Veja só Renato T, no caso do Brasil
Temos um governo corrupto, empresários espertos, juízes em pedestais que vendem sentenças, e um povo louco para fazer parte da esbornia. E a culpa é dos EUA.
A tarefa é nossa, a missão é nossa e reconhecer isto é parte fundamental da mudança de um país.
Os países ficam ricos por causa de sua capacidade de planejamento e de organização, do respeito que tem as leis, e também, óbvio, da maneira como fazem seus negócios.
Um ponto para você levar em consideração: Todos os países querem tirar vantagens um dos outros. Isto é humano, não tem nada a ver com o capitalismo e socialismo. Então, os EUA geram mais ruido em suas relações comerciais porque são o maior país e seus interesses são sentidos mais facilmente. A diferença entre um país imperialista e um não imperialista é simplesmente sua condição de exercer o poder.
O império americano tem seu componente saudável, pode ter certeza disso, e na história das ditaduras da américa latina, o papel deles é supervalorizados. A queda do incompetente do Allende teve muito mais a ver como o apoio brasileiro (e a burrice do Allende) do que propriamente dos EUA. A queda do Janio foi uma sucessão incrível de enganos, e como disse a revista cruzeiro em sua manchete, ele "Caiu de Burro".
Tendo isso em mente, é importante perceber o grau de evolução que temos tido, as regulamentações, leis internacionais, meio ambiente, estamos longe do que precisamos, mas sempre caminhando.