Autor Tópico: Presos de Guantanamo  (Lida 10167 vezes)

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
Re: Presos de Guantanamo
« Resposta #75 Online: 30 de Janeiro de 2009, 21:39:37 »
Mas e por que a segurança deles seria melhor no Brasil do que em outra cadeia nos EUA?  :hein:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #76 Online: 30 de Janeiro de 2009, 21:41:01 »
Mas e por que a segurança deles seria melhor no Brasil do que em outra cadeia nos EUA?  :hein:

Porque não podem mais ser mantidos legalmente presos, entre outros motivos.  E imagino que pelo menos alguns prefiram não continuar no mesmo país que decidiu desrespeitar seus direitos básicos.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #77 Online: 30 de Janeiro de 2009, 21:52:22 »
Tá... voltamos ao ponto inicial.

Se são considerados presos ilegais nos EUA, o que faz serem considerados presos legais aqui?  :hein:

Qual crime cometeram aqui?  :hein:

Não teriam os mesmos direitos violados aqui?  :hein:

Por que para nós, Brasil, seria bom receber presos ilegais?  :hein:

Por que para eles, presos ilegais, seria bom continuar preso ilegal no Brasil?  :hein:

Que outros motivos seriam relevantes para justificar esta "transferência"?  :hein:

Não percebi a lógica.  :vergonha:
« Última modificação: 30 de Janeiro de 2009, 22:11:34 por Spitfire »

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #78 Online: 30 de Janeiro de 2009, 22:40:29 »
Eles querem é passar a batata quente.

Chegando aqui haveria o julgamento dos presos ?   Isto esta me cheirando a encrenca  :no:

[modo paranóico]

Depois disto eles vão querer a Amazônia  :stunned:

[/modo paranóico]
Não deseje.

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #79 Online: 30 de Janeiro de 2009, 22:55:26 »
Ou você acha que deveríamos marchar de encontro aos bugres e catequiza-los, com uso da força se necessário, para que eles partilhem de nossa iluminação e sigam o único caminho justo e verdadeiro (o nosso, é claro)?  ::)

Depende... lá tem petróleo?

Sabe como é né, já que vamos levar amor e liberdade, além de ensinar o caminho do céu, é justo que eles paguem a conta.

Bem lembrado.

Eu tinha esquecido que apedrejamento de adúlteras, genocídio, remoção de clitóris, chibatadas em crianças e outras práticas "inaceitáveis", só são motivo para tomar uma atitude se o país onde isso acontece tem algum recurso valioso que queremos explorar.

:histeria: :histeria: :histeria:
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #80 Online: 30 de Janeiro de 2009, 23:05:44 »

Se são considerados presos ilegais nos EUA, o que faz serem considerados presos legais aqui?  :hein:

De novo?  Não seriam presos, seriam refugiados.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #81 Online: 30 de Janeiro de 2009, 23:06:43 »
Eles querem é passar a batata quente.

Claro.  Por isso é que seria um gesto de boa vontade da parte do Brasil aceitar.

Chegando aqui haveria o julgamento dos presos ?

Dificilmente.

Isto esta me cheirando a encrenca  :no:

[modo paranóico]

Depois disto eles vão querer a Amazônia  :stunned:

[/modo paranóico]

"Depois?"

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #82 Online: 30 de Janeiro de 2009, 23:59:43 »
E extirpação de clítoris é aceitável? E apedrejar mulheres infiéis?E chicotear crianças travessas?

Claro que é aceitável. Desde que tais práticas se mantenham em seus países de origem.

Se lá isso é permitido, problema deles. Se o povo estivesse incomodado começaria uma revolta e mudaria a situação. Nós não temos nada a ver com isso.

Ou você acha que deveríamos marchar de encontro aos bugres e catequiza-los, com uso da força se necessário, para que eles partilhem de nossa iluminação e sigam o único caminho justo e verdadeiro (o nosso, é claro)?  ::)

Se o assassinato de judeus fazia parte da lei alemã, deveríamos ter deixado eles matarem todos, pra que interferir?Se os judeus eram contra, deviam ter se revoltado, o resto do mundo não tem nada com isso.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #83 Online: 31 de Janeiro de 2009, 00:03:54 »
Todo mundo sabe que os EUA interferiram na guerra da alemanha porque queriam petróleo... a Alemanha tem muito petróleo...

:histeria:
Falando sério, só porque uma coisa inaceitável tem apoio da maioria não quer dizer que essa coisa vai deixar de ser inaceitável, o nazismo tinha apoio da maioria dos alemães, e o partido nazista foi eleito democraticamente...
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #84 Online: 31 de Janeiro de 2009, 01:55:24 »
E extirpação de clítoris é aceitável? E apedrejar mulheres infiéis?E chicotear crianças travessas?

Claro que é aceitável. Desde que tais práticas se mantenham em seus países de origem.

Se lá isso é permitido, problema deles. Se o povo estivesse incomodado começaria uma revolta e mudaria a situação. Nós não temos nada a ver com isso.

Se o assassinato de judeus fazia parte da lei alemã, deveríamos ter deixado eles matarem todos, pra que interferir?Se os judeus eram contra, deviam ter se revoltado, o resto do mundo não tem nada com isso.

Err... os alemães se limitaram ao seu território? Ficaram só na Alemanha matando judeus? Está precisando estudar mais história.  :)

E a Fabi também...

O motivo dos EUA interferirem foi porque a Alemanha logo iria até eles. E não porque os americanos acharam que os judeus eram coitadinhos que precisavam de ajuda contra os tiranos alemães. Aliás, os EUA só se meteram na guerra mesmo depois que foram atacados. Antes disso só assistiam o espetáculo.

Engraçado como vocês convenientemente esquecem certas partes da história.

E eu nunca disse que algo se torna aceitável porque a maioria apoia. O que disse é que se a maioria de um país X quer que o país deles (apenas o território deles, sem afetar os vizinhos) seja assim, os habitantes do país Y não tem nada que se meter. Simples assim.  :ok:

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #85 Online: 31 de Janeiro de 2009, 02:15:48 »

Err... os alemães se limitaram ao seu território? Ficaram só na Alemanha matando judeus? Está precisando estudar mais história.  :)

E a Fabi também...

O motivo dos EUA interferirem foi porque a Alemanha logo iria até eles. E não porque os americanos acharam que os judeus eram coitadinhos que precisavam de ajuda contra os tiranos alemães. Aliás, os EUA só se meteram na guerra mesmo depois que foram atacados. Antes disso só assistiam o espetáculo.

Engraçado como vocês convenientemente esquecem certas partes da história.

E eu nunca disse que algo se torna aceitável porque a maioria apoia. O que disse é que se a maioria de um país X quer que o país deles (apenas o território deles, sem afetar os vizinhos) seja assim, os habitantes do país Y não tem nada que se meter. Simples assim.  :ok:

Então quer dizer que devemos nos calar se um país quiser exterminar uma parte da população, desde que fiquem dentro do seu território?É isso?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #86 Online: 31 de Janeiro de 2009, 02:17:41 »
Orbe, se ficassem só na alemanha, o nazismo seria aceitável?
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #87 Online: 31 de Janeiro de 2009, 02:37:41 »

De novo?  Não seriam presos, seriam refugiados.

Como refugiados?

Eles são iraquianos, não deixaram seu país de livre e espontânea vontade, não pediram asilo em lugar nenhum, foram presos ilegalmente durante anos e agora não podem voltar ao seu país se assim desejarem?

Eu não entendi por que o motivo de retorno ao Iraque coloque a vida destes presos em risco... penso que é justamente o contrário, que sejam idolatrados em seu país por representar uma resistência contra uma nação invasora (não estou entrando no mérito da invasão). Juba, o sniper, é uma figura considerado como herói pelos iraquianos.

Ainda insisto com minha opinião... que se julguem estas pessoas e, se inocentadas, que se permita o seu retorno aos seus países de origem... se assim desejarem... muitos devem ter família lá, esperando seu retorno.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #88 Online: 31 de Janeiro de 2009, 06:56:55 »
Como refugiados?

Presos ilegais que não podem voltar aos seus territórios de origem (por causa da situação política) nem continuar presos (porque não são criminosos nem foram devidamente acusados de algum crime) passam a ser refugiados se algum outro país os aceita, não?

Eles são iraquianos, não deixaram seu país de livre e espontânea vontade, não pediram asilo em lugar nenhum, foram presos ilegalmente durante anos e agora não podem voltar ao seu país se assim desejarem?

A premissa, se a entendi corretamente, é que não desejam porque não é seguro para eles.  Podem ser, por exemplo, sunitas ou curdos que temem não ter um lugar seguro ou pelo menos confortável no novo estado de coisas.

Eu não entendi por que o motivo de retorno ao Iraque coloque a vida destes presos em risco...

O Iraque não está muito longe de uma guerra civil, e tem divisões étnicas, religiosas e políticas formidáveis.  Se o Brasil da década de 1970 era perigoso para certos militantes brasileiros, com muito mais motivo o Iraque de hoje também o é para muitos iraquianos.  Ainda mais quando podem ter de lidar com a suspeita de serem informantes voluntários com uma história falsa de terem sido aprisionados.

penso que é justamente o contrário, que sejam idolatrados em seu país por representar uma resistência contra uma nação invasora (não estou entrando no mérito da invasão). Juba, o sniper, é uma figura considerado como herói pelos iraquianos.

Não sei quem é esse Juba, mas a informação que tenho sobre o Iraque pinta uma imagem bem diferente dessa.

Ainda insisto com minha opinião... que se julguem estas pessoas e, se inocentadas, que se permita o seu retorno aos seus países de origem... se assim desejarem... muitos devem ter família lá, esperando seu retorno.

Supostamente, na medida em que isso é seguro, já foi feito.  Ou o assunto nem teria sido proposto.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #89 Online: 31 de Janeiro de 2009, 11:40:28 »
Todo mundo sabe que os EUA interferiram na guerra da alemanha porque queriam petróleo... a Alemanha tem muito petróleo...

Os americanos entraram na guerra depois do ataque a Pearl Harbour, feito pelos japoneses. Mesmo depois dos EUA terem se posicionado abertamente contra as potências do eixo, inclusive se aliando a Rússia, o pensamento era deixar que o comunismo e o nazismo se enfrentassem até que um dos caísse, quando viram que a Rússia iria vencer sozinha, fizeram o famoso desembarque do Dia D.

« Última modificação: 31 de Janeiro de 2009, 11:44:13 por Dodo »
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #90 Online: 31 de Janeiro de 2009, 15:23:42 »
Então quer dizer que devemos nos calar se um país quiser exterminar uma parte da população, desde que fiquem dentro do seu território?É isso?

Exatamente. Enquanto estiverem se matando por lá, não é problema nosso. O máximo que podemos fazer é mostrar a eles como resolvemos os problemas no nosso país. Se eles quiserem seguir nosso exemplo, ótimo. Se não quiserem, ficamos quietos e vamos cuidar da nossa vida.

Orbe, se ficassem só na alemanha, o nazismo seria aceitável?

Para mim seria. Não tenho nada contra o nazismo quieto lá em seu país de origem. Se não afeta os outros países ao redor, não vejo problema algum. Quando eles tentam fazer o mundo todo seguir essas idéias é que se torna inaceitável para mim.
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2009, 15:26:51 por Orbe »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #91 Online: 31 de Janeiro de 2009, 15:29:12 »

Exatamente. Enquanto estiverem se matando por lá, não é problema nosso.

Não é problema nosso, UMA VÍRGULA.  Se não aprendemos nenhuma outra coisa com a Segunda Guerra Mundial, aprendemos pelo menos que esse tipo de mentalidade não se sustenta.

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #92 Online: 31 de Janeiro de 2009, 15:34:40 »

Exatamente. Enquanto estiverem se matando por lá, não é problema nosso.

Não é problema nosso, UMA VÍRGULA.  Se não aprendemos nenhuma outra coisa com a Segunda Guerra Mundial, aprendemos pelo menos que esse tipo de mentalidade não se sustenta.

Mais um que vai distorcer a história...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #93 Online: 31 de Janeiro de 2009, 17:41:17 »
Ora essa. Nem vem com essa de "distorcer".

A Polônia, a França e outros países foram invadidos pela Alemanha e isso "não era" problema de outros países... até que não era mais possível fazer de conta.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #94 Online: 31 de Janeiro de 2009, 19:58:20 »
Não vejo como uma guerra entre dois países ou mesmo algo que aconteça em grande escala dentro das fronteiras de um único país não possa afetar os vizinhos.

Supondo que a matança tivesse acontecido apenas dentro da Alemanha e lá ficasse restrita sem envolver a Europa toda , não vejo como assassinar gente de várias nacionalidades em campos de prisioneiros não afete as demais pessoas que tinham contatos com as vítimas por correspondência, laços familiares ou sei lá mais o que.

Não vivemos mais em um mundo onde o que se faz em uma região não afeta outras em nada.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #95 Online: 05 de Fevereiro de 2009, 14:47:21 »
Uma notícia relacionada da BBC, envolvendo detentos chineses que correm perigo se voltarem para a China, mas foram aceitos por Portugal:

http://news.bbc.co.uk/1/hi/world/americas/7781019.stm

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #96 Online: 08 de Fevereiro de 2009, 22:42:36 »
Tranquilo... Quem se importa com os presos de Guantánamo? Tomara que não consumam tantos recursos quando um "Beira-mar" da vida...

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #97 Online: 15 de Fevereiro de 2009, 03:39:06 »
Recepção de presos de Guantánamo gera conflito na Itália

O ministro italiano do Interior, Roberto Maroni, é contra receber os presos de Guantánamo apesar da disponibilidade oferecida pelo governo de Roma, a pedido dos Estados Unidos.
"Os Estados Unidos são um país enorme, podem trasladá-los a muitos locais", comentou Maroni, um dos líderes da xenófoba Liga Norte, em entrevista à revista Panorama. "Já manifestei minha contrariedade ao chanceler Franco Frattini", acrescentou o ministro. Frattini havia dito que examinaria a lista de detidos que poderia receber.

Por sua vez, o ministro da Defesa, Ignazio la Russa, destacou que nada havia de "surpreendente" no fato de a Itália aceitar receber os detentos dos Estados Unidos.

Uma delegação da União Européia viajará este mês a Washington para enfrentar o problema jurídico representado pelas 245 pessoas ainda presas na base americana de Guantánamo, em Cuba.

Um porta-voz do Centro para os Direitos Constitucionais recordou que 60 presos de Guantánamo estão ameaçados de morte se voltarem a seus países de origem.

Fonte: http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI3514295-EI8142,00.html
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #98 Online: 15 de Fevereiro de 2009, 07:45:53 »
Quando o Obama deu aquela canetada, algumas pessoas (eu inclusive) se perguntaram: mas será que pode ser assim, tão fácil?

Bom. Aparentemente, não é tão fácil.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #99 Online: 15 de Fevereiro de 2009, 08:26:13 »
Temos um tópico relacionado, pena que não lembro onde.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!