Autor Tópico: Religiões que fazem mal  (Lida 9389 vezes)

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
Re: Religiões que fazem mal
« Resposta #75 Online: 12 de Setembro de 2008, 16:47:49 »

Foxes, não vou nem te denunciar, de tão retardada que foi essa mensagem.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #76 Online: 12 de Setembro de 2008, 17:07:32 »
Ué, você que perguntou qual o sentido de tudo isso...

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
  • Disculpen las molestias, esto es una revolución.
« Resposta #77 Online: 12 de Setembro de 2008, 18:07:23 »
Só posso imaginar que se sintam incomodados.  O que, aliás, é parte do motivo por que faço essa denúncia.  Eu conheço gente que acha que é "respeito" formar opiniões e escondê-las.  DEFINITIVAMENTE não sou uma dessas pessoas.  Se acho que alguém está pisando no tomate, quero que tenha pelo menos uma chance de cair em si e parar de fazer bobagem.

Quanto a evidências, eles tem olhos.  Podem olhar para os lados.

Algum problema com isso?  Você por acaso está me criticando porque não parto do princípio de que "religião é tudo igual"?  Porque se está, perde seu tempo.

Eu não acho que religião deve ser poupada de crítica; não acho que sejam "todas imprestáveis", o que seria uma generalização bastante ingênua; não acho que deixem de atender a uma necessidade real (ou a várias); e não acho que todas são criadas no mesmo molde, muito menos cuidadas consistentemente com o mesmo critério.

Se quer rotular, faça isso sozinho.

Não,
Não estou te criticando.

Estou te alertando como voce age como todos.

Quando diz que "nem todas as religiões são imprestáveis" assume a posição teísta de que UMA não é imprestável ( Que, Oh que coincidência!, é JUSTAMENTE A SUA. ).

Imagine um mundo onde 50% das pessoas "professassem" a SUA fé...

E os OUTROS 50%  "professassem" Thelema, Sanyasin, Osho, Satanismo da LaVey e Espiritismo ( Embora  este voce ainda não tenha " DECIDIDO ").

Não creio que seria um local muito aprazível.

A Busca pela Religião ÚNICA...
A "Certeza" que voces tem de terem " Encontrado a Verdade"...
A "Certeza absoluta" de que OS OUTROS são "infiéis"...
A "Certeza"...

Certeza
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Certeza é o mesmo que comprovado ou confirmado com uso do raciocínio e lógica; por algum motivo geral ou pessoal, por alguma razão específica, com evidências físicas.

Pode-se "ter certeza" quando baseada em experiências e métodos reconhecidos pela comunidade científica, e estes são nomeados como o Método científico.[/color] Nesse sentido é geralmente associada ao contexto científico e a decisão de "ter certeza" é democrático, ou seja, depende do trabalho do intelecto ,de uma maioria de cientistas que determinará a comprovação científica. Para a ciência a certeza é a conclusão que se chega em coisas que aconteceram, e de fatos que se vêem.

Porem ,para a ciência ,não existe Certeza Absoluta, pois sempre existe algum grau de incerteza em todas as observações e medições.

Não existem certezas incontestáveis, elas podem ser corrigidas, aprimoradas e abandonadas ao longo dos tempos. Isso é conseguido através de mais evidências, que tornam a certeza uma verdade.

Na filosofia de René Descartes a certeza é o critério da verdade.

Voces não tem "certezas"!

Estão somente delirando!

TODOS!

Abraços

“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #78 Online: 12 de Setembro de 2008, 18:08:01 »
Você LEU o que eu escrevi?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
  • Disculpen las molestias, esto es una revolución.
« Resposta #79 Online: 12 de Setembro de 2008, 18:11:26 »
Você LEU o que eu escrevi?

"Quanto a evidências, eles tem olhos.  Podem olhar para os lados."

LI !
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Guardião

• Nível 19
  • *
  • O que não me mata... me torna mais forte...
« Resposta #80 Online: 12 de Setembro de 2008, 19:14:11 »
Algum problema com isso?  Você por acaso está me criticando porque não parto do princípio de que "religião é tudo igual"?  Porque se está, perde seu tempo.
então voce poderia me dizer qual religião é boa e qual não é delirante para que eu possa ir? afinal, se não são todas iguais e estamos falando de porcarias que fazem mal, creio eu que vc possa me indicar uma...
Olha, a religião limita-o, quando voce consegue vencer algum obstaculo, o religioso automaticamente atribui sua conquista a uma força superior, seja ela na área da saúde(esquecendo claro dos medicamentos, do tratamento e etc...) seja ela na area sentimental(esquecendo da força de vontade que ela exerceu para poder conseguir vencer os obstaculos) ao fazer isto vc inequivocadamente tira uma parte da indentidade da pessoa, atribuir suas conquistas a uma outra força, faz com que voce se torne mais fraco a cada dificuldade...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #81 Online: 12 de Setembro de 2008, 19:17:36 »
então voce poderia me dizer qual religião é boa e qual não é delirante para que eu possa ir? afinal, se não são todas iguais e estamos falando de porcarias que fazem mal, creio eu que vc possa me indicar uma...

Até poderia.  Mas não vale muito a pena.  Eu não te conheço tão bem assim.  Você provavelmente se sairia melhor escolhendo por sua própria conta.

Olha, a religião limita-o, quando voce consegue vencer algum obstaculo, o religioso automaticamente atribui sua conquista a uma força superior,

Sério?  Sei disso não... teria de ser um religioso um tanto tolo, ou pelo menos ingênuo.

seja ela na área da saúde(esquecendo claro dos medicamentos, do tratamento e etc...) seja ela na area sentimental(esquecendo da força de vontade que ela exerceu para poder conseguir vencer os obstaculos) ao fazer isto vc inequivocadamente tira uma parte da identidade da pessoa, atribuir suas conquistas a uma outra força, faz com que voce se torne mais fraco a cada dificuldade...

Provavelmente.  E isso não convém a ninguém, concordo.  Mas novamente, não é disso que estou falando, e certamente não é isso que estou recomendando.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Guardião

• Nível 19
  • *
« Resposta #82 Online: 12 de Setembro de 2008, 19:25:09 »
Até poderia.  Mas não vale muito a pena.  Eu não te conheço tão bem assim.  Você provavelmente se sairia melhor escolhendo por sua própria conta.
peraí, no post voce disse que tem religião as religiões não são todas iguais, portanto é de pressupor que exista uma que é diferente, porem agora voce me fala que por não me conhecer qualquer uma que eu ir é boa por ser escolha minha?
Sério?  Sei disso não... teria de ser um religioso um tanto tolo, ou pelo menos ingênuo.
poderia me dar um exemplo luiz, pois TODOS os religiosos que eu conheço atribui suas conquista com esta convicção Graças a deusos evangélicos então são campeões nestas atribuição...
certamente não é isso que estou recomendando.
esta parte concordo contigo, não é isto que voce esta recomendando :ok:

ps: Se possivel voce poderia me dizer o que venha a ser o termo "groselia", vejo isto na maioria dos post do pessoal porem não sei por que a atribuição a este termo nem o por que, e sendo voce uma das pessoas que considero super inteligente poderia ajudar esta pobre alma que padesce :P

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #83 Online: 12 de Setembro de 2008, 19:32:44 »
peraí, no post voce disse que tem religião as religiões não são todas iguais, portanto é de pressupor que exista uma que é diferente,

Cada religião é diferente da outra.  Cada templo é diferente do outro, inclusive.  Depende muito mais dos devotos e dos sacerdotes do que de uma simples denominação.

Por outro lado, certas doutrinas são tão podres que nem vale a pena "pescar" dentro delas.

porem agora voce me fala que por não me conhecer qualquer uma que eu ir é boa por ser escolha minha?

Não.  Eu disse que você provavelmente tem melhor condição de escolher do que eu.  Há uma diferença importante.

Se você sente afinidade e compatibilidade com algum grupo religioso, não vai ser a minha opinião a fazer alguma diferença significativa.  Nem por isso qualquer escolha que você faça será boa.  Eu sinceramente não acredito que exista alguém para quem o Espiritismo seja uma boa escolha, por exemplo.  Mas sei que religiões teístas são más escolhas para muitas pessoas, e muito boas para algumas outras.

poderia me dar um exemplo luiz, pois TODOS os religiosos que eu conheço atribui suas conquista com esta convicção Graças a deusos evangélicos então são campeões nestas atribuição...

Conheço muitos exemplos.  Ah, é bem verdade que os teístas tendem a mencionar Deus em algum momento, mas há formas e formas de acreditar que se tem Deus como aliado.  E deve estar bem claro, eu não me restrinjo apenas a religiosos teístas.

ps: Se possivel voce poderia me dizer o que venha a ser o termo "groselia", vejo isto na maioria dos post do pessoal porem não sei por que a atribuição a este termo nem o por que, e sendo voce uma das pessoas que considero super inteligente poderia ajudar esta pobre alma que padesce :P

Groselha?  Suponho que seja uma metáfora para coisas com sabor vivo, muito doce, mas sem grande "sustança"...

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #84 Online: 12 de Setembro de 2008, 20:41:36 »
Eu conheço gente que acha que é "respeito" formar opiniões e escondê-las.  DEFINITIVAMENTE não sou uma dessas pessoas

...

"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #85 Online: 12 de Setembro de 2008, 20:49:29 »
Tupac, eu não tenho opinião formada sobre o Guardião, pelo menos não a ponto de justificar um palpite nesse campo.

Melhor sorte na próxima.  :)

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #86 Online: 12 de Setembro de 2008, 21:48:17 »
Ele não te pediu opinião formada sobre ele. O que ele pediu foi sua opinião formada acerca da (s) religião (ões) que é (são) boa (s).

Espantalho é feio, repita comigo: Espantalho é feio e eu não vou mais usar.
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #87 Online: 12 de Setembro de 2008, 21:54:12 »
Mas segundo o Dantas é preciso ter uma opinião sobre alguém para recomendar uma filosofia de vida/religião/sei lá. Isso parece meio óbvio.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #88 Online: 12 de Setembro de 2008, 22:06:04 »
Ele não te pediu opinião formada sobre ele. O que ele pediu foi sua opinião formada acerca da (s) religião (ões) que é (são) boa (s).

E eu expliquei, mais de uma vez, que não existe isso da religião X ou Y "ser boa".  É preciso considerar como ela é levada e qual a compatibilidade com a pessoa.

Doutrinas que não prestam eu denuncio, sem neura.  Doutrinas que podem servir construtivamente eu "receito com cautela". :)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #89 Online: 12 de Setembro de 2008, 22:08:46 »
Mas segundo o Dantas é preciso ter uma opinião sobre alguém para recomendar uma filosofia de vida/religião/sei lá. Isso parece meio óbvio.

E não é mesmo? :)

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #90 Online: 12 de Setembro de 2008, 22:09:45 »
A Pergunta é:
Quais doutrinas que podem servir construtivamente?

E até agora você não expressou sua opinião formada sobre isso, indo contra suas proprias palavras como ficou evidente. Simples.

Ixi ta parecendo o Q e suas fugas...
 - Carl Sagan

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #91 Online: 12 de Setembro de 2008, 22:14:15 »
A Pergunta é:
Quais doutrinas que podem servir construtivamente?

Praticamente qualquer uma que não seja "quebrada demais".  No fundo o que importa mais é quanta boa vontade há e quão boas são as companhias e os sacerdotes.  Pensei que havia deixado isso bem claro.

Doutrina ruim não vale a pena seguir.  Mas doutrina mais arejada, por si só, não garante nada.  É preciso ter um certo grau de sorte, coragem, discernimento e boa vontade.

Se quer que eu garanta que a "doutrina X serve", então não vai rolar mesmo... :)

Mas se vocês precisam que eu soletre, lá vai: o Judaísmo, o Cristianismo, o Islã, o Hinduísmo, a Fé Bahai, o Budismo, o Jainismo, o Confucionismo, o Xintoísmo, o Sikhismo, o Unitário-Universalismo, a Wicca, por exemplo, são todas religiões que podem ser bastante construtivas se praticadas com os devidos cuidados.  No duro, até mesmo religiões de brincadeira como o Jedaísmo podem ser construtivas, pois a doutrina é o que menos importa na prática religiosa.   

E se parece que eu estou discriminando o Espiritismo, a Thelema e o "Osho" Rajneesh, é porque estou.  Discriminar é ter critérios, é fazer escolhas.  É simplesmente ridículo esperar que eu diga que "todas as religiões prestam" ou que "nenhuma presta".  Eu sou ateu, não cego.  Tenho critérios e sei reconhecer doutrinas podres quando as vejo.

Aliás, só uma curiosidade: como é que vocês sabem que não respondi em particular ao Guardião?  Perguntaram a ele?

E até agora você não expressou sua opinião formada sobre isso, indo contra suas proprias palavras como ficou evidente. Simples.

Ixi ta parecendo o Q e suas fugas...

Não força, vai.  Se você não entende, não me culpe por isso.
« Última modificação: 12 de Setembro de 2008, 22:26:12 por Luis Dantas »

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #92 Online: 13 de Setembro de 2008, 00:11:42 »
Caramba, cabe o que eu estou vendo aqui?

Uma religião ateísta fundamentalista.

Ateu religioso ja é um saco, ainda fundamentalista ...............
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #93 Online: 13 de Setembro de 2008, 12:19:33 »
Aliás, só uma curiosidade: como é que vocês sabem que não respondi em particular ao Guardião?  Perguntaram a ele?
Irrelevante. A pergunta feita foi em aberto e sua resposta em aberto contradiz algumas palavras suas. Isso é FATO.

Praticamente qualquer uma que não seja "quebrada demais".  No fundo o que importa mais é quanta boa vontade há e quão boas são as companhias e os sacerdotes.  Pensei que havia deixado isso bem claro.
Uou, isso significa o que Dantas???? Você viu a bobagem que você falou aí???

Sinceramente, não deu nem vontade de responder o restante.
 - Carl Sagan

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #94 Online: 13 de Setembro de 2008, 12:21:06 »
Tchau, Tupac.  Bom fim de semana :)

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #95 Online: 13 de Setembro de 2008, 13:51:24 »
Mas se vocês precisam que eu soletre, lá vai: o Judaísmo, o Cristianismo, o Islã, o Hinduísmo, a Fé Bahai, o Budismo, o Jainismo, o Confucionismo, o Xintoísmo, o Sikhismo, o Unitário-Universalismo, a Wicca, por exemplo, são todas religiões que podem ser bastante construtivas se praticadas com os devidos cuidados.  No duro, até mesmo religiões de brincadeira como o Jedaísmo podem ser construtivas, pois a doutrina é o que menos importa na prática religiosa.
Se seguirmos apenas a parte da religião que manda fazer o bem ao próximo, então a maior parte das religiões é boa.

O problema é que fica a critério de cada seguidor seguir só essa parte e ignorar as partes que mandam discriminar ou matar quem pensa diferente ou desrespeita os mandamentos.

No fim das contas, as pessoas são boas ou más independente da religião que seguem.

Offline Galthaar

• Nível 19
  • *
« Resposta #96 Online: 13 de Setembro de 2008, 13:59:04 »

Recomendo o filme "O Nevoeiro", para uma análise profunda sobre o lado sombrio não da religião em si, mas de como alguns seres humanos a utilizam.

"A dominação social no capitalismo, no seu nível mais fundamental, não consiste na dominação das pessoas por outras pessoas, mas na dominação das pessoas por estruturas sociais abstratas constituídas pelas próprias pessoas."

Moishe Postone, Tempo, trabalho e dominação social

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #97 Online: 13 de Setembro de 2008, 16:13:02 »
Afinal alguma luz nas trevas..........

Obrigado Fernando e Galthaar
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Guardião

• Nível 19
  • *
« Resposta #98 Online: 13 de Setembro de 2008, 16:27:21 »
Mas acho que é isso que estamos falando, as pessoas que são mal, vamos ao exemplo, uma arma é inofensiva até o momento em que alguem com determinação, a usa para fazer o mal, a religião é semelhante, e assim como o fernando disse, se usarmos apenas o fato de fazer bem ao proximo e outras as religiões seriam boas, porem um dos pré-requisitos é a idolatria sistematica de suas doutrinas, e intolerancia com aquelas pessoas que estão fora da linha de pensamento, isto voces sabem que acontece poxa, a maioria das pessoas querem saber qual é a sua religião e sua opinião ao seu respeito é respectivo a sua resposta, seja ela com ódio ou pena, assim como a arma, a bala é sempre na agulha!!!

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #99 Online: 13 de Setembro de 2008, 16:45:47 »
Comparar religião com arma é descabido, compare com uma faca, pode ser usada tanto para matar como para fazer a janta, depende apenas de quem a empunha.

Não devemos acabar com as facas, devemos fazer melhorar as pessoas que as portam.

Se as pessoas forem boas, as religiões serão.

Quantas pessoasnesse mundo tem uma crença em algo divino e não dão a mínima para o que diz o papa ou o padre da igreja?Apenas acreditam e seguem com suas vidas, sem causar nenhum mal e muitas praticando o bem, mesmo que esteja fazendo por acreditar numa mentira.

Dizer que se tirarmos a religião ou qualquer outro motivo  que torne as pessoas violentas é a solução é acreditar que o ser humano é bom por natureza, como faz o comunismo.É crença.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!