Autor Tópico: Saindo do armário ateísta/agnóstico ou simpatizante  (Lida 19691 vezes)

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
Re: Saindo do armário ateísta/agnóstico ou simpatizante
« Resposta #175 Online: 12 de Novembro de 2008, 15:47:22 »
Contra o quê depende do que eu falo e se blasfemo ou não depende da pessoa que está ouvindo.

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
  • Disculpen las molestias, esto es una revolución.
« Resposta #176 Online: 12 de Novembro de 2008, 16:18:45 »
Contra o quê depende do que eu falo e se blasfemo ou não depende da pessoa que está ouvindo.

Blasfémia ou blasfêmia é a difamação do nome de um ou mais deuses. Isto pode incluir o uso de nomes sagrados em expressões vulgares ou imprecações, sem a intenção de rezar, ou falar de assuntos sagrados sem o devido respeito. As vezes a palavra blasfémia é usada para significar qualquer insulto.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Blasf%C3%A9mia

Ateus não crêem em "Deuses".
Ateus não reconhecem nada como "Sagrado".
Ateus não blasfemam.
Teístas sim.
Se eles consideram o que dizemos "blasfêmia"...

Abraço
« Última modificação: 12 de Novembro de 2008, 16:22:44 por Lordakner »
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Jimmy Neutron

• Nível 00
  • *
« Resposta #177 Online: 12 de Novembro de 2008, 17:49:02 »

Blasfémia ou blasfêmia é a difamação do nome de um ou mais deuses. Isto pode incluir o uso de nomes sagrados em expressões vulgares ou imprecações, sem a intenção de rezar, ou falar de assuntos sagrados sem o devido respeito. As vezes a palavra blasfémia é usada para significar qualquer insulto.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Blasf%C3%A9mia

Ateus não crêem em "Deuses".
Ateus não reconhecem nada como "Sagrado".
Ateus não blasfemam.
Teístas sim.
Se eles consideram o que dizemos "blasfêmia"...

Abraço

Eu acho que blasfêmia não é o termo correto, pois eu acho que na ótica ateísta blasfemar está mais para escandalizar do que para blasfemar como os teístas dizem.
Se nós não acreditamos em nada sagrado, então não há como blasfemar. O que pode ocorrer é de algum ateísta sacanear o dito "sagrado" dos teístas e estes se sentirem ofendidos, isso é escandalizar.

O Dicionário Aurélio Século XXI diz:

Escandalizar:
[Do lat. scandalizare < gr. skandalizein.]
V. t. d.
 1.    Causar escândalo (3) a: 2   
 2.    Ofender, melindrar: 2   
 3.    Agravar (um ferimento).
V. int.
 4.    Fazer escândalo (1); proceder mal.
V. p.
 5.    Levar a mal; ofender-se, melindrar-se. 

[Pret. imperf. ind.: escandalizava, .... escandalizáveis, escandalizavam. Cf. escandalizáveis, pl. de escandalizável.]

Eu acho que quando a gente sacaneia demasiadamente a crença de alguém acredito eu que não estamos ofendendo a Deus ou a Jesus já q esses não existem, mas sim ao próprio crente.
"Uma pessoa que diz que não tem fé para ser ateu, prova o quão ignorante é por não saber usar a inteligência e o senso crítico":-D:P

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #178 Online: 12 de Novembro de 2008, 18:11:03 »

Eu acho que blasfêmia não é o termo correto, pois eu acho que na ótica ateísta blasfemar está mais para escandalizar do que para blasfemar como os teístas dizem.
Se nós não acreditamos em nada sagrado, então não há como blasfemar. O que pode ocorrer é de algum ateísta sacanear o dito "sagrado" dos teístas e estes se sentirem ofendidos, isso é escandalizar.

O Dicionário Aurélio Século XXI diz:

Escandalizar:
[Do lat. scandalizare < gr. skandalizein.]
V. t. d.
 1.    Causar escândalo (3) a: 2   
 2.    Ofender, melindrar: 2   
 3.    Agravar (um ferimento).
V. int.
 4.    Fazer escândalo (1); proceder mal.
V. p.
 5.    Levar a mal; ofender-se, melindrar-se. 

[Pret. imperf. ind.: escandalizava, .... escandalizáveis, escandalizavam. Cf. escandalizáveis, pl. de escandalizável.]

Eu acho que quando a gente sacaneia demasiadamente a crença de alguém acredito eu que não estamos ofendendo a Deus ou a Jesus já q esses não existem, mas sim ao próprio crente.

Digamos que é uma " Forma de diversão!" :biglol:
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #179 Online: 12 de Novembro de 2008, 19:32:19 »
Minha família é de ateus e o meio acadêmico é cheio de ateus. Problema eu teria se fosse cristão.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #180 Online: 12 de Novembro de 2008, 19:32:33 »
Resumindo a discussão.

Alguns ateus fazem barulho, muitas vezes contra as crenças de teístas, então os teístas chamam de blasfêmia!!! Mas pra gente não é só blasfêmia!!!! É...

Em off. Nos tempos que eu zoava em chats evangélicos, um crente perguntou a um amigo meu (que também tava zoando):
--Por que vocês gostam tanto de blasfêmia?
--Quer o quê? Que eu goste de blasmacho??? Sou hetero, rapaz!
:biglol:

Minha família é de ateus e o meio acadêmico é cheio de ateus. Problema eu teria se fosse cristão.
Já minha família é beeeeeeeeem diversificada... tinha evangélica (Gezuz levou :biglol: ), tem uma atéia (minha prima, ou melhor, prima da minha mãe), católicos (maioria) ucranianos e católicos romanos, espírita, panteísta...

Acho que minha família criaria caso só se eu virasse evangélico de alguma seita radical, o resto, taria susse!
« Última modificação: 12 de Novembro de 2008, 19:34:37 por Eremita »
Latebra optima insania est.

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #181 Online: 13 de Novembro de 2008, 10:49:11 »

Em off. Nos tempos que eu zoava em chats evangélicos, um crente perguntou a um amigo meu (que também tava zoando):

MUUUUUIIIIIIIIIIIIIIIITO BOA! :histeria: :histeria: :histeria:

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #182 Online: 14 de Novembro de 2008, 07:28:40 »
Olá rapazes, em especial Fernando e Tupac, desculpe-me pela ausência prolongada  em nosso debate.Estive  envolvida em outros haveres, mas agora retornando, desejo saber se os caríssimos querem reiniciar a discussão ou podemos  avançar conforme o andar do tópico.A resposta de vocês é importante para que eu não seja  acusada de abandono a este tópico e ainda  possa fazer um tópico novo , o qual tenho em vista os assuntos que me ocuparam semana passada.E certamente não terei tempo de  me envolver com os dois, ou três , visto que já estou no tópico sobre o curso de teologia.
Paz e Bem,

Memphis Belle.
Bem, você não é obrigada a responder a nada, mas eu, pelo menos, não me importaria de continuar o assunto que ficou interrompido.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #183 Online: 16 de Novembro de 2008, 11:00:01 »

MUUUUUIIIIIIIIIIIIIIIITO BOA! :histeria: :histeria: :histeria:
Mais algumas... pérolas de chat...

--Você está destinado ao lago de fogo!
--Não sei nadar! [tirado do trote pra Igreja Universal]

--Jesus te ama!
--Obrigado, mas pessoalmente prefiro mulher. [minha]

--Sangue de Jesus tem poder!
--Legal, dá pra fazer chouriço power com ele? [minha]

--Eu te repreendo em nome do Senhor!
--E da senhora? E da senhorita??? [anônima]

--Só Jesus salva!
--Que nada, quem salva é Ctrl+S! [minha]

E por aí vai...

Offline Prometheus

• Nível 07
  • *
    • Brights
« Resposta #184 Online: 16 de Novembro de 2008, 16:47:12 »
Penso  particularmente todos que negam a prova ''teológica'' estam ligados ao ''secularismo'' em-si,porém é interessante que hoje na sociedade,na qual está impregnada de preconceitos efêmeros,a palavra ''ateu'' é como se fosse sinônimo de bandido,revoltado,maluco etc.

Isso é muitíssimo deplorável,eu particularmente que sou agnóstico,sofro  diversos preconceitos,como alguns me dizem:

''Você é doido,aceite Jesus.

Cara! Deixa de sua neurose,e vá para uma igreja.''

E assim por sucessivamente encontramos esses seguintes exemplos citados acima.
O profundo
tédio, que como névoa silenciosa desliza para cá e para lá nos abismos da
existência, nivela todas as coisas, os homens e a gente mesmo com elas, numa
estranha indiferença. Esse tédio manifesta o ente em sua totalidade.(Heidegger)

A angústia manifesta o nada.(Heidegger)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #185 Online: 16 de Novembro de 2008, 17:09:11 »
Eremita, seus parentes ucranianos por acaso são (alguns pelo menos) cristãos ortodoxos?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #186 Online: 16 de Novembro de 2008, 17:30:15 »
Olá rapazes, em especial Fernando e Tupac, desculpe-me pela ausência prolongada  em nosso debate.Estive  envolvida em outros haveres, mas agora retornando, desejo saber se os caríssimos querem reiniciar a discussão ou podemos  avançar conforme o andar do tópico.A resposta de vocês é importante para que eu não seja  acusada de abandono a este tópico e ainda  possa fazer um tópico novo , o qual tenho em vista os assuntos que me ocuparam semana passada.E certamente não terei tempo de  me envolver com os dois, ou três , visto que já estou no tópico sobre o curso de teologia.
Paz e Bem,

Memphis Belle.
Sinta-se a vontade para fazer o que bem entender. Mas eu gostaria de reiniciar a discussão do ponto em que paramos.
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Prometheus

• Nível 07
  • *
    • Brights
« Resposta #187 Online: 16 de Novembro de 2008, 21:38:53 »
Luis Dantas !
Continuando o assunto,é difícil a questão do preconceito,está certo que mudou muitíssimo,porém temos que batalharmos para conseguirmos,ou seja ser atuante na política e sem nenhuma vergonha defender nossos direitos.

É interessante que quando se trata de um filme,romance,novelas etc,não existe heróis ateus,ou seja a descrença sempre é olhada como sinônimo do ''genocídio''.

Também é perceptível uma espécie de preconseito inserido na linguagem em relação a determinadas palavras como:Negro,ateu,homossexual,travestir,mulher,etc.
O profundo

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #188 Online: 16 de Novembro de 2008, 22:32:05 »
Hmm?  Nos conhecemos, Buscador?

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Cezar

• Nível 07
  • *
    • A Ratione
« Resposta #189 Online: 17 de Novembro de 2008, 01:54:28 »
Bom, deixando minha contribuição aqui....rs

:arrow:Acho que minha história é a mesma de muita gente por ai...nasci em uma família católica, fui batizado, fiz 1a comunhao, crisma e tal.
Estudei da terceira série ao 3o ano do colegial em escolas cristãs. Entrei para a área de exatas e minhas duvidas surgiram...rsrs

Hoje em casa felizmente todos já sabem a minha opinião de não acreditar em nenhum ser superior. Minha mãe é daquelas 'católicas com um pézinho no espiritísmo' e por incrível que pareça é a que aceita melhor, até já concordou comigo em diversas conversas. Meu pai também aceita, porém costuma fazer sérias criticas...e quanto mais discuto com ele, acho que mais ele percebe que eu conheco o cristianismo melhor do que ele mesmo...rs

Tenho 2 irmãos (sou o mais novo, com 22 anos..) O mais velho mora no exterior, mas várias vezes ao telefone ja tentou me convencer de que eu 'estou errado'...rs e meu irmão do meio não está nem ai para nada dessas coisas... :lol:

O resto da minha família é de católicos e eles não sabem diretamente de meu pensamento. Apenas sabem que critico duramente as religiões quando querem colocar elas na roda. Alguns primos meus acho que suspeitam, mas nunca me falaram nada, só olham estranho quando eu falo.
Tenho uma tia que é fanática pela Canção Nova...acho que se ela suspeita q eu não acredito ela tem um infarto..kkkkkkkkkkkkkk

De resto, na faculdade todos sabem que eu não acredito e respeitam. Já tentaram argumentar algumas vezes com aqueles argumentos furados de sempre mas foram derrubados em 2 segundos e desistiram, hoje só perguntam minha opiniao quando surge um assunto mais polêmico, balançam a cabeça e nada mais...

No trabalho alguns sabem, mas nao faço questão que todos saibam, porque também acho que se deve tomar cuidado nesses casos.

Em relação à atitudes de religiosos contra mim, algumas pessoas que descobriam meu pensamento chegaram a me chamar de anticristo, doente, louco, 'pessoa triste' [?], revoltado, e por ai vai a lista.... :olheira:

abraços.
- "Non ducor, duco"

- "É importante aprender a não se aborrecer com opiniões diferentes das suas, mas dispor-se a trabalhar para entender como elas surgiram. Se depois de entendê-las ainda lhe parecerem falsas, então poderá combatê-las com mais eficiência do que se você tivesse se mantido simplesmente chocado." (Bertrand Russel)

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #190 Online: 17 de Novembro de 2008, 02:51:11 »
Eremita, seus parentes ucranianos por acaso são (alguns pelo menos) cristãos ortodoxos?
Não são exatamente meus parentes; o irmão da minha mãe casou com uma descendente de ucranianos. Mas meu tio dá aula no Poltava, fala ucraniano, ele meio que virou ucraniano também, rsrsrs.

Eles são todos ao que eu saiba da católica apostólica romana, porém as missas e etc. são feitos com ritos ucranianos. A explicação que eles dão para isso é devido à Cortina de Ferro, não havia contato entre Roma e a Ucrânia, então eles acabaram mantendo os ritos antigos.
(P.ex., eles fazem batismo e crisma juntos - minha irmã até se aproveitou disso - aliás, eu sou padrinho de crisma do Miguel, mesmo ela e meu cunhado sabendo que sou ateu!)

Ao que eu saiba, não tem ortodoxos... mas não é impossível...

Offline Prometheus

• Nível 07
  • *
    • Brights
« Resposta #191 Online: 17 de Novembro de 2008, 10:23:46 »
Luis Dantas.

Não nos conhecemos,sou novo aqui. :)
O profundo

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #192 Online: 17 de Novembro de 2008, 21:17:57 »
Buscador, Cezar, bom ter sangue novo no pedaço

Outro dia estava em um bar e o cara falou que o paraíso deveria ser isso (o bar). Eu falei que se deus me desse algo pior que isso eu mandar ele tentar novamente até acertar

Parece que o mundo parou.... olhares... Mais ou menos como seria minha reação há 10 anos
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #193 Online: 17 de Novembro de 2008, 21:31:09 »
Sim, bem-vindo, Buscador.

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
  • O Amor vence todos os obstáculos !
« Resposta #194 Online: 19 de Novembro de 2008, 14:19:53 »
Paz e Bem,

Memphis Belle.
Bem, você não é obrigada a responder a nada, mas eu, pelo menos, não me importaria de continuar o assunto que ficou interrompido.

E sigo sim os exemplos  deixados por Yeshua( Jesus ), livre de qualquer doutrina cristã.
Abraço Luis,
Namastê.
Acontece que esse Yeshua, seu ditos e seus exemplos lhe chegaram através dos cristãos, carregados da doutrina deles, mesmo que você ache que está pegando apenas a "essência" dele.
Esse Yeshua é uma criação cristã. Se existiu um homem que deu origem a ele, você não sabe como ele foi nem o que ele disse e fez.

Ora, não entendeu o que eu disse...Eu não oro a Javé , desculpe o termo, p* nenhuma, rs...Eu oro, rezo, medito, peço, converso e até descuto  com Jesus, quem eu creio Deus.
Jesus = Javé, o monstro do Antigo Testamento.
Você é que decidiu separar um do outro.
Você criou uma religião pessoal.
Veja, Jesus não pregou nunca as atrocidades  do  AT. E as pessoas que crêem que  o suposto deus  do  AT. é o Deus criador de todas as coisas, eu só lamento.Pois é só cruzar os dados  para se perceber que  um não tem nada a ver com outro.Apesar de como já esclareci ao colega Luis, eu não ser  gnóstica e nem esoterica, foi exatamente através da gnose e do Hermetismo que conclui algumas coisas que  a meu ver, fazem toda a diferença na hora de  pensar  Jesus seja o mesmo Javé do AT. Definitivamente  para mim não é.
Abraço.

Bem, como eu creio que de fato ele, Jesus,  tenha existido, ele não é uma  ‘criação’ cristã.E sobre ele  não poder ser outro que não o deus  do A.T., os próprios judeus não vêem assim, você  deve saber.Mas os meus  pareceres , de fato são bastante particulares, não tenho tido muito eco não.Mas também não ando por aí divulgando meus achismos e entenderes sobre este assunto...É que  estamos neste tema, só isso.Não tenho interesse em difundir  teorias sobre Deus, muito menos em enraizar uma nova religião.Mas ainda estudo  o assunto e cada vez mais acho dificil ser o mesmo deus.Por isso tenho apreciado a teria gnóstica sobre o  Demiurgo.Mas podemos aprofundar o assunto.
Abraço fraterno Fernando ,
Memphis Belle.

"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele ou por sua origem, ou sua religião.
Para odiar, as pessoas precisam aprender.
E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto.
A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta."
(Nelson Mandela)

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
  • O Amor vence todos os obstáculos !
« Resposta #195 Online: 19 de Novembro de 2008, 15:12:01 »
Paz e Bem,

Memphis Belle.
Sinta-se a vontade para fazer o que bem entender. Mas eu gostaria de reiniciar a discussão do ponto em que paramos.

Está bem caríssimo Tupac, vou reler nossas conversas anteriores.
Paz e Bem,
memphis Belle.
"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele ou por sua origem, ou sua religião.
Para odiar, as pessoas precisam aprender.
E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto.
A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta."
(Nelson Mandela)

Offline dr.horrormentes

• Nível 09
  • *
« Resposta #196 Online: 19 de Novembro de 2008, 18:59:09 »
Dentro da familia alguns sabem e outros não, mas se encherem muito falo que sou ateu, sem problema!!!
Eu sou loco por falar com meu cachorro? pelo menos sei que ele existe, e você que fala com mitos???

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #197 Online: 19 de Novembro de 2008, 20:36:39 »
Aqui na minha eles sabem, mas evitam tocar no assunto.
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline dr.horrormentes

• Nível 09
  • *
« Resposta #198 Online: 20 de Novembro de 2008, 13:13:05 »
Aqui na minha eles sabem, mas evitam tocar no assunto.
Eu particularmente acho estranho, o pessoal ainda blindar assuntos do tipo religião, até parece que ser ateu é ser assassino ou algo tipo.
Eu sou loco por falar com meu cachorro? pelo menos sei que ele existe, e você que fala com mitos???

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #199 Online: 20 de Novembro de 2008, 15:06:56 »
Crença em Deus, para muita gente, ainda é um dos principais assuntos para forjar um sentimento de unidade, Dr. Horrormentes.

É uma estratégia antiquada, mas muitos não sabem se virar sem ela.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!