Autor Tópico: Sottomaior quer busão da ateuzada no Brasil  (Lida 32177 vezes)

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
Sottomaior quer busão da ateuzada no Brasil
« Online: 12 de Janeiro de 2009, 08:49:09 »
A campanha dos ônibus
Qui, 08 de Janeiro de 2009 17:57    Daniel   

Na primeira semana deste ano foi lançada a primeira campanha publicitária do Reino Unido versando sobre ateísmo, promovida pela British Humanist Association. A campanha tem site próprio (onde podem ser compradas camisetas) e vem atraindo atenção da grande mídia desde o seu lançamento, em outubro -- inclusive no Brasil.

A iniciativa começou com o objetivo de arrecadar £5.500 (cerca de R$19.000). Mas em quatro dias chegou a £100.000 e atualmente já alcançou o estonteante valor de £135.000 (R$465.000), uma cifra considerável mesmo para os padrões britânicos. São 800 ônibus com o slogan "Deus provavelmente não existe. Agora pare de se preocupar e viva sua vida". A campanha inclu mii anúncios no metrô com frases adicionais e duas grandes telas de LCD (uma com 3,7m² e outra com 7,4m²) com versões animadas do slogan. Não há risco de mal-entendidos: a campanha é explicada em detalhe no próprio site da BHU. E a imprensa nacional continua cobrindo o desenrolar dos fatos.

Em novembro, a American Humanist Association lançou uma ação semelhante. Campanha igual à britânica está sendo veiculada em dois ônibus de Barcelona (embora sob protestos) e só não chegou à Austrália porque a companhia local responsável pelos anúncios em ônibus se recusou a expô-los.

Com a fundação da Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos, é mais do que hora de criar uma ação nos mesmos moldes aqui no Brasil. Nossa avaliação inicial é de que o local com maior visibilidade é o metrô de São Paulo, e o teor dos anúncios está sendo discutido com os membros no fórum da ATEA. Simpatizantes que não querem se associar também podem participar enviando suas idéias através de nossa comunidade no Orkut ou através da página de Contatos.

A campanha será lançada oficialmente assim que as frases estiverem definidas, mas alguns simpatizantes já se prontificaram em fazer suas contribuições, de maneira que fica desde já definido que, para propósitos de identificação, os valores destinados à campanha do metrô devem utilizar o dígito 1 na casa das unidades - R$11, R$31, R$101, etc. Nossa conta corrente é 4378-8, na agência 3572-6 do Banco do Brasil em nome da Associação.

http://www.ceticismoaberto.com/news/?p=1562

Agora f...

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
Re: Sottomaior quer busão da ateuzada no Brasil
« Resposta #1 Online: 12 de Janeiro de 2009, 09:37:09 »
Boa sorte para eles.

Se conseguirem arranjar o dinheiro e conseguirem que alguém venda o espaço publicitário para eles, vai dar um visibilidade enorme para a ATEA.

Pesquisa rápida do custo da publicidade no metrô de SP.

Painéis em Trens

# Painel de trem
- 0,41 m x 0,61 m
- Quantidade mínima: 15 painéis
- Linha 1-Azul : R$ R$ 162,00/unid/30 dias
- Linha 2-Verde: R$ 169,00/unid/30 dias
- Linha 3-Vermelha: R$ 155,00/unid/30 dias
- Impressão em offset com laminação (papel duplex 250 gr)ou impressão digital com laminação (vinil adesivo)

Fonte, com os outros preços : http://www.metro.sp.gov.br/empresa/negocios/teoportunidade04.shtml
« Última modificação: 12 de Janeiro de 2009, 09:42:15 por Ricardo RCB. »
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 12 de Janeiro de 2009, 09:43:39 »
Não fica tão caro assim.
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Zibss

• Nível 28
  • *
« Resposta #3 Online: 12 de Janeiro de 2009, 10:16:13 »
Já estou vendo as notícias..
"Ônibus com mensagens anti-Deus geram protestos em São Paulo";
"Arquideocese protesta contra painéis ateístas em ônibus";
"Kassab ordena retirada de mensagens céticas da frota de ônibus".

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #4 Online: 12 de Janeiro de 2009, 11:28:47 »
Já estou vendo as notícias..
"Ônibus com mensagens anti-Deus geram protestos em São Paulo";

Possível.

"Arquideocese protesta contra painéis ateístas em ônibus";

Esperado.

"Kassab ordena retirada de mensagens céticas da frota de ônibus".

Não sei se o prefeito tem poder legal para fazer isso.

Sempre supondo que aceitem vender o espaço para uma mensagem semelhante as de Barcelona e Londres.

Donald Kendall

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #5 Online: 12 de Janeiro de 2009, 11:37:28 »
Só eu acho isso completamente inútil?
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #6 Online: 12 de Janeiro de 2009, 11:41:49 »
Só eu acho isso completamente inútil?

Não.

Eu acho desnecessário, que é apenas outro termo para inútil.

Mas como disse antes, boa sorte para eles. Acompanhar o desenrolar, especialmente se eles conseguirem colocar a propaganda em ônibus e/ou metrô, vai ser interessante. Divertido até.

Edit para evitar mal entendidos: Divertido não com a intenção de ridicularizar a ação da ATEA, mas SE forem bem sucedidos e conseguirem colocar a propaganda no ar, vai ser divertido analisar as reações a propaganda. Especialmente do clero.
« Última modificação: 12 de Janeiro de 2009, 11:56:43 por Ricardo RCB. »

Donald Kendall

Offline Iconoclasta SP

• Nível 15
  • *
« Resposta #7 Online: 12 de Janeiro de 2009, 12:08:26 »
O Kassab é ateu enrustido (como todo político ateu deve ser se quiser ganhar alguma eleição algum dia).

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 12 de Janeiro de 2009, 12:12:18 »
O Kassab é ateu enrustido (como todo político ateu deve ser se quiser ganhar alguma eleição algum dia).

Além de supostamente ser gay enrustido ele ainda guarda o ateísmo no armário?

Por que você acha que ele é ateu?

A propósito, uma pessoa que eu acredito que poderia ser ateu enrustido é Barack Obama, afinal li em um perfil dele que sua mãe era agnóstica e seu pai era ateu. Se bem que desde cedo ele esteve bastante ligado a igrejas evangélicas, mesmo que fosse por interesse político, ele teria que ter fingido por muito tempo... acho mais provável que ele seja sincero sobre sua fé.
« Última modificação: 12 de Janeiro de 2009, 12:16:09 por uiliníli »

Offline Iconoclasta SP

• Nível 15
  • *
« Resposta #9 Online: 12 de Janeiro de 2009, 12:27:48 »
Bem, eu não posso afirmar com 100% de certeza, mas tenho vários indícios:

- Perguntado se era Evangélico, ele disse que era apenas "Cristão" (forma elegante de dizer não como resposta).
- Perguntado se era religioso num programa de rádio, não disse nem sim nem não, ficou enrolando e defendeu o "direito à fé religiosa". Depois sua assessoria enviou um e-mail para Radio Bandeirantes dizendo que "Kassab respeita todas suas religiões e reitera sua fé católica". Porque não disse isso no ar então?
- Estas famílias de origem libanesa que não são muçulmanas costumam ser pequenos clubes pagãos (experiência própria). Desatreladas da religiosidade estrita do Corão, geralmente são famílias com designação Cristã genérica que já perdeu os elos com o Cristianismo Ortodoxo ou o Maronita do Oriente Médio. No final das contas, são famílias bastante desligadas da religião, e neste ambiente isento de direcionamento religoso paterno, os ateus florescem em grande quantidade.

Na minha família, de origem similar a do Kassab, jamais houve qualquer tipo de proselitismo ou direcionamento religioso e a liberdade de escolha sempre foi valorizada. Nestas condições, temos lá 50% - 50% entre crentes e ateus, o que eu acho que deveria ser a porcentagem normal em um experimento não viciado.

De qualquer forma, o Kassab é moralista, vide sua perseguição aos puteiros em Sampa.
« Última modificação: 12 de Janeiro de 2009, 12:34:47 por Iconoclasta SP »

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 12 de Janeiro de 2009, 12:36:03 »
Boas observações... acho difícil que fiquemos sabendo da boca dele se ele for ateu, mas realmente há indícios que dão margem para desconfiar. Mas de qualquer forma, mesmo que ele seja realmente ateu, isso não seria garantia de que ele ia gostar de ver publicidade ateísta no metrô. Não que ele tivesse algum poder para mandar tirar, afinal, se não me engano o metrô é administrado pelo governo do estado, e não pela prefeitura, estou certo? O problema é com o Serra :)

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #11 Online: 12 de Janeiro de 2009, 14:30:54 »
Boas observações... acho difícil que fiquemos sabendo da boca dele se ele for ateu, mas realmente há indícios que dão margem para desconfiar. Mas de qualquer forma, mesmo que ele seja realmente ateu, isso não seria garantia de que ele ia gostar de ver publicidade ateísta no metrô. Não que ele tivesse algum poder para mandar tirar, afinal, se não me engano o metrô é administrado pelo governo do estado, e não pela prefeitura, estou certo? O problema é com o Serra :)

O metrô é administrado pelo governo do estado. A prefeitura de SP injetou dinheiro na construção do metrô, mas não controla ele.

Realmente valeria até a pena andar naquela aberração no metrô, apenas para ver se alguma reação negativa ocorre, com uma propaganda destas.

Sobre o trecho que destaquei, ainda me pergunto, supondo que eles consigam arrecadar o dinheiro, será que alguém, o metrô, uma agência de publicididade que trabalha com anúncios em ônibus/metrô/etc, iria vender espaço para este tipo de propaganda ? Não tenho a menor idéia se seria algo fácil ou quase impossível.

Donald Kendall

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 12 de Janeiro de 2009, 14:45:04 »
Acho que se a campanha for sutil e delicada talvez eles não encontrem problemas.

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #13 Online: 12 de Janeiro de 2009, 16:43:21 »
Acho que se a campanha for sutil e delicada talvez eles não encontrem problemas.

Mas o que é sutil e delicado?

Provavelmente deus não existe. Aproveite sua vida (ou algo nessa linha) pode ser classificado como sutil e/ou delicado? Sério mesmo, eu não tenho a menor idéia.

Aliás, eu espero que eles não encontrem problemas para colocar a campanha no metrô, supondo que consigam arrecadar o dinheiro. Observar a reação na cidade seria algo muito interessante.

Donald Kendall

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 12 de Janeiro de 2009, 16:51:25 »
"Provavelmente deus não existe. Aproveite sua vida." não era para causar a celeuma que está causando na Inglaterra, afinal ela não é categórica em dizer que Deus não existe. Mas ao menos os responsáveis pela publicidade não consideraram ofensivo. É assim que a campanha brasileira deve ser. É querer demais esperar que ela não cause polêmica entre os religiosos (aliás, acho que essa polêmica é até desejada), mas deve ser algo discreto o bastante para não dar margem para a questionarem na justiça, por exemplo.

Não estou dizendo que seria fácil encontrar uma frase assim ::)

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #15 Online: 12 de Janeiro de 2009, 17:14:54 »
"Provavelmente deus não existe. Aproveite sua vida." não era para causar a celeuma que está causando na Inglaterra, afinal ela não é categórica em dizer que Deus não existe. Mas ao menos os responsáveis pela publicidade não consideraram ofensivo. É assim que a campanha brasileira deve ser. É querer demais esperar que ela não cause polêmica entre os religiosos (aliás, acho que essa polêmica é até desejada), mas deve ser algo discreto o bastante para não dar margem para a questionarem na justiça, por exemplo.

Não estou dizendo que seria fácil encontrar uma frase assim ::)

Sim, vai ser complicado encontrar uma frase. Aliás, acho que não dando margem para questionamento na justiça, não precisa ser muito sutil e/ou delicada.

Donald Kendall

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 12 de Janeiro de 2009, 17:18:56 »

Sim, vai ser complicado encontrar uma frase. Aliás, acho que não dando margem para questionamento na justiça, não precisa ser muito sutil e/ou delicada.

É que também tem o problema de ela ser aceita por seja lá quem for que controla a publicidade no metrô. Não sei se eles aceitariam algo muito polêmico.

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #17 Online: 12 de Janeiro de 2009, 18:06:36 »
Sutil e delicado ????  :vergonha: :vergonha:

Não compreendi direito essa idéia ... Deve ser a hipoglicemia aliado ao ranço de educação homofóbica que recebi e ainda combato em meu pensamento !!!  :P
Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 12 de Janeiro de 2009, 18:07:39 »

Não compreendi direito essa idéia ... Deve ser a hipoglicemia aliado ao ranço de educação homofóbica que recebi e ainda combato em meu pensamento !!!  :P

:borboleta:

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #19 Online: 12 de Janeiro de 2009, 18:08:47 »
Realmente não sei qual frase no busão ateu não atingiria de frente o orgulho religioso no Brasil ...
To raise your kids

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #20 Online: 12 de Janeiro de 2009, 18:10:21 »

Bom, pelo que eu entendi, seria a opção por slogans na linha de :

Provavelmente deus não existe, aproveite a vida.

Provavelmente nenhum deus existe. Aproveite a vida.

ao invés de :

Deixe de ser estúpido, nenhum deus existe, teísta idiota (ok, exagerei bastante aqui, mas apenas para demonstrar o ponto).

Realmente não sei qual frase no busão ateu não atingiria de frente o orgulho religioso no Brasil ...

Nenhuma frase que levante dúvida sobre a existência de algum deus deixaria de gerar protestos, ou como você colocou, atingir de frente o orgulho religioso no Brasil.

O ponto é encontrar uma frase que não de margem a processos na justiça e seja adequada as normas de propaganda do brasil.

E deixando bem claro que eu não tenho nada a ver com a ATEA, não vou ter, nem quero ter. Só estou falando a respeito porque é algo bem interessante.
« Última modificação: 12 de Janeiro de 2009, 18:12:31 por Ricardo RCB. »

Donald Kendall

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #21 Online: 12 de Janeiro de 2009, 18:12:19 »
:borboleta:

Isso me lembra a música do cantorio popular :

:borboleta: pequenina saia fora do rosal!
Venha ver quanta alegria
Que hoje é noite de Natal!!!
 :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria:
To raise your kids

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #22 Online: 12 de Janeiro de 2009, 18:15:58 »

"E vocês em uma cruzada contra o ateísmo!!!"

Que tal? ::)

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 12 de Janeiro de 2009, 22:59:01 »
"No dia que vc entender porque rejeita todos os outros deuses, entenderá porque rejeito todos eles".

Que tal...?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 12 de Janeiro de 2009, 23:05:24 »
"No dia que vc entender porque rejeita todos os outros deuses, entenderá porque rejeito todos eles".

Que tal...?

Acho que nem todo mundo vai entender. E de qualquer forma, o melhor lugar para fazer sugestões e discutir sobre a frase é na própria ATEA, afinal, são eles que vão fazer o anúncio. Eu já me associei :)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!