Autor Tópico: Saindo do armário ateísta/agnóstico ou simpatizante  (Lida 19690 vezes)

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
Re: Saindo do armário ateísta/agnóstico ou simpatizante
« Resposta #150 Online: 31 de Outubro de 2008, 11:02:58 »
Então considere as minhas palavras a ele,como fossem dirigidas a  você também, por favor.
Estou curioso, gostaria de ver os escritos dos ditos historiadores que são prova da existencia de Jesus. Pelo que me lembro, Jesus só existe na bíblia. Mas posso ter deixado passar algo, não é?!

E em segundo, eu só não poderia separar 'tal' do 'qual' (Jesus e Javé) se aceitasse que Jesus fosse de fato o messias, oriundo das promessas e profecias do AT. Mas eu não creio nisso. Então é com muita tranqüilidade que os posso 'separar ' e entender que os ensinamentos, que o modo de vida de Jesus, nada teve a ver com a barbárie do AT.
Ué, quer prova maior de sua criação (religião) particular do que isso?
Você diz crer em Jesus, e em seus ensinamentos. Mas, na verdade, não, não são todos os ensinamentos, mas apenas aqueles que você acha bonitinho. Com isso, afirma que Jesus nada tem a ver com Javé e o AT, renegando os proprios ensinamentos de Jesus (se é que existiu), renegando que em sua genealogia "terrena" ele faça parte da linhagem de Davi e de Abraão, renegando que o deus de Davi e de Abraão era (olha que incrivel), justamente, Javé. Renegando que o próprio disse ter vindo para cumprir as profecias do AT, de acordo com o que "seu pai" havia outorgado. Renegando que nas proprias palavras de Jesus ele se dizia filho do supremo e esse supremo é o proprio "senhor dos exercitos", ou seja, o amabilissimo sanguinario Javé.

Quando eu disse que queria entender como foi que você conseguiu separar um do outro, eu queria mesmo é que você me explicasse com argumentos lógicos seguidos de evidencias fortes que pudessem corroborar essa sua afirmação, mas em sua resposta, vejo que é apenas sua necessidade de acreditar em algo, e moldar esse algo ao seu bél-prazer. Em outras palavras, você molda os fatos de acordo com suas "explicações" preconcebidas, em vez de moldar suas explicações de acordo com os fatos. Em outras palavras, você enxerga o mundo de acordo com o que você gostaria que ele fosse e não do modo que ele relamente é. Em outras palavras, você esta sendo desonesta intelectualmente (e não pense que me refiro a desonestidade para com outros, na verdade, a unica pessoa que esta sendo gravemente afetada por essa desonestidade intelectual é você mesma. Você esta mentindo, enganando, iludindo, você mesma).
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
  • Disculpen las molestias, esto es una revolución.
« Resposta #151 Online: 31 de Outubro de 2008, 11:03:57 »

Ora Lord, não fiz charme não.Foi você quem estava falando sobre  deuses gregos, apenas fiz um comentário sobre tal. :D
Abraço fraterno,
Namastê.

És mais perigosa ainda, então.
  Teu charme é natural!
   Vade Retro!
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #152 Online: 31 de Outubro de 2008, 12:30:40 »

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #153 Online: 31 de Outubro de 2008, 15:04:14 »

Jesus e Javé
Harold Bloom

Já leu este Fernando?

:ok:
Não, mas vai para a lista.

Vai aí um aperitivo:

..."Se há um principio singular que caracteriza Jesus, trata-se de sua fé inabalável na Aliança com Javé. Essa é a essência da religião judaica, seja arcaica, Segundo Templo, ou seja o judaísmo subseqüente, de Akiba. A história não conhece judeu mais fiel à Aliança do que Jesus de Nazaré. Daí a ironia das ironias, pois seus seguidores utilizaran-no para substituir a Aliança de Javé pela Nova Aliança. "
(Sublinhado meu )

Jesus e Javé
Harold Bloom

PRELÚDIO: OITO REFLEXÕES INICIAIS
PG. 25

Abraço :ok:
« Última modificação: 31 de Outubro de 2008, 15:07:39 por Lordakner »
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
  • O Amor vence todos os obstáculos !
« Resposta #154 Online: 31 de Outubro de 2008, 15:11:27 »

Ora Lord, não fiz charme não.Foi você quem estava falando sobre  deuses gregos, apenas fiz um comentário sobre tal. :D
Abraço fraterno,
Namastê.

És mais perigosa ainda, então.
  Teu charme é natural!
   Vade Retro!

Não estou com tempo de postar agora, mas este seu comentário me engasgou de rir...Ai, ai. :biglol:( Não sou uma  amiga perigosa, de modo algum...)
Abraço,
Paz e Bem.
"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele ou por sua origem, ou sua religião.
Para odiar, as pessoas precisam aprender.
E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto.
A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta."
(Nelson Mandela)

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #155 Online: 01 de Novembro de 2008, 11:14:18 »
Jesus e Javé
Harold Bloom

Já leu este Fernando?
Recomendo "Deus, uma biografia", de Jack Miles.
O autor tenta definir quem é Deus e sua personalidade a partir de como ele se mostra na Bíblia.
Analisa livro por livro.

Offline Luiz Carlos

• Nível 10
  • *
« Resposta #156 Online: 01 de Novembro de 2008, 17:56:04 »
Eu sou ateu de fato desde os 17 anos, mas foi só com 22 que admiti publicamente, para quem quisesse ouvir. A partir daí não teve volta.

Em geral não saio alardeando por aí que não tenho religião, da mesma forma que não divulgo para qual time torço, aonde trabalho e qual a minha comida preferida, a não ser que perguntem. Sempre fui da opinião que religião e futebol não se discute, a não ser, é claro, que me provoquem.

Não faço qualquer tipo de apologia ao ateísmo, nem tento desconverter ninguém. Tornar-me ateu foi um processo relativamente longo, que envolveu muita reflexão e muito estudo. Tomei essa decisão sozinho, sem influencia de ninguém e sem tentar agradar ninguém. Tenho certeza que essa foi a melhor decisão que tomei em minha vida, garanto que a religião não faz nenhuma falta, muito pelo contrário, tenho total liberdade de ação e pensamento e nenhum sentimento de culpa ou frutração

abs a todos

Luiz

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #157 Online: 02 de Novembro de 2008, 13:28:03 »
Jesus e Javé
Harold Bloom

Já leu este Fernando?
Recomendo "Deus, uma biografia", de Jack Miles.
O autor tenta definir quem é Deus e sua personalidade a partir de como ele se mostra na Bíblia.
Analisa livro por livro.

O livro do Jack Miles é muito interessante , até porque ele trata a Bíblia como uma obra literária sobre a vida do personagem Deus. Muito interessante como mostra que as intervenções divinas vão desaparecendo progressivamente: no Gênesis ele é atuante e se dirige diretamente aos humanos  , nos livros finais da Bíblia ele está ausente e as pessoas falam sobre ele.
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #158 Online: 02 de Novembro de 2008, 15:22:46 »
Eu sou ateu de fato desde os 17 anos, mas foi só com 22 que admiti publicamente, para quem quisesse ouvir. A partir daí não teve volta.

Em geral não saio alardeando por aí que não tenho religião, da mesma forma que não divulgo para qual time torço, aonde trabalho e qual a minha comida preferida, a não ser que perguntem. Sempre fui da opinião que religião e futebol não se discute, a não ser, é claro, que me provoquem.

Não faço qualquer tipo de apologia ao ateísmo, nem tento desconverter ninguém. Tornar-me ateu foi um processo relativamente longo, que envolveu muita reflexão e muito estudo. Tomei essa decisão sozinho, sem influencia de ninguém e sem tentar agradar ninguém. Tenho certeza que essa foi a melhor decisão que tomei em minha vida, garanto que a religião não faz nenhuma falta, muito pelo contrário, tenho total liberdade de ação e pensamento e nenhum sentimento de culpa ou frutração

abs a todos

Luiz

Seja bem vindo Luis... Aqui vc vai encontrar ateus, agnosticos e religiosos com quem discutir os mais diversos assuntos.
Há um topico de apresentações,faça um post lá com sua apresentação...

Abraço
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #159 Online: 02 de Novembro de 2008, 19:59:56 »

Seja bem vindo Luis... Aqui vc vai encontrar ateus, agnosticos e religiosos com quem discutir os mais diversos assuntos.
Há um topico de apresentações,faça um post lá com sua apresentação...

Abraço

Também não estamos com falta de malucos! :biglol:
« Última modificação: 02 de Novembro de 2008, 20:13:25 por Lordakner »

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
« Resposta #160 Online: 02 de Novembro de 2008, 22:28:32 »
Hoje em dia, quando alguém me pergunta algo digo logo que sou ateu, embora eu não seja exatamente um. Isso porque não tenho saco para ficar explicando minha posição religiosa. Já passei por uma situação chata quando uma prima minha, com minha avó ao lado, me perguntou se eu sou ateu. Passei meia hora sendo recriminado por minha avó, isso porque respondi, achando que seria mais honesto de minha parte, que sou agnóstico. Fiquei calado porque não queria debater essas questões, mas mesmo sem uma resposta minha ela continuou até o assunto esgotar. Se eu tivesse respondido que sou ateu teria causado um impacto enorme que não fomentaria uma tentativa de discussão, creio eu.
« Última modificação: 02 de Novembro de 2008, 22:38:13 por Acolon »
8-)

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #161 Online: 03 de Novembro de 2008, 14:30:38 »
Da no mesmo...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #162 Online: 03 de Novembro de 2008, 14:36:23 »
Se eu tivesse respondido que sou ateu teria causado um impacto enorme que não fomentaria uma tentativa de discussão, creio eu.

Talvez tivesse causado um infarto fulminante :lol:

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #163 Online: 04 de Novembro de 2008, 11:08:40 »
Se eu tivesse respondido que sou ateu teria causado um impacto enorme que não fomentaria uma tentativa de discussão, creio eu.

Havia herança?

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #164 Online: 04 de Novembro de 2008, 13:24:40 »

Havia herança?

Seu ateu insensível!!!  :histeria:

"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #165 Online: 04 de Novembro de 2008, 18:39:26 »

Havia herança?

Seu ateu insensível!!!  :histeria:

Nem tanto, pensei em indicar um advogado competente para cuidar do espólio! :biglol:

Offline Jimmy Neutron

• Nível 00
  • *
« Resposta #166 Online: 07 de Novembro de 2008, 19:43:26 »
Eu sou ateu e sou de família protestante.
Eu sempre dei muito valor ao senso crítico e sempre fui muito cético.
O problema é que se eu assumir o ateísmo eu vou sofrer um puta preconceito :hmph:...e se eu continuar ouvindo tanta asneira dos outros eu vou ficar malucoo!!! :histeria:
É muito ruim vc ficar guardando algo pra vc, só pra vc...é muito ruim!
Ainda mais quando nós somos adolescentes ainda!
Forte abraço galera!
« Última modificação: 07 de Novembro de 2008, 20:19:27 por Lipe Sk8boarD And RoCk »
"Uma pessoa que diz que não tem fé para ser ateu, prova o quão ignorante é por não saber usar a inteligência e o senso crítico":-D:P

Offline guicn

• Nível 16
  • *
« Resposta #167 Online: 07 de Novembro de 2008, 20:48:34 »
Cara, fala mesmo para tua família que tu é ateu.
Eu fiz isso e deu o maior rolo no começo, mas foi excelente para já saberem a minha posição.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #168 Online: 07 de Novembro de 2008, 21:14:02 »
Discorod do guicn. Por que é tão importante assim a sua família saber que você é ateu? Conte se você se sentir confortável quanto a isso e se achar que não vai causar problemas familiares. De qualquer forma, se quiser contar para alguém, primeiro, é melhor contar para um amigo em quem confia.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #169 Online: 07 de Novembro de 2008, 22:18:38 »
Eu não escondo de ninguém que sou ateu, mas também não faço propaganda, só se me perguntarem ou o assunto surgir naturalmente.
"Deus prefere os ateus"

Offline guicn

• Nível 16
  • *
« Resposta #170 Online: 07 de Novembro de 2008, 23:59:16 »
Sim, não é pra anunciar. Me expressei errado.
O que quis dizer é caso surja o assunto, diga logo de uma vez.
No meu caso foi assim, surgiu o assunto e eu falei.

Offline Jimmy Neutron

• Nível 00
  • *
« Resposta #171 Online: 08 de Novembro de 2008, 15:27:25 »
É uma coisa muito complicada mesmo!
O negócio é que as pessoas tem uma mentalidade de que o ateu é sempre aquela pessoa triste, séria, mal-humorada e etc e etc.
Só imaginam coisas ruins...o negócio é ir comendo pelas beiradas mesmos
vlw galera!
"Uma pessoa que diz que não tem fé para ser ateu, prova o quão ignorante é por não saber usar a inteligência e o senso crítico":-D:P

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
  • O Amor vence todos os obstáculos !
« Resposta #172 Online: 12 de Novembro de 2008, 14:36:47 »
Olá rapazes, em especial Fernando e Tupac, desculpe-me pela ausência prolongada  em nosso debate.Estive  envolvida em outros haveres, mas agora retornando, desejo saber se os caríssimos querem reiniciar a discussão ou podemos  avançar conforme o andar do tópico.A resposta de vocês é importante para que eu não seja  acusada de abandono a este tópico e ainda  possa fazer um tópico novo , o qual tenho em vista os assuntos que me ocuparam semana passada.E certamente não terei tempo de  me envolver com os dois, ou três , visto que já estou no tópico sobre o curso de teologia.
Paz e Bem,

Memphis Belle.
"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele ou por sua origem, ou sua religião.
Para odiar, as pessoas precisam aprender.
E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto.
A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta."
(Nelson Mandela)

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #173 Online: 12 de Novembro de 2008, 15:13:33 »
O negócio é que as pessoas tem uma mentalidade de que o ateu é sempre aquela pessoa triste, séria, mal-humorada e etc e etc.
vlw galera!

adimitir que sou ateu não me causou problemas.. o problema é se conter pra não blasfemar vez ou outra....

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #174 Online: 12 de Novembro de 2008, 15:42:15 »
vlw galera!

adimitir que sou ateu não me causou problemas.. o problema é se conter pra não blasfemar vez ou outra....

Se você é ateu vai "blasfemar" contra o quê???? :? :? :?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!