A Pergunta é:
Quais doutrinas que podem servir construtivamente?
Praticamente qualquer uma que não seja "quebrada demais". No fundo o que importa mais é quanta boa vontade há e quão boas são as companhias e os sacerdotes. Pensei que havia deixado isso bem claro.
Doutrina ruim não vale a pena seguir. Mas doutrina mais arejada, por si só,
não garante nada. É preciso ter um certo grau de sorte, coragem, discernimento e boa vontade.
Se quer que eu garanta que a "doutrina X serve", então não vai rolar mesmo...

Mas se vocês precisam que eu soletre, lá vai: o Judaísmo, o Cristianismo, o Islã, o Hinduísmo, a Fé Bahai, o Budismo, o Jainismo, o Confucionismo, o Xintoísmo, o Sikhismo, o Unitário-Universalismo, a Wicca, por exemplo, são todas religiões que
podem ser bastante construtivas se praticadas
com os devidos cuidados. No duro, até mesmo religiões de brincadeira como o
Jedaísmo podem ser construtivas, pois a doutrina é o que menos importa na prática religiosa.
E se parece que eu estou discriminando o Espiritismo, a Thelema e o "Osho" Rajneesh, é porque
estou. Discriminar é ter critérios, é fazer escolhas. É simplesmente ridículo esperar que eu diga que "todas as religiões prestam" ou que "nenhuma presta". Eu sou ateu, não cego. Tenho critérios e sei reconhecer doutrinas podres quando as vejo.
Aliás, só uma curiosidade: como é que vocês sabem que não respondi em particular ao Guardião? Perguntaram a ele?
E até agora você não expressou sua opinião formada sobre isso, indo contra suas proprias palavras como ficou evidente. Simples.
Ixi ta parecendo o Q e suas fugas...
Não força, vai. Se você não entende, não me culpe por isso.