Vou arriscar comentários nesta imagem pelos fatos porque em minha adolescência eu era um leitor assíduo de Senhor dos Anéis e Harry Potter, e ter a biblia como instrumento literário do cristianismo, do qual sou adepto.
1 - O mérito na lógica e racionalidade ficcionista fica a cargo da franquia Senhor dos Anéis. Uma história tão envoltente e cheio de ramificações, exigiu uma inteligência sem igual do escritor (li vários livros do Tolkien). Além de conseguir explorar a imaginação de forma eficiente.
2 - Harry Potter apesar de envolvente, é cheia de clichês. Porém explorou bastante muitos folclores europeus de forma atrativa e agradável.
3 - A Biblia ou o Novo Testamento é o maior em termos numéricos dos três e impressiona pela quantidade de autores (40 ou mais, não lembro) de diferentes épocas da antiguidade , e podendo somar 76 livros (acho que os Ortodoxos adotam este número máximo). Também impressiona pelo contexto apresentado que pode significar metáforas (para os mais céticos e alguns católicos), verdades (para os religiosos mais fervorosos), mitos (para os ateístas ou de outras doutrinas), profecias (para os lunáticos), etc....
Acho que faltou nesta relação aí os livros contemporâneos de Tolkien: As Crônicas de Nárnia.