Autor Tópico: Contradições da Bíblia - o tópico dos leigos  (Lida 27235 vezes)

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
Re: Contradições da Bíblia - o tópico dos leigos
« Resposta #100 Online: 27 de Novembro de 2008, 12:32:02 »
Bom segundo o seu tópico, devemos deixar tudo de ruim de lado e pegar apenas uma meia dúzia de frases, que você considera o cerne da bíblia, e concordar que essa meia dúzia de frases não tem contradições....

Desse modo eu justifico até o Mein Kampf .
Negativo. Tudo deve ser observado e questionado para compreensão. No entanto, o que digo é que existe uma mensagem central de extrema e única importância para o que este Livro se propôs. O resto é história, ponto de vista de autores, etc... Você já percebeu a quantidade de coisas que temos que extrair da fruta e ações trabalhosas para se obter o Café? Nada é de mão beijada meu amigo. COmpreender a Bíblia é poara quem se esforça muito.

Mein Kampf idem....

Talvez não haja contradições na ótica doentia do Adolfinho. mas isso está fora do topico.
Não está! É uma comparação valida se estamos tomando os mesmos parametros...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #101 Online: 27 de Novembro de 2008, 12:48:13 »
Nada contra falarem... O que me espanta e a "disposição" que eles tem de assumir a obra monumental de explicar aos incréus TODA a escritura... Com ares de profetas. Coisa de Isaías e CIA. Fernando, não tem umas passagens lá contra os falsos profetas?
Há trechos contra qualquer profeta. Depois de uma certa época, parece que os profetas caíram no descrédito.
Tenho que achar quais são.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #102 Online: 27 de Novembro de 2008, 12:51:26 »
“Antes de tudo, sabei que nenhuma profecia da Escritura é
de interpretação pessoal”.
Sim. Porque as coisas divinas se discernem espiritualmente. Mas isso não está em questão neste tópico.
Claro que está, já que suas "explicações" para as contradições se baseiam em interpretações convenientes, em vez de aceitar que vale o escrito.

E o que é "discernir espiritualmente" ?

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
    • Executa - Sistemas Online
« Resposta #103 Online: 27 de Novembro de 2008, 13:04:02 »
Ai é que esta a questão, ambos são livros doentios, cheios de podridão, mas se o cara for um crédulo fanático, consegue achar uma frase boa , ai se apega a ela e ignora todas as outras barbaridades contidas no livro.
O conteúdo não está em questão. Eu acredito no que bem entender e você também.
"Um pouco de ciência nos afasta de Deus. Muito, nos aproxima." Louis Pasteur

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #104 Online: 27 de Novembro de 2008, 13:05:29 »
Não está! (Fora do tópico) É uma comparação valida se estamos tomando os mesmos parametros...
Qual é o tópico mesmo? você se lembra? pode repetir?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #105 Online: 27 de Novembro de 2008, 13:17:37 »
Jetro, o que estamos dizendo é que a premissa do seu tópico é tão estreita que só cabe como resposta o que você quiser ouvir.

Seria a mesma coise se eu escrevesse um livro contando que maria foi a feira de mil maneiras diferentes,em uma ela vai de carro, na outra ela vai a pé, em outra de ônibus, e numa ela compra banana e na outra maçã e numa terceira ela compra caqui,numa outra dizendo que ela não comprou nada, cada uma contradizendo a outra, mas afirmasse que não existe contradição porque em todas as histórias Maria foi a feira.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #106 Online: 27 de Novembro de 2008, 13:19:33 »
Claro que está, já que suas "explicações" para as contradições se baseiam em interpretações convenientes, em vez de aceitar que vale o escrito.
E o que é "discernir espiritualmente" ?
Tomo por base o que está escrito SIM! Mas como um todo e não trechos isolados como o tópico que critico se propôs.

Como você "discerne" o Amor?

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #107 Online: 27 de Novembro de 2008, 13:22:50 »
Jetro, o que estamos dizendo é que a premissa do seu tópico é tão estreita que só cabe como resposta o que você quiser ouvir.

Seria a mesma coise se eu escrevesse um livro contando que maria foi a feira de mil maneiras diferentes,em uma ela vai de carro, na outra ela vai a pé, em outra de ônibus, e numa ela compra banana e na outra maçã e numa terceira ela compra caqui,numa outra dizendo que ela não comprou nada, cada uma contradizendo a outra, mas afirmasse que não existe contradição porque em todas as histórias Maria foi a feira.
É exataments isso meu amigo.
Assim como o foco da mensagem da "maria foi a feira" é "Maria foi à Feira" o foco da mensagem da Bíblia é o "Plano de Salvação" e suas vias. QUem foi o pai de Jesus, Quem mandou a ursa matar 45 crianças... etc.. etc...São fatos paralelos e não podem comprometer o conteúdo central.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #108 Online: 27 de Novembro de 2008, 13:27:04 »

É exataments isso meu amigo.
Assim como o foco da mensagem da "maria foi a feira" é "Maria foi à Feira" o foco da mensagem da Bíblia é o "Plano de Salvação" e suas vias. QUem foi o pai de Jesus, Quem mandou a ursa matar 45 crianças... etc.. etc...São fatos paralelos e não podem comprometer o conteúdo central.

O problema é que de tantas contradições os autores e a história fica sem crédito.Vira promessa de político, algumas PODEM até ser verdade, mas de tantas mentiras elas se perdem no vento...
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #109 Online: 27 de Novembro de 2008, 13:28:15 »
Entendam que quando um artista pinta um quadro "Inspirado em alguém" existem algumas pinceladas erradas, outras borram até a margem, mas a mensagem central é passada quando se olha de longe.
Olhar detalhes de histórias pequenas dentro da Bíblia é o mesmo que analizar uma pintura com uma Lupa.

Vocês conseguem compreender isto?

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #110 Online: 27 de Novembro de 2008, 13:29:26 »
Eu acredito no que bem entender e você também.
O que de longe não é prova nenhuma de que aquilo em que você acredita seja o certo (assim como o que acredito). Para ser considerada uma explicação satisfatoria é necessario que se cumpra com rigor algumas exigencias. A opinião pessoal não ajuda em nada a se provar qualquer coisa.
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #111 Online: 27 de Novembro de 2008, 13:33:50 »
Entendam que quando um artista pinta um quadro "Inspirado em alguém" existem algumas pinceladas erradas, outras borram até a margem, mas a mensagem central é passada quando se olha de longe.
Olhar detalhes de histórias pequenas dentro da Bíblia é o mesmo que analizar uma pintura com uma Lupa.

Vocês conseguem compreender isto?

Não Jetro, o que eu vejo são duas pinturas de mulheres, uma do Da Vinci e uma do Picasso e nenhuma das duas tem o mesmo significado,o único fato que as une é que são pinturas de mulheres...

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #112 Online: 27 de Novembro de 2008, 13:34:21 »
O problema é que de tantas contradições os autores e a história fica sem crédito.Vira promessa de político, algumas PODEM até ser verdade, mas de tantas mentiras elas se perdem no vento...

Entendo sua ótica.

Porém, se me enviarem uma mensagem dizendo: "...Jetro Bernardino da Silva, filho da dona Sena, você está Cendo caSSado de forma que fique ateMto porque está correndo rico de vida."

Mesmo eu sendo Jetro Bernardo de Sousa Junior e minha mãe Selma Kaizer, e além de todos os erros de escrita, acredite que eu ficarei atento. Seria inconsequencia não relevar a mensagem por causa dos erros.

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #113 Online: 27 de Novembro de 2008, 13:36:52 »
O que de longe não é prova nenhuma de que aquilo em que você acredita seja o certo (assim como o que acredito). Para ser considerada uma explicação satisfatoria é necessario que se cumpra com rigor algumas exigencias. A opinião pessoal não ajuda em nada a se provar qualquer coisa.
É certo que todos entendem que a mensagem principal da Bíblia é o "Plano de Salvação" e não, quem foi o pai de quem... etc...   ..e, eu não estou aqui para provar que a Biblia fala a verdade. Por favor entenda isso.

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #114 Online: 27 de Novembro de 2008, 13:38:33 »
Não Jetro, o que eu vejo são duas pinturas de mulheres, uma do Da Vinci e uma do Picasso e nenhuma das duas tem o mesmo significado,o único fato que as une é que são pinturas de mulheres...
Isso é a sua ótica Mas, será que Picasso e Da Vinci diriam o mesmo?

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #115 Online: 27 de Novembro de 2008, 13:38:46 »
Pena que a questão não é tão simples quanto erros de grafia. Uma bíblia errada não pode ter vindo de um deus perfeito. Taí o problema.

A analogia não é coerente.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #116 Online: 27 de Novembro de 2008, 13:39:52 »
Pena que a questão não é tão simples quanto erros de grafia. Uma bíblia errada não pode ter vindo de um deus perfeito. Taí o problema.

Você conhece alguma coisa perfeita? por favor nos apresente-a.

"Erros são atributos da perfeição". Creia nisso.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #117 Online: 27 de Novembro de 2008, 13:41:39 »

as obras de deus?!?! A palavra de deus?!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #118 Online: 27 de Novembro de 2008, 13:43:39 »

O Plano de Deus é perfeito. Mas nele, existe o erro e a dúvida. Porque sabemos, que a dúvida nos faz buscar e crescer.

Já ouviu falar na modalidade "100m com barreira" ?

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #119 Online: 27 de Novembro de 2008, 13:44:43 »
Vou parar um pouco por enquanto... preciso trabalhar...
Abraço a todos... logo postarei as respostas pertinentes.

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
  • Disculpen las molestias, esto es una revolución.
« Resposta #120 Online: 27 de Novembro de 2008, 16:26:18 »

O Plano de Deus é perfeito. Mas nele, existe o erro e a dúvida. Porque sabemos, que a dúvida nos faz buscar e crescer.

Já ouviu falar na modalidade "100m com barreira" ?

Diante da presente colocação nada me resta do que convidá-lo a participar de meu tópico ( cujo o apelido que coloquei é " O Unificador".
../forum/topic=18407.0.html#msg387901
  Suas contribuições serão mais apreciadas lá!

Abraço!
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #121 Online: 27 de Novembro de 2008, 17:08:45 »
Diante da presente colocação nada me resta do que convidá-lo a participar de meu tópico ( cujo o apelido que coloquei é " O Unificador".
  Abraço!
Andei dando uma olhada...
Mas amigo, eu gosto da coisa "bem focada" para que haja conclusão.
Do jeito que você o construiu, vai virar uma baderna e ninguem ira entender nada.
Acho que vc deveria fazer uma enquete sobre qual tema é mai spolêmico, tipo assim uma dúvida acerca da autenticidade da Biblia.. talvez... e assim, dialogaríamos sobre este aspecto até que o seja definido.

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #122 Online: 27 de Novembro de 2008, 17:12:00 »
Porém, a fim de obter uma melhor "Imagem" deste fórum Ateu, eu gostaria de terminar o que comecei.
Se voceês observarem os posts deste tópico, verão que fui "afunilando" as arestas a fim de manter o foco principal até que não houvesse quase refutações, e por fim, as citações foram estancando e pelo visto irão chegar a zero sem uma conclusão. 

Peço, se eu falei alguma coisa sem sentido, no tocande ao POST PRIMARIO, que me seja revelada. Em caso de um "silêncio" coletivo, eu concluirei que a minha teoria proposta foi aceita.

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
  • Disculpen las molestias, esto es una revolución.
« Resposta #123 Online: 27 de Novembro de 2008, 17:12:54 »
  Abraço!
Andei dando uma olhada...
Mas amigo, eu gosto da coisa "bem focada" para que haja conclusão.
Do jeito que você o construiu, vai virar uma baderna e ninguem ira entender nada.
Acho que vc deveria fazer uma enquete sobre qual tema é mai spolêmico, tipo assim uma dúvida acerca da autenticidade da Biblia.. talvez... e assim, dialogaríamos sobre este aspecto até que o seja definido.

Vira baderna não,  No início o pessoal fica meio alvoroçado, mas depois vai acalmando e as colocações vão ficando mais ponderadas.

Aparece por lá, de vez em quando!

Abraço

“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #124 Online: 27 de Novembro de 2008, 17:35:26 »
Aparece por lá, de vez em quando!
Vou aparecer sim...
Sabe Lord... Acho que vou entrar num corredor polonês... he he he

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!