Autor Tópico: 2012 e o fim da raça humana.  (Lida 16682 vezes)

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
Re: 2012 e o fim da raça humana.
« Resposta #25 Online: 23 de Novembro de 2008, 20:13:05 »
E eu falei que também há muitas coisas boas acontecendo, eu não nego isso, mas de que adianta todos estarem empregados se vivem vidas mediocres? De que adianta viver 80 anos se vc passa sua vida inteira trabalhando sem nem saber porque. De que adianta pessoas serem tiradas das ruas e se amontoarem em favelas sem a menor expectativa de compreenderem realmente a si mesmos?

Comparar o podre com o tosco é facil, mas há tanto a mudar, e as mudanças mais essenciais estão dentro, não fora.
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #26 Online: 23 de Novembro de 2008, 20:15:18 »
Todos estão tão "felizes" com seus carros do ano, seus ipods, computadores e jogos de ultima geração e bla bla bla, tudo besteira, porcaria, ilusão, e eu não sou diferente disso, somos mediocres, tenho pena de nós mesmos.
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #27 Online: 23 de Novembro de 2008, 20:22:28 »
A única coisa que hoje me permite ver realmente o que significa FELICIDADE é poder olhar a BELEZA que existe no mundo, tudo que o homem faz é feio e podre. Todas as invenções são inuteis, lixo, distração, se o homem soubesse como viver não ia precisar de nenhuma dessas merdas, inclusive todas as porcarias que nos são "essenciais" hoje em dia.

estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 23 de Novembro de 2008, 20:24:30 »
Todas as invenções são inuteis, lixo, distração, se o homem soubesse como viver não ia precisar de nenhuma dessas merdas, inclusive todas as porcarias que nos são "essenciais" hoje em dia.

Como o computador que você está usando neste exato momento?

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #29 Online: 23 de Novembro de 2008, 20:26:39 »

Que parte de "eu não sou diferente disso" vc nao entendeu? Esse é o tipo de argumento tosco que eu venho tendo como resposta por aqui, é triste.
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 23 de Novembro de 2008, 20:27:49 »
Que parte de "eu não sou diferente disso" vc nao entendeu? Esse é o tipo de argumento tosco que eu venho tendo como resposta por aqui, é triste.

Vai observar umas borboletas por aí então.

Offline guicn

• Nível 16
  • *
« Resposta #31 Online: 23 de Novembro de 2008, 20:30:14 »
Putz, falar que o avanço tecnológico é ruim, lixo e inútil, é querer mesmo viver no mundo da lua.
Odeio essa bobagem que sempre escuto, de que antigamente era melhor.
Quem diz isso não tem a mínima noção de como era ruim a vida nos séculos passados. Fome, miséria, desigualdade muito mais exacerbada que hoje em dia, expectativa de vida muito baixa, doenças simples causando mortes aos montes e etc.

Querer trocar isso pra curtir um "barato" e a natureza, enquanto o resto desmorona, é realmente assustador.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 23 de Novembro de 2008, 20:32:07 »
Mauricio, você só consegue ter todas essas preocupações "filosóficas" porque tem comida farta, está livre de doenças e parasitas, e tem um razoável padrão de vida.

Se estivesse como a grande maioria das pessoas no mundo, nem pensaria nisso, estaria sim preocupado em como comer e viver mais um dia.

Por isso sim, é muito importante que a miséria, a fome, guerras, etc., estejam diminuindo e o mundo esteja mais "organizado" neste sentido. No passado era muito, mas muito pior mesmo.

Claro, temos um longo caminho pela frente, e realmente existe uma boa possibilidade de acontecer uma grande merda que complique muito as coisas. Mas é inegável que hoje se vive muito melhor que há anos atrás.

So depois de garantido o básico as pessoas tem tempo para observar as borboletinhas, para quem está morrendo de fome ou em meio a guerras, a "organização" do mundo, mesmo que longe do ideal, é altamente benéfica.
"Deus prefere os ateus"

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 23 de Novembro de 2008, 20:35:02 »

Seríamos mais felizes vivendo em cabanas sem agua, esgoto e eletricidade e sem a medicina ou tecnologia de alimentos para nos ajudar??
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline guicn

• Nível 16
  • *
« Resposta #34 Online: 23 de Novembro de 2008, 20:39:31 »
Cara, eu gosto do meu Ipod e me sinto muito feliz com ele.

E agora? Sou um pobre coitado não apreciador da natureza?

A pessoa só pode ser feliz sentada na beira da montanha observando uma borboleta?

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #35 Online: 23 de Novembro de 2008, 20:39:38 »
Eu acho que existe também um certo problema de querer comparar a atualidade com o "passado", de qual passado estamos falando? Realmente na idade média a situação deveria ser bem pior para a maioria das pessoas, mas esse é um conhecimento de uma parte infima do "passado". Há muitos "passados" alguns deles são interessantes, ou são aparentemente ruins e etc. E além disso eu não projetei minhas expectativas em nenhum passado especifico e nem relacionei isso com a minha pessoa, eu sou só o resultado desse mundo, assim como vocês são e com certeza eu estou consciente de que isso só é "possivel" porque tive uma boa criação.

Mas eu me pergunto se o SER HUMANO soubesse como VIVER, seriam todos esse "inventos" necessarios? A essência da natureza e do universo como um todo é o equilibrio, se houvesse o equilibrio interior não iriam haver tantos problemas, mas quanto mais o ser humano procurar a solução fora de si mesmo, mais longe estara de resolver o problema.
« Última modificação: 23 de Novembro de 2008, 20:41:40 por Mauricio Rubio »
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 23 de Novembro de 2008, 20:45:16 »
Talves fossemos felizes apesar de uma expectativa de vida de uns 30 anos, vulnerabilidade a várias doenças, deslocamento (viagens) extremamente limitado, a profunda ignorancia em relação aos fenomentos da natureza, etc... Seria uma festa de harmonia e paz que só seria quebrada pelo pavor dos relampagos quando caisse a primeira chuva, salvem-se quem puder!!!...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #37 Online: 23 de Novembro de 2008, 20:58:37 »
Contini eu não diria isso, se estudarmos o passado podemos ver que existiam tempos em que a expectativa de vida era bastante elevada, talvez em alguns casos mais elevada que hoje em dia. Haviam menos doenças e também havia medicina, infelizmente hoje as pessoas tem a mania de achar que os povos primitivos eram ignorantes, eu arrisco dizer que tinham mais conhecimento do que nós em várias especialidades, e vice e versa também.
Além disso eu não acho que seja necessario viajar daqui para Paris para ver os monumentos, acho bem mais util viajar menores distancias mas estando consciente da beleza que está ao seu redor. É muito complicado nós querermos classificar o "passado" ou os povos primitivos. Mas se eles tinham conflitos, toda a nossa tecnologia não resolveu nenhum deles. E arrisco dizer novamente que eles só aumentaram.
« Última modificação: 23 de Novembro de 2008, 21:01:40 por Mauricio Rubio »
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #38 Online: 23 de Novembro de 2008, 21:20:01 »
Voltando ao tema do tópico, existem dois documentários interessantes a respeito das profecias Maias.

Um deles se chama: As 7 profecias Mayas que foi feito por um canal espanhol e um outro que foi feito pelo History Channel que pode ser assistado aqui:
http://projeto2012.wordpress.com/2008/08/22/o-juizo-final-2012-the-history-channel/

Abraços.
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 23 de Novembro de 2008, 21:24:58 »
Mas bem que um meteoro de 500 km poderia vir né... eu iria fazer muita farra até ele cair, não trabalhar... comer muito, chegar em todas garotas, iria estrapolar meu lado anarquista... hahahahaha
Ué?! orque tem que esperar um meteoro?? Começa já.... :biglol:

Tá, por que depois da bagunça feito não iria ter outro dia para pensar no que foi feito. É isso que imagino, se caso a população soubesse de uma futura catástrofe, com certeza o mundo entraria em caos... um colapso irreverssível, a maioria iria fazer o que sempre quis, sem ficar preocupado com pré julgamento da sociedade ou a consequência dos atos.
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 23 de Novembro de 2008, 21:34:28 »
Citação de: Mauricio Rubio
Contini eu não diria isso, se estudarmos o passado podemos ver que existiam tempos em que a expectativa de vida era bastante elevada, talvez em alguns casos mais elevada que hoje em dia

Quando e onde foi isso?

Haviam menos doenças e também havia medicina

Quando houve menos doença do que atualmente? e será que podemos chamar aquela coisa precária que as pessoas tinham antigamente de medicina?

eu arrisco dizer que tinham mais conhecimento do que nós em várias especialidades,

O conhecimento vai se acumulando com o tempo, hoje temos muito mais que na antiguidade.

Mas se eles tinham conflitos, toda a nossa tecnologia não resolveu nenhum deles.

Só para citar dois problemas que a ciência resolveu: a pólio e a varíola. Se hoje você acha pouco, é porque não sofreu com nenhum deles. Diante do problema real de ficar aleijado pela poliomielite, a falta de observação da "beleza ao redor" fica bem sem importância.

Maurício, você fica nostálgico por um passado que não viveu e que nunca existiu, a não ser na sua cabeça... claro que um passado idealizado sempre será melhor que o presente, que é real.

"Deus prefere os ateus"

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #41 Online: 23 de Novembro de 2008, 21:44:03 »
Fabricio, podemos citar como exemplo os povos ancestrais como os Maias, será que a expectativa de vida deles era de 30 anos? Eu não tenho bola de cristal para visualizar o passado, mas pelo que eu já estudei e assisti em documentários, mesmo em tribos completamente isoladas existem pessoas idosas assim como existe na nossa sociedade. Hoje alguns morrem em assaltos, antigamente morriam em batalhas com animais ... isso não diz necessáriamente que vivemos mais do que esses povos.

Além disso esses povos tinham conhecimentos de plantas medicinais que nós não temos, e esse é só um exemplo, só não me venham dizer que esse conhecimento não funciona ou que não vale de nada porque isso não é verdade. As doenças que os afetavam, eles talvez tivessem conhecimento para cura-las, pode ser que não todas, assim como hoje em dia não podemos curar todas. Mas com certeza os numeros de doença eram bem menores. Eu realmente não sei muito sobre o pólio ou a varíola, mas essas são doenças que existiram em todos os lugares? A poliomelite também? Eu sei que não existe um mundo perfeito, só estou fazendo uma comparação para ver as diferenças que podem existir entre os tempos e culturas diferentes.
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 23 de Novembro de 2008, 21:47:11 »
Contini eu não diria isso, se estudarmos o passado podemos ver que existiam tempos em que a expectativa de vida era bastante elevada, talvez em alguns casos mais elevada que hoje em dia. Haviam menos doenças e também havia medicina, infelizmente hoje as pessoas tem a mania de achar que os povos primitivos eram ignorantes, eu arrisco dizer que tinham mais conhecimento do que nós em várias especialidades, e vice e versa também.
Além disso eu não acho que seja necessario viajar daqui para Paris para ver os monumentos, acho bem mais util viajar menores distancias mas estando consciente da beleza que está ao seu redor. É muito complicado nós querermos classificar o "passado" ou os povos primitivos. Mas se eles tinham conflitos, toda a nossa tecnologia não resolveu nenhum deles. E arrisco dizer novamente que eles só aumentaram.
A expectativa de vida variou muito na antiguidade, geralmente foi baixa como eu citei. O fato é que ela não supera os indices atuais, que estão crescendo. E não é só a longevidade, é a qualidade de vida tambem, que advem da medicina e tecnologia de alimentos.

Sim, havia medicina, mas era muito inferior a da atualidade. Se morria facil e frequentemente na antiguidade, muitas doenças eram sentença de morte e tiveram impacto social grande (Hanseniase, tifo, etc).

Não, o homem primitivo não era estupido. Muitos povos foram extremamente criativos, mas eram sujeitos as limitações tecnicas que não temos na atualidade.

Visitar povos distantes não é questão de turismo, isso é essencial para troca de informações e desenvolvimento de varios setores da sociedade.
Esse problema de deslocamento impacta no desenvolvimento tecnico e cultural de um povo. Alem das trocas tecnologicas há ainda a possibilidade de se comercializar alimentos, o que traz beneficios que impactam inclusive na citada longevidade e qualidade de vida.

Quais os dados que voce usou para embasar um alegado aumento de problemas decorrente da tecnologia?
Citando Carl Sagan, o conhecimento traz problemas mas não é com suspertição que vamos resolvê-los.

A tecnologia resolve mais problemas que causa, é só olhar ao seu redor. Se voce acha a tecnologia assim tão danosa, mude pra cabana da qual falei, afaste-se dela.

Quando eu pego uma estrada com minha moto eu consigo me tocar com a natureza, apreciar a beleza das coisas. Se quero mais vou acampar...Não preciso morar numa cabana isolada sem saneamento basico e energia para ter uma experiencia "mais profunda"... ´Seria uma involução abandonar a tecnologia para isso.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 23 de Novembro de 2008, 21:51:45 »
Fabricio, podemos citar como exemplo os povos ancestrais como os Maias, será que a expectativa de vida deles era de 30 anos? Eu não tenho bola de cristal para visualizar o passado, mas pelo que eu já estudei e assisti em documentários, mesmo em tribos completamente isoladas existem pessoas idosas assim como existe na nossa sociedade. Hoje alguns morrem em assaltos, antigamente morriam em batalhas com animais ... isso não diz necessáriamente que vivemos mais do que esses povos.

Além disso esses povos tinham conhecimentos de plantas medicinais que nós não temos, e esse é só um exemplo, só não me venham dizer que esse conhecimento não funciona ou que não vale de nada porque isso não é verdade. As doenças que os afetavam, eles talvez tivessem conhecimento para cura-las, pode ser que não todas, assim como hoje em dia não podemos curar todas. Mas com certeza os numeros de doença eram bem menores. Eu realmente não sei muito sobre o pólio ou a varíola, mas essas são doenças que existiram em todos os lugares? A poliomelite também? Eu sei que não existe um mundo perfeito, só estou fazendo uma comparação para ver as diferenças que podem existir entre os tempos e culturas diferentes.
Não precisa de bola de cristal!
De acordo com as ultimas pesquisas arqueologicas, a expectativa de vida do povo era de approximadamente 30 anos...Dos dirigentes, que tinham acesso a melhores alimentos (dieta mais variada vinda de outras partes do imperio, transporte) era de aprox. 40 anos, com pouquissimos casos superiores a isso.
Quanto ao conhecimento medico de ervas dos povos antigos...não é diferente das de hoje. Adivinha de onde vem ou é reproduzido os principios ativos dos remedios atuais?? Vide o uso da casca de salgueiro, já usada pelos egipcios e que hoje voce pode usurfruir desse conhecimento milenar tomando uma aspirina...

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 23 de Novembro de 2008, 21:54:24 »
Mais uma coisa... um dos motivos da expectativa de vida ser tão baixa é justamente o problema das doenças. Não tem significativamente mais doenças hoje do que tinha antigamente...O que aconteçe é que doenças facilmente trataveis hoje matavam naquele tempo.
Não foi só a peste negra que assolou os povos antigos, haviam muitas doenças naqueles tempos...

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #45 Online: 23 de Novembro de 2008, 21:58:27 »
Contini eu não falei que tudo que existe hoje em dia é ruim, a tecnologia é algo realmente estupendo, a internet e etc, nossa, maravilhoso demais até para colocar em palavras. Mas mesmo com tudo isso o homem continua igual, é disso que eu estou falando, temos tudo isso e continuamos cheios de problemas. Eu não estou propondo exatamente que abandonemos tudo e voltemos para o meio do mato, isso não iria adiantar de nada. Estou falando que temos que EVOLUIR como seres humanos, não somente materialmente, inventando coisas novas e nos esquecendo dos nossos valores. O mundo tem muitas coisas realmente boas, aqui no forum somos todos pessoas sensatas e com consciencia. Mas somos uma minoria, infelizmente.

Eu acho que não dá para continuarmos como estamos, sempre houve o caos, mas hoje em dia ele está muito mais generalizado e aparente, temos que tomar consciencia de todo esse caos exterior e interior para conseguirmos lidar com ele e transforma-lo em ordem, acho que muitos de nós já estamos tomando consciencia disso mundo a fora, mas infelizmente como eu disse anteriormente a maior parte da população ainda continua vivendo em meio a escuridão. Não sei qual é o melhor caminho a seguir, estou apenas questionando as possibilidades.

Abraços
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 23 de Novembro de 2008, 22:10:42 »
Entendo...Mas na verdade não temos como avaliar se o caos está maior ou menor hoje de uma maneira simplista.... O fato é que a saida para uma melhor qualidade de vida passa necessariamente pela tecnologia, mas tem que ser baseada na educação.
Avaliando desta forma estamos em um caminho para uma maior harmonia e qualidade de vida mundial, e já andamos bastante nesse caminho...Se vamos chegar lá? Hoje parece dificil, na antiguidade pareceria impossivel... Talves nunca atinjamos esse nivel, mas não sei o que acontecerá no futuro.

Esse tipo de conciencia espiritual e percepção da necessidade de mudanças que voce manifestou já existe á séculos, em civilizações antigas (gregos, por exemplo). Mas a saida não é "mistica", a saida é a tecnologia usada por homens concientes.

O que as pessoas tem que perceber é que a tecnologia é uma ferramenta incrível, que já fez muito pela felicidade do ser humano. Mas é uma ferramenta que tem um potencial imenso para fazer muito mais nas mãos de uma humanidade livre das sombras da suspertição, preconceito e ignorancia.

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #47 Online: 23 de Novembro de 2008, 22:12:59 »

Maurício,

Se de nada adianta a melhora dos índices de desenvolvimento humano, já que você diz que o homem é essencialmente o mesmo, o que seria a solução?

O que é exatamente essa evolução que você diz?

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #48 Online: 23 de Novembro de 2008, 22:17:19 »
Acho que o que está acontecendo nos ultimos anos é uma tendencia que na minha opniao é bastante promissora. Durante muito tempo a tecnologia nos separou da natureza, mas está surgindo uma nova tendencia de utilizar a tecnologia para nos unir ainda mais à natureza. Há realmente muitos seres humanos bons nesse planeta, que tem ótimas idéias e tudo o mais.

O problema é que tudo acaba ficando meio "banalizado" pelo povo, podemos usar como exemplo a televisão, a internet e etc. São meios fabulosos de transmissão de conhecimento, mas olha como são utilizados pela maioria das pessoas ... isso que é foda. Então a tecnologia acaba servindo somente como meio de fuga e de diversão. As pessoas tem que trabalhar o dia inteiro então se confortam comprando uma TV de plasma e um ipod novo e tacando o foda-se pro resto do mundo. Conheço muita gente assim, a tecnologia não faz uma pessoa deixar de ser egoista, como também não faz alguem deixar de ser pedofilo ou assassino. Esse é o tipo de coisa que a tecnologia talvez não possa resolver. Mas o mundo é complicado mesmo ... não sei do que precisamos :p
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #49 Online: 23 de Novembro de 2008, 22:18:15 »

Não entendi. Devemos nos unir à natureza, e... ?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!