Autor Tópico: Religiões que fazem mal  (Lida 9386 vezes)

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
Religiões que fazem mal
« Online: 10 de Setembro de 2008, 09:31:14 »

Há pessoas que acham que Richard Dawkins exagera ao criticar as religiões, eu não acho que ele exagere. Há religiões que  podem ser bastante prejudiciais  para o desenvolvimento pessoal   e  um grande obstáculo  para se viver plenamente a própria vida . Algumas religiões e denominações religiosas  são verdadeiras  prisões mentais. 

Fazendo uma pesquisa na net  encontrei este fórum de ex TJs,  no link abaixo  tem  um  tópico com   depoimento de uma ex Testemunha de Jeová  (e outros depoimentos  nos comentários de outros foristas).

Segue o link  e o início do depoimento:

http://www.forum.clickgratis.com.br/tjlivres/t-951_s-0.html?postdays=0&postorder=asc

"Temos que lutar para recuperar o tempo perdido!

Olá queridos amigos virtuais!
Vou contar um resumo da minha experiência quando eu era TJ.
Como me sinto feliz em saber que tantos que estão aqui, conseguiram olhar a vida e o mundo de uma forma normal, sem regras e teorias inventadas por homens profissionais em enganar pessoas!

Fui TJ dos 4 aos 28 anos e hoje, com 43 anos sou completamente livre.
Livre para amar pessoas de qualquer religião, crença, cor, situação social, pensamento político, o que for."

.

Offline RainorX

• Nível 12
  • *
Re: Religiões que fazem mal
« Resposta #1 Online: 10 de Setembro de 2008, 12:02:59 »
Eu considero que toda religião faz mal pois consiste em acreditar no inexistente, em não duvidar, não questionar. É uma fábrica de cordeiros idiotas.

Offline Galthaar

• Nível 19
  • *
« Resposta #2 Online: 10 de Setembro de 2008, 12:47:34 »

Richard Dawkins cumpre o papel ao qual se compromete. Sem críticas, as religiões simplesmente teriam muito poder à sua disposição sem questionamentos (peraí, acho que isto já acontece...).

"A dominação social no capitalismo, no seu nível mais fundamental, não consiste na dominação das pessoas por outras pessoas, mas na dominação das pessoas por estruturas sociais abstratas constituídas pelas próprias pessoas."

Moishe Postone, Tempo, trabalho e dominação social

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #3 Online: 10 de Setembro de 2008, 13:05:20 »
Há religiões e religiões.  E formas e formas de praticar.  Algumas são sem dúvida nocivas, mas cada caso é um caso.  Há umas três ou quatro que eu tenho dúvidas se fazem bem a uma única pessoa que seja, mas pode até ser.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #4 Online: 10 de Setembro de 2008, 13:19:02 »
ha religiões e religiões, por mim que sumam todas hauhauhauah
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 10 de Setembro de 2008, 13:52:59 »
Acho que não podemos generalizar, afinal esse é justo um recurso de crentes...cada caso um caso e acredito que depende tambem da maneira como o "fiel" se comporta, sendo que o prejuiso pode ser enorme ou pequeno e compensar para o cidadão em questão, percebendo ele isso ou não.
Eu não concordo com religião para mim, como meio de alcançar respostas ou de interação social (pertencer a algo). Cultivo uma "espiritualidade" como algo extremamente pessoal, dificil de traduzir em palavras mas que independe de uma criatura mistica/divina e não se propõe a explicar o mundo "exterior" real.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 10 de Setembro de 2008, 13:56:01 »
Há religiões e religiões.  E formas e formas de praticar.  Algumas são sem dúvida nocivas, mas cada caso é um caso.  Há umas três ou quatro que eu tenho dúvidas se fazem bem a uma única pessoa que seja, mas pode até ser.   

Concordo com você Dantas, há muitas variações  mesmo dentro das religiões judaico-cristãs, umas são mais restritivas e aprisionadoras do que outras.  Das religiões e denominações judaico-cristãs que conheço, a melhorzinha é  a Batista tradicional (não pentecostal) .  Mas mesmo esta  tem por base a Bíblia com todas as suas contradições, condenação dos desejos e do comportamento humanos e  julgamento seguido de sentenças ameaçadoras . Tais condenações e ameaças geram sentimentos de culpa e medo.   E isso não é bom  para a saúde mental das pessoas.      :no:     :no:

Quais são as que você considera mais nocivas ??   :?:    :?:

.
« Última modificação: 10 de Setembro de 2008, 14:03:37 por Helder »

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #7 Online: 10 de Setembro de 2008, 14:17:43 »
e as menos...
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #8 Online: 10 de Setembro de 2008, 14:50:52 »
Na base do barril de esterco estão a Thelema, que no fundo é simples treinamento de pisar nos outros para se auto-afirmar sem sentir qualquer remorso por isso, e o movimento "sanyasin" do "Osho" Rajneesh, que ensina a ter auto-piedade inconsequente e se orgulhar disso.

Um pouco acima, o Satanismo de LaVey.  Ele pelo menos é honesto quanto ao que quer... e pelo que tenho visto tende a criar sua própria cura.

Eu não decidi ainda se o Espiritismo é mais ou menos nocivo do que o Satanismo.  Há momentos em que acho que está abaixo até da Thelema.  Ensina a um só tempo a distorcer conceitos, se achar melhor do que os outros e a ser ignorante E desonesto...

Um pouco acima destes grupos está uma coleção enorme de crenças esotéricas, que são mais embromation e auto-sugestão do que qualquer outra coisa, mas tendem a ser basicamente inofensivas.  Há uma gradação considerável nesse meio, depende mais do grupo específico do que da "denominação" em si.  O mesmo é verdade para as religiões tradicionais.

E aí, é mais questão de como cada um leva a coisa mesmo.  Eu não tenho nada a priori contra religião, muito pelo contrário.  Mas é uma ferramenta poderosa e frequentemente mal empregada.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 10 de Setembro de 2008, 14:57:13 »
Eu considero que toda religião faz mal pois consiste em acreditar no inexistente, em não duvidar, não questionar. É uma fábrica de cordeiros idiotas.

Eu também acho isso!!! :)
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #10 Online: 10 de Setembro de 2008, 15:31:57 »
Mas é uma ferramenta poderosa e frequentemente mal empregada
Ferramente pra que???
 - Carl Sagan

Offline Galthaar

• Nível 19
  • *
« Resposta #11 Online: 10 de Setembro de 2008, 16:11:22 »

O problema de algumas religiões, é que sem um poder-de-fogo que as controle (como os Richards Dawkins da vida), elas tendém ao crescimento exagerado e inquestionado, e geram como consequência, colisões entre elas mesmas. Além disso, quanto menos combatida, maior o poder de persuasão e melhor a sua capacidade de utilização como ferramenta política.

"A dominação social no capitalismo, no seu nível mais fundamental, não consiste na dominação das pessoas por outras pessoas, mas na dominação das pessoas por estruturas sociais abstratas constituídas pelas próprias pessoas."

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #12 Online: 10 de Setembro de 2008, 17:38:06 »
Vocês estão pressupondo que religião é um mal.  Não é esse o caso.  É apenas uma forma de lidar com certas necessidades humanas.  E como quase qualquer outra coisa, se recebe mais espaço do que merece, passa a ser nociva.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #13 Online: 11 de Setembro de 2008, 14:12:37 »
Não vejo razão alguma pra ser complacente com religiões... não vejo utilidade...
 - Carl Sagan

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #14 Online: 11 de Setembro de 2008, 14:16:28 »
Não vejo razão alguma pra ser complacente com religiões... não vejo utilidade...

Complacência também não recomendo; religiões DEVEM ser questionadas, e com rigor.

Reconhecimento da função necessária que cumprem, porém, é uma boa pedida :)

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #15 Online: 11 de Setembro de 2008, 14:38:53 »
Que função (ainda mais necessaria) Dantas? já te perguntei sobre isso mais acima e você nada disse.
 - Carl Sagan

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #16 Online: 11 de Setembro de 2008, 14:42:57 »
Que função (ainda mais necessaria) Dantas? já te perguntei sobre isso mais acima e você nada disse.

É que é um tanto óbvio.  A função das religiões é criar sentimento de comunidade e encorajar o cultivo de virtudes.

MUITAS perdem o rumo e acabam valorizando mais certos delírios, mas isso não muda a essência da coisa.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 11 de Setembro de 2008, 14:56:14 »

É que é um tanto óbvio.  A função das religiões é criar sentimento de comunidade e encorajar o cultivo de virtudes.

MUITAS perdem o rumo e acabam valorizando mais certos delírios, mas isso não muda a essência da coisa.

Penso mais ou menos assim, a religião um pouco mais "pé no chão" (sem delirios como disse o Luis) funcionaria como a escola pré-primario para o encoragamento de etica e boas atitudes... Mas temos que continuar nos desenvolvendo intelectualmente.

O problema é que muita gente fica na pré escola do pensamento racional e talvez a maioria das igrejas extrapola seus "poderes" de influencia... Ai já sabemos os resultados e o quão danoso é
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #18 Online: 11 de Setembro de 2008, 15:12:58 »

Também não vejo utilidade no futebol, e nem por isso vou achar que todos os campeonatos e times de futebol deveriam ser extintos. São apenas inúteis e desnecessários, mas há quem goste.

Offline Galthaar

• Nível 19
  • *
« Resposta #19 Online: 11 de Setembro de 2008, 15:18:33 »

Eu não diria que a religião tenha uma função, embora no sentido evolucionista eu concorde com você, pois ela foi selecionada positivamente justamente pelas propriedades que você descreveu. Mas acredito que é deste modo que você quer dizer que ela cumpra uma função, correto?

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #20 Online: 11 de Setembro de 2008, 15:45:07 »
Sentimento de comunidade? Bonobos são religiosos então? Precisamos da religião para incentivar o cultivo de virtudes?
 - Carl Sagan

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #21 Online: 11 de Setembro de 2008, 15:52:23 »
Em qual sentido então ela não teria função, Galthaar?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #22 Online: 11 de Setembro de 2008, 15:53:30 »
Sentimento de comunidade? Bonobos são religiosos então? Precisamos da religião para incentivar o cultivo de virtudes?

Se forem sentientes, sim, Bonobos são religiosos. E talvez mesmo se não forem sentientes.

Não precisamos necessariamente da religião, mas tem essa função.

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #23 Online: 11 de Setembro de 2008, 15:55:22 »

Citação de: Galthaar
Eu não diria que a religião tenha uma função, embora no sentido evolucionista eu concorde com você, pois ela foi selecionada positivamente justamente pelas propriedades que você descreveu. Mas acredito que é deste modo que você quer dizer que ela cumpra uma função, correto?
Creio que agora te entendi um pouco melhor Galthaar. Sua idéia filosófica é estender a teoria da evolução a campos não biológicos, é isso?

Offline Galthaar

• Nível 19
  • *
« Resposta #24 Online: 11 de Setembro de 2008, 15:57:13 »

Em qual sentido então ela não teria função, Galthaar?

Simplesmente no sentido de não ser uma função consciente ou planejada.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!