Como refugiados?
Presos ilegais que não podem voltar aos seus territórios de origem (por causa da situação política) nem continuar presos (porque não são criminosos nem foram devidamente acusados de algum crime) passam a ser refugiados se algum outro país os aceita, não?
Eles são iraquianos, não deixaram seu país de livre e espontânea vontade, não pediram asilo em lugar nenhum, foram presos ilegalmente durante anos e agora não podem voltar ao seu país se assim desejarem?
A premissa, se a entendi corretamente, é que
não desejam porque não é seguro para eles. Podem ser, por exemplo, sunitas ou curdos que temem não ter um lugar seguro ou pelo menos confortável no novo estado de coisas.
Eu não entendi por que o motivo de retorno ao Iraque coloque a vida destes presos em risco...
O Iraque não está muito longe de uma guerra civil, e tem divisões étnicas, religiosas e políticas formidáveis. Se o Brasil da década de 1970 era perigoso para certos militantes brasileiros, com muito mais motivo o Iraque de hoje também o é para muitos iraquianos. Ainda mais quando podem ter de lidar com a suspeita de serem informantes voluntários com uma história falsa de terem sido aprisionados.
penso que é justamente o contrário, que sejam idolatrados em seu país por representar uma resistência contra uma nação invasora (não estou entrando no mérito da invasão). Juba, o sniper, é uma figura considerado como herói pelos iraquianos.
Não sei quem é esse Juba, mas a informação que tenho sobre o Iraque pinta uma imagem bem diferente dessa.
Ainda insisto com minha opinião... que se julguem estas pessoas e, se inocentadas, que se permita o seu retorno aos seus países de origem... se assim desejarem... muitos devem ter família lá, esperando seu retorno.
Supostamente, na medida em que isso é seguro, já foi feito. Ou o assunto nem teria sido proposto.