Alguém sabe me responder quanto a Vale rendia enquanto era estatal (lucros menos os gastos com funcionários, etc) e quanto ela paga de impostos agora?
O Bolsa-Família, concordo com o Ricardo. E quem começou esse programa foi o FHC, não? Mas na época com outro nome.
A única fonte que eu achei é a Veja.
Definitivamente não é uma fonte imparcial, muito pelo contrário é contaminadíssima com ideologias direitistas e liberais econômicas.
Dados do quadro:
Vendas em minério de ferro:
1997: 100,0 milhões de toneladas
2005: 252,2 milhões de toneladas.
Que maravilha , assim os Brasileiros se livram desses estorvos minerais (fontes de metais). E de quebra ainda ajuda a China e outros países produzirem produtos de alto valor agregado, além de construirem seus edifícios, casas, hidrelétricas, pontes , ferrovias. Realmente é algo maravilhoso exportar um produto de baixo valor agregado e ainda ajudar os outros a construírem sua infraestrutura e produzirem diversos bens materiais para si mesmos ou para exportarem com grande valor agregado !
Funcionários:
1997: 11.000
2005: 39.000
Aparentemente o único dado positivo!
Lucro Líquido
1997: US$ 350.000.000,00
2005: US$ 4.800.000.000,00
E quais foram os barões que ficaram com esse lucro líquido ?
Por que eu deveria regozijar com o lucro de alguns barões ?
De que me aproveita, ou ao povão brasileiro, esses (tu)barões terem engordado suas contas bancárias ?
Nada ! Simplesmente nada.
Regozijar com o lucro embolsado por alguns (tu)barões, de nada aproveita a mim ou ao povão brasileiro.
O que me interessa se esse lucro não reverteu, substancialmente, em algum bem para mim ou para o povão brasileiro em geral ?
Valor de Mercado:
1997: 9 bilhões de dólares
2005: 77 bilhões de dólares
Essa é a avaliação da vejinha ! Outras fontes apontam um valor de mercado em 1997 muito superior a isso. Mas quem quiser acreditar nela , que assim seja!
Número de Países onde a vale está presente:
1997: 7
2005: 18
Outra coisa que em nada beneficia a mim ou ao povão brasileiro em geral.
Isso só beneficia, pra valer, os (tu)barões donos da vale.