Veja, o império Romano a meu ver e do ponto de vista histórico (pra ficar nos fatos simples, pois não sou historiadora, apenas uma curiosa sobre a história, meu ramo é a educação e pesquisas relacionadas psicopedagia.), não lutaria com tanto empenho em acabar com a raça dos cristãos de então se não houvesse um real perigo a este mesmo poder em voga.Por que afinal , um império iria lutar combater, tentar exterminar , algo inexistente?
Os romanos não tentaram acabar com os cristãos. Eles reprimiram uma insurreição judaica na guerra de 66-74 d.C., mas não foi por motivos religiosos.
E os cristãos romanos foram perseguidos em algumas épocas e em outras não, conforme o imperador do momento.
Os romanos estavam pouco se lixando para as religiões dos conquistados. Na verdade, seus soldados voltavam das guerras trazendo um monte de religiões novas, que se espalhavam em Roma.
Por outro lado, os cristãos, no início, eram considerados uns escrotos que viviam brigando entre si devido à divisão em seitas, pregavam contra os valores morais (desprezavam a união familiar, desprezavam o respeito às autoridades, desprezavam os bens materiais, atacavam os deuses romanos etc.).
E eles achavam que o mundo iria acabar em breve, portanto que se danasse o mundo. Uma das versões para o incêndio de Roma é que foi realmente ateado por uma seita cristã que queria apressar as coisas.
Com o tempo, esse fanatismo inicial se reduziu e os cristãos se integraram à sociedade, passando a ser mais bem aceitos.
Até então, quem melhor que a escumalha, os escravos e os estrangeiros pobres na hora de se conseguirem "candidatos" para os jogos na arena?
Pois este combate aos cristãos se iniciou pouquíssimo tempo após a tão discutida existência de Jesus.Então podemos falar que a questão se passa com os contemporâneos desse homem singular que mudou muito do todo de sua época, sejam por motivos políticos , religiosos ou o que for...
Não foi bem assim. Levou uns dois séculos até que os imperadores começassem a se considerar como deuses e a perseguir outras religiões. Até então, a tolerância era total. Mesmo assim, não durou muito.
Ele mudou.Dizer que Jesus não existiu é o mesmo que afirmar que aquela parte da História não aconteceu.
A história pode ter acontecido sem que Jesus tenha existido, assim como o Gita e o Ramaiana são considerados factuais por seus seguidores mesmo que você não considere que Krishna e Rama tenham existido.
Enquanto é sabido por registros romanos e judaicos e ainda outros documentos , que houve de fato uma “caça às bruxas” em relação aos ditos cristãos.
Você precisa investigar melhor o assunto.
Tenho uma enorme antipatia por argumentações que começam por "É sabido", "Como se sabe", "É óbvio que" etc.
O Eric von Daniken usa e abusa dessas expressões em suas teorias mirabolantes.
Por isso prefiro me ater na historiografia dos inimigos do jovem Rabi e de suas ideais que incomodaram tanto.Por falar nisso você sabe algo sobre as ideais desse homem ?
Abraço,
Namastê.
Você teria alguma coisa dele que não tenha vindo do Antigo Testamento ou da filosofia grega?
Sugestão:
http://ateusdobrasil.com.br/artigos/contradicoes/mito_jesus.php.