No Brasil, mais de 70 milhões compram produtos piratasO porcentual de brasileiros que consomem produtos piratas aumentou nos últimos cinco anos, segundo mostra pesquisa divulgada hoje pela Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ). De acordo com os dados, mais de 70 milhões de brasileiros consomem produtos piratas.
A pesquisa mostra que, em 2006, 42% dos entrevistados compraram alguma mercadoria falsificada. Em 2010, esse porcentual foi de 48%. "Há alguns anos consideramos a pirataria como uma epidemia que vem se espalhando por esse Estado e pelo País", disse o presidente da Fecomércio-RJ, Orlando Diniz.
Segundo a pesquisa, o porcentual de brasileiros consumidores de CDs ilegais caiu de 86% para 79% entre 2006 e 2010. Por outro lado, subiu de 35% para 77% o porcentual de consumidores de DVDs piratas. "O aumento do poder aquisitivo das classes de renda mais baixa favoreceu o aumento de consumo de produtos informais, mas também informais", explica o economista da instituição, João Gomes.
Segundo ele, o preço é o principal motivo apontado pelos consumidores para a compra de produtos piratas. "O consumo é sem consciência. O consumidor não percebe consequências nocivas na compra desses produtos", disse.
http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/42608_NO+BRASIL+MAIS+DE+70+MILHOES+COMPRAM+PRODUTOS+PIRATAS