Calma, Ricardo, eu fiz um convite, não uma intimação
Aceita quem quer.
Eu estou calmo, se pareceu diferente, peço desculpas, as vezes, pelo fórum, é complicado transmitir esse tipo de informação.
Eu por exemplo. Não simpatizo com a idéia de uma ONG ateísta. Aliás não é questão de simpatizar ou não, eu só acho ela desnecessária.
Tudo bem, você tem um bom motivo para não participar.
Ok aqui.
Sobre o radicalismo da ATEA não posso afirmar nada, não conheço seus integrantes, nem sei o nome de quem faz parte, exceto você e o Sottomaior (que eu não sei se é radical ou não, só conheço o nome dele e mais nada).
Tem muita gente vinda do Orkut por lá, então dá para ter uma ideia... Mas tem muita gente boa também, como o Kentaro Mori.
Como eu disse não conheço, desejo sim boa sorte para eles, e não tenho nada contra eles. Nada mesmo. Sério.
![Praia :praia:](../forum/Smileys/default/beach.gif)
(viu? eu estou calmo
![Very Happy :D](../forum/Smileys/default/cheesy.gif)
)
E associar-se à ATEA não é nem garantia de que algo vá mudar (afinal o número de radicais pode ser superior ao de sensatos) e nem a única coisa que pode ser feita.
Não é garantia, mas cada moderado que não se associa será um moderado a menos. Aí sim é que eu te dou garantia que o número de radicais será maior.
Ok, sem contestação aqui também.
Pelo que me consta não se tratam de crianças que precisam de um tio do jardim da infância dizendo "Isso é bom, isso é ruim", mas de adultos que deveriam ser plenamente capazes de entender a responsabilidade de seus atos.
Isso num mundo ideal. Mas você sabe que em uma democracia não é tão simples assim. Todo segmento da sociedade tem pensamentos concorrentes entre si, e lá não é diferente. Meu convite era para pessoas que eu acredito que pensam de modo parecido com o meu.
Eu sei que não é simples. E é mais um motivo para que eu não tenha que assumir responsabilidade por não participar. O texto :
O que não adianta nada é ficar criticando daqui de longe. Assim vocês não contribuem construtivamente e se a ATEA degenerar para uma sociedade de pessoas ranzinzas que gostam de xingar os religiosos e deixam todos nós com imagem de antipáticos, não pensem que vocês não terão uma parcela de responsabilidade por terem se omitido.
Não deixou claro que era apenas para pessoas que pensam de modo parecido com o seu, ou deixou e eu não entendi assim. No caso, pessoas que pensam de modo semelhante ao seu, sim, seria omissão não participar.
Se a ATEA degenerar para um grupo de pessoas ranzinzas isso é responsabilidade DELES, não minha. Eu não aceito ser responsabilizado pelo erro de outras pessoas, cada um, indivíduo ou grupo, deve aceitar a responsabilidade pelas suas escolhas e seus atos.
É como a discussão sobre o voto nulo. Se você se omite de votar e entra um governo corrupto, você tem responsabilidade moral? É polêmico.
É diferente de uma eleição, na minha opinião. Eu não voto apenas na eleição, eu pago impostos, sou um cidadão que ao não votar, votar nulo ou em branco, concordei com a escolha dos meus pares (os outros eleitores), mas jamais abri mão de cobrar e exigir do político um comportamento correto. Isso no meu entendimento. Por exemplo, eu não votei na eleição para prefeito em SP (estava viajando), isso me tira o direito de cobrar o prefeito e os vereadores?
Outro ponto de diferenciação é a questão da obrigatoriedade. Você é obrigado a participar da vida em sociedade. Não pode ser responsabilizado pelo que uma ONG faz ou deixa de fazer.
E ainda assim teria que ser algo que eu não consigo imaginar. Uma associação de ateus que consiga piorar ainda mais a imagem dos ateus na sociedade é algo que eu simplesmente não tenho capacidade de imaginar.
Acho que qualquer gafe dos representantes da associação ou uma frase mal escolhida para a campanha do metrô têm potencial para fazer um grande estrago. Quanto à primeira possibilidade, já foi sugerido que a ATEA contrate os serviços de um profissional de relações públicas, o que me deixaa bem mais tranquilo. Quanto à frase, estou fazendo campanha pela minha ou por qualquer outra na linha "ateu feliz" ![Smile :)](../forum/Smileys/default/icon_smile.gif)
Eu discordo, eu vejo a imagem do ateu tão demonizada que não consigo imaginar uma gafe capaz de piorar isso.
Boa idéia a do RP, e novamente, boa sorte para todos da ATEA.