Autor Tópico: Sottomaior quer busão da ateuzada no Brasil  (Lida 32192 vezes)

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
Re:Sottomaior quer busão da ateuzada no Brasil
« Resposta #375 Online: 12 de Janeiro de 2019, 08:31:27 »
Desabafo? nao sei de onde tirou isso.
Eu só mostrei umas idéias e tentei argumentar.

E tambem nao vejo nenhuma evidencia de evolucao ou progresso nas religiões.
Pensando bem, parece o oposto disso: não vejo porque as religiões do livro são mais evoluidas que o zoroastrismo, o espiritismo mais que o orfismo, dai em diante.
Ah, deve ser porque aquelas se baseiam em mitologia e as modernas em verdades fundamentais... meio que uma falácia do escocês, acho eu.

O curioso disso é que, se supormos que o progresso ocorre na esfera religiosa, entao o mundo moderno deve estar numa espécie de idade média da religião, que nos deu o neopentecostalismo, os cultos new age, as chamadas UFO religions...
Aqui e em outras partes não sei se erro por viés de confirmação (cherry picking). Acho que não, pois no momento não me vem a cabeça os contra-exemplos
Espiritismo? Conscienciologia?? nem pensar - basta vasculhar no CC o que há foi postado dessas: ē bem desanimador
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #376 Online: 12 de Janeiro de 2019, 09:08:36 »
Pensando bem, parece o oposto disso: não vejo porque as religiões do livro são mais evoluidas que o zoroastrismo, o espiritismo mais que o orfismo, dai em diante.
O judaísmo passou de politeísta para henoteísta (reconhece a existência de vários deuses, mas só adora a um) e depois para monoteísta em grande parte por influência do zoroastrismo, que era a religião dos persas que tiraram os israelitas do exílio.
Foi aí que surgiu a crença em céu e inferno e vida após a morte, aceita pelos fariseus,  mas não pelos saduceus.
O orfismo também parece ter tido alguma influência.

E o cristianismo é uma salada de religiões. Podemos dizer que a Virgem Maria descende de Ishtar e Ísis.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #377 Online: 12 de Janeiro de 2019, 14:16:38 »

Ah, deve ser porque aquelas se baseiam em mitologia e as modernas em verdades fundamentais... meio que uma falácia do escocês, acho eu.

O curioso disso é que, se supormos que o progresso ocorre na esfera religiosa, entao o mundo moderno deve estar numa espécie de idade média da religião, que nos deu o neopentecostalismo, os cultos new age, as chamadas UFO religions...
Aqui e em outras partes não sei se erro por viés de confirmação (cherry picking). Acho que não, pois no momento não me vem a cabeça os contra-exemplos
Espiritismo? Conscienciologia?? nem pensar - basta vasculhar no CC o que há foi postado dessas: ē bem desanimador
Acho que o Onanismo é a religião mais eficiente e a mais evoluída. Rezou, já recebe a graça. Cânone, liturgia e proselitismo, tudo nota máxima.
« Última modificação: 12 de Janeiro de 2019, 14:22:16 por Sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline JungF

• Nível 19
  • *
« Resposta #378 Online: 12 de Janeiro de 2019, 15:44:19 »
Embora os excelentes argumentos, continuo afirmando que haverá mais discernimento, no aspecto religioso. O homem torna-se mais racional, o que é um determinismo biológico, pois partirá da evolução do cérebro.
Num mundo Mad Max, teremos leis morais diferentes das nossas, voltadas à sobrevivência e adaptadas às novas condições.
"Farinha pouca, meu pirão primeiro".
Sim, haverá regressão.
Parece que você, o Fenrir, o Gorducho e a Brienne anteveem um futuro negro, apocalíptico, escatológico para a humilde Terra e sua humanidade. É isso mesmo?

Offline JungF

• Nível 19
  • *
« Resposta #379 Online: 12 de Janeiro de 2019, 15:53:51 »

Eu não disse que Religiões evoluem, exatamente o contrário. Mas afirmei que com a evolução intelectual do  homem, várias delas, as mais radicais, tendem a desaparecer.

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #380 Online: 12 de Janeiro de 2019, 16:11:50 »
Parece que você, o Fenrir, o Gorducho e a Brienne anteveem um futuro negro, apocalíptico, escatológico para a humilde Terra e sua humanidade. É isso mesmo?
Me, oui :ok:
Veja que a China já está pensando ou mesmo já tomando medidas pra REVERTER o (necessário) decréscimo populacional, pelas obvias razões estratégicas supra citadas. Nenhum povo quer ser tragado por uma onda imigrante com cultura completamente diversa.
O decréscimo populacional só seria viável se equilibrado, aproximadamente nas mesmas % entre todos continentes.
Só um exemplo: veja que Cartago foi destruída praticamente por fatores demográficos. Eram só eles isolados entre populações escassas e diversas, enquanto que os romanos foram capazes de arregimentar muito mais forças de população própria. Quase que um suprimento "infinito" de tropas depois dos desastres iniciais. Cartago tinha que usar mercenários de diversas origens, capacidades militares &c...

E do superconsumo ninguém vai abrir mão. Ao contrário: a tendência é as populações hoje menos favorecidas quererem usufruir ao menos parte das comodidades disponíveis aos mais privilegiados.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #381 Online: 12 de Janeiro de 2019, 16:20:57 »

Eu não disse que Religiões evoluem, exatamente o contrário. Mas afirmei que com a evolução intelectual do  homem, várias delas, as mais radicais, tendem a desaparecer.
Estive conferindo os deveres de um adepto do islamismo e a coisa é radical, as cinco orações diárias por si só são algo extremo, e ainda tem os rituais para fazê-las, e também tem os hábitos alimentares halal, o Ramadã, outras diversas proibições... a explicação para tantos adeptos e crescente número de simpatizantes com potencial alto de conversão instiga à reflexão de que algum mecanismo de recompensa está sendo acionado. Mas qual? Talvez o temperamento desses adeptos seja satisfeito no islamismo com tantas obrigações, parece ser o caso de muita energia com muito potencial liberados, num misto com liberdade de ação por questões morais que justificam quase todo tipo de atrocidades e violência intrínsecas da natureza humana que emergem no islamismo como em nenhuma outra religião, ou na descrença que tendem a reprimí-los.

O espiritismo está dentre algumas religiões que se propõem mais racionais, que deve ser um reduto cada vez mais ínfimo de adeptos, pois é como diz a passagem bíblica,

Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente!
Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.

Apocalipse 3:15,16

Racional por racional, já há a descrença pura e simples. A polarização da humanidade ficará entre a descrença e o islamismo.
« Última modificação: 12 de Janeiro de 2019, 16:25:46 por Sergiomgbr »

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #382 Online: 12 de Janeiro de 2019, 16:31:51 »
É uma possibilidade, não é?
Nem galáxias são eternas, o que dirá a humanidade.
Porque nós temos este ego coletivo tão inchado, que faz agirmos como se fossemos imortais, indestrutíveis?
Criaturas rastejando numa rocha pequena no meio de um quasilhão de outras... nessa perspectiva parecemos menos que parecem a nós insetos num pedaço de comida
Embora muita coisa boa esteja acontecendo (ex: na medicina), tenho a impressão de que a balança ainda pende pro lado ruim ou talvez seja o pessimismo que me faz ver copos meio vazios.
« Última modificação: 12 de Janeiro de 2019, 16:36:40 por Fenrir »
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline JungF

• Nível 19
  • *
« Resposta #383 Online: 12 de Janeiro de 2019, 17:27:22 »
É uma possibilidade, não é?
Nem galáxias são eternas, o que dirá a humanidade.
Porque nós temos este ego coletivo tão inchado, que faz agirmos como se fossemos imortais, indestrutíveis?
Criaturas rastejando numa rocha pequena no meio de um quasilhão de outras... nessa perspectiva parecemos menos que parecem a nós insetos num pedaço de comida
Embora muita coisa boa esteja acontecendo (ex: na medicina), tenho a impressão de que a balança ainda pende pro lado ruim ou talvez seja o pessimismo que me faz ver copos meio vazios.
O sol envolvera a Terra em alguns bilhões de anos, aproximadamente 3,5 bilhões,
afirma o astrofísico inglês J. Scudder . então, a humanidade não estará aqui quando acontecer. 

Offline JungF

• Nível 19
  • *
« Resposta #384 Online: 12 de Janeiro de 2019, 17:36:35 »
Citação de: Sergiomgbr
O espiritismo está dentre algumas religiões que se propõem mais racionais, que deve ser um reduto cada vez mais ínfimo de adeptos, pois é como diz a passagem bíblica,

Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente!
Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.

Apocalipse 3:15,16

Racional por racional, já há a descrença pura e simples. A polarização da humanidade ficará entre a descrença e o islamismo. 
O Apocalipse não é de João e sim um plagio escancarado do Livro de Enoc. Mas observe que a dinâmica de todo o processo evolutivo avança de um estágio inferior primitivo a outro, almejado. Mas passa por estágios intermediários, logicamente.
O que o texto do após calipso diz é que os estágios evolutivos intermediários são dispensados.
Você concorda?
O Islamismo, em termos numéricos tem, sim, um crescimento. Como se trata de um crescimento não por auto-convencimento, atingirá o seu ponto de retorno em breve tempo, com a reação dos povos aos quais é imposto, e com o avanço da educação e esclarecimento das pessoas.
Se, conforme vc diz, teremos Islamismo x descrença só a descrença sobreviverá. :chorao:

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #385 Online: 12 de Janeiro de 2019, 18:00:02 »

O Islamismo, em termos numéricos tem, sim, um crescimento. Como se trata de um crescimento não por auto-convencimento,
Está dizendo que as pessoas não escolhem o que dizem e fazem?

Offline JungF

• Nível 19
  • *
« Resposta #386 Online: 13 de Janeiro de 2019, 19:38:01 »

O Islamismo, em termos numéricos tem, sim, um crescimento. Como se trata de um crescimento não por auto-convencimento,
Está dizendo que as pessoas não escolhem o que dizem e fazem?
As pessoas, de forma geral, escolhem, mesmo diante de certas limitações. A velha história do livre-arbítrio. Já o proselitismo islâmico se fortalece perante a ignorância, a pobreza, ou a política conveniente. Como já disse; são bolsões específicos... no ocidente seu crescimento é pífio e sempre gera confrontos; veja: Por ocasião do aniversário do 11/setembro, o pastor americano Terry Jones ameaçou queimar o Alcorão. Obama e o papa Bento XVI intercederam, pois temiam ataques de represália. O pastor desistiu.
Na mesma matéria, a França cria lei que proíbe às muçulmanas usarem aquele véu.
A característica da imposição pela força está, por exemplo no caso de Salmam Rushdie, condenado à morte pelo seu livro Versos Satânicos... - Veja mais em https://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/ocidente-e-isla-choque-entre-duas-culturas-define-mundo-contemporaneo.htm?cmpid=copiaecolaCrescimento do islamismo nos países do ocidente
Agora, de forma generalizada criou-se, graças ao terrorismo do EI, um clima de horror aos muçulmanos, assim nos EEUU, na França, Londres...
Os Judeus por não proselitizarem, transmitindo sua crença apenas à familiares talvez apresentem entre as religiões aquela de crescimento negativo.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!