Por que um código rígido (inspirado por "deus") arcaico, visívelmente deficiente, de leis, PODERIA ser superior à um CODIGO HUMANO, moderno, flexível e questionável?
Deixe eu explicar melhor, ponto por ponto:
1) Deus é um conceito acessório e opcional na religião.
2) Códigos rígidos de "leis" são algo que foi deixado para trás já faz bastante tempo na religião.
3) Religiões são criações humanas. Até prova em contrário, pelo menos...
Você está comparando uma caricatura com um ideal. Não é de admirar que a conclusão seja tão dramática...
Há movimentos que insistem em atribuir à Bíblia, ao Alcorão e ao Deus de Abraão a essência da religião. Eu considero essa uma interpretação bastante ingênua e mistificadora dos fatos; muito mais importantes do que essas escrituras de aplicação duvidosa e esse conceito de significado incerto são os Talmudes no Judaísmo (que é explicitamente criação HUMANA), os julgamentos dos xeiques e imãs no Islã, e a orientação de padres e pastores no Cristianismo (com destaque para renovadores como Francisco de Assis e Lutero).
E isso porque estou falando das religiões abraâmicas, que são as mais próximas dessa caricatura de religião.
Não é por acaso que as religiões mais decadentes são também as mais fundamentalistas, as que mais esquecem que as escrituras são apenas seu início, e não sua sustentação.