Autor Tópico: Contradições da Bíblia - o tópico dos leigos  (Lida 27244 vezes)

Offline calvino

• Nível 37
  • *
Re: Contradições da Bíblia - o tópico dos leigos
« Resposta #325 Online: 05 de Janeiro de 2009, 11:14:20 »
Olá!
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #326 Online: 27 de Janeiro de 2009, 00:30:59 »
Eu conheço pessoalmente apenas um com quem me atrevo a discutir por saber que minhas palavras não serão distorcidas ou ignoradas. Mais ainda, por saber que a posição filosófica dele é de poder aprender comigo, assim como a minha é de aprender com ele. Afinal, sempre teremos algo a aprender.

Na época em que nos conhecemos, no fórum da (quase ex)finada STR, ele era apenas um aluno do seminário metodista e eu aluna de mestrado em genética e evolução. Hoje ele é pastor, eu pós-doc na minha área. E desde aquela época somos amigos. Alguns que estão lendo isso já devem ter se lembrado do Maykon. Pois bem... fora ele, TODOS os outros que passaram pelo fórum da STR e por aqui são piadas de mal gosto. Uns se fazendo teístas para rirem da "ateuzada", outros tão cegos que não poderiam nem indicar o caminho para um estranho na rua...

Nina, quanto tempo! Que saudade de você e do Rubens!

Fico feliz em se lembrar de mim assim. Eu também lembro de vocês com carinho e alegria, das nossas conversas espontâneas e sem vontade de catequização, de parte a parte.

Eu estou meio sumido porque minha vida está para dar uma mudança razoavelmente grande. Estou para assumir uma igreja em Jequié, na Bahia. Quando chegar pór lá e a sra internet estiver devidamente instalada eu volto.

Estou desde o meio de novembro vendo isso, que foi quando deixei de participar ou pelo menos visitar mais este nosso fórum....

Abraços para todos.

Caracas, quem é vivo sempre aparece, não é o que dizem?!!

Seja sempre bem-revindo! :D

Também estou um pouco off, mas a gente se esbarra... e boa sorte com a baianada!  :hihi:
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #327 Online: 27 de Janeiro de 2009, 00:32:10 »
Ah! E eu estudava em um seminário presbiteriano, e não metodista...

Sorry... :P
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Acid Mood

• Nível 00
  • *
« Resposta #328 Online: 27 de Janeiro de 2009, 21:47:59 »
Você como religioso tem a liberdade de dizer o que pensa devido ao laicismo propugnado por aqueles que não possuem religião. Um estado no qual prevalece a literação dos textos bíblicos impediria dizer o que você diz ou o  que eu digo, nego ou afirmo. Um estado teocrático não só restringe os direito de opinião, a livre escolha de seus representantes, e todas as garantias dos direitos individuais como impede o homem de  exercer um ato de fé diferentemente da sua convicção pessoal de crença.

Atos de fé em por sí não são admitidos contradições embora elas sejam contraditórias a olhos mais imparciais. Faço referência a um estado teocrático pelo que sabemos que tudo na vida é regido pelo livro sagrado. O ato de fé é levado às últimas consequências doa a quem doer. Este ato é passível de melhorias ? Creio que não. Na técnica podemos melhorar coisas por que sabemos que podem ser imperfeitas, podemos refazer os erros de coisas criadas por nós porque sabemos que somos imperfeitos e que erramos. Diferente de um livro considerado santo o qual impõe suas regras de conduta a todos indiferentemente às concições de cada um, os erros são pecados. Os erros humanos e os seus  descaminhos são tidos como o preço ao homem iníquo. Mas as mãos dos escribas cuidaram para que os textos da bíblia sejam à prova de seus próprios erros.

Se ela, a bíblia os contém é culpa do homem. Então, o homem pode pedir perdão pelos seus erros, e não os erros que seus escribas por conveniências atribuem ao pecador. Não podemos inverter este ônus dos erros.

Não seria necessário dizer o que provocou a inquisição ou tormentos gerenciados por seus papas católicos justamente por ter a bíblia a sua doutrina e seus mandamentos. Os designatários de deus e suas ordens provocaram massacres, perseguições embora um dia também terem sido perseguidos, mas nunca mataram tanto. Haja visto o massacre dos huguenotes na frança na noite de são bartolomeu, as cruzadas e o genocídio dos praticantes do islã pelos templários e outras matilhas de cristãos cruzados quando tomaram jerusalém  no século XIII.

Se houveram erros humanos estes erros foram estimulados, provocados pelo seu guia. A bíblia é tida como um guia moral e sendo assim, não pode ser passível de correções pois isto seria transgredir as regras obtidas por deus, o mesmo deus que é imutável e eterno. A falácia da falsa analogia é  flagrante quando cita coisas feitas pelos homens e algo que e proveniente do sagrado. 

Acceptans actum, cum omnibus suis qualitatibus acceptare videtur

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!