questão da governança entre a Infraero e a iniciativa privada, no caso dos aeroportos privatizados, Américo disse que isso ainda não foi definido. 'Isso está sendo discutido pela Secretaria de Aviação Civil (SAC) e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)', afirmou,

O governo decidiu que as próximas concessões aeroportuárias ocorrerão por meio das Sociedades de Propósito Especifico (SPE), nas quais a Infraero poderá ter até 49% de participação. Os três primeiros aeroportos já em operação a serem privatizados são o de Guarulhos e Viracopos, em São Paulo, e o de Brasília. Os leilões devem ocorrer em 22 de dezembro. Depois devem ser passados à iniciativa privada o de Confins, em Minas Gerais, e o Galeão, no Rio de Janeiro.

Américo também defendeu em sua palestra a implantação de terminais provisórios nos aeroportos brasileiros, também chamados de módulos operacionais (MOPs). 'Vamos ver cada vez mais no mundo e no Brasil a implantação de módulos operacionais', afirmou.

Ao ser questionado sobre o fato de a Infraero estar investindo nos últimos anos menos da metade dos recursos previstos, o superintendente do órgão disse que esse é um problema frequente no setor de infraestrutura. 'Estamos trabalhando com os planos A, B, C, D, de todo o alfabeto. Temos que trabalhar com a realidade. Isso não acontece só nos aeroportos. É um problema sistêmico na infraestrutura no Brasil e no mundo', disse.

http://estadao.br.msn.com/economia/viracopos-pode-ser-o-maior-aeroporto-da-am%c3%a9rica-latina-diz-infraero

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« Resposta #69 Online: 13 de Outubro de 2011, 16:44:51 »
Investimento inicial para aeroporto de Guarulhos é de R$ 5,2 bi

O investimento inicial previsto para o aeroporto de Guarulhos é de R$ 5,2 bilhões. Para Viracopos, o aporte inicial será de R$ 9,9 bilhões e para Brasília, R$ 2,7 bilhões.

O lance mínimo estabelecido para Viracopos é de R$ 521 milhões. Para Guarulhos, foi fixado o lance mínimo de R$ 2,293 bilhões e para Brasília, R$ 75 milhões. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira, 13, pelo ministro da Secretaria Especial de Aviação Civil, Wagner Bittencourt.

Bittencourt também anunciou a criação de uma tarifa de conexão, no valor de R$ 7, para voos domésticos e internacionais. O ônus dessa tarifa será da companhia aérea, e não do consumidor final.

'Quem decide se um voo faz conexão ou não é a companhia aérea. O usuário não será onerado com isso', ressaltou o ministro, durante a entrega da modelagem econômico-financeira das concessões dos aeroportos de Brasília, Congonhas e Viracopos, para o Tribunal de Contas da União (TCU).

Bittencourt também anunciou hoje que, além do valor que a empresa ou consórcio vencedor pagará para administrar o aeroporto leiloado, haverá ainda a cobrança de uma contribuição variável sobre a receita bruta obtida com a gestão dos terminais.

Para Guarulhos, haverá uma contribuição variável de 10% sobre a receita bruta; para Viracopos (Campinas-SP), o porcentual será de 5%; e 2% para Brasília.

http://estadao.br.msn.com/economia/investimento-inicial-para-aeroporto-de-guarulhos-%c3%a9-de-rdollar-52-bi

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Re:Viracopos e Galeão estarão em mãos privadas já em 2009, diz Jobim
« Resposta #70 Online: 15 de Outubro de 2011, 11:20:49 »
Como se as companhias não fossem repassar essa tarifa para o cliente.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

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Re:Viracopos e Galeão estarão em mãos privadas já em 2009, diz Jobim
« Resposta #71 Online: 19 de Outubro de 2011, 16:15:08 »
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Perguntas e Respostas sobre o processo de concessão

A concessão

Por que o governo resolveu fazer a concessão?


Nos últimos anos houve um crescimento muito forte da demanda pelo uso dos serviços dos aeroportos no Brasil. A média mundial de crescimento no movimento de passageiros foi de 40%, de 2003 a 2010. No Brasil, o aumento foi de 118%, no mesmo período. Entre 2009 e 2010, a variação foi de 6,6% no mundo e de 21,3% no Brasil. Esse aumento faz com que haja uma necessidade crescente de investimentos para a manutenção da qualidade no atendimento nos aeroportos e para a adoção de padrões internacionais de operação. Assim, o governo brasileiro avalia que, como em outros segmentos da economia, a parceria com a iniciativa privada vai viabilizar com mais rapidez os investimentos, a troca de experiências e a absorção das melhores práticas no setor.

Qual a diferença entre concessão e privatização?

Diferentemente da privatização, a concessão é regulada por meio de contrato que prevê a devolução ao Estado dos bens e serviços ao fim do período contratual ou a qualquer momento por interesse público. Na privatização ocorre a venda dos bens e a transferência definitiva da atividade econômica. Além disso, é importante ressaltar que, no caso da concessão dos aeroportos, a Infraero, empresa estatal, permanecerá com até 49% do capital.

O governo não tinha uma posição contrária a processos desse tipo?

Os aeroportos estão sendo concedidos. Nos últimos oito anos, o governo brasileiro já concedeu ferrovias, rodovias e energia elétrica.  Em 22 de agosto de 2011, foi concedido o primeiro aeroporto federal brasileiro, o de São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte. 

Por que os aeroportos de Guarulhos, Brasília e Viracopos foram os escolhidos para serem concedidos?

São os aeroportos que concentram a maior demanda de passageiros e de carga, por consequência, os que precisam de mais investimentos. Para se ter uma ideia, os três aeroportos juntos operam 30% dos passageiros, 57% das cargas e 19% das aeronaves do sistema brasileiro. 

Etapas do processo

Como será realizado o processo de concessão?


A ANAC inicia o processo por meio da publicação de minuta de edital e de contrato, que ficarão em consulta pública pelo período de um mês. A Consulta Pública está prevista em lei e têm o objetivo de permitir o levantamento de questionamentos e sugestões para o aperfeiçoamento das condições previstas no edital e contrato de concessões.

Como será realizado o leilão?

Depois do processo de Consulta Pública, esclarecimentos e alterações necessárias, e de submissão ao Tribunal de Contas da União (TCU) para a avaliação e orientações, publica-se o edital definitivo para a concessão, que será realizada por meio de leilão público. O leilão dos três aeroportos ocorrerá de forma simultânea na Bolsa de Valores de São Paulo. Não será permitido que um mesmo licitante adquira a concessão de mais de um aeroporto.

Com que objetivo esse modelo de leilão foi escolhido?

A idéia é estimular a concorrência entre os licitantes e permitir, posteriormente, a comparação de padrões operacionais entre aeroportos, melhorando a prestação de serviço aos usuários. 

Para onde vão os recursos arrecadados com o leilão?

Para o Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC). O FNAC é vinculado à SAC e tem como objetivo destinar recursos ao sistema da aviação civil, sendo aplicado em projetos de desenvolvimento e fomento da infraestrutura aeroportuária e aeronáutica civil. 

Quem vencerá o leilão?

Vencerá a empresa que oferecer um maior valor de contribuição ao sistema aeroportuário, ou seja, pagar o maior lance acima do valor mínimo estipulado pelo governo.

Empresas estrangeiras podem participar do leilão?

Sim. Mas normalmente, como em outras concessões realizadas no Brasil, as empresas estrangeiras se associam com empresas nacionais para participar do leilão.

Uma mesma empresa poderá levar mais de um aeroporto no leilão?

Não. As empresas vão poder concorrer no leilão dos três aeroportos. Mas só vão poder levar um deles.

Mudanças que a concessão vai trazer

O preço das passagens aéreas vai subir?


O objetivo da concessão é a ampliar a infraestrutura aeroportuária, o que aumentará a oferta de vôos pelas companhias aéreas e promoverá uma maior competição. Assim, o governo espera que, como vem ocorrendo nos últimos anos, o preço das passagens continue caindo no Brasil.

O processo de concessão vai atrasar as obras da Copa do Mundo?

Ao contrário, um dos objetivos das concessões é justamente acelerar a execução das obras necessárias ao atendimento da demanda presente e futura, onde se inclui grandes eventos como a Copa do Mundo.

Como o governo vai assegurar que as novas concessionárias realizem as obras a tempo da Copa?

Os contratos de concessão prevêem multas no caso de não atendimento da demanda em todo o período do contrato incluindo o período da Copa. 

O que vai acontecer após o fim da concessão?

Os aeroportos voltam a ser controlados pelo Estado, podendo ser concedidos em novos processos.

Os aeroportos depois de concedidos

Por que o governo acredita que o serviço para o usuário do aeroporto vai melhorar?


Em decorrência da ampliação da infraestrutura aeroportuária e do estabelecimento de padrões internacionais de qualidade expressos nos contratos de concessão como, por exemplo, níveis de conforto e segurança.

Como fica a segurança dos voos após a concessão?

Os padrões de segurança nos aeroportos são definidos e fiscalizados pela ANAC, segundo critérios internacionais. O controle do espaço aéreo permanecerá sob a responsabilidade do Estado, por meio do Comando da Aeronáutica. 

Quem vai fiscalizar os aeroportos concedidos?

A ANAC.

O que o operador privado vai pagar ao governo?

Vai pagar uma contribuição ao sistema, que será realizada mediante o pagamento anual de parcelas fixas e variáveis sobre as receitas geradas pelos aeroportos. Os recursos serão destinados ao FNAC. 

Para onde vão os recursos dos aluguéis das lojas e dos estacionamentos dos aeroportos concedidos?

Esses recursos compõem a receita bruta dos concessionários e serão utilizados para investimentos e custeio dos aeroportos, bem como para o pagamento dos impostos e dividendos. Parte dessas receitas será também destinada ao FNAC.

O operador vai poder construir, por exemplo, um hotel na área do aeroporto? E no fim, para quem vai ficar essa obra?

Sim. Por compor o objeto da concessão ao final do período retorna ao Estado.

Tarifas

Será mantida a estrutura tarifária atual?


Será criada a tarifa de conexão para todo o sistema, a ser paga pelas empresas aéreas, com o objetivo de gerar recursos para a infraestrutura em aeroportos com grande volume de conexões, como é o caso de Brasília, Guarulhos e Congonhas. As demais tarifas serão mantidas na mesma estrutura e no mesmo valor, de forma que não haverá aumento de tarifas para os passageiros.

Quais são essas tarifas? Quem paga por elas?

Embarque, paga pelo passageiro. Pouso, permanência, conexão, pagas pelas companhias aéreas. E armazenagem e capatazia, que incidem sobre proprietários de cargas.

Quem vai arrecadar as tarifas aeroportuárias?

Serão arrecadadas pelas concessionárias.

O governo vai controlar o preço das tarifas aeroportuárias?

Sim. Estão estabelecidos tetos tarifários que serão fiscalizados pela ANAC.

O governo vai controlar o preço das passagens aéreas?

Os preços permanecem como no sistema atual: livres, regulados pela concorrência, pelo mercado.

Por que o governo não fez o leilão exigindo que as empresas cobrassem as menores tarifas pelo uso dos aeroportos? Isso não reduziria o preço ao consumidor?

Em todo o mundo, os leilões de concessão de aeroportos são realizados com base na maior parcela de contribuição das receitas geradas pelos aeroportos. Isso se deve à necessidade de grandes e constantes investimentos no setor para a manutenção da qualidade dos serviços. No caso do Brasil, isso se reforça pela grande extensão do território e a existência de aeroportos que não são autossustentáveis. No modelo aeroportuário, um leilão por menor tarifa não garantiria redução no preço das passagens para o consumidor, nem recursos para os investimentos.

A Infraero e a concessão

Qual o papel da Infraero hoje?


A Infraero é a operadora de 66 aeroportos que concentram 97% do movimento de passageiros no Brasil. Em 2010, foram processados 155,4 milhões de passageiros.

Como ficará a empresa após a concessão dos três aeroportos?

A Infraero continuará operando os demais aeroportos com 67% do movimento de passageiros. Além disso, a Infraero será acionista das três concessões, com até 49% do capital social.

A Infraero terá poder nas decisões das suas “sócias”?

A Infraero participará da governança dos aeroportos na proporção de sua participação acionária nas concessionárias, com poder de decisão em temas relevantes, que serão estabelecidos em acordos de acionistas firmados entre as partes. O que fica a cargo da concessionária é o procedimento operacional do aeroporto.

A Infraero vai perder receitas?

A perda da parcela de receitas dos aeroportos concedidos será mais que compensada pelo recebimento de dividendos decorrentes da participação acionária nas concessionárias e de recursos do FNAC para investimentos nos demais aeroportos.

O que vai acontecer com as obras que a Infraero está realizando nesses aeroportos?

As obras que estão em curso continuarão a ser executadas pela Infraero. Após a concessão, as obras novas serão de responsabilidade das concessionárias.

Como fica a situação dos funcionários da Infraero que trabalham nos aeroportos concedidos, eles serão demitidos?

Não. Os empregados não serão demitidos. Aqueles que não quiserem trabalhar nas concessionárias, a seu critério, poderão continuar na Infraero. O governo e os sindicatos estão negociando uma ampla rede de benefícios e garantias aos trabalhadores da empresa de modo que o processo seja vantajoso para todos.

Como será o dia seguinte após a concessão? O usuário não será prejudicado?

A operação no dia seguinte será realizada mediante plano de transição, constante no contrato de concessão, que garantirá o adequado funcionamento dos aeroportos.

Como vão ficar os contratos da Infraero com as empresas que prestam serviços nos aeroportos concedidos?

Inicialmente, todos os contratos serão assumidos pelas concessionárias e, ao longo do tempo, os contratos poderão até ser ajustados para melhor atender os novos procedimentos operacionais a serem implantados nos aeroportos.

Após a concessão

Por que a concessão dos três aeroportos vai ajudar a desenvolver a aviação regional?


Os recursos gerados a partir da concessão serão destinados ao Fundo Nacional de Aviação Civil. Os recursos serão aplicados na expansão, no aperfeiçoamento e no desenvolvimento do sistema de aviação regional, que é parte relevante da política governamental para o setor.

Quais serão os próximos aeroportos concedidos?

Ainda não há uma definição de governo em relação aos próximos aeroportos a serem concedidos.

O processo de concessão vai incentivar a indústria nacional de aviões e outros bens?

O fortalecimento e o desenvolvimento da aviação regional vão gerar um impacto positivo na indústria nacional de aviões e de equipamentos. O governo acredita que serão geradas diversas oportunidades de negócios para as empresas brasileiras. A SAC considera como estratégica a implementação de uma política de adensamento da cadeia produtiva nacional. Por essa razão, tem mantido conversas freqüentes com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e com o BNDES, visando à estruturação de programas específicos de financiamento para esse segmento.

Assessoria de Comunicação Social da Secretaria de Aviação Civil
Telefones: (61) 3313 - 7076, (61) 3313 - 7067
Site: www.aviacaocivil.gov.br
E-mail: imprensa@aviacaocivil.gov.br

http://www.aviacaocivil.gov.br/noticias/2011/09/confira-aqui-o-perguntas-e-respostas-sobre-o-processo-de-concessao
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Governo quer lucrar R$ 2,9 bilhões com concessão de aeroportos

O plano para concessão dos aeroportos de Cumbica (Guarulhos), Viracopos (Campinas) e JK (Brasília), ao qual esta coluna teve acesso, revela que o governo federal deseja faturar no mínimo R$ 2,9 bilhões pela concessão de operação dos terminais, no leilão de 2012. As vencedoras terão que investir, respectivamente, nos três aeroportos, R$ 5,79 bilhões, R$ 10,75 bilhões e R$ 3,11 bilhões durante o contrato.

Prazos
A Agência Nacional de Aviação pretende ceder Cumbica por 20 anos, Viracopos por 30 e JK por 25 anos. Empreiteiras entraram na briga.

Na conta
Quem entrar no leilão terá de pagar à vista, por baixo, R$ 2,29 bi (Cumbica), R$ 521 milhões (Viracopos) e R$ 75 milhões (JK).

Anualidade
Com as três cessões, o governo estima arrecadar R$ 40 milhões por ano sobre o faturamento de Cumbica (10%), Viracopos (5%) e JK (2%).

Presentão
Sede dos hubs (central de escalas) do País, Brasília sai barata. Quem levar desembolsa menos, fica bom tempo e paga pouco.

http://www.jb.com.br/claudio-humberto/noticias/2011/10/11/governo-quer-lucrar-r-29-bilhoes-com-concessao-de-aeroportos/
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Concessionárias terão que investir R$ 4,2 bi em aeroportos até a Copa

Até o final dos períodos de concessão, investimentos chegam a R$ 17,8 bi. Valor vai ser aplicado nos aeroportos de Guarulhos, Campinas e Brasília.

As empresas que vencerem os leilões de concessão dos aeroportos de Guarulhos, Campinas e Brasília serão obrigadas a fazer investimentos iniciais, que somam cerca de R$ 4,2 bilhões, para atender aos passageiros que vão acompanhar no país a Copa de 2014. A informação foi dada na tarde desta quinta-feira (13) pela Secretaria de Aviação Civil (SAC).

Esse valor inicial corresponde a 23,6% dos cerca de R$ 17,8 bilhões de investimentos em infraestrutura nova previstos para os três aeroportos durante todo o período de concessão (20 anos em Guarulhos, 25 em Brasília e 30 em Viracopos). O valor total dos investimentos havia sido apresentado mais cedo, quando a SAC entregou ao ribunal de Contas da União (TCU) os estudos técnicos, econômicos e financeiros para a concessão dos três aeroportos.

As obras iniciais terão que ficar prontas até o final de 2013, de acordo com a SAC. Só depois da análise do TCU é que o edital de concessão poderá ser publicado. Os valores não incluem gastos com manutenção e a operação dos aeroportos.

Entre os investimentos iniciais a que as concessionárias estarão obrigadas estão a construção do terceiro terminal de passageiros e um pátio com capacidade para 32 aeronaves no aeroporto de Guarulhos, o mais movimentado do país.

No aeroporto de Viracopos (Campinas), a vencedora do leilão terá que ampliar o terminal, que vai ganhar capacidade para mais 1.550 passageiros internacionais em desembarque e outros 1.500 em embarque nos horários de pico, além de um pátio para 35 aviões.

Já no aeroporto de Brasília, a empresa será responsável pela obra de ampliação do terminal para que absorva mil novos passageiros internacionais em desembarque, além de outros 1.200 embarcando em hora de pico. Também terá que construir novo pátio com espaço para 24 aeronaves.

Multa
De acordo com o diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação (Anac), Marcelo Guaranys, o contrato prevê multa de cerca de R$ 150 milhões caso as concessionárias não cumpram, dentro do prazo, os investimentos iniciais obrigatórios nos três aeroportos.

Para forçar as empresas a cumprir os investimentos em ampliação e melhoria durante o prazo de concessão, os contratos vão prever, além de multas, a possibilidade de o governo reter receita das concessionárias e também, em último caso, a caducidade do negócio.

http://g1.globo.com/economia/noticia/2011/10/concessionarias-vao-ter-que-investir-r-42-bi-em-aeroportos-para-copa.html

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Offline Cumpadi

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Re:Viracopos e Galeão estarão em mãos privadas já em 2009, diz Jobim
« Resposta #72 Online: 19 de Outubro de 2011, 16:33:38 »
Nossa, toda essa artificialidade me faz pensar que isso pode acabar em pilantragem.
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline Arcanjo Lúcifer

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Re:Viracopos e Galeão estarão em mãos privadas já em 2009, diz Jobim
« Resposta #73 Online: 19 de Outubro de 2011, 20:16:24 »
Nossa, toda essa artificialidade me faz pensar que isso pode acabar em pilantragem.

Pode acabar?  :lol:

Offline Gaúcho

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Re:Viracopos e Galeão estarão em mãos privadas já em 2009, diz Jobim
« Resposta #74 Online: 19 de Outubro de 2011, 22:49:03 »
Santa ingenuidade :P
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