Autor Tópico: Contradições da Bíblia - o tópico dos leigos  (Lida 27231 vezes)

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
    • Executa - Sistemas Online
Contradições da Bíblia - o tópico dos leigos
« Online: 24 de Novembro de 2008, 17:50:57 »
Saudações.

Não há nada nessa vida  cujo homem tenha posto a mão que seja perfeito. Não obstante, nada precisa ser perfeito para funcionar. Indo mais além, nada é perfeito e quase tudo funciona. Um automóvel tem centenas de imperfeições mas, mesmo assim, nos leva a todos lugares e nem por isso, eu deixaria de usá-lo por não ser perfeito. Afinal, ele faz o que se propôs a fazer. Por fim, negar a Bíblia porque nela existe algumas imperfeições seria como negar a beleza da rosa por causa de alguns espinhos tortos, um galho quebrado ou uma folha atrofiada. O que importa na Bíblia é a mensagem central, contida em seu cerne, que é o plano de salvação da alma humana através de Jesus Cristo. 
A Mensagem Principal é: “Salvação da alma através de Arrependimento e aceitação da mensagem de Jesus”. Além dela existem outras centenas de outras paralelas como se fossem uma série de “dicas” para se ter uma vida melhor e se alcançar a salvação. Elas são registros históricos do povo de Deus. Portanto, afirmar que a Bíblia é "cheia de contradições” em face as apresentadas não é nada mais que uma infantilidade teológica. Tão pequena quanto negar a utilidade de um automóvel por suas imperfeições.
Quer aceitar a Bíblia? Aceite-a! Quer negá-la? Negue-a e ponto final. Mas tentar embasar uma postura apontando tópicos tão irrelevantes não é coerente, principalmente em face aos ateus que tenho visto, são pessoas razoáveis. Assusto-me com o tamanho de páginas do Tópico “Contradições da Bíblia - o Tópico”. Recomendo que seja retirado, ou ao menos, não permanente, porque até mesmo Ateus mais aprofundados em “Bíblia”, irão diagnosticar este fórum como algo superficial, sem nada a lhes acrescentar e o resultado disso, será que somente pessoas sem conhecimento fiquem às voltas.

Abraços a todos.
« Última modificação: 24 de Novembro de 2008, 17:59:07 por Jetro »
"Um pouco de ciência nos afasta de Deus. Muito, nos aproxima." Louis Pasteur

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
Re: Contradições da Bíblia - o tópico dos leigos
« Resposta #1 Online: 24 de Novembro de 2008, 17:55:16 »

De novo? Se não me engano li um tópico seu um tempo atrás, em que você dizia que não havia contradições na bíblia.

EDIT: é o próprio.
../forum/topic=13646.0.html

« Última modificação: 24 de Novembro de 2008, 18:06:38 por JUS EST ARS »

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #2 Online: 24 de Novembro de 2008, 18:07:25 »
De novo? Se não me engano li um tópico seu um tempo atrás, em que você dizia que não havia contradições na bíblia.

Naquele, tentei dizer que "Contradição" é uma afirmação contrária; e não uma afirmação diferente. Mas complicou muito. Vim, agora numa versão mais light para uma melhor percepção.

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #3 Online: 24 de Novembro de 2008, 18:09:02 »

E o que você pretende exatamente nesse?

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
  • Disculpen las molestias, esto es una revolución.
« Resposta #4 Online: 24 de Novembro de 2008, 18:11:12 »
Saudações.

A Mensagem Principal é: “Salvação da alma através de Arrependimento e aceitação da mensagem de Jesus”. Além dela existem outras centenas de outras paralelas como se fossem uma série de “dicas” para se ter uma vida melhor e se alcançar a salvação. Elas são registros históricos do povo de Deus. Portanto, afirmar que a Bíblia é "cheia de contradições” em face as apresentadas não é nada mais que uma infantilidade teológica. Tão pequena quanto negar a utilidade de um automóvel por suas imperfeições.

Abraços a todos.

Bem, vamos lá!

Como registro histórico ela não é grande coisa. Como palavra de Deus ela não é nada. Como instrumento de manipulação dá pro gasto!
     Infantilidade teológica e redundância. Não dá pra comentar.
     Salvação é inconsistente e irrelevante. Não dá pra comentar.
     Se voce considera ( para começar no Genesis ) Deus criou o mundo em 6 dias uma imprecisão...

Abraço
« Última modificação: 24 de Novembro de 2008, 18:16:43 por Lordakner »
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #5 Online: 24 de Novembro de 2008, 18:14:33 »
E o que você pretende exatamente nesse?
...mostrar que não vale a pena "negar" a Bíblia, por coisas tão pequenas.

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #6 Online: 24 de Novembro de 2008, 18:15:31 »

Mostre.

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #8 Online: 24 de Novembro de 2008, 18:20:39 »
Como registro histórico ela não é grande coisa. Como palavra de Deus ela não é nada. Como instrumento de manupulação dá pro gasto!
Infantilidade teológica e redundância. Não dá pra comentar.
Salvação é inconsistente e irrelevante. Não dá pra comentar.
Se voce considera ( para começar no Genesis ) Deus criou o mundo em 6 dias uma imprecisão...
Meu objetivo neste tópico é mostrar que as "contradições" não servem de respaldo para a negação.
Quanto aos "seis dias"... nao entendi o que vc quis dizer...

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #9 Online: 24 de Novembro de 2008, 18:22:07 »
Mostre.
Mostrei no post primario.

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #10 Online: 24 de Novembro de 2008, 18:24:03 »

É, ao que parece você quer mesmo repetir os argumentos que já conheço do outro tópico. Não vi qualquer diferença.

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #11 Online: 24 de Novembro de 2008, 18:34:07 »
É, ao que parece você quer mesmo repetir os argumentos que já conheço do outro tópico. Não vi qualquer diferença.
talvez não tenham sido respondidos...

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #12 Online: 24 de Novembro de 2008, 18:35:17 »

Ok.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 24 de Novembro de 2008, 18:43:46 »
Mostre.
Mostrei no post primario.
Não foi convincente....São centenas de contradições e incoerencias, e não são pequenas...

- os evangelhos descrevem "acontecimentos" de formas diferentes. Compare matheus com lucas e pedro, por exemplo.
- Velho testamento (leviticos, Deuteronomios) tem leis barbaras e no novo testamento jesus diz que não veio derrubar as antigas leis (mateus).
- diluvio não aconteceu, a Terra tem beeem mais que os 6.000 anos que a biblia diz.
- o conceito de inferno não existe na tradução original da biblia em grego ou copta, esse conceito foi introduzido posteriormente como controle de massas e assimilado nas "edições" seguintes do livrinho de contos cristão.
- O imperio romano teve centenas de bons historiadores e nenhum deles cita o personagem ficticio jesus (o testo de Josefo sobre JC já se provou uma fraude)
- Um personagem filho de deus e nascido de uma virgem, destinado a libertar seu povo já existia na mitologia egipcia (Isis concebeu virgem) e esse personagem ressussitou depois de tres dias. Muito semelhante tambem é o culto a Mitra (divindade romana anterior a cristã) cujas cerimonias envolviam o compartilhar de um pão e citar as palavras sagradas "quem comer de meu corpo e beber de meu sangue...". Detalhe que era uma religião exclusivamente masculina...mulheres não podiam celebrar. Isso, a biblia é copy/paste!!!

"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
« Resposta #14 Online: 24 de Novembro de 2008, 19:05:57 »
Eu particularmente não nego a bíblia.

Existem trechos e trechos, cada capítulo deve ser analisado separadamente. Na bíblia existem fatos históricos, existem equívocos pequenos e grandes, erros grosseiros, poesias, coisas que podemos verificar sua validade e outras que nunca poderemos, etc... Existem sim coisas aproveitáveis nela, porém as considero muito poucas.

Me diga uma coisa, Jetro.

Se fôssemos compilar novamente a bíblia, desta vez só com a mensagem central, passaria de algumas folhas com uma alegação surpreendente não-verificável? Contradições e erros grosseiros comprometem sim a credibilidade.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 25 de Novembro de 2008, 07:21:29 »

Quatro anos de debates, 33 páginas. Será que ainda vão encontrar alguma novidade?

Contradições da Bíblia - O Tópico!
../forum/topic=2755.0.html

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #16 Online: 25 de Novembro de 2008, 08:36:33 »
- os evangelhos descrevem "acontecimentos" de formas diferentes. Compare matheus com lucas e pedro, por exemplo.
Isso mostra autenticidade.

- Velho testamento (leviticos, Deuteronomios) tem leis barbaras e no novo testamento jesus diz que não veio derrubar as antigas leis (mateus).
Sua missão era outra.

- diluvio não aconteceu, a Terra tem beeem mais que os 6.000 anos que a biblia diz.
Dilúvio foi local e não global.

- o conceito de inferno não existe na tradução original da biblia em grego ou copta, esse conceito foi introduzido posteriormente como controle de massas e assimilado nas "edições" seguintes do livrinho de contos cristão.
A mensagem Biblica é que existe um lugar "Bom" e outro "Ruim".

- O imperio romano teve centenas de bons historiadores e nenhum deles cita o personagem ficticio jesus (o testo de Josefo sobre JC já se provou uma fraude)
Informe-se mais... sugestão: Leia "O Jesus Histórico" de Otto Borchert.

- Um personagem filho de deus e nascido de uma virgem, destinado a libertar seu povo já existia na mitologia egipcia (Isis concebeu virgem) e esse personagem ressussitou depois de tres dias. Muito semelhante tambem é o culto a Mitra (divindade romana anterior a cristã) cujas cerimonias envolviam o compartilhar de um pão e citar as palavras sagradas "quem comer de meu corpo e beber de meu sangue...". Detalhe que era uma religião exclusivamente masculina...mulheres não podiam celebrar. Isso, a biblia é copy/paste!!!
...Que vença a verdadeira. (somos 50% da humanidade)

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #17 Online: 25 de Novembro de 2008, 08:40:16 »
Se fôssemos compilar novamente a bíblia, desta vez só com a mensagem central, passaria de algumas folhas com uma alegação surpreendente não-verificável? Contradições e erros grosseiros comprometem sim a credibilidade.
Certa empresa criou um software que lida com música (CakeWalk) onde disponibiliza uma alternativa de deixar a musica perfeita. Sem erros e sem desafinação alguma. Logo, não é usado porque não parece autêntico. Um concerto só é completo com todos os instrumentos e seus respectivos erritos de tempo e tom.

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #18 Online: 25 de Novembro de 2008, 08:42:17 »
Quatro anos de debates, 33 páginas. Será que ainda vão encontrar alguma novidade?
Coisas simples, como as que eu disse no post primario, são "deixadas de lado" como prova este tópico. Se observar, discutem quase nada ou nada, sobre o que eu falei.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 25 de Novembro de 2008, 08:56:55 »
Pergunta simples...

De que preciso ser salvo?  :confuso:

Quem é que me "condenou"? :confuso: :confuso:

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #20 Online: 25 de Novembro de 2008, 10:43:59 »

../forum/topic=2755.0.html

Como eu não tenho paciência de ler aquilo, já falaram de Jonas e da baleia? :histeria:

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #21 Online: 25 de Novembro de 2008, 10:47:50 »
Sua missão era outra.

É Jetro,

Com respostas do tipo " SUA MISSÃO ERA OUTRA" ( Com voz cavernosa) fica difícil levar a sério!

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 25 de Novembro de 2008, 11:39:02 »
1-Isso mostra autenticidade.

2-Sua missão era outra.

3-Dilúvio foi local e não global.

4-A mensagem Biblica é que existe um lugar "Bom" e outro "Ruim".

5-Informe-se mais... sugestão: Leia "O Jesus Histórico" de Otto Borchert.

6-...Que vença a verdadeira. (somos 50% da humanidade)

Errado...

1- mostra que cada um contou uma estorinha diferente...Quem estava certo?? textos conflitantes no mesmo livro...A biblia não é confiavel nem como documento historico

2- Sua missão era outra e voce está em pecado porque não segue o leviticos...ele está valendo ainda pois o personagem jc não as aboliu...Então sua colocação é que a biblia não tá valendo mais.

3- Errado. O unico diluvio "local" que ocorreu aconteceu uns 4000 anos antes da concepção da biblia..e o livrinho diz que o diluvio foi universal

4- Errado. Na biblia não existe menção de um lugar como o inferno que foi inventado posteriormente. Em copta e grego á apenas referencia a lugares onde se enterram os mortos ou onde seus restos são deixados

5- Errou de novo. Sou suficientemente informado...Se voce quizer saber de historia antiga procure profissionais da area, arqueologos, historiadores...não escritores crentes cujas ideias não comprovadas não encontram respaldo no meio cientifico.  Te aconselho a estudar mais, publicações serias com referencias.

6- A verdadeira é o culto a Isis, do Egito, visto que veio primeiro...A biblia é um copy/paste descarado de mitos de varios povos antigos, voce não refutou isso e ignorar não vai fazer esse fato desaparecer...
 E corrigindo, não-cristãos perfazem mais ou menos 5 bilhoes de pessoas, voces são uns 2 bilhões. Se voce for analisar a "veracidade" de uma religião por numero de seguidores, então os islamicos estão em vantagem...Logo atras dos cristãos estão os indus em numero de seguidores...  Esse foi um tipico apelo ao numero, falacia primaria...

Bom, devidamente refutadas suas colocações...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 25 de Novembro de 2008, 12:37:27 »
...Que vença a verdadeira. (somos 50% da humanidade)
Os cristãos formam apenas 1/3 da humanidade (e estão divididos em dezenas de milhares de seitas incompatíveis).

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 25 de Novembro de 2008, 12:41:30 »
4- Errado. Na biblia não existe menção de um lugar como o inferno que foi inventado posteriormente. Em copta e grego á apenas referencia a lugares onde se enterram os mortos ou onde seus restos são deixados
Quando se diz que Jesus desceu aos infernos, significa que ele foi ao lugar onde ficavam os mortos, bons e maus, e levou os bons com ele para o céu.
E, a partir daí, os bons não mais ficariam nessa vala comum por causa do sacrifício de Jesus.

O inferno cristão foi criado com base no inferno egípcio e grego. E o diabo evoluiu de um carcereiro de Deus até se tornar o Grande Adversário.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!