Autor Tópico: Saindo do armário ateísta/agnóstico ou simpatizante  (Lida 19692 vezes)

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
Re: Saindo do armário ateísta/agnóstico ou simpatizante
« Resposta #200 Online: 23 de Novembro de 2008, 02:34:48 »
Eu também evito tocar no assunto* porque quase sempre percebo que o debate não vai ter nada de construtivo. Um dos meus melhores amigos é extremamente místico e vive demonstrando isso. O que eu faço? Digo coisas do tipo "é mesmo", como se concordasse. Ele sabe de que significa: apenas captei o raciocínio dele.

*assunto: Você acredita? Por quê?
« Última modificação: 23 de Novembro de 2008, 03:10:42 por Acolon »
8-)

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #201 Online: 23 de Novembro de 2008, 09:59:51 »
Eu também evito tocar no assunto* porque quase sempre percebo que o debate não vai ter nada de construtivo. Um dos meus melhores amigos é extremamente místico e vive demonstrando isso. O que eu faço? Digo coisas do tipo "é mesmo", como se concordasse. Ele sabe de que significa: apenas captei o raciocínio dele.

O que me lembra o texto sobre "Pessoas que acreditam em coisas":

http://www.sobresites.com/alexcastro/artigos/pessoas.htm

Offline dr.horrormentes

• Nível 09
  • *
« Resposta #202 Online: 23 de Novembro de 2008, 11:20:03 »
Fernando, bom texto!!
Valeu!!
Eu sou loco por falar com meu cachorro? pelo menos sei que ele existe, e você que fala com mitos???

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #203 Online: 23 de Novembro de 2008, 13:04:06 »

esse "porque?" geralmente se resume a coisas como: "eu acredito porque sinto Deus", "eu acredito porque Ele já me provou que existe" e a pior de todas "porque eu sei que existe". No final eu acabo sempre levantando do sofá e indo pra outro lugar porque canso de mostrar argumentos e ser "derrubado" por uma fé cega.

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
« Resposta #204 Online: 23 de Novembro de 2008, 14:52:29 »
Relaxe, amigo! Tome uma maracujina e vai ficar tudo bem. É por isso que, como mencionei acima, eu também evito.

Fernando Silva,
não terminei de ler o texto, mas me parece muito bom. Só não gostei quando ele citou esquizofrenia, logo no começo. Muito simplificador e reducionista.
« Última modificação: 23 de Novembro de 2008, 15:07:36 por Acolon »
8-)

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #205 Online: 23 de Novembro de 2008, 19:32:07 »
Aqui na minha eles sabem, mas evitam tocar no assunto.
Eu particularmente acho estranho, o pessoal ainda blindar assuntos do tipo religião, até parece que ser ateu é ser assassino ou algo tipo.

Mas é que na maioria das vezes, os que acreditam apelam e levam ao extremo o debate. Eles tomam partido mesmo e fica um clima ruim; e o pior é que sempre eles querem explicações para provarmos que deus não existe, o que também é uma conversa que não vai dar em nada, razão e fé são duas linhas de raciocínio que não tem nada haver uma com a outra.
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
« Resposta #206 Online: 23 de Novembro de 2008, 22:29:46 »
Há uns dias botei "Ateu" no meu perfil do Orkut e ninguém me fez nenhum comentário, em lugar nenhum. Sei lá se fiquei esquentando a cabeça à toa, ou se sou tão doido que o povo não se surpreendeu.

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #207 Online: 23 de Novembro de 2008, 23:01:29 »
Geralmente eu respondo de forma arrogante, dando a impressão de que para mim é tão óbvio que deus não existe que só um imbecil poderia pensar o contrário. Faço isto quando me perguntam de forma arrogante como poderia não existir.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #208 Online: 23 de Novembro de 2008, 23:43:30 »
Geralmente, quando as pessoas perguntam, é mais ou menos nesse esquema comigo:

--Ah, vou na igreja amanhã, quer ir comigo?
--Não, obrigado.
--Você costuma ir em alguma igreja em específico, é isso?
--Não.
--Tem religião?
--Não.
--Unh... errr... mas em Deus você acredita, né?
--Não.
--Por quê?

[Ao que minha resposta varia de acordo com o interlocutor, o meu humor e vontade de debate de ambos, de "não interessa", "porque não", "pelo mesmo motivo que você não acredita em Papai Noel", a explicações mais detalhadas e razoáveis.]

E pronto. Não sei por que as pessoas tentam esmiuçar tanto a crença ou descrença dos outros, sendo que não é sequer curiosidade ou interesse - é vontade de fazer proselitismo! Enche o saco.

É natural que a gente tente defender nossas ideologias*, por que a gente acredita em X, desacredita em Y, e por aí vai. E é esse o principal ponto que evita que muitos saiam do armário.

Estamos falando de Brasil: um país que, apesar de seus problemas, garante liberdade de [des]credo constitucionalmente. Ainda assim, a enxurrada de perguntas de alguns teístas xaropes irrita a alguns de tal forma que acabam dizendo "ah, acredito" só pra não ter que ficar meeeeeeeeeeeeia hooooooooora explicando porquês.

Nada disso é necessário, basta um "porque não" e pronto, oras!

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #209 Online: 24 de Novembro de 2008, 00:21:22 »
Geralmente, quando as pessoas perguntam, é mais ou menos nesse esquema comigo:

--Ah, vou na igreja amanhã, quer ir comigo?
--Não, obrigado.
--Você costuma ir em alguma igreja em específico, é isso?
--Não.
--Tem religião?
--Não.
--Unh... errr... mas em Deus você acredita, né?
--Não.
--Por quê?

[Ao que minha resposta varia de acordo com o interlocutor, o meu humor e vontade de debate de ambos, de "não interessa", "porque não", "pelo mesmo motivo que você não acredita em Papai Noel", a explicações mais detalhadas e razoáveis.]

E pronto. Não sei por que as pessoas tentam esmiuçar tanto a crença ou descrença dos outros, sendo que não é sequer curiosidade ou interesse - é vontade de fazer proselitismo! Enche o saco.

É natural que a gente tente defender nossas ideologias*, por que a gente acredita em X, desacredita em Y, e por aí vai. E é esse o principal ponto que evita que muitos saiam do armário.

Estamos falando de Brasil: um país que, apesar de seus problemas, garante liberdade de [des]credo constitucionalmente. Ainda assim, a enxurrada de perguntas de alguns teístas xaropes irrita a alguns de tal forma que acabam dizendo "ah, acredito" só pra não ter que ficar meeeeeeeeeeeeia hooooooooora explicando porquês.

Nada disso é necessário, basta um "porque não" e pronto, oras!

Cara de interrogação...momentos de silencio....dai ele disse um "Ah tá" meio sem graça mas não perguntou mais nada, nem o que era HS...

Achei um comportamento meio estranho...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #210 Online: 24 de Novembro de 2008, 00:24:08 »

Hehehe. Devem ter te considerado membro de uma seita exótica :P .

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #211 Online: 24 de Novembro de 2008, 12:11:01 »

Hehehe. Devem ter te considerado membro de uma seita exótica :P .

Bom... Eu sou exotico em certos assuntos mesmo...
Por exemplo, eu sou adepto de uma prática sexual extremamente rara e pervertida...Monogamia!! Já ouviu falar?? As pessoas me olham como um alienigena quando digo isso...Não é por crença, é só uma escolha pessoal que não imputo a ninguem...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #212 Online: 24 de Novembro de 2008, 12:15:25 »

Sei bem, nós pervertidos monogâmicos heterossexuais somos ainda discriminados pela sociedade :P .

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #213 Online: 24 de Novembro de 2008, 15:16:39 »
Geralmente eu respondo de forma arrogante, dando a impressão de que para mim é tão óbvio que deus não existe que só um imbecil poderia pensar o contrário. Faço isto quando me perguntam de forma arrogante como poderia não existir.

Heheheheh... eu acho que sou eu também que fico meio incucado com isso... colocar como ateu não, mas já coloquei uma charge do Calvin questionando sobre deus... e algumas comunidades como de Sagan, Randhi... isso no meu profile mesmo, mas no meu fake eu participo até daquelas bemm... sacanas... hehehehehe...
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
  • Disculpen las molestias, esto es una revolución.
« Resposta #214 Online: 24 de Novembro de 2008, 15:47:53 »

Faço como regra geral. Acho mais justo e abrangente! :)
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #215 Online: 24 de Novembro de 2008, 23:24:56 »
Sei lá... minha resposta varia demais com o humor. Eu só queria lembrar que não é todo mundo que gosta de debater - e que isso não deve ser razão pra ficar no armário.

Todo e qualquer tipo de armário deve ser execrado - o ser humano somente aprende a respeitar as diferenças quando as conhece.
Latebra optima insania est.

Offline Cezar

• Nível 07
  • *
    • A Ratione
« Resposta #216 Online: 25 de Novembro de 2008, 08:19:52 »
É, como havia dito, na minha família (meus pais e irmãos) sabem da minha opinião. Alguns deles criticam, principalmente meu pai e meu irmao mais velho e costumam usar aquele argumento de que "um dia você vai ver como você está errado". E as vezes quando faço certo comentário mais exaltado contra a religião quando eu presencio algo, minha mãe fala que sou preconceituoso...kkkkkk

Certo dia ela me perguntou porque eu odiava crentes,  :o e eu disse simplesmente que não odiava, mas tinha medo dos crentes bitolados. Ela me perguntou o porque e eu dei uma pequena explicação de como um crente poderia arrumar um argumento para se tornar um homem bomba igual à alguns muçulmanos. Ela fez uma cara de quem ficou em choque, mas não me tirou a razão...rs

Já no resto da minha família tenho que ficar ouvindo coisas do tipo "o importante é ter fé" e bla bla bla.
No último feriado, fomos para minha casa no interior e uma tia minha que segue a Canção Nova apareceu por la. Uma das minhas priminhas estava com dor de barriga e estava deitada no quarto. Ai minha tia entrou logo depois e foi fazer uma oração com ela.
Eu já logo lancei que achava absurdo esse tipo de doutrinação e que era muito melhor levar a menina no médico de uma vez. Mas tive que ouvir a mesma ladainha de sempre e minha mãe em cima de mim, porque ela não queria que eu entrasse nesse tipo de discussão em pleno feriado; ainda mais porque meus outros parentes não sabem desse meu lado.

Sorte que foram alguns amigos do meu irmão que também são ateus e pudemos conversar bastante (a noite, quando todos estavam dormindo praticamente) ...  :histeria:
- "Non ducor, duco"

- "É importante aprender a não se aborrecer com opiniões diferentes das suas, mas dispor-se a trabalhar para entender como elas surgiram. Se depois de entendê-las ainda lhe parecerem falsas, então poderá combatê-las com mais eficiência do que se você tivesse se mantido simplesmente chocado." (Bertrand Russel)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!