Autor Tópico: Saindo do armário ateísta/agnóstico ou simpatizante  (Lida 19689 vezes)

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
  • O Amor vence todos os obstáculos !
Re: Saindo do armário ateísta/agnóstico ou simpatizante
« Resposta #125 Online: 29 de Outubro de 2008, 17:26:35 »

ah ! Está bem, desculpe-me.Nesta passagem citada por mim, Jesus fala diretamente com o Pai, Abbá ou seja paizinho.É assim que o chamava
carinhosamente...Ele está a falar, a pedir a Deus, o Pai criador que o atenda , para que todos ali presentes, saibam que aquela ressurreição é obra de Deus.
Abraço fraterno,
Namastê.

Belle,
 Um carinho não muito correspondido. Açoitado e crucificado? Foi por isso que os JUDEUS da ÉPOCA não engoliram a estória?

Abraço
Não é tão simples assim...Foi um acúmulo de fatos  tanto políticos, quanto religiosos e  traiçoeiros( nada a ver com Judas ).poderemos falar mais obre estes fatos que desencadearam a prisão e consequente morte de Yeshua em um outrom momento, ok?
Abraço,
namastê.
"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele ou por sua origem, ou sua religião.
Para odiar, as pessoas precisam aprender.
E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto.
A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta."
(Nelson Mandela)

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
  • Disculpen las molestias, esto es una revolución.
« Resposta #126 Online: 29 de Outubro de 2008, 17:27:15 »

Por que oras ao Terrível Javé?
Voltemos aos alegres deuses romanos do politeísmo.
Deuses para a música e vinho.
Tinha marte, que era meio esquentadinho, mas Zeus Admirava o belo sexo.
Javé deveria pensar em si antes de arrumar uma companheira para adão.
Talvez, por isso ele seja tão "nervoso" e "inconstante" com seus favores. :lol:

Abraço
Ora, não entendeu o que eu disse...Eu não oro a Javé , desculpe o termo, p* nenhuma, rs...Eu oro, rezo, medito, peço, converso e até descuto  com Jesus, quem eu creio Deus.
Você daria um belo deus grego...Lordakner, o deus das virgens desavisadas ::), mas com essa figura de  espartano, também  não está mal.Abraço fraterno,
Namastê.

Bolas!
É impossível discutir com elas!
Fazem um charme e eu me perco todo!
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #127 Online: 29 de Outubro de 2008, 17:29:26 »
Belle,

Continuamos amanhã.

Bom descanço! :hihi:
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #128 Online: 29 de Outubro de 2008, 20:49:31 »
Belle,

Para que conheças um pouco mais minha posição gostaria de reafirmar o que já postei aqui antes no CC:

Para mim ISTO é milagroso, pois é humano! Não é "divino"!

Para mim isto é anacrônico. Não é nem "engraçadinho".

Isto é engraçadinho:

Mesmo quando a humanidade faz algumas "merdas" o espírito humano continua presente!

Não precisamos "dele". Sabemos ser bons e sabemos ser maus. Podemos tomar conta de nós sosinhos!

Abraço :)
« Última modificação: 29 de Outubro de 2008, 20:53:15 por Lordakner »

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #129 Online: 30 de Outubro de 2008, 07:25:26 »
E sigo sim os exemplos  deixados por Yeshua( Jesus ), livre de qualquer doutrina cristã.
Abraço Luis,
Namastê.
Acontece que esse Yeshua, seu ditos e seus exemplos lhe chegaram através dos cristãos, carregados da doutrina deles, mesmo que você ache que está pegando apenas a "essência" dele.
Esse Yeshua é uma criação cristã. Se existiu um homem que deu origem a ele, você não sabe como ele foi nem o que ele disse e fez.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #130 Online: 30 de Outubro de 2008, 07:27:44 »
Ora, não entendeu o que eu disse...Eu não oro a Javé , desculpe o termo, p* nenhuma, rs...Eu oro, rezo, medito, peço, converso e até descuto  com Jesus, quem eu creio Deus.
Jesus = Javé, o monstro do Antigo Testamento.
Você é que decidiu separar um do outro.
Você criou uma religião pessoal.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #131 Online: 30 de Outubro de 2008, 07:41:35 »
Veja, o império Romano a meu ver e do ponto de vista histórico (pra ficar nos fatos simples, pois não sou historiadora, apenas uma curiosa sobre a história, meu ramo é a educação e pesquisas relacionadas psicopedagia.), não lutaria com tanto empenho em acabar com a raça dos cristãos  de então se não houvesse um real perigo a este mesmo  poder em voga.Por que afinal , um império iria  lutar combater, tentar exterminar  , algo inexistente?
Os romanos não tentaram acabar com os cristãos. Eles reprimiram uma insurreição judaica na guerra de 66-74 d.C., mas não foi por motivos religiosos.
E os cristãos romanos foram perseguidos em algumas épocas e em outras não, conforme o imperador do momento.
Os romanos estavam pouco se lixando para as religiões dos conquistados. Na verdade, seus soldados voltavam das guerras trazendo um monte de religiões novas, que se espalhavam em Roma.

Por outro lado, os cristãos, no início, eram considerados uns escrotos que viviam brigando entre si devido à divisão em seitas, pregavam contra os valores morais (desprezavam a união familiar, desprezavam o respeito às autoridades, desprezavam os bens materiais, atacavam os deuses romanos etc.).

E eles achavam que o mundo iria acabar em breve, portanto que se danasse o mundo. Uma das versões para o incêndio de Roma é que foi realmente ateado por uma seita cristã que queria apressar as coisas.

Com o tempo, esse fanatismo inicial se reduziu e os cristãos se integraram à sociedade, passando a ser mais bem aceitos.

Até então, quem melhor que a escumalha, os escravos e os estrangeiros pobres na hora de se conseguirem "candidatos" para os jogos na arena?
Pois este combate aos cristãos se iniciou  pouquíssimo tempo após a tão discutida existência de Jesus.Então podemos falar que a questão  se passa com os  contemporâneos desse homem singular que mudou muito do todo de sua época, sejam por motivos políticos , religiosos ou o que for...
Não foi bem assim. Levou uns dois séculos até que os imperadores começassem a se considerar como deuses e a perseguir outras religiões. Até então, a tolerância era total. Mesmo assim, não durou muito.
Ele mudou.Dizer que Jesus não existiu é o mesmo que afirmar que aquela parte da História  não aconteceu.
A história pode ter acontecido sem que Jesus tenha existido, assim como o Gita e o Ramaiana são considerados factuais por seus seguidores mesmo que você não considere que Krishna e Rama tenham existido.
Enquanto é sabido por registros romanos e judaicos e ainda outros documentos , que  houve de fato uma “caça às bruxas” em relação aos  ditos cristãos.
Você precisa investigar melhor o assunto.
Tenho uma enorme antipatia por argumentações que começam por "É sabido", "Como se sabe", "É óbvio que" etc.
O Eric von Daniken usa e abusa dessas expressões em suas teorias mirabolantes.
Por isso prefiro me ater na historiografia dos inimigos do jovem Rabi  e de suas ideais que incomodaram tanto.Por falar nisso você sabe algo sobre as ideais desse homem ?
Abraço,
Namastê.
Você teria alguma coisa dele que não tenha vindo do Antigo Testamento ou da filosofia grega?
Sugestão:
http://ateusdobrasil.com.br/artigos/contradicoes/mito_jesus.php

.
« Última modificação: 30 de Outubro de 2008, 07:47:55 por Fernando Silva »

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #132 Online: 30 de Outubro de 2008, 13:20:22 »
Po, o Fernando já disse tudo.

Mas se você considera confiavel aquele trecho claramente falsificado onde Josefo fala sobre um suposto Jesus, bem, é por sua conta. Do mesmo modo que Josefo elaborou sobre Herodes e seu reinado, nada disse sobre um massacre abominavel como a biblia diz que aconteceu.

Mas isso nem me preocupa, o que eu não consigo entender (sério mesmo, estou fritando os miolos aqui), é como você conseguiu retirar Javé do NT e principalmente, como você conseguiu separar Javé de Jesus.

Mateus 3:16-17 - "E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que lhe abriram os céus, e viu o Espirito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele.
E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.
"

João 14:28 - "Ouvistes que eu vos disse. Vou, e venho para vós. Se me amásseis, certamente exultaríeis porque eu disse: Vou para o Pai; porque meu Pai é maior do que eu."

Atos 2:32 - "Deus ressuscitou a este Jesus, do que todos nós somos testemunhas."

Enfim, e diversas outras passagens que atestam Javé encrustrado no NT, tão presente quanto no AT.
Não sei que bíblia você anda lendo, mas sua crença não tem respaldo em lugar algum, lugar algum. É, portanto, algo inventado por você, uma nova religião. E desobedece uma ordem clara do NT.

2 Pedro 1:20 - "Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação."

Sei não Belle, mas acho que você não está seguindo as escrituras direito hein?!! E você sabe o que acontece aos impios, hereges e blasfemadores, né?!! Se arrependa antes que seja tarde. :lol:
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #133 Online: 30 de Outubro de 2008, 13:48:40 »
Belle,

Tem um livro legal sobre o assunto,

Jesus e Javé
Harold Bloom
Ensaio   276 páginas

Novo livro do crítico Harold Bloom examina as várias personalidades de Jesus nos Evangelhos, comparando as religiões católica e judaica

"Um colosso entre críticos"— New York Times suplemento dominical

Em Jesus e Javé, Bloom exercita suas qualidades de crítico literário para examinar o personagem – ou, como ele o vê – os vários personagens e personalidades de Jesus nos Evangelhos. É o que também faz com Javé, como é mais freqüentemente conhecido na Bíblia dos hebreus (apesar de, por um erro ortográfico, a maioria o conhecer como Jeová). De acordo com Bloom, Javé tem mais em comum com o Jesus do Evangelho de Marcos do que com o Deus Pai do cristianismo e com as tradições posteriores do rabinato judeu.
http://www.editoras.com/objetiva/765-7.htm

Teu para sempre,

Eu

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
« Resposta #134 Online: 30 de Outubro de 2008, 20:47:34 »

Bolas!
É impossível discutir com elas!
Fazem um charme e eu me perco todo!
Ora Lord, não fiz charme não.Foi você quem estava falando sobre  deuses gregos, apenas fiz um comentário sobre tal. :D
Abraço fraterno,
Namastê.
"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele ou por sua origem, ou sua religião.
E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto.
(Nelson Mandela)

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
« Resposta #135 Online: 30 de Outubro de 2008, 21:01:46 »
Belle,

Para que conheças um pouco mais minha posição gostaria de reafirmar o que já postei aqui antes no CC:

Para mim ISTO é milagroso, pois é humano! Não é "divino"!

Concordo com você.

Para mim isto é anacrônico. Não é nem "engraçadinho".

[/quote]

Por que acha que já não há mais lugar para mim  na igreja católica e nem em outra  qualquer ?

Isto é engraçadinho:

Mesmo quando a humanidade faz algumas "merdas" o espírito humano continua presente!

[/quote]

A esssência do homem é boa, quero crer nisso para não perder a fé na humanidade.

Não precisamos "dele". Sabemos ser bons e sabemos ser maus. Podemos tomar conta de nós sosinhos!

[/quote]
Caro amigo, se me permite tal termo, a mim cabe somente respeitar tua posição.

Abraço :)
[/quote]
Abraço fraterno,
Memphis belle.
Namastê.
(Nelson Mandela)

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
« Resposta #136 Online: 30 de Outubro de 2008, 21:06:50 »
E sigo sim os exemplos  deixados por Yeshua( Jesus ), livre de qualquer doutrina cristã.
Abraço Luis,
Namastê.
Acontece que esse Yeshua, seu ditos e seus exemplos lhe chegaram através dos cristãos, carregados da doutrina deles, mesmo que você ache que está pegando apenas a "essência" dele.
Esse Yeshua é uma criação cristã. Se existiu um homem que deu origem a ele, você não sabe como ele foi nem o que ele disse e fez.
Caríssimo Fernando, esta é a grande questão aqui, eu creio que  esse homem existiu de fato. E não preciso mais da religião em que  nasci e da qual é participante toda a minha família, para seguir os exemplos desse homem.Muito ao contrário, eu não creio que  Ele, Jesus, tenha de fato fundado  uma religião.Isso foi interpretação da igreja.
Abraço.
(Nelson Mandela)

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
« Resposta #137 Online: 30 de Outubro de 2008, 21:18:11 »
Jesus = Javé, o monstro do Antigo Testamento.
Você é que decidiu separar um do outro.
Você criou uma religião pessoal.
Veja, Jesus não pregou nunca as atrocidades  do  AT. E as pessoas que crêem que  o suposto deus  do  AT. é o Deus criador de todas as coisas, eu só lamento.Pois é só cruzar os dados  para se perceber que  um não tem nada a ver com outro.Apesar de como já esclareci ao colega Luis, eu não ser  gnóstica e nem esoterica, foi exatamente através da gnose e do Hermetismo que conclui algumas coisas que  a meu ver, fazem toda a diferença na hora de  pensar  Jesus seja o mesmo Javé do AT. Definitivamente  para mim não é.
Abraço.
(Nelson Mandela)

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
« Resposta #138 Online: 30 de Outubro de 2008, 21:23:33 »
Veja, o império Romano a meu ver e do ponto de vista histórico (pra ficar nos fatos simples, pois não sou historiadora, apenas uma curiosa sobre a história, meu ramo é a educação e pesquisas relacionadas psicopedagia.), não lutaria com tanto empenho em acabar com a raça dos cristãos  de então se não houvesse um real perigo a este mesmo  poder em voga.Por que afinal , um império iria  lutar combater, tentar exterminar  , algo inexistente?
Os romanos não tentaram acabar com os cristãos. Eles reprimiram uma insurreição judaica na guerra de 66-74 d.C., mas não foi por motivos religiosos.
E os cristãos romanos foram perseguidos em algumas épocas e em outras não, conforme o imperador do momento.
Os romanos estavam pouco se lixando para as religiões dos conquistados. Na verdade, seus soldados voltavam das guerras trazendo um monte de religiões novas, que se espalhavam em Roma.

Por outro lado, os cristãos, no início, eram considerados uns escrotos que viviam brigando entre si devido à divisão em seitas, pregavam contra os valores morais (desprezavam a união familiar, desprezavam o respeito às autoridades, desprezavam os bens materiais, atacavam os deuses romanos etc.).

E eles achavam que o mundo iria acabar em breve, portanto que se danasse o mundo. Uma das versões para o incêndio de Roma é que foi realmente ateado por uma seita cristã que queria apressar as coisas.

Com o tempo, esse fanatismo inicial se reduziu e os cristãos se integraram à sociedade, passando a ser mais bem aceitos.

Até então, quem melhor que a escumalha, os escravos e os estrangeiros pobres na hora de se conseguirem "candidatos" para os jogos na arena?
Pois este combate aos cristãos se iniciou  pouquíssimo tempo após a tão discutida existência de Jesus.Então podemos falar que a questão  se passa com os  contemporâneos desse homem singular que mudou muito do todo de sua época, sejam por motivos políticos , religiosos ou o que for...
Não foi bem assim. Levou uns dois séculos até que os imperadores começassem a se considerar como deuses e a perseguir outras religiões. Até então, a tolerância era total. Mesmo assim, não durou muito.
Ele mudou.Dizer que Jesus não existiu é o mesmo que afirmar que aquela parte da História  não aconteceu.
A história pode ter acontecido sem que Jesus tenha existido, assim como o Gita e o Ramaiana são considerados factuais por seus seguidores mesmo que você não considere que Krishna e Rama tenham existido.
Enquanto é sabido por registros romanos e judaicos e ainda outros documentos , que  houve de fato uma “caça às bruxas” em relação aos  ditos cristãos.
Tenho uma enorme antipatia por argumentações que começam por "É sabido", "Como se sabe", "É óbvio que" etc.
Por isso prefiro me ater na historiografia dos inimigos do jovem Rabi  e de suas ideais que incomodaram tanto.Por falar nisso você sabe algo sobre as ideais desse homem ?
Abraço,
Namastê.
Você teria alguma coisa dele que não tenha vindo do Antigo Testamento ou da filosofia grega?
Sugestão:
http://ateusdobrasil.com.br/artigos/contradicoes/mito_jesus.php

.

Se você não leu direito, eu insisto que leia novamente, onde eu disse que estava me baseando não em  escrituras bíblicas ou cristãs, mas antes, em dados e escritos dos  ditos inimigos e contemporâneops de Jesus.E aproveito  para sugerir que você leia outras fontes que não seja só o  site ateu, que apesar de gostar deveras, digo que há pesquisas  históricas e fontes  mais autônomas sobre o assunto.
Abraço.
(Nelson Mandela)

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #139 Online: 30 de Outubro de 2008, 21:31:02 »
Memphis belle, o que me parece é que você se deu conta do absurdo que é o deus sanguinário do AT, mas tem um grande necessidade de acreditar em algo "superior". Daí você criou sua religiãozinha particular, ignorando as crueldades e massacres cometidos por Javé e se apegando ao Jesus "bonzinho" do NT. Isto é muito comum entre os crentes que tem um minimo de senso crítico, mas não querem deixar de acreditar que existe "algo mais". Eu mesmo já passei por esta fase, nunca acreditei na bíblia, mas por muito tempo eu afirmava que acreditava em deus, mas lógico, um deus personalizado, onde eu projetava as minhas aspirações e conceitos de "certo e errado".

Mas a verdade é que realmente não dá para desvencilhar Jesus de Javé, ou aceita-se o pacote completo ou nada. Porque se é para ir pelo "sentimento", quem garante que a verdadeira face do deus cristão é Jesus e não Javé? Talvez você esteja acreditando no deus errado e quando morrer vai direto pro inferno...

Veja bem, não acredito em nada disso, só estou dizendo que você apenas decidiu acreditar no que era mais agradável para você. Nada de errado  nisso, mas não passa de uma ilusão tão grande quanto a de quem acredita no "senhor dos exércitos".
"Deus prefere os ateus"

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
« Resposta #140 Online: 30 de Outubro de 2008, 21:34:28 »
Po, o Fernando já disse tudo.

Mas se você considera confiavel aquele trecho claramente falsificado onde Josefo fala sobre um suposto Jesus, bem, é por sua conta. Do mesmo modo que Josefo elaborou sobre Herodes e seu reinado, nada disse sobre um massacre abominavel como a biblia diz que aconteceu.

Mas isso nem me preocupa, o que eu não consigo entender (sério mesmo, estou fritando os miolos aqui), é como você conseguiu retirar Javé do NT e principalmente, como você conseguiu separar Javé de Jesus.

Mateus 3:16-17 - "E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que lhe abriram os céus, e viu o Espirito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele.
E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.
"

João 14:28 - "Ouvistes que eu vos disse. Vou, e venho para vós. Se me amásseis, certamente exultaríeis porque eu disse: Vou para o Pai; porque meu Pai é maior do que eu."

Atos 2:32 - "Deus ressuscitou a este Jesus, do que todos nós somos testemunhas."

Enfim, e diversas outras passagens que atestam Javé encrustrado no NT, tão presente quanto no AT.
Não sei que bíblia você anda lendo, mas sua crença não tem respaldo em lugar algum, lugar algum. É, portanto, algo inventado por você, uma nova religião. E desobedece uma ordem clara do NT.

2 Pedro 1:20 - "Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação."

Sei não Belle, mas acho que você não está seguindo as escrituras direito hein?!! E você sabe o que acontece aos impios, hereges e blasfemadores, né?!! Se arrependa antes que seja tarde. :lol:

"Po, o Fernando já disse tudo."

Então considere as minhas palavras a ele,como fossem dirigidas a  você também, por favor.

E sobre sua simpática brincadeira do fim do post ( ri muito aqui..) Não se preocupe, não creio em inferno.
Abraço,
Namastê.
(Nelson Mandela)

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
« Resposta #141 Online: 30 de Outubro de 2008, 21:43:16 »

.

Ah ! Ia esquecendo, mas você está muito rabugento, implicando até com meus termos ( é sabido ), como se houvesse escrito isso para irritá-lo.O que não tem o menor cabimento.
E outra coisa:
Vamos deixar claro aqui que eu não criei nada, não registrei nada, não prego nada...Apenas sigo os exemplos de vida de um homem  que creio  Deus.Além do mais se eu houvesse feito, criado alguma religião, eu seria a primeira a saber, não acha? Então vamos  conversar, discutir , dialogar dando uma curva nesse assunto.Eu não tenho religião.
Abraço fraterno,
namastê.
(Nelson Mandela)

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
« Resposta #142 Online: 30 de Outubro de 2008, 21:46:39 »
Belle,

Tem um livro legal sobre o assunto,

Jesus e Javé
Harold Bloom
Ensaio   276 páginas

Novo livro do crítico Harold Bloom examina as várias personalidades de Jesus nos Evangelhos, comparando as religiões católica e judaica

"Um colosso entre críticos"— New York Times suplemento dominical

Em Jesus e Javé, Bloom exercita suas qualidades de crítico literário para examinar o personagem – ou, como ele o vê – os vários personagens e personalidades de Jesus nos Evangelhos. É o que também faz com Javé, como é mais freqüentemente conhecido na Bíblia dos hebreus (apesar de, por um erro ortográfico, a maioria o conhecer como Jeová). De acordo com Bloom, Javé tem mais em comum com o Jesus do Evangelho de Marcos do que com o Deus Pai do cristianismo e com as tradições posteriores do rabinato judeu.
http://www.editoras.com/objetiva/765-7.htm

Teu para sempre,

Eu

Obrigada pela dica.Verei o site indicado.
Paz e Bem.
Memphis Belle.
(Nelson Mandela)

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
« Resposta #143 Online: 30 de Outubro de 2008, 22:03:10 »
Memphis belle, o que me parece é que você se deu conta do absurdo que é o deus sanguinário do AT, mas tem um grande necessidade de acreditar em algo "superior". Daí você criou sua religiãozinha particular, ignorando as crueldades e massacres cometidos por Javé e se apegando ao Jesus "bonzinho" do NT. Isto é muito comum entre os crentes que tem um minimo de senso crítico, mas não querem deixar de acreditar que existe "algo mais". Eu mesmo já passei por esta fase, nunca acreditei na bíblia, mas por muito tempo eu afirmava que acreditava em deus, mas lógico, um deus personalizado, onde eu projetava as minhas aspirações e conceitos de "certo e errado".

Mas a verdade é que realmente não dá para desvencilhar Jesus de Javé, ou aceita-se o pacote completo ou nada. Porque se é para ir pelo "sentimento", quem garante que a verdadeira face do deus cristão é Jesus e não Javé? Talvez você esteja acreditando no deus errado e quando morrer vai direto pro inferno...

Veja bem, não acredito em nada disso, só estou dizendo que você apenas decidiu acreditar no que era mais agradável para você. Nada de errado  nisso, mas não passa de uma ilusão tão grande quanto a de quem acredita no "senhor dos exércitos".
Caríssimo, boa noite.
Em primeiro lugar quero dizer novamente que não criei o que você chama de "minha religiãozinha particular". E em segundo, eu só não poderia separar 'tal' do 'qual' (Jesus e Javé) se aceitasse que Jesus fosse de fato o messias, oriundo das promessas e profecias do AT. Mas eu não creio nisso. Então é com muita tranqüilidade que os posso 'separar ' e entender que os ensinamentos, que o modo de vida de Jesus, nada teve a ver com a barbárie do AT.
E por fim,quando o colega diz que eu vivo na ilusão ao acreditar em Deus, posso eu pensar e dizer o mesmo de você, não acha? Digo isso, porque não só você, como os demais ateus, não dão aceite nem a condição de dúvida sobre uma entidade superior, assim como fazem os agnósticos. O que a meu ver, é bem mais racional, pois que certeza você (e quem mais se interessar em responder), pode ter para afirmar tão categoricamente que um Ser superior não está por trás de toda a criação conhecida?
Abraço,
Paz e bem.
(Nelson Mandela)

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #144 Online: 30 de Outubro de 2008, 23:45:21 »
Em primeiro lugar quero dizer novamente que não criei o que você chama de "minha religiãozinha particular".

Mas que parece, parece :)...

Mas eu não creio nisso. Então é com muita tranqüilidade que os posso 'separar ' e entender que os ensinamentos, que o modo de vida de Jesus, nada teve a ver com a barbárie do AT.

Mas quando se referia ao "pai", era de Javé que ele falava. Está vendo? É aí que digo que você criou uma religião particular, você nega uma coisa que o próprio Jesus dizia (se é que ele existiu mesmo) porque não se encaixa no padrão que você deseja. Jesus em momento algum negou o AT, pelo contrário. Mas como você percebe claramente que o AT é uma coleção de absurdos, faz um "desvio" neste ponto.

E por fim,quando o colega diz que eu vivo na ilusão ao acreditar em Deus, posso eu pensar e dizer o mesmo de você, não acha?

Com certeza.

Digo isso, porque não só você, como os demais ateus, não dão aceite nem a condição de dúvida sobre uma entidade superior, assim como fazem os agnósticos. O que a meu ver, é bem mais racional, pois que certeza você (e quem mais se interessar em responder), pode ter para afirmar tão categoricamente que um Ser superior não está por trás de toda a criação conhecida?

Se formos só pela lógica, reconheço que o agnosticismo é uma posição mais apropriada, já que apesar de não existirem evidências da existência de deus, isto não prova que ele não exista. Mas a possibilidade de um deus existir, ainda mais o deus cristão, é tão remota que na prática os ateus simplificam as coisas e afirmam que ele não existe.

Até porque se formos partir desta premissa, teremos que admitir a possibilidade da existência de Zeus, Odin, o saci pererê, e por aí vai...
"Deus prefere os ateus"

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #145 Online: 31 de Outubro de 2008, 07:18:10 »
Em primeiro lugar quero dizer novamente que não criei o que você chama de "minha religiãozinha particular". E em segundo, eu só não poderia separar 'tal' do 'qual' (Jesus e Javé) se aceitasse que Jesus fosse de fato o messias, oriundo das promessas e profecias do AT. Mas eu não creio nisso.
As 2 frases em negrito acima são contraditórias.
A decisão de não crer num detalhe que seja representa a decisão de criar uma crença particular.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #146 Online: 31 de Outubro de 2008, 07:20:19 »
A esssência do homem é boa, quero crer nisso para não perder a fé na humanidade.
Ela é, comprovadamente, ou você quer crer nisto porque se sente melhor assim?

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #147 Online: 31 de Outubro de 2008, 07:25:50 »
Se você não leu direito, eu insisto que leia novamente, onde eu disse que estava me baseando não em  escrituras bíblicas ou cristãs, mas antes, em dados e escritos dos  ditos inimigos e contemporâneops de Jesus.E aproveito  para sugerir que você leia outras fontes que não seja só o  site ateu, que apesar de gostar deveras, digo que há pesquisas  históricas e fontes  mais autônomas sobre o assunto.
Abraço.
O que seriam essas fontes mais autônomas? Fontes comprometidas com alguma crença?
Fui cristão por mais de 40 anos. Agora sou ateu. Já vi a coisa pelos 2 lados.
Na minha opinião, um historiador que tenta contar a história a partir da crença em um determinado deus e seus milagres não é autônomo.
Há milhares de deuses. O historiador autônomo não pode levar nenhum deles em consideração se quiser ser realmente isento. No momento em que ele favorece um, está descartando os outros.
Mas eu gostaria de ver suas fontes.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #148 Online: 31 de Outubro de 2008, 07:35:00 »
Ah ! Ia esquecendo, mas você está muito rabugento, implicando até com meus termos ( é sabido ), como se houvesse escrito isso para irritá-lo.O que não tem o menor cabimento.
Estou sendo sincero. Prefiro ser considerado um rabugento sincero a ser visto como um hipócrita gentil.
Já percebi, no dia-a-dia, que as pessoas me respeitam por ser assim. Elas não têm medo de que eu fale pelas costas.
Vamos deixar claro aqui que eu não criei nada, não registrei nada, não prego nada...
Não, mas postou seu ponto de vista num fórum de debates e ele está sendo ... debatido.
Apenas sigo os exemplos de vida de um homem  que creio  Deus.Além do mais se eu houvesse feito, criado alguma religião, eu seria a primeira a saber, não acha?
Talvez você apenas não veja a coisa desta forma.
Eu não tenho religião.
Isto depende da definição de religião. Talvez você seja a única seguidora da sua religião.

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #149 Online: 31 de Outubro de 2008, 10:54:18 »

Jesus e Javé
Harold Bloom

Já leu este Fernando?

:ok:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!