Contini eu não diria isso, se estudarmos o passado podemos ver que existiam tempos em que a expectativa de vida era bastante elevada, talvez em alguns casos mais elevada que hoje em dia. Haviam menos doenças e também havia medicina, infelizmente hoje as pessoas tem a mania de achar que os povos primitivos eram ignorantes, eu arrisco dizer que tinham mais conhecimento do que nós em várias especialidades, e vice e versa também.
Além disso eu não acho que seja necessario viajar daqui para Paris para ver os monumentos, acho bem mais util viajar menores distancias mas estando consciente da beleza que está ao seu redor. É muito complicado nós querermos classificar o "passado" ou os povos primitivos. Mas se eles tinham conflitos, toda a nossa tecnologia não resolveu nenhum deles. E arrisco dizer novamente que eles só aumentaram.
A expectativa de vida variou muito na antiguidade, geralmente foi baixa como eu citei. O fato é que ela não supera os indices atuais, que estão crescendo. E não é só a longevidade, é a qualidade de vida tambem, que advem da medicina e tecnologia de alimentos.
Sim, havia medicina, mas era muito inferior a da atualidade. Se morria facil e frequentemente na antiguidade, muitas doenças eram sentença de morte e tiveram impacto social grande (Hanseniase, tifo, etc).
Não, o homem primitivo não era estupido. Muitos povos foram extremamente criativos, mas eram sujeitos as limitações tecnicas que não temos na atualidade.
Visitar povos distantes não é questão de turismo, isso é essencial para troca de informações e desenvolvimento de varios setores da sociedade.
Esse problema de deslocamento impacta no desenvolvimento tecnico e cultural de um povo. Alem das trocas tecnologicas há ainda a possibilidade de se comercializar alimentos, o que traz beneficios que impactam inclusive na citada longevidade e qualidade de vida.
Quais os dados que voce usou para embasar um alegado aumento de problemas decorrente da tecnologia?
Citando Carl Sagan, o conhecimento traz problemas mas não é com suspertição que vamos resolvê-los.
A tecnologia resolve mais problemas que causa, é só olhar ao seu redor. Se voce acha a tecnologia assim tão danosa, mude pra cabana da qual falei, afaste-se dela.
Quando eu pego uma estrada com minha moto eu consigo me tocar com a natureza, apreciar a beleza das coisas. Se quero mais vou acampar...Não preciso morar numa cabana isolada sem saneamento basico e energia para ter uma experiencia "mais profunda"... ´Seria uma involução abandonar a tecnologia para isso.