Autor Tópico: Religiões que fazem mal  (Lida 9390 vezes)

Offline Guardião

• Nível 19
  • *
  • O que não me mata... me torna mais forte...
Re: Religiões que fazem mal
« Resposta #100 Online: 13 de Setembro de 2008, 16:53:35 »
Comparar religião com arma é descabido, compare com uma faca, pode ser usada tanto para matar como para fazer a janta, depende apenas de quem a empunha.
:o bem, eu ia comparar com faca porem :( , estou com tanta fome que nem fiz questão de usar a analogia hehe :P
Dizer que se tirarmos a religião ou qualquer outro motivo  que torne as pessoas violentas é a solução é acreditar que o ser humano é bom por natureza, como faz o comunismo.É crença.
Já esta parte eu não falei e nem vou falar, pois acho que uma coisa não tem nada a ve com a outra, a religião sim, faz com que pessoas boas fazem coisas mal porem acabar com ela não vai tornar uma pessoa mal em boa, temos o futebol para comprovar

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #101 Online: 13 de Setembro de 2008, 16:57:23 »
Pessoas boas que fazem mal não são pessoas boas  oras bolas.....

He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #102 Online: 13 de Setembro de 2008, 17:10:25 »

Isso vai virar um tremendo off-topic, mas lá vai:

O que define uma pessoa como boa ou má? Suas atitudes no dia-a-dia?
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #103 Online: 13 de Setembro de 2008, 18:57:25 »
As atitudes e as intenções e motivações.  Mesmo assim, é um tanto simplista chamar pessoas de "boas" ou "más" sem especificar mais.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
  • Disculpen las molestias, esto es una revolución.
« Resposta #104 Online: 13 de Setembro de 2008, 19:55:50 »
Comparar religião com arma é descabido, compare com uma faca, pode ser usada tanto para matar como para fazer a janta, depende apenas de quem a empunha.

Não devemos acabar com as facas, devemos fazer melhorar as pessoas que as portam.

Se as pessoas forem boas, as religiões serão.

Quantas pessoasnesse mundo tem uma crença em algo divino e não dão a mínima para o que diz o papa ou o padre da igreja?Apenas acreditam e seguem com suas vidas, sem causar nenhum mal e muitas praticando o bem, mesmo que esteja fazendo por acreditar numa mentira.

Dizer que se tirarmos a religião ou qualquer outro motivo  que torne as pessoas violentas é a solução é acreditar que o ser humano é bom por natureza, como faz o comunismo.É crença.

Só parece que voces consideram apenas a heteroagressividade, esquecendo-se da auto-agressividade.
A culpa MONSTRUOSA que a religião incute nas pessoas e seus danos nem são tocados aqui!

abraços
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #105 Online: 14 de Setembro de 2008, 12:16:45 »
Uma pessoa pode ser boa e fazer o mal porque a religião dela lhe diz que aquilo tem que ser feito.
Aqui no Rio, crentes depredam centros espíritas e igrejas católicas porque acham errado se adorarem estátuas.
E eles acham que estão fazendo a coisa certa, a vontade de Deus.

Os homens-bomba também acham que fazem a coisa certa e que serão recompensados por isso.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #106 Online: 14 de Setembro de 2008, 12:18:40 »
As atitudes e as intenções e motivações.  Mesmo assim, é um tanto simplista chamar pessoas de "boas" ou "más" sem especificar mais.
Uma pessoa é boa quando faz o bem ao próximo ou, pelo menos, o respeita.
Já a religião manda fazer coisas que prejudicam o próximo, por razões incompreensíveis, apenas porque "Deus quer".

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #107 Online: 14 de Setembro de 2008, 20:48:13 »
Só parece que voces consideram apenas a heteroagressividade, esquecendo-se da auto-agressividade.
A culpa MONSTRUOSA que a religião incute nas pessoas e seus danos nem são tocados aqui!

abraços
Onde o cristianismo impera, é de se esperar que isso seja um fator relevante... é a característica principal dele (até na crucificação de Cristo).

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #108 Online: 14 de Setembro de 2008, 22:50:42 »
Uma coisa que eu consideraria má em qualquer religião é a intolerância com a diferença, e muitas linhas religiosas são profundamente intolerantes, mas há excessões:
Ouvi uma vez um sermão de um pastor (não vem ao caso a denominação) em que ele discutia a parábola do joio e do trigo (é uma das favoritas dos fanáticos). Se alguém não a conhece vale a pena dar uma lida.
Os intolerantes sempre se comparam ao trigo, os diferentes são o joio, que será queimado no fogo, etc.
Nesse sermão o pregador leva a interpretação para outro lado, não somo trigo nem joio, somos os empregados da fazenda, que recebem a ordem de cultivar o campo sem tentar separar uma planta da outra para não prejudicar as boas. Separar umas de outras não é trabalho nosso.
Foi uma pregação inteira em favor da tolerância e aceitação das diferenças.

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #109 Online: 14 de Setembro de 2008, 23:20:31 »
Uma coisa que eu consideraria má em qualquer religião é a intolerância com a diferença, e muitas linhas religiosas são profundamente intolerantes, mas há excessões:

Exemplo disso é o cristianismo, que tem um dos livros mais intolerantes e discriminatórios que existe: a bíblia é contra homossexuais e seguidores de outras religiões, defende que a mulher deve ser submissa ao homem, fala de um deus arbitrário que faz o que melhor lhe interessa e ainda assim existem pessoas que seguem à risca essas barbaridades.

E quanto à parábola que você citou, é muito comum ouvi-la de evangélicos que se autodenominam "os eleitos". Além de pedantismo, onde andará a tal humildade que Jesus tanto pregava? E o coração quebrantado?

Outro ponto abordado foi a questão interior do indivíduo: a religião cristã é profundamente prejudicial no sentido de inserir um sentimento de culpa constante e busca eterna por um perdão que implica somente em renúncia e negação da vida. Aliás, toda religião que desperta no indivíduo um sentimento de superioridade em relação aos demais é prejudicial - é o fator que gera a intolerância silenciosa e a hipocrisia.. e, lamentavelmente, a intolerância em gestos e ações concretas que fere e discrimina o outro.
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #110 Online: 14 de Setembro de 2008, 23:31:07 »
Uma pessoa é boa quando faz o bem ao próximo ou, pelo menos, o respeita.
Já a religião manda fazer coisas que prejudicam o próximo, por razões incompreensíveis, apenas porque "Deus quer".

O critério de bondade de uma religião varia em conformidade com seus ensinamentos e foge ao ideal 'universal' de bondade e justiça. A partir do momento que a religião prega a intolerância e o desprezo a determinados tipos de pessoas ou crenças, deixa de prevalecer o respeito para com o outro. Ideal seria que as pessoas possuíssem conceitos e valores que fossem independentes de suas crenças religiosas. Digo 'ideal' porque sei muito bem que é praticamente impossível dissociar religião de valores morais e afirmar que um existe sem o outro - e estou me referindo à maioria dos religiosos.

Estou cansada de ouvir por aqui "ateu não presta", "ateu não tem valores morais", "ateu é desonesto". Fico indignada e não foram raras as vezes que discuti com alguns religiosos (de conduta moral suspeita) que teimam em dizer que "quem não tem deus não pode ser bom de jeito nenhum". Se for considerar deus um exemplo para ser uma boa pessoa, vou ser sanguinária, vingativa, perseguidora, egoísta, mesquinha, etc, etc (uma série de adjetivos nada agradáveis).  Porque será que, mesmo lendo as barbaridades do deus cristão, muita gente ainda encontra justificativa pra confiar e acreditar nele?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #111 Online: 14 de Setembro de 2008, 23:42:27 »
Porque será que, mesmo lendo as barbaridades do deus cristão, muita gente ainda encontra justificativa pra confiar e acreditar nele?

Aparentemente, Lua, porque ter respostas simples e fáceis de "passar adiante" traz um conforto difícil de deixar de lado.

A que preço, porém?

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #112 Online: 14 de Setembro de 2008, 23:51:27 »
Aparentemente, Lua, porque ter respostas simples e fáceis de "passar adiante" traz um conforto difícil de deixar de lado.
A que preço, porém?

Utilizando uma expressão da época da minha 'revolta ateísta', as pessoas precisam de 'muletas'. Estão amparadas por elas e não as deixarão de lado em troca de uma crença no nada absoluto e numa vida única nessa terra. Como você bem disse, Dantas, o conforto trazido por uma religião é algo difícil de ser desconsiderado. Saber que existe algo que olha por nós (em um mundo cada vez mais cheio de dificuldades e perigos), que cuida de nós, que prepara uma vida nova para nós depois da morte... Tudo isso influencia e muito na escolha de uma crença religiosa ao invés da descrença total...

No fim das contas, estamos aqui sozinhos aqui e nem todos suportam o peso da solidão...

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #113 Online: 15 de Setembro de 2008, 07:27:27 »

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #114 Online: 15 de Setembro de 2008, 10:19:37 »
Ouvi uma vez um sermão de um pastor (não vem ao caso a denominação) em que ele discutia a parábola do joio e do trigo (é uma das favoritas dos fanáticos). Se alguém não a conhece vale a pena dar uma lida.
Os intolerantes sempre se comparam ao trigo, os diferentes são o joio, que será queimado no fogo, etc.
Nesse sermão o pregador leva a interpretação para outro lado, não somo trigo nem joio, somos os empregados da fazenda, que recebem a ordem de cultivar o campo sem tentar separar uma planta da outra para não prejudicar as boas. Separar umas de outras não é trabalho nosso.

Voce devia ter filmado o sermão e colocado no Youtube.
É uma raridade!

99,999% é sempre "nós" e "eles"!

Abraços

“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #115 Online: 15 de Setembro de 2008, 10:28:28 »
Nem tanto, Lord.  Sei de boa fonte que HÁ religiosos que prestam.  Algumas linhas de pensamento até defendem que eles são gente...

(Estou brincando, espero que seja óbvio).

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #116 Online: 15 de Setembro de 2008, 10:33:55 »
Nem tanto, Lord.  Sei de boa fonte que HÁ religiosos que prestam.  Algumas linhas de pensamento até defendem que eles são gente...

(Estou brincando, espero que seja óbvio).

Filme-os e coloque no Youtube também! :D
(sério  :biglol:)

Abraços  :tintin:
« Última modificação: 15 de Setembro de 2008, 10:50:34 por Lordakner »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #117 Online: 15 de Setembro de 2008, 11:04:18 »
 :no: "Sério"?!?

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #118 Online: 15 de Setembro de 2008, 11:15:44 »
:no: "Sério"?!?

Sério,

Adoro raridades

Estou baixando um cd do Jerry Garcia!

Abraços

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #119 Online: 16 de Setembro de 2008, 16:41:54 »

Voce devia ter filmado o sermão e colocado no Youtube.
É uma raridade!

99,999% é sempre "nós" e "eles"!

Abraços

Estaria interessado em assistir uma palestra intitulada "Turismo religioso: Religião ou turismo?" que será dada na mesma igreja? Antes haverá um inspirador momento musical com jazz e blues.

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #120 Online: 16 de Setembro de 2008, 20:49:14 »

[/quote]
Estaria interessado em assistir uma palestra intitulada "Turismo religioso: Religião ou turismo?" que será dada na mesma igreja? Antes haverá um inspirador momento musical com jazz e blues.
[/quote]

Sem Gospel?
Pode até ser.
Moro em Minas Gerais!
Abraços :ok:

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #121 Online: 17 de Setembro de 2008, 23:45:23 »
Sem gospel, e um cético não fanático não vai se ofender ao ouvir uma oração de agradecimento antes da palestra, não é?

http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom.aspx?uid=9453910418552920211&pid=1221705827663&aid=1221680614$pid=1221705827663

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #122 Online: 18 de Setembro de 2008, 11:35:07 »
Sem gospel, e um cético não fanático não vai se ofender ao ouvir uma oração de agradecimento antes da palestra, não é?

http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom.aspx?uid=9453910418552920211&pid=1221705827663&aid=1221680614$pid=1221705827663

Ia ouvir...
Aí vc me chamou de Fanático...
Lordakner sabe ler nas entrelinhas...
Comecei a fazer Beicinho...
Só de birra nem me dei o desfrute de abrir o link...
Fiquei com medo de pedirem ofertas...
Deixei o cartão de crédito em casa.

Tentamos de novo?

P.S.: Ateu Fanático!!!, não "cetico" fanático.
   "Cetico" é uma patente abaixo! :histeria:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!