Os países nórdicos são bons modelos de governos e sociedades.
Não, não são não. São capitalistas. Capitalismo = mal. Sério você e outros me convenceram disso.
Você gosta de por palavras nos textos dos outros .
Eu não escrevi em nenhum momento tal coisa. O capitalismo é o sistema econômico mais eficiente para produzir riquezas materiais, este conjugado com um sistema político efetivamente democrático e com uma distribuição de renda e riqueza semelhante a dos países nórdicos produz bons resultados em termos de IDH. 
Claro que não escreveu. Eu não levo você mais a sério Helder. Simples assim, não gosto de gente que relativiza e procura colocar no mesmo saco coisas diferentes apenas porque a ideologia dita assim. Igualar a questão palestina e a Independência americana é de uma ignorância MONUMENTAL.
E sim, eu posso estar lhe ofendendo e ser advertido por isso. Paciência.
Outra coisa, vá pesquisar a situação dos países nórdicos, a questão da previdência e se vão conseguir manter a rede de proteção social por muitos anos.
Obviamente não é tudo que é bom para um teísta que é bom para um ateu . Mas há uma série de coisas que é igualmente bom para um e para o outro e que são igualmente essenciais para um e para o outro.
Aham, sei, sei. Você não entendeu o que eu quis dizer e não tem a menor noção do que seja "contexto histórico", certo?
Você esta adotando uma postura do tipo Famado, diz que os outros não sabem sobre o assunto e adota uma postura de superior. 
Uma oração pode ter significados diversos, então você deveria clarificar suas idéias ao invés de se achar o superior.
É, fui eu quem igualou a Independencia Americana e a situação na palestina? Não, foi você.
É você que não sabe ou prefere ignorar como foi o processo que levou a independência americana.
É você que não sabe ou prefere ignorar o contexto histórico em que se deu esse processo.
1. Existia ONU na época da independência americana?
2. A região que deu origem aos EUA foi dividida entre dois povos por uma organização internacional?
3. Foi uma guerra de base religiosa, mas não apenas religiosa, a que levou a independência americana?
4. Os americanos cometeram atos terroristas, para espalhar o medo e o terror ou enfrentaram os ingleses em guerra, guerra mesmo, com soldados de lado a lado?
5.As mesmas noções que o mundo tem hoje de liberdade, independência, auto determinação dos povos só para citar algumas existiam e eram entendidas como hoje na época da guerra da independência dos EUA?
6.Existiam dois povos lá, os Americanos e outros povos que disputavam o mesmo território ou o grupo de americanos disse que era hora de dar um basta e a riqueza deveria ficar lá?
Listei 6 perguntas, poderia continuar por páginas.
E você vem me dizer que Independência Americana e Palestina são essencialmente a mesma coisa?
Não são. Nunca foram. Satisfeito? Preciso explicar mais, preciso pesquisar, por exemplo, a revolução cubana para demonstrar que o caso da palestina não é essencialmente o mesmo de Cuba também?
P.S. Apesar de não participar mais do tópico, ainda aguardo sua ilustre explanação do conflito Israel Palestina, levando em conta toda a história da região.
Da minha última mensagem lá:
Descreva aqui, na sua opinião, o que deve ser feito na Palestina, o que Israel deve fazer, como deve fazer, enfim, tudo o que deve ser feito para se reestabelecer a paz na região. Não só o que Israel deve fazer, mas o Hamas, Fatah, EUA, Russia, europa, Liga dos Países Arábes (ou coisa assim) e quem mais você achar que tem ou deve ter influência na região.
Ilustre este tópico com seu vasto conhecimento do conflito na região.
Aguardo sua resposta naquele tópico.
E se você não entende uma ironia, não sou eu quem vai perder tempo te explicando.