o mundo está um caos.
E quando não esteve?
A humanidade provavelmente sempre viveu em meio ao "caos", porém hoje em dia os problemas são bem mais complexos. Uma coisa é você viver numa aldeia que tem guerras com arco e flecha. Outra é você viver em um tempo onde o planeta inteiro está sendo destruido, há todo o tipo de violencia, uma desigualdade imensa, bombas nucleares, mais de 7 bilhoes de pessoas, muitas delas passando fome, e etc.
Quando mais consciencia nós temos da nossa situação, mais nós conseguimos ver que existe um problema, não que o problema seja novo, mas que ele existe e assim temos a oportunidade de resolve-lo.
Acho que uma das perguntas que temos que fazer é, onde está a raiz de todo o problema? Porque se só podarmos as folhas, a raiz vai fazer com que elas crescam novamente, mas se cortarmos a raiz, o problema termina.
Eu acho que todo o conhecimento cientifico, tecnologico e etc acaba iludindo as pessoas sabe? Eu falo pelo que percebo em mim mesmo. O problema é que tudo tem dois lados, por um deles isso tudo é ótimo e dá a oportunidade de resolver muitos problemas, a internet, o acesso à informação que existe hoje em dia é maravilhoso demais. Mas existe o outro lado do afastamento das relações humanas, do afastamento da natureza, da insensibilidade, banalização de tudo e etc.
Assim como sempre acontece, as transformações vão acontecer, não tem como falar que uma coisa é resultado de outra apenas, tudo está interligado, os ciclos da natureza influenciam de forma tão sutil que as vezes nos nem percebemos a importancia deles mesmo.
Acho que essa idéia de que o mundo está mais avançado e organizado não passa de ilusão, logo logo acontece uma merda grande e dai nós vamos perceber que tudo isso é tudo tão fragil. Eu fico pensando se esse esforço tremendo que existe pra fazer o mundo funcionar não é algo vão, acho que a humanidade tem uma capacidade imensa, mas a maioria de nós não tem discernimento para fazer as coisas certas. Por mais tecnologia que exista ainda há tanto medo, ciume, raiva, egoismo, inveja e etc. Então de que tudo isso adianta?
O problema e que essa falta de sensibilidade permite que estejamos felizes no nosso computadorzinho fechados em nosso apartamento enquanto as outras pessoas passam fome mundo a fora, é bom ter o carro blindado para que os marginais não te assaltem não é? Será que temos que colocar mais policiamento na rua? Ou nós temos que começar a olhar para nós mesmos e ver o enorme desequilibrio que há interiormente e que se reflete no exterior?
Mas como eu disse no outro tópico, ninguem quer olhar, fiquemos com nossa intelecto, nossas teóriais e ideais para salvar o mundo, isso se o planeta aguentar.
Abraços