Bom...
Eu vejo que a indústria fonográfica está há tempos perdendo a batalha contra os downloads. Acho inevitável que venha a perder esta guerra.
Os tempos são outros...
Até mesmo na época que ainda não existia mp3, ou até bem antes disso, na época dos LPs e CDs, boa parte das pessoas já conseguiam suas músicas pagando apenas o preço da fita cassete virgem.
Comecei gravando músicas de rádio, quebrava um bom galho pra quem era criança e LP, CD ou fita original eram caras.
Lembro-me que nos anos 90, +- a época do surgimento do CD no Brasil, eu comprei um Tape Deck Profissional da Gradiente apenas para gravar minhas músicas favoritas de CDs que eu alugava. E essa mania já vinha dos meus pais que gravavam suas músicas de LPs de amigos em um gravador profissional do tio do meu pai.
Agora com o mp3... Eu já nem me lembro qual foi a última vez que comprei CD...
Até mesmo na época das fitas K7 (do qual juntei quase 300) eu só comprava CD quando era "greatest hits" ou algo do tipo e de meus artistas preferidos.
E sobre o mp3...
Ninguém mais quer saber de se dar ao trabalho de ficar trocando CD pra ouvir suas músicas. O negócio é meter um Pen drive e programar tudo. Sem contar que CD tem toda aquela frescurada de não poder arranhar etc.
Me parece que algumas alternativas estão sendo testadas, como a venda de músicas pela internet.
Mas é uma alternativa que está fadada ao fracasso, ao meu ver.
O que os artistas terão que fazer com mais frequência são os shows e propagandas.
Eu acho que a tendência é investir em sites que divulguem o trabalho dos artistas expondo suas músicas e, ao mesmo tempo, ganhando dinheiro com publicidade em seu site. E também os artistas que dispõe de seus trabalhos para estes sistemas deverão ser remunerados.
O que não vai poder acontecer é que um site disponibilize músicas de algum autor sem a autorização ou "aluguel" dos direitos do mesmo.
Eu acredito que cada vez menos pessoas salvam filmes e até músicas em seus computadores apenas por causa de sites como o youtube.
Um site do tipo youtube específico para músicas deve ser a nova jogada, com um sistema complexo de comércio que envolva o site, os visitantes, os anunciantes e os artistas. As pessoas acessam o site, buscam suas músicas, ouvem ali mesmo, sem precisar ficar salvando, considerando que a internet se torne rápida o suficiente para permitir que esta atividade seja cômoda.
No que diz respeito a softwares...
Jogos de computador atuais em multiplayer conseguem barrar tranquilamente a pirataria, fazendo com que apenas usuários que possuam uma determinada chave, relacionada com um login e uma senha, possam usufruir das funcionalidades online do jogo.
Portanto, considero que a nova tendência seja a integração desses softwares com a internet. Ou seja, para você utilizar um software deverá estar conectado e acessar parte das funcionalidades do software no site do fabricante, mediante login e senha. E, obviamente, somente quem pagou terá seu login e sua senha e acesso a todas as funcionalidades do software.
Quanto a livros...
Ainda é custoso scanear um livro e, ao mesmo tempo, boa parte das pessoas não gostam de ler no computador ou mesmo apreciam um livro bonitinho, de papel, com capa e tudo mais.
Eu não pensei em muitas idéias sobre como resolver o problema de autoria dos livros.