DDV
Não sendo esquerdista está então dopado pelo amor a palavras como democracia e ditadura.
Foram citas mil vezes que não estavam a lutar pela democracia e sim pela própria ditadura.
O mirror mencionou de tudo, de bush a traficantes, o agnóstico mais uma vez recita o que já virou mantra do óbvio, não estavam lutando pela democracia.
Questão respondida na postagem anterior, aguardando contraposição.
Complementando: eu não dispensaria a ajuda de Dilma e seu grupo na luta contra a ditadura apenas porque defendem a implantação de outra ditadura pior. Em termos pragmáticos, concretos e imediatos, eles estariam sendo instrumentos de luta contra a ditadura então existente e concreta que tínhamos.
Eu não defendo a democracia por "amor", é mais uma questão de "precaução" ou "esperteza".
Antes de prosseguir ouso perguntar: Não vês nas favelas do rio, ditaduras de traficante em guerra contra exércitos de um governo inimigo, o estado brasileiro? Não é esse mesmo estado o sustentáculo de tal sistema e o criador destas favelas?
Justificaria assalto a mão armada por parte de fedelhos como ato politico de insurreição anti-ditatorial?
Contra quê ditadura?
Não te conheço e tão pouco conheço o mirror, só aponto sua miopia ao interpretar as palavras dele.
Você me chamou de "esquerdista fanático" apenas porque eu concordei com uma postagem de JJ (o que, diga-se de passagem, é difícil acontecer). Já fui tomado como reacionário ultra-direitista em outros tópicos daqui. Fazer o quê? As pessoas só enxergam preto ou branco. Deveria ter mais cuidado e ser...menos míope e limitado por sua ideologia (direitista, suponho).
Quando isenta os atos de Dilma trazendo a tona a ditadura, mesmo que ela não estivesse lutando pela democracia, não está sendo imparcial ou racional, tão pouco quando justifica como tantos outros os meios obcecado pelos fins a que têm como nobres, "bons" e "sagrados". Foi sobre isso que o mrmirror discorreu nas postagens que li, postagens que o senhor está a passar por um filtro míope.
Os fins nobres ou sagrados aos quais você se referindo como por mim considerado é a democracia, certo?
Veja a minha postagem que fiz como resposta ao Agnóstico e faça suas contraposições.
"O juízo 'bom' não emana daqueles a quem se prodigalizou a 'bondade'. Foram os mesmos 'bons', os homens distintos, os poderosos, os superiores que julgaram 'boas' as suas ações; isto é, 'de primeira ordem', estabelecendo esta nomenclatura por oposição a tudo quanto era baixo, mesquinho, vulgar e vilão. Arrogavam-se de sua altura o direito de criar valores determinativos: que lhes importava utilidade! O ponto de vista utilitário é de todo o ponto inaplicável quando se trata da fonte viva das apreciações supremas que constituem e distanciam as classes sociais: foi o sentimento, não a utilidade - e não numa hora de exceção, senão em todo o tempo - repito: a consciência da superioridade e da distancia, o sentimento geral, fundamental e constante de uma raça superior e dominadora, em oposição a uma raça inferior e baixa, determinou a origem da antítese entre 'bom' e 'mau'". Genealogia da moral - Nietzsche.
Dispenso trechos de Nietzche. Argumentos de autoridade vindos de filósofos racionalistas (como Popper e Kant) eu não aceito, imagine de Nietzche (a "filosofia oracular").
Cada um em sua arrogância determina seus valores, você escolhe a democracia e aceita que está seja imposta pela força.
Dei as respostas na postagem anterior do porquê eu ter "escolhido" a democracia (a "ditadura da liberdade"), da mesma forma que eu escolho o método científico (a "exigência subjetiva de se buscar a objetividade") e o racionalismo (a "exigência intolerante de tolerância").
Faz a mesma escolha que fazem os que justificam os americanos quando invadem nações soberanas como o Iraque, nação que nunca atacou os Estados Unidos da América, e que agora sofre uma democratização forçada que não pode ter mais sucesso que as semi-democracias pobres do terceiro mundo, mas que alimenta o ódio, o fanatismo e a oposição a todos os valores do ocidente, o que inclui o apreço pela democracia.
Concordo em parte. O ideal é que cada povo procure conquistar a sua liberdade por si próprio, de dentro para fora. Em casos extremos, envolvendo problemas humanitários, sou a favor sim da invasão e deposição do governante SOB OS AUSPÍCIOS DA ONU.
Além do mais, eu tendo a discordar dessa sua afirmação de que o Iraque foi invadido por causa da ditadura que lá havia...havia outras muito piores que não foram atacadas, e os EUA já apoiaram ditaduras e ditadores, ou seja, não são paladinos mundiais da democracia.
Se você se agarra a valores como a democracia tão apaixonadamente,
Se você parar pra pensar que não poderia estar aqui nesse fórum falando o que bem entende de qualquer governante ou regime, talvez você relativize menos a democracia.
que justifica a Dilma pelo momento histórico vivido ser em um momento de ditadura, tão míope que não vê que ela e seus comparsas não lutavam pela democracia, mas pela própria ditadura, não se surpreenda se outros não compartilharem de seus valores e visões.
Eu defendo a liberdade de expressão de valores e visões diferentes e opostas às minhas, ou seja, a democracia.
Se tu amas a democracia,
Eu não "amo", apenas não sou besta de abrir mão dela.
outros amam e lutam pela igualdade não proporcionada pelo atual capitalismo, diferentes valores que são impostos pela força garganta a baixo dos com visão oposta ou distintas a tais valores. Todos elegem seus valores sagrados e todos se arrogam o suficiente para justificar o fim em tais valores sacros, os meios dos quais usam para conquista-los.
Você defende os seus valores e casos onde a força se justifica, os comunistas defendem os deles e cada pilantra, ditador, coronel, traficante ou presidente fazem o mesmo. O mrmirror foi claro e sucinto nisso, é dotado de uma capacidade de síntese que me escapa.
É aquela velha questão: na França (dizem), alguns muçulmanos estavam se sentindo oprimidos pelo governo democrático de direito de lá por não poderem extirpar o clitóris das mulheres. Ou seja, estavam se sentindo oprimidos por não poder oprimir.
Se você acha que o impedimento à opressão também é uma opressão, e que a repressão de atos que atentem contra a liberdade alheia é um atentado contra a liberdade do infrator, então não tenho mais comentários para te acrescentar. Talvez só uma anarquia esteja a seu gosto.
O que te faz pensar que seus valores sacros são mais justos que os demais?
Nota (pra não confundir): "valores sacros meus" = democracia
A mesma coisa que fazem os cientistas pensarem que o método científico e o livre debate de idéias é mais "justo" do que a intolerância, a censura e o dogmatismo.
O que te faz pensar que o são ao ponto de serem buscados por qualquer meio e a todo custo?
Porque é a única forma de acabar com esses "custos" durante a escolha dos governantes.
Sociedades não amadurecem a força da espada e sim da razão.
Concordo. Mas em 99% das vezes os que detém o poder absoluto não "reconhecem" isso, aí...já viu.
Mencionei de passagem a evolução gradual que culminou na republica e na redemocratização, lembro agora a emancipação negra e revolução feminista, ambas ocorridas nos estados unidos. Apesar de conflito e morte fruto do combate de fanáticos reacionários no caso dos negros, são outros dois grandes exemplos de evolução gradual e como o uso da força (no caso dos reacionários) não são capazes de mudar o rumo que tomam as coisas quando o momento oportuno a tal mudança se apresenta.
Como era o sistema de governo nos EUA e outros países durante essas mudanças pacíficas? Eram ditaduras, ou seja, não existiam meios legais e pacíficos disponíveis para se lutar por essas causas? Ou não?
Percebe?
O mesmo se aplica a historia dos negros no Brasil, tantos revolucionários fracassaram e reacionários fracassaram e só conseguiram fazer jorrar sangue. É o mesmo que se viu com a historia do comunismo e por toda a historia do mundo.
Só o que se vê são loucos impondo a força suas ideologias, sempre no intento se perdendo e caindo na busca dos próprios interesses, cedendo a conchavos e usando de quaisquer meios para isso, mas sempre, sempre e sempre sendo levados pela força maior das circunstancias, a força do momento e mentalidade presente.
hahaha..to me sentindo um Renato T, um Arcanjo Lúcifer, de fuzil na mão pedindo para derrubar o sistema capitalista selvagem (Renato T) ou a corja esquerdista que está no poder (Arcanjo Lúcifer).
Isso é fatal, o capitalismo já existiu e se extinguiu (roma), democracias desapareceram (grécia) e ressurgiram amadurecidas, isso também ocorreu com a primeira republica Brasileira (quilombo dos palmares).
Off-Topic:Há controvérsias fortíssimas nessa parte referente ao Quilombo dos Palmares. Veja na seção de História e Filosofia.
Esqueça as paixões,
Eu sei, eu sei...a democracia é uma "ditadura da liberdade".
analise a historia,
Como você fez no que concerne às mudanças pacíficas, ou sobre o Quilombo dos Palmares?
amadureça e ensine a amadurecer.
Opa, vou anotar isso pra repetir pros outros e ganhar pontos em debates

Impor pela força é fracassar já no inicio indo na contramão da razão.
Já sei: imploramos para o ditador que ele gentilmente abandone o poder e dê a chance de outras pessoas ou grupos nele chegaram...mais fácil, impossível.
Nem mesmo a democracia justifica a ignorância.
Os ignorantes são os menos perseguidos em ditaduras. Ditaduras amam ignorantes.