Bom, se você quiser vir aqui e conferir como é, e provar que é diferente eu mudo e não falo mais que ao menos na minha cidade frequência escolar não está entre os ítens que tiram o bolsa família.
Pode continuar falando o quanto quiser, eu só não tenho obrigação nenhuma de acreditar.
Certamente que é a cara do que o PT alardeia, o que não quer dizer que tenha sido visto com inveja deste o princípio (vejo a crítica do Lula como dor de cotovelo mesmo) e que não foi abraçado justamente porque combina com o PT e como bônus, ainda dá votos de monte.
E que diferença isso faz a intenção do PT ao abraçar o programa, tanto que ele seja bom e funcione?
É claro que existem objeções ao programa, muitas válidas, e todas elas tem que ser discutidas. Mas ficar falando 'aaah, o Lula tava com invejinha' é leitura mental e não muda nada o resultado final.
A pergunta é: 'ele deveria ter mantido o programa?'
Pra dar um outro exemplo: se eu vejo o FH fazendo uma crítica ao Lula, julgo o valor da crítica, não os porquês do FH ter chegado nela. Até porque você pode julgar como invejinha, ciuminho e etc praticamente todas as motivações do que for feito politicamente - o que, por sinal, provavelmente é verdade.
Ué, ele não disse que a maioria das famílias saiu da pobreza? Se saíram da pobreza, o programa já cumpriu sua função, a menos que haja "geração expontânea de pobres".
Você já viu quantos filhos as pessoas pobres tem?
Eu acredito que o Estado deva começar a pensar em controle de natalidade em larga escala. Cuidado, cuidado, não estou pensando em sair por aí castrando ninguém. O que eu acho é que deve haver algum tipo de incentivo para diminuir a natalidade da população. Não sei como isso pode ser feito, mas é um caso a pensar.
Essa perspectiva é uma grande crítica que pode ser feita ao programa, já que quanto mais filhos, mais $$ a pessoa ganha, até onde eu sei.
E o que eu li no que ele escreveu era que a saída da situação de pobreza era um fato que está acontecendo, não que aconteceu:
Nao seria justo punir uma maioria que se beneficia programa e sai da situacao de pobreza por causa de uma minoria que quer "levar vantagem". Acho mais coerente aparar as arestas.
Mas acabar com ele sigficaria perder votos. Ou você acha que não?
Claro que sim. O que não muda em nada o fato do programa ser bom ou ruim.
Na verdade, pra ser bem frio, o que eu acho é que o programa é bom por sua abrangência e seus resultados (pelo menos até onde eu vi, a quantidade de brasileiros abaixo da linha da pobreza extrema tinha diminuído bastante), mas tem que ser aperfeiçoado.