Autor Tópico: Viracopos e Galeão estarão em mãos privadas já em 2009, diz Jobim  (Lida 11346 vezes)

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Re:Viracopos e Galeão estarão em mãos privadas já em 2009, diz Jobim
« Resposta #75 Online: 23 de Novembro de 2011, 18:59:40 »
Governo divulgará plano de concessões de mais aeroportos no começo de 2012

Executivo vai definir quais terminais aéreos ficarão com a Infraero e quais com a iniciativa privada, Estados e municípios

O ministro Wagner Bittencourt, da Secretaria de Aviação Civil, afirmou há pouco que o governo estuda a concessão e outorga de outros aeroportos e que um plano sobre o tema ficará pronto no início de 2012.

"No longo prazo, vamos identificar o que o governo federal tem como estratégia para ficar com ele, com a Infraero. Depois, vamos ver o que vai para iniciativa privada e para Estados e municípios", disse o ministro em audiência pública na Câmara dos Deputados. "A estratégia está sendo discutida e estará pronta, a princípio, no início do ano que vem".

Leia mais:
Leilões para concessão de 3 aeroportos depende do TCU
Edital de leilão de aeroportos sai ainda este mês

Perguntado pelos parlamentares sobre os terminais de Confins (MG) e Galeão, no Rio de Janeiro, não estarem entre os que terão os primeiros leilões de concessão, Bittencourt reconheceu que, quando o governo decidiu quais aeroportos seriam administrados pela iniciativa privada, não havia uma estratégia sobre o assunto.

O ministro disse que, por isso, um plano de outorga está em discussão no Executivo e que a concessão dos dois terminais está em análise. "Nós conversamos com Rio e Minas. Estamos fazendo avaliações técnicas", afirmou.

Bittencourt destacou ainda que o governo definiu as primeiras concessões de aeroportos considerando o volume de atividades, a situação central para o tráfego de passageiros (casos de Brasília e Congonhas, em São Paulo), além da situação estratégica para alavancar o transporte aéreo não só estadual, mas também em âmbito nacional (caso de Viracopos, em Campinas).

Veja também:
Com mesmo tamanho, aeroportos terão 1,5 milhão de passageiros a mais
BNDES está pronto para financiar aeroportos

Na audiência pública, Wagner Bittencourt também destacou o aumento do empenho de verbas no setor aéreo neste ano. O ministro calculou que a Infraero deve investir R$ 1,1 bilhão em 2011, mais que o dobro do gasto médio dos últimos anos, disse.

http://economia.ig.com.br/empresas/infraestrutura/governo-divulgara-plano-de-concessoes-de-mais-aeroportos-no-come/n1597380408414.html

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Re:Viracopos e Galeão estarão em mãos privadas já em 2009, diz Jobim
« Resposta #76 Online: 07 de Dezembro de 2011, 20:02:52 »
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TCU aprova concessões de aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília

Agora, o governo fica liberado para publicar os editais de licitação para a privatização dos terminais aéreos

O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou, há pouco, as concessões dos aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília à iniciativa privada.

Agora, o governo fica liberado para publicar os editais de licitação. Entre o lançamento dos editais e a realização do leilão, o prazo mínimo é de 45 dias. O ministro-relator dos processos de concessão, Aroldo Cedraz, ainda não divulgou os valores mínimos de outorga dos leilões.

Ele recomendou à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que inclua, nos editais, "especificações técnicas para os investimentos em obras e equipamentos". Isso significa que deverá haver exigências sobre o padrão de acabamento e qualidade dos materiais empregados nas obras de ampliação dos terminais de passageiros.

http://economia.ig.com.br/empresas/infraestrutura/tcu-aprova-concessoes-de-aeroportos-de-guarulhos-viracopos-e-bra/n1597400470869.html
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Brasileiros e estrangeiros concorrem por aeroportos, diz ministro

Wagner Bittencourt confirma que editais saem na próxima semana e diz que modelo dos leilões estimula altos valores em concessões

A Secretaria de Aviação Civil (SAC) se prepara para lançar já na próxima semana os editais  para as concessões dos aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília, após a aprovação dos estudos pelo Tribunal de Contas da União (TCU), afirmou hoje ao iG o ministro Wagner Bittencourt.

O ministro diz ter expectativa de grande concorrência nos leilões, com consórcios fortes se formando para disputá-los. “Passa muita gente aqui na SAC, tanto internacionais quanto internacionais.”

Segundo ele, o fato de as três concessões irem a leilão ao mesmo tempo acirra ainda mais a concorrência e os preços finais para cada concessão. “É até bom ocorrer os três ao mesmo tempo, porque o consórcio só pode ganhar um, mas ele pode fazer apostas em todos.”

No momento do leilão, os consórcios poderão fazer lances para qualquer uma das três concessões. Ou seja, se durante o pregão viva-voz determinado grupo perceber que não tem chances de ganhar sua concessão favorita, ele poderá destinar esforços e lances para outro aeroporto. Assim, poderá ser obtido o maior preço possível para cada concessão, prevê a SAC.

http://economia.ig.com.br/empresas/infraestrutura/brasileiros-e-estrangeiros-concorrem-por-aeroportos-diz-ministro/n1597400794740.html
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TCU eleva valor mínimo para concessão de aeroportos em até 907%

Maior aumento foi o do aeroporto de Brasília, que subiu de R$ 75 milhões para R$ 761 milhões; editais saem na semana que vem

O Tribunal de Contas da União (TCU) elevou em até 907% o valor mínimo de outorga das concessões à iniciativa privada dos aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília. O maior aumento foi o do aeroporto de Brasília, que subiu de R$ 75 milhões para R$ 761 milhões.

Ganham os leilões quem oferecer maior outorga. O preço mínimo de Guarulhos subiu de R$ 2,292 bilhões para R$ 3,811 bilhões - alta de 66,3%. No caso de Viracopos, a outorga mínima aumentou de R$ 521 milhões para R$ 1,739 bilhão - 234% a mais.

Segundo técnicos do tribunal, houve superestimativa dos investimentos previstos nos contratos de concessão, já que o índice de remuneração das obras - conhecido no jargão do setor como BDI - havia sido fixado pelo governo em 34%. Com a redução dos investimentos, subiu o valor mínimo das outorgas.

A Secretaria de Aviação Civil (SAC) informou que deverá publicar os editais de concessão dos três aeroportos até o início da semana que vem. Depois da publicação os leilões poderão ser realizados em um prazo de 45 dias. O TCU ainda precisará avaliar os editais. O que foi aprovado nesta quarta-feira são os estudos econômico-financeiros que embasam o processo de concessão.

http://economia.ig.com.br/empresas/infraestrutura/tcu-eleva-valor-minimo-para-concessao-de-aeroportos-em-ate-907/n1597400572779.html

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Re:Viracopos e Galeão estarão em mãos privadas já em 2009, diz Jobim
« Resposta #77 Online: 06 de Janeiro de 2012, 00:32:10 »
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TCU eleva valor mínimo para concessão de aeroportos em até 907%

Maior aumento foi o do aeroporto de Brasília, que subiu de R$ 75 milhões para R$ 761 milhões; editais saem na semana que vem.
[...]

Será que alguém vai se interessar pelos aeroportos?
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Offline Gaúcho

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Re:Viracopos e Galeão estarão em mãos privadas já em 2009, diz Jobim
« Resposta #78 Online: 06 de Janeiro de 2012, 13:47:02 »
Com a Copa chegando, acredito que sim.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

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Re:Viracopos e Galeão estarão em mãos privadas já em 2009, diz Jobim
« Resposta #79 Online: 06 de Janeiro de 2012, 16:40:59 »
Não estou sequer discutindo se a privatização é interessante ou não; apenas acho engraçado o PT ter falado tanto, mas tanto das privatizações feitas pelo PSDB e, no final das contas, fazer igualzinho.

Tucanos vermelhos, tucanos amarelos... acho que ando politicamente daltônico.

Você não entende que existem as privatizações DO BEM, e as DO MAL. As que o PSDB fizeram foram do mal, praticamente DOARAM todo o patrimônio público para mãos privadas em leilões forjados, a troco de prostitutas/os mansões, iates, etc.

Offline Buckaroo Banzai

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Re:Viracopos e Galeão estarão em mãos privadas já em 2009, diz Jobim
« Resposta #80 Online: 06 de Janeiro de 2012, 16:47:22 »
Isso é verdade, mas os demo-tucanos, para se diferenciar do PT, ensaiavam usar o discurso da eficiência privatista (olha a “maravilha” que foi a privatização da telefonia, mas não olha a m#$*@ da privatização das ferrovias). Agora, nem esse discurso terão mais. Vão ter de continuar dependendo do aborto, se fingindo de vestais e denunciando de novo, de novo e de novo o mensalão, e rezando por algum milagre.   :sleepy:

Já os pemedebe-demo-petistas podrão usar esse mesmo discurso, e colher frutos eleitorais.

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Re:Viracopos e Galeão estarão em mãos privadas já em 2009, diz Jobim
« Resposta #81 Online: 18 de Janeiro de 2012, 01:10:59 »
Um leilão para poucos consórcios

De 14 interessados na concessão dos maiores aeroportos do país, só três se enquadram nas regras

A duas semanas do prazo final para a entrega das propostas, no próximo dia 30, pelo menos 14 consórcios estudam as condições do edital de licitação para decidir se vão ou não participar do leilão de privatização de três dos maiores aeroportos do país — Guarulhos, Viracopos e Brasília —, marcado para o começo de fevereiro. Como o governo só definiu as condições do processo no fim de dezembro, construtoras, bancos e escritórios de advocacia trabalham em ritmo frenético para se habilitar à disputa. Mas exigências, porém, podem deixar parte dos interessados pelo caminho. Hoje, só três se enquadram.

A obrigação de ter um operador estrangeiro de aeroportos como sócio (com ao menos 10% do capital) para habilitar os consórcios é o ponto mais questionado por empresas e especialistas. A sociedade compulsória com a Infraero, que terá 49% do capital das novas concessionárias, e a taxa de retorno, de 6,5% ao ano, são outros pontos polêmicos do modelo.

— A exigência de experiência do operador estrangeiro é tecnicamente justificável num processo como esse, mas é estranho que esse item não tenha sido colocado na minuta do edital nem debatido na consulta pública, e só inserido depois — diz Cláudia Bonelli, advogada da área de concessões do escritório ToziniFreire.

Defensores dos operadores estrangeiros dizem que esta seria uma forma de evitar que aventureiros assumissem aeroportos tão importantes.

A privatização desses terminais, que juntos respondem por 30% do fluxo de passageiros e 57% da carga no país, é estratégica para fazer frente ao aumento da demanda por transporte aéreo (118% entre 2003 e 2010), além do impacto que Copa do Mundo e Olimpíadas vão gerar.

Há enorme interesse dos operadores estrangeiros em entrar no Brasil, pelo potencial de negócios do país. A questão é que essas empresas são prestadoras de serviços, e participar de sociedades, como exige o edital, é algo que demanda decisões de acionistas, o que leva tempo. Menos complicado para grandes empreiteiras, conhecidas no exterior e com cacife para bancar riscos do parceiro. Mas difícil para empresas de médio porte, que querem participar do leilão do próximo dia 6.

Data do leilão deve ser mantida

Até agora, dos 14 consórcios que trabalham para estar na disputa, só três fecharam com um operador de fora: a espanhola OHL teria se acertado com a Aena (Espanha); a Engevix, que venceu o leilão do aeroporto de São Gonçalo do Amarante (RN), entraria com a Corporación América (Argentina); e a construtora mineira Fidens se associou à americana ADC&HAS. A CCR, concessionária de rodovias controlada por Andrade Gutierrez e Camargo Corrêa, deve aprovar amanhã a compra das operações de aeroportos das duas empreiteiras no exterior, e habilitar-se ao leilão. A Odebrecht ainda negocia com operadores.

— A movimentação está frenética, mas há problemas gravíssimos no edital, que estão gerando desconforto entre os investidores — diz Sílvio Borges Padilha, da Planos, que fez estudos de engenharia e econômico-financeiros para os três aeroportos.

Na disputa bilionária do dia 6, sairá vencedor o consórcio que oferecer o maior valor pela outorga dos terminais ao governo. E os lances mínimos são para lá de salgados: R$ 3,42 bilhões para Guarulhos; R$ 1,47 bilhão para Viracopos; e R$ 582 milhões para Brasília. Como os custos são elevados, não se espera um ágio significativo. A exigência de capital mínimo para as empresas que vão administrar os aeroportos foi multiplicada por três, por decisão do Tribunal de contas da União (TCU): para Guarulhos, passou de R$ 191 milhões para R$ 543 milhões.

Se a obrigação de ter um sócio operador estrangeiro não desagrada tanto às grandes empreiteiras, o fato de ter a Infraero como sócia compulsória, com 49% do capital total, na empresa que administrará os aeroportos, desagrada tanto os grupos nacionais quanto os lá de fora. "Um caroço de abacate" imposto pelo governo, que todos tiveram de engolir, nas palavras de um executivo de um grande grupo nacional. Além disso, os funcionários da estatal terão estabilidade de cinco anos e direitos previdenciários garantidos pelas concessionárias, caso sejam mantidos pela concessionária.

Embora alguns grupos tenham conversado sobre um novo adiamento do leilão, poucos acreditam que isso ocorra. Questionada se teria um plano B para o fracasso na venda de um dos terminais, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) respondeu que "as sinalizações apontam para grande interesse de investidores e operadores aeroportuários internacionais". Mas a Anac só terá uma visão mais clara na próxima semana, pois terminou na sexta-feira o prazo de questionamentos na comissão de licitação.

Apesar de todas as dificuldades e imposições do processo, e do fato de que, depois de lançado, o processo licitatório foge do controle do governo, o maior interessado em seu sucesso, não há entre os especialistas quem duvide que os leilões acontecerão.

— Vai ter leilão e os terminais serão privatizados. Apesar dos problemas, ter um monopólio ainda é o melhor negócio do mundo — conclui um executivo envolvido na disputa.

http://oglobo.globo.com/economia/um-leilao-para-poucos-consorcios-3671090

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Re:Viracopos e Galeão estarão em mãos privadas já em 2009, diz Jobim
« Resposta #82 Online: 19 de Janeiro de 2012, 20:41:28 »
da maneira como foi feito, fica registrado mais um triste episódio de incompetência em processos de privatização.
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Re:Viracopos e Galeão estarão em mãos privadas já em 2009, diz Jobim
« Resposta #83 Online: 19 de Janeiro de 2012, 23:10:24 »
da maneira como foi feito, fica registrado mais um triste episódio de incompetência em processos de privatização.

Com a diferença que, desta vez, os petistas vão elogiar o processo.
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Re:Viracopos e Galeão estarão em mãos privadas já em 2009, diz Jobim
« Resposta #84 Online: 09 de Fevereiro de 2012, 00:18:03 »
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Governo privatiza 3 aeroportos para atender demanda do transporte aéreo

O Governo privatizou nesta segunda-feira com sucesso três dos principais aeroportos do país para poder acelerar os investimentos necessários para atender à crescente demanda aérea e oferecer infraestrutura para a realização da Copa do Mundo de futebol de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

Os consórcios que conseguiram as concessões para modernizar e explorar por um período de 20 a 30 anos os aeroportos de Guarulhos (São Paulo), Brasília e Campinas ofereceram pelas licenças um total de US$ 24,535 bilhões, valor 347,9% superior ao mínimo exigido, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

O aeroporto de Guarulhos, que atende a cidade de São Paulo e é o de mais movimentado do Brasil, será administrado nos próximos 20 anos por um consórcio que tem entre seus sócios com 10% a sul-africana Airport Company South África (ACSA), operadora de 11 aeroportos na África do Sul e um na Índia.

O terminal aéreo de Brasília será operado nos próximos 25 anos pelo mesmo consórcio que obteve em agosto a concessão do aeroporto brasileiro de Natal e que tem como sócio a argentina Corporação América (50%), que opera aeroportos na Argentina, Equador, Peru e Itália.

Já o aeroporto de Campinas, um importante terminal de carga a 90 quilômetros de São Paulo, terá como gestor durante 30 anos um consórcio cujo operador, com participação de 10%, é o grupo francês Egis Airport Operation (Egis Avia), que opera 11 aeroportos em diferentes países com um movimento de 13 milhões de passageiros ao ano.

O titular da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, afirmou em entrevista coletiva que o êxito da privatização foi garantido tanto pelo interesse de várias empresas que fizeram "agressivas" ofertas, quanto pela garantia de que os vencedores farão investimentos milionários nos próximos anos.

Os 11 consórcios qualificados para disputar a privatização, em sua maioria grandes empresas brasileiras associadas com operadoras de outros países, apresentaram um total de 22 propostas no leilão público realizado na bolsa de São Paulo.

"Pagar alto pela concessão foi bom, mas o importante e fundamental é que os vencedores se comprometeram a entregar não só as obras necessárias para a Copa de 2014 mas também as exigidas para atender a crescente demanda do país", disse Bittencourt em referência ao aumento de 13,7% registrado no ano passado na demanda de voos internos.

Segundo o secretário, as empresas também se comprometeram, como exige a licitação, a oferecer serviços de qualidade e de níveis internacionais.

Além de pagar pela concessão e uma participação sobre os lucros anuais, as concessionárias se comprometeram a realizar investimentos de R$ 16,1 bilhões nos próximos anos, grande parte antes da Copa de 2014.

O consórcio que obteve a concessão de Guarulhos terá que fazer investimentos de R$ 4,6 bilhões, o que administrará Campinas investirá R$ 8,7 bilhões e o de Brasília, R$ 2,8 bilhões.

Os investimentos serão para a construção de um novo terminal em Guarulhos com capacidade para 7 milhões de passageiros ao ano, outro em Campinas para 5,5 milhões de passageiros e um em Brasília com capacidade para 2 milhões de viajantes.

Os três aeroportos privatizados nesta segunda-feira atendem a 30% do movimento de passageiros do país e 57% do transporte de cargas.

O aeroporto de Guarulhos, o principal de todos, mobilizou no ano passado 29,9 milhões de passageiros e 465.255 toneladas de carga, segundo a Infraero. A privatização dos aeroportos atraiu o interesse de empresas de todo o mundo.

http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2012/02/06/governo-privatiza-3-aeroportos-para-atender-demanda-do-transporte-aereo.htm
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Dilma desmistificou o 'demônio do privatismo', diz FHC

"Não há risco de desnacionalização", diz ex-presidente. "São fantasmas que estão desaparecendo porque o Brasil está mais maduro"

Alvo das críticas do PT por promover privatizações em sua gestão (1995-2002), o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou nesta quarta-feira que a presidenta Dilma Rousseff desmistificou "o demônio do privatismo" ao conceder à iniciativa privada três dos principais aeroportos do País, Guarulhos, Brasília e Viracopos, por R$ 24,5 bilhões.

O ex-presidente tucano reiterou que a privatização não é uma questão ideológica e disse que, no Brasil, começou a ser feita no governo do ex-presidente José Sarney (1985-1990). "É uma questão que depende das circunstâncias", declarou, em um vídeo divulgado pelo site que o tucano mantém na internet, o "Observador Político".

FHC comentou que a privatização no governo petista começou antes do leilão dos aeroportos, com a concessão de estradas de rodagem. Fernando Henrique, presidente de honra do PSDB, não citou diretamente as críticas feitas pelo PT à privatização realizada durante seu governo e nas campanhas presidenciais de 2006 e 2010. No entanto, rebateu os ataques que ouviu durante a privatização da Companhia Vale do Rio Doce. "Não há risco de desnacionalização", afirmou FHC. "São fantasmas que estão desaparecendo porque o Brasil está mais maduro", declarou.

Na campanha de 2006, o debate sobre a privatização marcou o segundo turno, na disputa entre o ex-presidente e então candidato à reeleição Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o atual governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB). Lula combateu as concessões à iniciativa privada e a derrota de Alckmin foi associada ao fato de os tucanos não terem defendido as privatizações feitas na gestão de Fernando Henrique. Em 2010, na disputa entre Dilma Rousseff e José Serra (PSDB), o tema voltou a ser explorado e combatido pelo PT.

Com o leilão dos três mais rentáveis aeroportos brasileiros, os tucanos atacam a contradição do discurso petista. Dois dias depois do leilão dos aeroportos, Fernando Henrique lembrou dos ataques que recebeu. "Quantas críticas eu ouvi porque o BNDES participava das privatizações... Agora continua participando e tem que participar para financiar", disse. "Outras críticas eram sobre o dinheiro dos fundos de pensão. Mas os fundos de pensão são para isso, são para investir, e agora que a taxa de juros está caindo tem que investir mais. Não tem nada de negativo nisso", afirmou.

Segundo FHC, as privatizações aumentam a capacidade de gerenciamento, de oferta de serviços, melhoram a eficiência e geram mais receita à União, por meio de impostos. "É uma questão de responsabilidade maior para com o país", afirmou, no vídeo divulgado em seu site. "Espero que agora os aeroportos comecem a funcionar e que dê tempo até a Copa [de 2014]", ironizou.

Veja vídeo: http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/dilma-desmistificou-o-demonio-do-privatismo-diz-fhc/n1597618817326.html
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Iata critica privatização de aeroportos brasileiros

Entidade que reúne as 280 maiores empresas aéreas acusa o governo de falta de transparência e diz que passagens podem ficar mais caras

A privatização dos aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília na segunda-feira significará passagens ainda mais caras e maiores impostos para as empresas aéreas. Foi assim que o setor aéreo mundial reagiu ao processo no Brasil, atacando abertamente o governo por ter adotado um modelo que ameaça prejudicar a indústria aérea e ainda não resolver o problema da falta de eficiência dos aeroportos nacionais.

A Iata - entidade que reúne as 280 maiores empresas do mundo - denuncia a falta de transparência no processo e diz que a inflação no preço da compra, comemorado pelo governo, não conseguirá ser compensado apenas com a exploração dos três aeroportos e acabará em novos impostos para os passageiros.

Numa avaliação interna feita pela Iata e obtida pelo Estado, o processo da venda dos aeroportos provocou "forte preocupação" no setor privado. A entidade constatou que o valor das vendas foi muito acima do antecipado, chegando a R$ 24,5 bilhões, contra uma base de R$ 4,45 bilhões. Além disso, os contratos de concessão estipulam investimentos de R$ 16,2 bilhões nos três aeroportos.

Para a Iata, não haverá como recuperar esses recursos apenas na exploração da licença dos aeroportos, e o resultado será maiores impostos para todos. "Mesmo considerando que uma quantidade substancial de recursos pode ser atingida por meio de melhorias na eficiência dos aeroportos, em especial em Guarulhos, é difícil conciliar o montante pago com o potencial de receita", alertou a entidade. "Essa diferença é de grande preocupação para a indústria", indicou.

O que preocupa as empresas é o fato de que os impostos sobre combustíveis, sobre o espaço para escritórios e outros serviços "deixam espaço para interpretação". Na prática, temem que a margem de manobra nesses setores abra a possibilidade de que esses impostos sejam elevados.

Para Perry Flint, chefe de Comunicações Corporativas da Iata nas Américas, um dos temores vem justamente do histórico da empresa sul-africana Acsa, que faz parte do consórcio que venceu a licitação do Aeroporto de Guarulhos. Segundo ele, uma das primeiras medidas dessa companhia na África do Sul foi elevar de forma dramática os impostos quando assumiu nove aeroportos no país há uma década.

Preço alto

Segundo a Iata, o problema dos aeroportos do Brasil não é o fato de que as taxas aeroportuárias são baixas. "O problema é a baixa eficiência", disse Flint. Um levantamento feito pela indústria revela que, na realidade, Guarulhos está entre os aeroportos mais caros do mundo. Para o pouso e decolagem de um avião A330, Guarulhos cobra taxas que seriam 93% superiores às do Aeroporto de Miami. O aeroporto também é 27,5% mais caro que o movimentado Charles de Gaulle, em Paris. Em comparação com o Aeroporto de Cingapura, Guarulhos é 2,5 vezes mais caro.

"É por isso que vamos monitorar essas negociações entre os operadores e os usuários", alertou Flint. Segundo ele, porém, não ajuda o fato de o governo ser o mesmo tempo o regulador dos aeroportos e ainda receber parte dos lucros. "Isso dará margem para muita coisa. Antes e durante o processo de concessão, a Iata expressou suas preocupações em relação à estrutura da privatização, que deixa o governo na posição de ser parceiro dos novos proprietários e regulador."

Transparência

Os problemas não se limitam aos impostos. Para as empresas, se elas serão taxadas, queriam pelo menos ser consultadas no processo. Mas nada disso ocorreu, segundo a Iata, que agora acusa o processo de "não ter sido transparente".

"Uma das grandes preocupações para o futuro é a falta de transparência e a falta de participação de empresas nos processos de regulação econômica, nos planos financeiros e no desenvolvimento de taxas", disse.

http://economia.estadao.com.br/noticias/economia,-iata-critica-privatizacao-de-aeroportos-brasileiros,102157,0.htm

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Offline Cumpadi

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Re:Viracopos e Galeão estarão em mãos privadas já em 2009, diz Jobim
« Resposta #85 Online: 09 de Fevereiro de 2012, 01:04:02 »
Bobagem, com os 80% do BNDES dá para pagar os 20%, fingir que fez alguma coisa com 20%, dizer que usou o dinheiro todo e embolsar os outros 40%. Amadores...
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline Geotecton

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Re:Viracopos e Galeão estarão em mãos privadas já em 2009, diz Jobim
« Resposta #86 Online: 09 de Fevereiro de 2012, 08:33:08 »
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[...]
Os consórcios que conseguiram as concessões para modernizar e explorar por um período de 20 a 30 anos os aeroportos de Guarulhos (São Paulo), Brasília e Campinas ofereceram pelas licenças um total de US$ 24,535 bilhões, valor 347,9% superior ao mínimo exigido, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
[...]

Logo, logo, alguém vai aparecer aqui e escrever, se regozijando: "Nós privatizamos, via concessão, três aeroportos e conseguimos muito mais dinheiro que o PSDB que privatizou, via venda, as empresas de telecomunicações e as maiores reservas de ferro do mundo".

Em 5, 4, 3...
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Offline Gaúcho

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Re:Viracopos e Galeão estarão em mãos privadas já em 2009, diz Jobim
« Resposta #87 Online: 09 de Fevereiro de 2012, 10:36:46 »
"Nós"? Existe algum político ligado ao PT aqui no CC?
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Offline Dr. Manhattan

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Re:Viracopos e Galeão estarão em mãos privadas já em 2009, diz Jobim
« Resposta #88 Online: 09 de Fevereiro de 2012, 10:56:05 »
"Nós"? Existe algum político ligado ao PT aqui no CC?

Político do PT não sei, mas tem o forista cujo nick começa com "J" e termina com "uca".  ::)
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Offline Derfel

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Re:Viracopos e Galeão estarão em mãos privadas já em 2009, diz Jobim
« Resposta #89 Online: 09 de Fevereiro de 2012, 16:11:23 »
da maneira como foi feito, fica registrado mais um triste episódio de incompetência em processos de privatização.

Com a diferença que, desta vez, os petistas vão elogiar o processo.

Só que nós privatizamos, via concessão, três aeroportos e conseguimos muito mais dinheiro que o PSDB que privatizou, via venda, as empresas de telecomunicações e as maiores reservas de ferro do mundo.  :stunned:

Offline Moro

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Re:Viracopos e Galeão estarão em mãos privadas já em 2009, diz Jobim
« Resposta #90 Online: 09 de Fevereiro de 2012, 16:35:42 »
Em geral parece que foi um sucesso. A merda é você dar dinheiro para alguém comprar algo de você. 

Tipo tome 100 , me pague 110 e fique com algo que vai te dar 600. Minha única objeção é sempre usar o bndes
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

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Offline Derfel

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Re:Viracopos e Galeão estarão em mãos privadas já em 2009, diz Jobim
« Resposta #91 Online: 09 de Fevereiro de 2012, 16:38:28 »
A pergunta é: qual a alternativa?

Offline Arcanjo Lúcifer

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Re:Viracopos e Galeão estarão em mãos privadas já em 2009, diz Jobim
« Resposta #92 Online: 09 de Fevereiro de 2012, 19:54:57 »
A pergunta é: qual a alternativa?

Ué, como assim qual alternativa? Os petistas sempre tinham resposta para tudo quando eram oposição, agora fazem as mesmas coisas que o Feagacê fez e ainda acham que é bom mas no tempo dele era ruim?

Offline Derfel

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Re:Viracopos e Galeão estarão em mãos privadas já em 2009, diz Jobim
« Resposta #93 Online: 09 de Fevereiro de 2012, 20:38:11 »
O que quero dizer é: o dinheiro é caro. A taxa de juros para empresas do Brasil é muito alta nos bancos brasileiros e estrangeiros, sendo assim, como conseguir levantar os recursos para a participação nesses leilões? Mesmo empresas grandes não possuem esse montante com liquidez suficiente para bancarem elas próprias os investimentos.

Offline Geotecton

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Re:Viracopos e Galeão estarão em mãos privadas já em 2009, diz Jobim
« Resposta #94 Online: 09 de Fevereiro de 2012, 21:58:21 »
A pergunta é: qual a alternativa?
Ué, como assim qual alternativa? Os petistas sempre tinham resposta para tudo quando eram oposição, agora fazem as mesmas coisas que o Feagacê fez e ainda acham que é bom mas no tempo dele era ruim?

Mas todos sabem e reconhecem (bem, quase todos) que os petistas não são um bom parâmetro para se medir coerência.
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Offline Arcanjo Lúcifer

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Re:Viracopos e Galeão estarão em mãos privadas já em 2009, diz Jobim
« Resposta #95 Online: 09 de Fevereiro de 2012, 21:59:29 »
O que quero dizer é: o dinheiro é caro. A taxa de juros para empresas do Brasil é muito alta nos bancos brasileiros e estrangeiros, sendo assim, como conseguir levantar os recursos para a participação nesses leilões? Mesmo empresas grandes não possuem esse montante com liquidez suficiente para bancarem elas próprias os investimentos.

Sei, e isso justifica usarem dinheiro público para comprarem uma empresa pública? Não era tudo que os petistas criticavam no governo Feagacê? Até hoje falam da merda das privatizações com bordões do tipo "venderam o patrimônio do povo!" e agora fazem igual?

O que mudou?

Offline Arcanjo Lúcifer

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Re:Viracopos e Galeão estarão em mãos privadas já em 2009, diz Jobim
« Resposta #96 Online: 09 de Fevereiro de 2012, 22:00:13 »
A pergunta é: qual a alternativa?
Ué, como assim qual alternativa? Os petistas sempre tinham resposta para tudo quando eram oposição, agora fazem as mesmas coisas que o Feagacê fez e ainda acham que é bom mas no tempo dele era ruim?

Mas todos sabem e reconhecem (bem, quase todos) que os petistas não são um bom parâmetro para se medir coerência.

Muito menos honestidade.

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Re:Viracopos e Galeão estarão em mãos privadas já em 2009, diz Jobim
« Resposta #97 Online: 09 de Fevereiro de 2012, 22:59:15 »
Em geral parece que foi um sucesso. A merda é você dar dinheiro para alguém comprar algo de você. 

Tipo toma 100 , me pague 110 e fique com algo que vai te dar 600. Minha única objeção é sempre usar o bndes
Mas é a fundo perdido? Se não for não vejo qual o problema.

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Re:Viracopos e Galeão estarão em mãos privadas já em 2009, diz Jobim
« Resposta #98 Online: 10 de Fevereiro de 2012, 00:19:55 »
estava conversando com um amigo hoje que abriu uma empresa, chegou a ter 200 funcionários e fechou. Ele me contou o que pagava de impostos (um absurdo) e que precisava de investimento para expandir.

O BNDES ajudou?

Claro que o nosso dinheiro é caro, mas essas corporações que compraram as concessões poderiam se financiar em bancos de nivel mundial.

Pegar dinheiro desse modo parece o negócio em si, e não o habilitador dele.

Mas não critico em geral o que foi feito. Até provem o contrário, pareceu um bom negócio para o brasil.
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Offline Cumpadi

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Re:Viracopos e Galeão estarão em mãos privadas já em 2009, diz Jobim
« Resposta #99 Online: 10 de Fevereiro de 2012, 01:44:31 »
Mas é a fundo perdido? Se não for não vejo qual o problema.
Claro que é, os juros são mais baixos que o de mercado.
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

 

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