Autor Tópico: Futebol 2009  (Lida 52381 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline André Luiz

  • Nível 38
  • *
  • Mensagens: 3.657
  • Sexo: Masculino
    • Forum base militar
Re: Futebol 2009
« Resposta #225 Online: 24 de Março de 2009, 17:08:11 »
Faço minhas, as palavras do Mauro Betting

"Os campeões do Robertão podem e devem ser campeões brasileiros reconhecidos pela CBF, Fifa, Liga da Justiça, quem mais quiser.

Mas, os da Taça Brasil, para este humilde escriba, não.E já respondendo a vários questionamentos feitos:

1. Não é desmerecer a Taça Brasil, muito menos seus campeões.

2. Bahia, Santos, Palmeiras, Cruzeiro e Botafogo tinham equipes para ganhar tudo que disputassem. Foi o maior Bahia de todos os tempos, o maior Santos da riquíssima antologia (para não dizer o maior time da história na primeira metade dos anos 60), foi o melhor Cruzeiro desde a fundação, um dos melhores Botafogo e Palmeiras de todos os tempos e campos.

Como o Flamengo da metade dos anos 50, o Expresso da Vitória vascaíno dos anos 40-50, o Rolo Compressor colorado, a Máquina do São Paulo dos anos 40, o Corinthians do início dos anos 50. Enormes times que não foram “campeõess nacionais” por falta de um torneio.

O que não tira o mérito de nenhum deles. Até porque a bola os reconhece como gigantescos campeões de todos os tempos e campos. Que não precisam de chancela de uma entidade que não dá pelota para a própria história. Ou a reescreve a partir de conveniências, não convivências."

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re: Futebol 2009
« Resposta #226 Online: 24 de Março de 2009, 18:50:42 »
Clubes apresentam argumentos para unificação de títulos brasileiros a partir de 1959

História dos títulos nacionais antes de 1971 é confusa, mas explicações foram feitas nesta terça-feira; entenda o movimento e tire suas dúvidas sobre o assunto

Na tarde desta terça-feira, seis clubes brasileiros iniciaram um movimento amplo com uma meta ambiciosa: unificar os títulos brasileiros a partir de 1959, juntando Robertão, Taça Brasil e Campeonato Brasileiro. Mas esta não será uma missão fácil, principalmente porque a história destas conquistas é confusa e até desorganizada em alguns pontos.

O jornalista Odir Cunha foi quem aceitou este complicado desafio ao elaborar o livro “Dossiê - Unificação dos títulos brasileiros a partir de 1959”. Com 200 páginas, a obra tenta esclarecer todas as dúvidas e confusões.

A idéia do projeto surgiu há dois anos, foi tocada por José Carlos Peres, superintendente de futebol do Santos, e se intensificou nos últimos 8 meses. Agora, ele será apresentado para a CBF, que vai avaliar a ideia.

Na tarde desta terça-feira, junto com cinco representantes dos clubes (Zezé Perrela, do Cruzeiro, faltou), Odir fez uma apresentação com todos os argumentos elaborados para justificar a unificação dos títulos. Veja alguns deles abaixo:

Taça Brasil x Copa do Brasil
Há quem diga que a Taça Brasil não poderia ser considerada um campeonato brasileiro simplesmente porque ela era disputada no modelo de mata-mata, idêntica ao formato adotado atualmente pela Copa do Brasil.

Os seis clubes brasileiros rejeitam esta idéia e consideram este fato uma “comparação sem sentido”.

O livro explica que são competições totalmente diferentes desde o seu objetivo inicial: a Taça Brasil foi criada para ser a única competição nacional naquela época. Já a Copa do Brasil não passa de uma alternativa para dar chances aos pequenos clubes que não participam do Campeonato Brasileiro.

Já o sistema de disputa só é igual porque na década 60 sequer existiam pontes aéreas no país, o que dificultava um campeonato por pontos conrridos, por exemplo. Luiz Gonzaga Belluzzo, presidente do Palmeiras, é breve e objetivo sobre o assunto: "Não é porque você mudou o formato que você pode anular o que já aconteceu".

Além disso, outras diferenças são apontadas: na Taça, apenas clubes campeões estaduais participavam. Na Copa, alguns times são simplesmente convidados a jogá-la. Na Taça, 100% das vagas brasileiras na Copa Libertadores da América eram definidas. Na Copa, apenas 20%.

CBD x CBF
Apenas competições organizadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) podem ser consideradas como campeonatos brasileiros? Odir Cunha discorda e explica que a CBF só foi fundada em 1979. Se fosse assim, títulos de 1971 a 1978 também não poderiam ser considerados campeonatos brasileiros, assim como a Taça Brasil e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa.

Antes de 79, quem organizava tudo era a Confederação Brasileira de Desportes (CBD). Foi ela quem conquistou três Copas do Mundo que hoje são incorporadas ao salão de troféus da CBF. O dossiê quer que a entidade faça o mesmo agora: assuma que aconteceram competições nacionais importantes antes de sua fundação.

"Santos é pentacampeão do Brasil com gol de Pelé"
(pôster de A Gazeta Esportiva em 1965)


Duas competições no mesmo ano
A Taça Brasil e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa aconteceram no mesmo ano em duas oportunidades: em 1967 e em 1968. Em 67, o Palmeiras faturou os dois títulos. Em 1968, o Santos ganhou um (“Robertão") e o Botafogo o outro.

E agora? Existiu um campeonato mais importante? Como resolver esta questão? A sugestão dada pelos clubes é que sejam reconhecidos dois campeões brasileiros no mesmo ano. Sendo assim, o Palmeiras ficaria, sim, com dois títulos em 67. O que já aconteceu em outras oportunidades no futebol, como o Mundial de 2000 e anualmente na Argentina, com os Torneios Clausura e Apertura.

Odir entende que “este detalhe não prejudica a história”. Para ele, acreditar que isto pode atrapalhar a unificação dos títulos é um erro: “É pensar muito pequeno. Está na hora de somar”, denfedeu.

Imprensa
Os jornais da época eram taxativos: Bahia, Palmeiras, Santos, Cruzeiro, Botafogo e Fluminense foram campeões brasileiros. O dossiê levantou inúmeras manchetes da época que provavam tal fato. Páginas antigas de vários veículos foram mostradas na apresentação do “Dossiê”: A Gazeta Esportiva, Folha de S. Paulo, Jornal da Tarde, Placar, entre outros. "Os títulos afirmavam quem ganhava como o melhor time do Brasil". 

Na principal delas, há uma entrevista de João Havelange (ex-presidente da CBD) para Ney Bianchi, jornalista da revista Manchete. Nela, a criação da Taça Brasil, em 1959, é considerada uma “nova revolução”.

"O Cruzeiro é o novo campeão do Brasil, campeão épico e digno"
(Jornal dos Sports em 1966)

Nomenclatura
Poucos times que hoje são campeões brasileiros ganharam realmente uma competição chamada “Campeonato Brasileiro”. Este nome só foi adotado a partir de 1989. Antes disso, outras alcunhas foram utilizadas para definir o melhor time do país: Campeonato Nacional, Taça de Ouro e Copa União são alguns exemplos. Depois disso, em 2000, o torneio voltou a mudar de nome para Copa João Havelange. O Vasco venceu naquele ano e foi considerado normalmente "campeão brasileiro".

Sendo assim, Odir Cunha entende que este não é um motivo para que a Taça Brasil e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa sejam ignorados. Para ele, “taça”, “copa”, “campeonato” são palavras de igual sentido, que levam à mesma coisa: competição.

Exemplo europeu
A pesquisa do dossiê não ficou presa apenas ao Brasil. Ela foi buscar exemplos em outros países para justificar sua conclusão. Segundo ele, na Espanha, na França, na Itália, entre outros países, todos campeões nacionais são reconhecidos atualmente. E esta legitimidade acontece independentemente do formato das competições.

Na França, até campeonatos disputados com gramados em tamanhos e condições irregulares são contabilizados normalmente. Na Argentina, competições que envolviam apenas times de Buenos Aires também são legítimos títulos nacionais.

"O Flu é campeão do Brasil"
(Capa da revista Placar em 1970)

Craques
Se hoje um estrangeiro pesquisar quantas vezes Pelé foi campeão brasileiro, ele descobrirá que o Rei nunca conseguiu este título. É de se lamentar não apenas pelo craque santista, mas por outros grandes nomes do futebol brasileiro. A inteção é mudar isso.

Na apresentação do livro, diversos ídolos foram lembrados: Djalma Santos, Nilton Santos, Jairzinho, Coutinho, Ademir da Guia, Tostão, Zito, entre outros. Todos eles têm a chance de, oficialmente, dizerem que são legítimos campeões brasileiros.

Com todos argumentos apresentados acima, Odir Cunha é contundente na conclusão: "Não há argumento lógico para a CBF não unificar os títulos”.

http://esporte.ig.com.br/futebol/2009/03/24/clubes+apresentam+argumentos+para+unificacao+de+titulos+brasileiros+a+partir+de+1959+5012947.html


Veja como ficaria a lista de campeões brasileiros

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Sr. Bradley P. Richfield

  • Nível 20
  • *
  • Mensagens: 614
  • Sexo: Masculino
Re: Futebol 2009
« Resposta #227 Online: 25 de Março de 2009, 16:47:22 »
Eu ainda acho que seria melhor os clubes se preocuparem em conquistar titulos no futuro do que no passado.
"O problema da internet é que ninguém sabe quando as citações realmente pertencem a quem se atribui." -- Abraham Lincoln

Offline Týr

  • Nível 36
  • *
  • Mensagens: 3.126
  • Sexo: Masculino
  • ?
    • »Costa Advocacia«
Re: Futebol 2009
« Resposta #228 Online: 25 de Março de 2009, 19:43:59 »
Como se pode ser campeão de um torneio antes mesmo dele existir?

Santos, Palmeiras, Fluminense e outros clubes foram campeões nacionais sim! Mas não campeões do CAMPEONATO BRASILEIRO, que só existe desde 1971. Esses clubes foram campeões nacionais pelos Torneios Roberto, Taça Brasil, assim como o Flamengo é campeão da Copa União.

Campeões de torneios nacionais sim! Mas dos Brasileirão jamais antes do Galo.

Eu ainda acho que seria melhor os clubes se preocuparem em conquistar titulos no futuro do que no passado.
Só se for em outro país, porque aqui existe o SPFC.

Offline Gaúcho

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.288
  • Sexo: Masculino
  • República Rio-Grandense
Re: Futebol 2009
« Resposta #229 Online: 25 de Março de 2009, 22:54:17 »
Eu acho uma atitude tão tosca. Eu, como torcedor de determinado clube, não ia ficar mais ou menos feliz com esses títulos toscos.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline André Luiz

  • Nível 38
  • *
  • Mensagens: 3.657
  • Sexo: Masculino
    • Forum base militar
Re: Futebol 2009
« Resposta #230 Online: 26 de Março de 2009, 08:19:24 »
É só um ajuste historico, ninguem vai sair na rua pra comemorar isso.

O que deve ser considerado é o formato do campeonato e nao o nome do mesmo, se for assim ate a Copa Joao Havelange do Vasco pode ser questionada 

O futebol no Brasil a epoca ja era bem profissional e ja eramos tri campeos mundias, ninguem esta tentando resgatar titulos da decada de 20

No mais, eu penso que o Roberto Gomes Pedrosa, na Época foi feito como Campeonato Brasileiro. Ai depois que deu certo, mudaram o nome, e até hoje fica-se dizendo que aqueles 4 primeiros anos eram de teste...

Teste ou não, a regra era a mesma, então era o mesmo campeonato.

Já a Taça Brasil sim, é um caso a se pensar!

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re: Futebol 2009
« Resposta #231 Online: 30 de Março de 2009, 16:20:32 »
Um texto irônico sobre o assunto que li hoje. Não sei de quem é a autoria, mas obviamente é de um são-paulino.

Citar
ATENDENDO A PEDIDOS, SEGUE ABAIXO O NOVO DOSSIÊ:

MARÇO DE 2009: Palmeiras, Santos, Cruzeiro, Fluminense, Botafogo e Bahia entram com um dossiê pleiteando o reconhecimento dos títulos da Taça Brasil e Robertão. CBF promete analisar.

DEZEMBRO DE 2009: SÃO PAULO F.C. conquista o Brasileirão pela 7ª vez. Assunto “dossiê” volta a ganhar fôlego.

MAIO DE 2010: CBF reconhece os títulos da Taça Brasil e Robertão. Com isso, Santos e Palmeiras passam à frente (8 títulos) do São Paulo (7 títulos). Torcedores do Santos e Palmeiras saem às ruas em comemoração, engrossados pela torcida corinthiana, que embora não tenha sido beneficiada pela decisão, vê na situação uma forma de cutucar o Maior do Mundo, que já caminha para sua 5ª libertadores. ”Jogamos água no chope deles”, comemora Andrés Sanches.

DEZEMBRO DE 2010: SÃO PAULO F.C. fatura 8º título Brasileiro, igualando-se aos 8 títulos de Palmeiras e Santos. Rivais já articulam movimento para inclusão dos títulos da Copa do Brasil ao cartel de títulos do Brasileirão.

JUNHO DE 2011: O Robertão era também conhecido como Taça de Prata. Ao saber disso, Juventus/SP também quer ser campeão brasileiro, pois ganhou um torneio chamado Taça de Prata em 1982.

DEZEMBRO DE 2011: SÃO PAULO F.C. fatura 9 título Brasileiro, tornando-se o maior campeão brasileiro de todos os tempos. Palmeiras tenta mais uma vez, sem sucesso, o reconhecimento pela FIFA do título da COPA FAX 1951.

ANO DE 2015: Com o SPFC acumulando 12 títulos brasileiros, rivais do Rio e de SP se articulam para obter da CBF o reconhecimento dos títulos do torneio Rio-São Paulo como títulos nacionais. Clubes de outras regiões do país alegam discriminação e pleiteiam reconhecimento também das Copas do Nordeste, Copa Sul-Minas, Copa Centro-Oeste, Copa Norte e Torneio do Povo.

ANO DE 2016: CBF anuncia que todas as Copas do Brasil, Copas do Nordeste, Copa Sul-Minas, Copa Centro-Oeste, Copa Norte e Torneio do Povo também valerão como Campeonatos Brasileiros. "Desta vez ferramos o São Paulo”, comemora J.Hawilla da Traffic.

ANO DE 2018:Palmeiras tenta mais uma vez, sem sucesso, o reconhecimento pela FIFA do título da COPA FAX 1951.

ANO DE 2019: Taquaral f.c. do Jardim Primavera tenta na CBF o reconhecimento do título Mundial de 1986. ”Enviamos convites para Real Madrid, Milan e Manchester United. Como eles não vieram jogar, ganhamos todos os jogos por W.O. e fomos campeões mundiais invictos”.

ANO DE 2025: Com 23 títulos, o SÃO PAULO F.C. ultrapassa todos os rivais e torna-se o maior campeão brasileiro da história.

ANO DE 2027: Corinthians pleiteia na CBF a inclusão de todos os seus títulos de campeão do paulistinha no cartel de campeonatos brasileiros. Para ganhar mais um fôlego, também inclui no pedido a inclusão das Copinhas SP de futebol junior.

ANO DE 2028: Alegando discriminação, todos os demais clubes de outros estados querem ter seus títulos estaduais incluídos. CBF reconhece os títulos e o ABC/RN torna-se o maior campeão nacional do país.

ANO DE 2051: Palmeiras tenta mais uma vez, sem sucesso, o reconhecimento pela FIFA do título da COPA FAX 1951. ”É ano de centenário, agora vai…”, diz Luxemburgo Filho, presidente do Palmeiras.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Sr. Bradley P. Richfield

  • Nível 20
  • *
  • Mensagens: 614
  • Sexo: Masculino
Re: Futebol 2009
« Resposta #232 Online: 31 de Março de 2009, 02:54:30 »
O que deve ser considerado é o formato do campeonato e nao o nome do mesmo, se for assim ate a Copa Joao Havelange do Vasco pode ser questionada 

Se for pelo formato do campeonato, então teria que contar a partir de 2003 quando começaram os pontos corridos.
"O problema da internet é que ninguém sabe quando as citações realmente pertencem a quem se atribui." -- Abraham Lincoln

Offline Aronax

  • Nível 27
  • *
  • Mensagens: 1.339
  • Sexo: Masculino
Re: Futebol 2009
« Resposta #233 Online: 31 de Março de 2009, 17:40:42 »
 Escolher 11 nomes em 100 anos de história é uma missão quase impossível. Ainda assim, o  Terra conta, na semana especial do centenário do Internacional, quais foram os prováveis melhores jogadores que vestiram a camisa colorada.

Leia um pouco mais sobre cada um dos ídolos:

Manga - goleiro

Um dos maiores goleiros da história do futebol brasileiro, Manga construiu parte de sua brilhante trajetória com a camisa do Inter. Camisa 1 da equipe bicampeã brasileira de 75-76, formou uma das maiores defesas que o clube já teve, com Cláudio, Figueroa, Marinho Peres e Vacaria. Ágil e discreto, ele era elástico embaixo dos paus e ainda causou polêmica, depois, quando se transferiu para o Grêmio, quebrando um acordo informal entre os clubes de não contratar jogadores do rival.

Paulinho - lateral-direito

Lateral-direito do Rolinho, time que sucedeu o Rolo Compressor, Paulinho é escolha praticamente unânime entre os jogadores de sua posição que já vestiram a camisa do Inter. Tricampeão gaúcho em 51-52-53, foi reserva de Djalma Santos na Copa de 54 e se destacava, sobretudo, por seu marcante senso de liderança, o que lhe valeu o apelido de Capitão Piranha.

Gamarra - zagueiro

Durante três temporadas no Beira-Rio, Gamarra conseguiu parte da idolatria que Figueroa teve nos anos 70. Em um momento difícil da história do clube, o paraguaio se transformou em liderança técnica e moral sobre o grupo, tendo vencido o Campeonato Gaúcho de 1997, impedindo o tricampeonato de um Grêmio muito superior. Deixou o clube em seguida, mas ficou marcado para sempre.

Figueroa - zagueiro

Se o chileno Figueroa é um dos maiores zagueiros de todos os tempos, isso se deve principalmente ao que ele fez com a camisa do Internacional entre 1971 e 76. Autor do gol do primeiro título brasileiro da história colorada, jamais perdeu um Gre-Nal e foi três vezes eleito o melhor jogador da América do Sul. Ainda trabalhou como técnico e dirigente e se declara gaúcho e colorado de coração.

Oreco - lateral-esquerdo

Reserva de Nílton Santos na Copa de 58, Oreco fez história nos anos anteriores como o lateral e quarto-zagueiro do Internacional, em que conquistou cinco títulos gaúchos com o Rolinho, sucessor do Rolo Compressor. Sua história ainda registra mais uma passagem marcante, pelo Corinthians, depois de deixar o Rio Grande do Sul.

Carpegiani - volante

Gaúcho de Erechim, é um dos pratas da casa que mais deram certo na história do Inter, que defendeu em oito temporadas. Técnico, inteligente e elegante, formou com Falcão e Caçapava o meio-campo mais marcante nos 100 anos do clube. Antes de se transferir ao Flamengo, em que também fez história, venceu dois títulos brasileiros e sete gaúchos. Ainda se transformou em um vitorioso treinador.

Falcão - volante

Há quem diga que se trata do principal jogador do Inter em todos os tempos e é provável que seja verdade. Paulo Roberto Falcão já era titular do clube aos 19 anos e foi o protagonista dos principais momentos da história colorada. É um dos poucos que participaram dos três títulos brasileiros, tendo atuações contra o Atlético-MG em 79 e Palmeiras em 76, ambas semifinais dos nacionais, que até hoje são lembradas. Fez história ainda na Seleção Brasileira e com a camisa da Roma.

Fernandão - meia

As duas taças mais reluzentes da sala de troféus do Inter foram levantadas por Fernandão, mas não é só. O capitão estreou fazendo gol em Gre-Nal com a camisa colorada e rapidamente construiu uma relação de muito afeto com os torcedores. Sua liderança e personalidade foram tônicas das quatro temporadas a serviço do clube com o qual, além do Mundial de Clubes e da Libertadores, venceu a Recopa Sul-Americana, a Copa Dubai e dois Campeonatos Gaúchos. Centroavante e meia, alia o faro de gol com uma técnica e visão de jogo impressionantes.

Valdomiro - atacante

Jogador com mais partidas disputadas na história do Internacional, o ponta Valdomiro esteve em campo em todos os oito títulos gaúchos consecutivos, de 69 a 76, marca inatingível em todo o Rio Grande do Sul. Em mais de 800 jogos com a camisa colorada, ficou marcado como um jogador dedicado, além de exímio cobrador de faltas. Em 1980, deixou o Inter depois de 11 anos para jogar na Colômbia, mas já retornou no ano seguinte e venceu seu décimo estadual em 82.

Carlitos - atacante

Jogador mais efetivo do Rolo Compressor, Carlitos é o maior artilheiro da história do Inter, com a qual anotou 485 gols entre 39 e 51. No período, venceu dez títulos gaúchos e jamais vestiu uma camisa além da colorada, o que reforçou sua identificação com o Inter. Em seu currículo, ainda registra 42 gols em Gre-Nais e a marca de jamais ter desperdiçado um pênalti na carreira.

Tesourinha - atacante

Se Carlitos foi o mais efetivo, não há dúvidas de que Tesourinha era o mais virtuoso do Rolo Compressor. Ponta habilidoso e driblador, ele ganhou comparações com Garrincha e só não jogou a Copa de 50 em razão de uma lesão de última hora. Dono de oito títulos gaúchos, ainda foi vendido ao Vasco e, no fim da carreira, chegou a jogar rapidamente no Grêmio. O que não tira seu brilho no Inter, onde está ao lado de Falcão e Figueroa entre os maiores de todos os tempos.
Uma verdade ou um ser podem ser vistos de vários pontos, porém a verdade e o ser estão acima de pontos de vista.

Offline Carlos Capuchinho

  • Nível 25
  • *
  • Mensagens: 1.119
  • Sexo: Masculino
Re: Futebol 2009
« Resposta #234 Online: 31 de Março de 2009, 19:59:54 »
Como se pode ser campeão de um torneio antes mesmo dele existir?

Santos, Palmeiras, Fluminense e outros clubes foram campeões nacionais sim! Mas não campeões do CAMPEONATO BRASILEIRO, que só existe desde 1971. Esses clubes foram campeões nacionais pelos Torneios Roberto, Taça Brasil, assim como o Flamengo é campeão da Copa União.

Campeões de torneios nacionais sim! Mas dos Brasileirão jamais antes do Galo.


Sendo assim o Galo também não é Campeão do "Campeonato Brasileiro"

Os vários nomes do “Brasileiro”

Ao longo dos seus 37 anos de disputa, o “Campeonato Brasileiro”, como é tratado genericamente pela imprensa, teve os seguintes nomes:

1971 – Campeonato Nacional de Clubes (1ª divisão); Campeonato Nacional de Clubes da Primeira Divisão (2ª divisão).
1972 – Campeonato Nacional de Clubes Primeira Divisão(1ª divisão); Campeonato Nacional de Clubes da Segunda Divisão (2ª divisão).
1973 e 1974 – Campeonato Nacional de Clubes.
1975 a 1979 – Copa Brasil.
1980 – Taça de Ouro (1ª divisão); Taça de Prata (2ª divisão).
1981 – Taça de Ouro (1ª divisão); Taça de Prata (2ª divisão); Taça de Bronze (3ª divisão).
1982 e 1983 – Taça de Ouro (1ª divisão); Taça de Prata (2ª divisão).
1984 – Copa Brasil (1ª divisão); Taça CBF (2ª divisão).
1985 – Taça de Ouro (1ª divisão); Taça de Prata (2ª divisão).
1986 – Copa Brasil (1ª divisão); Taça de Prata (2ª divisão).
1987 – I Copa União - Módulo Verde e I Copa Brasil - Módulo Amarelo (1ª divisão); Módulo Branco e Módulo Azul (2ª divisão).
1988 – II Copa União (1ª divisão); Divisão Especial (2ª divisão); Divisão de Acesso (3ª divisão).
1989 – Campeonato Brasileiro (1ª divisão); Divisão Especial (2ª divisão).
1990 – Campeonato Brasileiro Série A (1ª divisão); Segunda Divisão (2ª divisão); Terceira Divisão (3ª divisão).
1991 – Campeonato Brasileiro Série A (1ª divisão); Segunda Divisão (2ª divisão).
1992 – Campeonato Brasileiro Série A (1ª divisão); Primeira Divisão (2ª divisão); Série B (3ª divisão).
1993 – Campeonato Brasileiro.
1994 a 1999 – Campeonato Brasileiro Série A (1ª divisão); Série B (2ª divisão); Série C (3ª divisão).
2000 – Copa João Havelange - Módulo Azul (1ª divisão); Módulo Amarelo (2ª divisão); Módulo Verde e Módulo Branco (3ª divisão).
2001 – Campeonato Brasileiro (1ª divisão); Segunda Divisão (2ª divisão); Terceira Divisão (3ª divisão).
2002 a 2008 – Campeonato Brasileiro Série A (1ª divisão); Série B (2ª divisão); Série C (3ª divisão).
“A idéia de que Deus é um gigante barbudo de pele branca sentado no céu é ridícula. Mas se, com esse conceito, você se referir a um conjunto de leis físicas que regem o Universo, então claramente existe um Deus. Só que Ele é emocionalmente frustrante: afinal, não faz muito sentido rezar para a lei da gravidade!”
Carl Sagan

Offline André Luiz

  • Nível 38
  • *
  • Mensagens: 3.657
  • Sexo: Masculino
    • Forum base militar
Re: Futebol 2009
« Resposta #235 Online: 01 de Abril de 2009, 17:53:38 »
 
Domingo é dia de Fla x Flu   :)

 videos em homenagem ao classico


<a href="http://www.youtube.com/v/vL1IeptGtqY" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/vL1IeptGtqY</a>


 :hihi:

<a href="http://www.youtube.com/v/RkxwWvC-2mM" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/RkxwWvC-2mM</a>



Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re: Futebol 2009
« Resposta #236 Online: 01 de Abril de 2009, 18:28:14 »
Interessante foi ver, depois do empate com o Equador, os jornais argentinos dizendo que a seleção brasileira joga como time pequeno. Pois bem, a Argentina acabou de perder para a Bolívia por 6 a 1.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Nyx

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 7.758
  • Sexo: Feminino
  • nyx
Re: Futebol 2009
« Resposta #237 Online: 05 de Abril de 2009, 17:53:56 »
Tá 1x1 no Grenal.


Ò.ó vocês serão dizimados gaymistas.

Offline Nyx

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 7.758
  • Sexo: Feminino
  • nyx
Re: Futebol 2009
« Resposta #238 Online: 05 de Abril de 2009, 19:20:10 »
vitória coloraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaada



Offline Gaúcho

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.288
  • Sexo: Masculino
  • República Rio-Grandense
Re: Futebol 2009
« Resposta #239 Online: 05 de Abril de 2009, 19:21:50 »
 :yahoo: :yahoo: :yahoo:
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Nyx

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 7.758
  • Sexo: Feminino
  • nyx
Re: Futebol 2009
« Resposta #240 Online: 05 de Abril de 2009, 19:25:51 »
Haha,   liguei pra um amigo para parabenizá-lo:

- parabéns pela derrota!
- vá tomar no teu c*

e desligou na minha cara


:P tem gente que se estressa muito com futebol.

Offline Gaúcho

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.288
  • Sexo: Masculino
  • República Rio-Grandense
Re: Futebol 2009
« Resposta #241 Online: 05 de Abril de 2009, 19:26:55 »
:o Eu acho essa derrota excelente.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Nyx

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 7.758
  • Sexo: Feminino
  • nyx
Re: Futebol 2009
« Resposta #242 Online: 05 de Abril de 2009, 19:28:06 »
A maioria dos gremistas acha, porque daí expulsam o Roth de vez.

Mas meu amigo não gostou de ser parabenizado.  :hihi:



Citar
   †_____         Fredy       _____†     diz (19:25):
se eu fosse um cara q nao ligasse mto pra esses treco d honra e bla bla bla
   †_____         Fredy       _____†     diz (19:25):
eu jah teria mudado d time a uns 3 anos atras
   †_____         Fredy       _____†     diz (19:25):
desde q o gremio dexo d ser um time decente T_T

Offline Gaúcho

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.288
  • Sexo: Masculino
  • República Rio-Grandense
Re: Futebol 2009
« Resposta #243 Online: 05 de Abril de 2009, 19:29:24 »
E porque diabos o Grêmio era decente em 2006... ? :o
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Nyx

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 7.758
  • Sexo: Feminino
  • nyx
Re: Futebol 2009
« Resposta #244 Online: 05 de Abril de 2009, 19:31:03 »
E desde quando o Grêmio foi decente alguma vez desde que surgiu?  ::)

Offline Gaúcho

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.288
  • Sexo: Masculino
  • República Rio-Grandense
Re: Futebol 2009
« Resposta #245 Online: 05 de Abril de 2009, 19:33:03 »
Eu poderia dizer: quando ganhou 4 Copas do Brasil, 2 Libertadores, 2 Brasileiros e 1 Mundial. Mas não vou fazer isso :P
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Nyx

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 7.758
  • Sexo: Feminino
  • nyx
Re: Futebol 2009
« Resposta #246 Online: 05 de Abril de 2009, 19:34:26 »
é né?

Mas o Internacional ainda está quase 30 vitórias na frente em grenais.

Offline Gaúcho

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.288
  • Sexo: Masculino
  • República Rio-Grandense
Re: Futebol 2009
« Resposta #247 Online: 05 de Abril de 2009, 19:37:12 »
E juntando tudo isso, você pode trocar por um título da Copa do Brasil, no bar mais próximo!

Edit: me equivoquei, são necessárias 35 vitórias a mais. 30 você consegue uma Copa Sul.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Nyx

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 7.758
  • Sexo: Feminino
  • nyx
Re: Futebol 2009
« Resposta #248 Online: 05 de Abril de 2009, 19:42:17 »

Offline Pregador

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.056
  • Sexo: Masculino
  • "Veritas vos Liberabit".
Re: Futebol 2009
« Resposta #249 Online: 13 de Abril de 2009, 14:14:17 »
Cadê os bambis?  :hihi:
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!