Então considere as minhas palavras a ele,como fossem dirigidas a você também, por favor.
Estou curioso, gostaria de ver os escritos dos ditos historiadores que são prova da existencia de Jesus. Pelo que me lembro, Jesus só existe na bíblia. Mas posso ter deixado passar algo, não é?!
E em segundo, eu só não poderia separar 'tal' do 'qual' (Jesus e Javé) se aceitasse que Jesus fosse de fato o messias, oriundo das promessas e profecias do AT. Mas eu não creio nisso. Então é com muita tranqüilidade que os posso 'separar ' e entender que os ensinamentos, que o modo de vida de Jesus, nada teve a ver com a barbárie do AT.
Ué, quer prova maior de sua criação (religião) particular do que isso?
Você diz crer em Jesus, e em seus ensinamentos. Mas, na verdade, não, não são todos os ensinamentos, mas apenas aqueles que você acha bonitinho. Com isso, afirma que Jesus nada tem a ver com Javé e o AT, renegando os proprios ensinamentos de Jesus (se é que existiu), renegando que em sua genealogia "terrena" ele faça parte da linhagem de Davi e de Abraão, renegando que o deus de Davi e de Abraão era (olha que incrivel), justamente, Javé. Renegando que o próprio disse ter vindo para cumprir as profecias do AT, de acordo com o que "seu pai" havia outorgado. Renegando que nas proprias palavras de Jesus ele se dizia filho do supremo e esse supremo é o proprio "senhor dos exercitos", ou seja, o amabilissimo sanguinario Javé.
Quando eu disse que queria entender como foi que você conseguiu separar um do outro, eu queria mesmo é que você me explicasse com argumentos lógicos seguidos de evidencias fortes que pudessem corroborar essa sua afirmação, mas em sua resposta, vejo que é apenas sua necessidade de acreditar em algo, e moldar esse algo ao seu bél-prazer. Em outras palavras, você molda os fatos de acordo com suas "explicações" preconcebidas, em vez de moldar suas explicações de acordo com os fatos. Em outras palavras, você enxerga o mundo de acordo com o que você gostaria que ele fosse e não do modo que ele relamente é. Em outras palavras, você esta sendo desonesta intelectualmente (e não pense que me refiro a desonestidade para com outros, na verdade, a unica pessoa que esta sendo gravemente afetada por essa desonestidade intelectual é você mesma. Você esta mentindo, enganando, iludindo, você mesma).