Primeiramente um exemplo mais geral de eficiência e depois outro mais específico em termos econômicos:
Dois países A e B, governados por ditadores, tem polícias políticas (ppA e ppB), ambas têm os mesmos recursos financeiros, materiais e humanos, ambos países tem internamente opositores políticos equivalentes em recursos e na utilização desses recursos (e foram colocadas na clandestinidade via lei).
A ppA prende e tortura 5 opositores políticos por dia, a ppB prende e tortura 20 opositores políticos por dia .
Então do ponto de vista de um opositor político esta eficiência é algo a se temer ??
Se você fosse um opositor político dos governos de A e B , e fosse obrigado a escolher um dos dois para exercer sua oposição, em qual você preferiria?? Você aplaudiria a eficiência de ppB ?? Ou você temeria a eficiência de ppB ??
Um exemplo menos dramático:
Uma empresa X de transporte coletivo urbano emprega, dentro dos ônibus, motoristas e cobradores. O total de cobradores empregados é igual a mil , o que ocasiona uma despesa mensal de salários + obrigações trabalhistas de cerca de um milhão e cem mil reais por mês .
Um administrador da empresa apresenta a proposta de automatizar a cobrança de passagens, de modo que os mil cobradores possam ser demitidos. O investimento inicial em automação custará cerca de 4 milhões de reais e as despesas de manutenção serão cerca de cem mil reais por mês, de modo que em cerca de quatro meses o investimento inicial já estará pago. O dono da empresa concorda entusiasticamente com a proposta.
Seis meses depois de apresentada, começa a implementação da automação, e em um mês todos os ônibus são adaptados para cobrança automatizada, e então todos os mil trabalhadores são demitidos.
Como informação adicional, temos que a empresa de ônibus não sofre concorrência com outras empresas nas linhas em que tem a concessão do serviço, e que por isso a passagem não baixará de preço.
Neste último exemplo, o aumento de eficiência proporcionado pela automação foi:
-Maravilhosamente benéfico para o dono, que engordou seus lucros;
-Foi neutra para os usuários, pois a passagem não abaixou de preço;
-Foi bastante negativa para os mil trabalhadores que foram demitidos.
Concluímos que um processo de aumento de eficiência não é algo sempre benéfico para todos os envolvidos, que, pelo contrário, pode ser algo bastante negativo para uma das partes envolvidas, dependendo isto de qual lado se está. Há os que ganham e há os que perdem.
.