Vejam só o tamanho desta bizarrice, por exemplo:
"O Campeonato Brasileiro de Futebol de 1977 foi vencido pelo São Paulo, que conquistou seu primeiro título nacional.
Foi mantida a tendência de toda a década de 1970 de a política militar brasileira interferir na organização do futebol, inchando ainda mais o campeonato desse ano: foram 62 clubes em uma única divisão. Manteve-se a bonificação para vitórias por dois ou mais gols de diferença (acrescentando-se um ponto extra na tabela de classificação ao clube vitorioso).
Pela primeira vez, o campeonato foi decidido em cobranças de pênaltis, possibilidade que já estava prevista no regulamento do ano anterior. E o técnico Rubens Minelli, do São Paulo, depois de ter sido bicampeão pelo Internacional em 1975 e 1976, tornou-se o primeiro treinador a vencer o Campeonato Brasileiro em três anos consecutivos.
Curiosamente, o vice-campeão Atlético-MG não perdeu um único jogo durante todo o campeonato e terminou o certame com dez pontos de vantagem sobre o campeão São Paulo. Outra curiosidade é que o Botafogo, quinto lugar na classificação final, também terminou o campeonato sem derrota."
Fonte: Wikipedia
Ou seja, um clube que terminou invicto e com 10 pontos a mais que o pseudo-campeão (uma diferença provavelmente equivalente a 13 pontos hoje), foi derrotado nos penaltis em jogo único, onde não tinha nem mesmo a vantagem do empate.
O Atlético Mineiro foi sem dúvida o clube mais prejudicado pelo formulismo brasileiro.