Autor Tópico: Sottomaior quer busão da ateuzada no Brasil  (Lida 32179 vezes)

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
Re: Sottomaior quer busão da ateuzada no Brasil
« Resposta #50 Online: 14 de Janeiro de 2009, 11:06:36 »
"Eu sou feliz sem Deus" me parece mais uma campanha anti-preconceito do que de afirmação ateista.

Eu apoiaria uma campanha anti-preconceito. Eu não apoiaria uma campanha de afirmação ateísta.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #51 Online: 14 de Janeiro de 2009, 11:36:31 »
Calma, Ricardo, eu fiz um convite, não uma intimação :P  Aceita quem quer.

Eu por exemplo. Não simpatizo com a idéia de uma ONG ateísta. Aliás não é questão de simpatizar ou não, eu só acho ela desnecessária.

Tudo bem, você tem um bom motivo para não participar.

Sobre o radicalismo da ATEA não posso afirmar nada, não conheço seus integrantes, nem sei o nome de quem faz parte, exceto você e o Sottomaior (que eu não sei se é radical ou não, só conheço o nome dele e mais nada).

Tem muita gente vinda do Orkut por lá, então dá para ter uma ideia... Mas tem muita gente boa também, como o Kentaro Mori.

E associar-se à ATEA não é nem garantia de que algo vá mudar (afinal o número de radicais pode ser superior ao de sensatos) e nem a única coisa que pode ser feita.

Não é garantia, mas cada moderado que não se associa será um moderado a menos. Aí sim é que eu te dou garantia que o número de radicais será maior.

Pelo que me consta não se tratam de crianças que precisam de um tio do jardim da infância dizendo "Isso é bom, isso é ruim", mas de adultos que deveriam ser plenamente capazes de entender a responsabilidade de seus atos.

Isso num mundo ideal. Mas você sabe que em uma democracia não é tão simples assim. Todo segmento da sociedade tem pensamentos concorrentes entre si, e lá não é diferente. Meu convite era para pessoas que eu acredito que pensam de modo parecido com o meu.

Se a ATEA degenerar para um grupo de pessoas ranzinzas isso é responsabilidade DELES, não minha. Eu não aceito ser responsabilizado pelo erro de outras pessoas, cada um, indivíduo ou grupo, deve aceitar a responsabilidade pelas suas escolhas e seus atos.

É como a discussão sobre o voto nulo. Se você se omite de votar e entra um governo corrupto, você tem responsabilidade moral? É polêmico.

E ainda assim teria que ser algo que eu não consigo imaginar. Uma associação de ateus que consiga piorar ainda mais a imagem dos ateus na sociedade é algo que eu simplesmente não tenho capacidade de imaginar.

Acho que qualquer gafe dos representantes da associação ou uma frase mal escolhida para a campanha do metrô têm potencial para fazer um grande estrago. Quanto à primeira possibilidade, já foi sugerido que a ATEA contrate os serviços de um profissional de relações públicas, o que me deixaa bem mais tranquilo. Quanto à frase, estou fazendo campanha pela minha ou por qualquer outra na linha "ateu feliz" :)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #52 Online: 14 de Janeiro de 2009, 11:39:11 »
Eu colocaria "É possivel viver sem Deus" ou "É possível ser feliz sem Deus" ou até "Eu posso ser feliz sem Deus". "Eu sou feliz sem Deus" me parece mais uma campanha anti-preconceito do que de afirmação ateista.

Gostei das suas sugestões. Vou apresentar como alternativa. Mas o meu objetivo é mesmo uma campanha anti-preconceito. Tem gente que prefere uma afirmação ateísta ou uma beliscadinha na religião, mas eu não jogo nesse time :P

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #53 Online: 14 de Janeiro de 2009, 12:00:19 »
Calma, Ricardo, eu fiz um convite, não uma intimação :P  Aceita quem quer.

Eu estou calmo, se pareceu diferente, peço desculpas, as vezes, pelo fórum, é complicado transmitir esse tipo de informação.

Eu por exemplo. Não simpatizo com a idéia de uma ONG ateísta. Aliás não é questão de simpatizar ou não, eu só acho ela desnecessária.

Tudo bem, você tem um bom motivo para não participar.

Ok aqui.

Sobre o radicalismo da ATEA não posso afirmar nada, não conheço seus integrantes, nem sei o nome de quem faz parte, exceto você e o Sottomaior (que eu não sei se é radical ou não, só conheço o nome dele e mais nada).

Tem muita gente vinda do Orkut por lá, então dá para ter uma ideia... Mas tem muita gente boa também, como o Kentaro Mori.

Como eu disse não conheço, desejo sim boa sorte para eles, e não tenho nada contra eles. Nada mesmo. Sério.

:praia: (viu? eu estou calmo  :D )

E associar-se à ATEA não é nem garantia de que algo vá mudar (afinal o número de radicais pode ser superior ao de sensatos) e nem a única coisa que pode ser feita.

Não é garantia, mas cada moderado que não se associa será um moderado a menos. Aí sim é que eu te dou garantia que o número de radicais será maior.

Ok, sem contestação aqui também.

Pelo que me consta não se tratam de crianças que precisam de um tio do jardim da infância dizendo "Isso é bom, isso é ruim", mas de adultos que deveriam ser plenamente capazes de entender a responsabilidade de seus atos.

Isso num mundo ideal. Mas você sabe que em uma democracia não é tão simples assim. Todo segmento da sociedade tem pensamentos concorrentes entre si, e lá não é diferente. Meu convite era para pessoas que eu acredito que pensam de modo parecido com o meu.

Eu sei que não é simples. E é mais um motivo para que eu não tenha que assumir responsabilidade por não participar. O texto :

O que não adianta nada é ficar criticando daqui de longe. Assim vocês não contribuem construtivamente e se a ATEA degenerar para uma sociedade de pessoas ranzinzas que gostam de xingar os religiosos e deixam todos nós com imagem de antipáticos, não pensem que vocês não terão uma parcela de responsabilidade por terem se omitido.

Não deixou claro que era apenas para pessoas que pensam de modo parecido com o seu, ou deixou e eu não entendi assim. No caso, pessoas que pensam de modo semelhante ao seu, sim, seria omissão não participar.

Se a ATEA degenerar para um grupo de pessoas ranzinzas isso é responsabilidade DELES, não minha. Eu não aceito ser responsabilizado pelo erro de outras pessoas, cada um, indivíduo ou grupo, deve aceitar a responsabilidade pelas suas escolhas e seus atos.

É como a discussão sobre o voto nulo. Se você se omite de votar e entra um governo corrupto, você tem responsabilidade moral? É polêmico.

É diferente de uma eleição, na minha opinião. Eu não voto apenas na eleição, eu pago impostos, sou um cidadão que ao não votar, votar nulo ou em branco, concordei com a escolha dos meus pares (os outros eleitores), mas jamais abri mão de cobrar e exigir do político um comportamento correto. Isso no meu entendimento. Por exemplo, eu não votei na eleição para prefeito em SP (estava viajando), isso me tira o direito de cobrar o prefeito e os vereadores?

Outro ponto de diferenciação é a questão da obrigatoriedade. Você é obrigado a participar da vida em sociedade. Não pode ser responsabilizado pelo que uma ONG faz ou deixa de fazer.

E ainda assim teria que ser algo que eu não consigo imaginar. Uma associação de ateus que consiga piorar ainda mais a imagem dos ateus na sociedade é algo que eu simplesmente não tenho capacidade de imaginar.

Acho que qualquer gafe dos representantes da associação ou uma frase mal escolhida para a campanha do metrô têm potencial para fazer um grande estrago. Quanto à primeira possibilidade, já foi sugerido que a ATEA contrate os serviços de um profissional de relações públicas, o que me deixaa bem mais tranquilo. Quanto à frase, estou fazendo campanha pela minha ou por qualquer outra na linha "ateu feliz" :)

Eu discordo, eu vejo a imagem do ateu tão demonizada que não consigo imaginar uma gafe capaz de piorar isso.

Boa idéia a do RP, e novamente, boa sorte para todos da ATEA.
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #54 Online: 14 de Janeiro de 2009, 12:13:08 »
Você tem razão, eu não deixei tão claro que estava me referindo a pessoas que pensam mais ou menos como eu. Pessoas que acham a ATEA desnecessária não tem por que contribuir com ela. Eu me reria a quem concorda que é uma boa ideia, mas tem desconfiança quanto a se a execução será bem feita. Tem muita gente que tem más recordações da STR e teme que a ATEA vá enveredar pelo mesmo caminho, são essas pessoas que eu gostaria de convencer que eles podem ajudar a evitar que isso aconteça.

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #55 Online: 14 de Janeiro de 2009, 13:15:28 »
"Deus não existe! Pare de rezar para chegar vivo em casa!"

Que tal?! Perfeita para o metro :P

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #56 Online: 14 de Janeiro de 2009, 13:54:33 »
"Deus não existe! Pare de rezar para chegar vivo em casa!"

Que tal?! Perfeita para o metro :P

Principalmente quando passasse o vagão dos evangélicos... ::)

Offline Prometheus

• Nível 07
  • *
    • Brights
« Resposta #57 Online: 14 de Janeiro de 2009, 14:20:47 »
Buá.

Bom,sou contra o proselitismo ateísta,porém uma campanha anti-preconceito fica legal,agora ''proselitismo'',essa palavra me causa nojo.
O profundo
tédio, que como névoa silenciosa desliza para cá e para lá nos abismos da
existência, nivela todas as coisas, os homens e a gente mesmo com elas, numa
estranha indiferença. Esse tédio manifesta o ente em sua totalidade.(Heidegger)

A angústia manifesta o nada.(Heidegger)

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #58 Online: 15 de Janeiro de 2009, 10:17:36 »
Buá.

Bom,sou contra o proselitismo ateísta,porém uma campanha anti-preconceito fica legal,agora ''proselitismo'',essa palavra me causa nojo.

Puxa vida, estava pensando em convidar vc para distribuirmos folhetos em branco para a pregação que todos nós ateus somos obrigados a fazer ... :? :? :?

Gostaria de saber pq o busão seria, na opinião de alguns, "proselitismo".
Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #59 Online: 15 de Janeiro de 2009, 10:27:36 »
Buá.

Puxa vida, estava pensando em convidar vc para distribuirmos folhetos em branco para a pregação que todos nós ateus somos obrigados a fazer ... :? :? :?

Depende da frase que for usada.

"Ateus são legais" não é proselitismo.

"Deus não existe" é proselitismo.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #60 Online: 15 de Janeiro de 2009, 10:32:51 »
Buá.

Depende da frase que for usada.

"Ateus são legais" não é proselitismo.

"Deus não existe" é proselitismo.
"Moralidade não depende da religião ou falta dela, existem ateus bons e maus como existem religiosos bons e maus"
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #61 Online: 15 de Janeiro de 2009, 10:41:05 »
Eu colocaria proselitismo como "Não acredite em Deus, ele estraga sua vida"
Pra mim, dizer que Deus não existe não é tentar "converter" ninguém.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #62 Online: 15 de Janeiro de 2009, 10:45:08 »

No caso do ateísmo, a crença é na não existência de deus, qualquer tentativa de espalhar esse meme pode ser considerada proselitismo.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #63 Online: 15 de Janeiro de 2009, 10:52:22 »
Mas dizer que Deus não existe é tentar espalhar o pensamento? Se sim, então dizer que Deus existe também é e qualquer um que afirma tal está fazendo pregação.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #64 Online: 15 de Janeiro de 2009, 10:56:07 »
Mas dizer que Deus não existe é tentar espalhar o pensamento? Se sim, então dizer que Deus existe também é e qualquer um que afirma tal está fazendo pregação.

Se eu colocar uma placa escrito "Coca-cola" no ônibus não é propaganda?
Se eu colocar uma escrito "Deus" no ônibus não é propaganda?
Ese eu colocar escrito "Deus não existe" não é propaganda?

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #65 Online: 15 de Janeiro de 2009, 11:00:02 »
Fazer propaganda, exibir algo, é uma coisa. Argumentar para que as pessoas acreditem que o que você diz esta certo e o que elas pensam é errado é outra completamente diferente.

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #66 Online: 15 de Janeiro de 2009, 11:05:36 »
Fique com Deus então é proselitismo ?

Vou reclamar com a minha mãe pelo proselitismo dela !! :biglol:
To raise your kids

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #67 Online: 15 de Janeiro de 2009, 11:15:23 »
E qual é o problema com o proselitismo ateu?

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #68 Online: 15 de Janeiro de 2009, 11:17:37 »
E qual é o problema com o proselitismo ateu?

É tão desagradável quanto proselitismo religioso.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #69 Online: 15 de Janeiro de 2009, 11:27:01 »

No caso do ateísmo, a crença é na não existência de deus, qualquer tentativa de espalhar esse meme pode ser considerada proselitismo.

Fica estranha a colocação de "crença é na não existência".  Diria imprecisa.

Quando eu ver pessoas na rua falando na rua "Vc não pode acreditar, pq Deus não existe" vou aceitar sua idéia de proselitismo.

Mesmo pq a idéia de deus é bastante imprecisa  e mitológica dentro das crenças, sejam elas formais ou pessoais.  Estas idéias mitológicas tem pouquíssima probabilidade de estarem corretas.

Realmente ainda não entendi o que é a opinião do que  seria o "proselitismo ateu".
To raise your kids

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #70 Online: 15 de Janeiro de 2009, 11:29:26 »
Existem duas abordagens: a crença na não existência e a ausência de crença na existência.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #71 Online: 15 de Janeiro de 2009, 11:30:21 »
Quanto a achar que a crença em deus (seja ele qual for) estraga a vida das pessoas, isso me parece tremendamente preconceituoso.  
To raise your kids

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #72 Online: 15 de Janeiro de 2009, 11:31:47 »
Existem duas abordagens: a crença na não existência e a ausência de crença na existência.

Há uma diferença sensível nas duas. Apesar de algumas pessoas não conseguirem entender.
To raise your kids

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #73 Online: 15 de Janeiro de 2009, 11:33:41 »
E olha que a diferença realmente não é tão sutil assim.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #74 Online: 15 de Janeiro de 2009, 11:48:30 »
E olha que a diferença realmente não é tão sutil assim.
Quem acredita que Deus não exista, geralmente não parece entender, pelo que observo.

--//--

O problema é que o tema é sensível. Em certos locais do Brasil eu teria um grande receio em tomar o busão ateu, mesmo sendo a mensagem politicamente não ofensiva.
Alguém sabe se a idéia está vingando ?
To raise your kids

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!