Autor Tópico: Amor, desejo, monogamia e felicidade  (Lida 7880 vezes)

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Amor, desejo, monogamia e felicidade
« Resposta #125 Online: 13 de Fevereiro de 2009, 20:14:34 »
Um dia, talvez, no futuro, relacionamentos abertos sejam a norma. Talvez não. Conquanto cada casal decida de maneira consciente e mutualmente consensual sobre o que devem fazer, está valendo.

Não acho que isso seja um grande mistério ou um grande tabu, aliás.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #126 Online: 13 de Fevereiro de 2009, 20:23:22 »
Ela quer te usar para esquecer outro...... aproveita!!!!

Eu devo concordar com o Di. Isso é bastante comum. Se você estiver com a cabeça no lugar e acha que consegue segurar essa onda - e se você quiser - vai fundo. Do contrário, melhor deixar para lá. No mais das vezes é melhor manter uma distância saudável de ex-namoradas :-)

Sinceramente eu só não iria num encontro desse se já tivesse um relacionamento sólido com uma namorada.

E aí que já brigaram antes? Você não vai lá para conseguir uma amiga, e sim uma parceira... ::)

que tal apenas um bom, quente e prazeroso sexo??
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #127 Online: 13 de Fevereiro de 2009, 21:24:08 »
Não sei para vocês, mas para mim, não é impossível amar uma pessoa só.

Não, não é impossível. Mas você também não pode entrar em uma relação com a ideia de que se não der certo você falhou, que um amor foi menos amor porque um dia ele acabou. Não acredito que se possa ser feliz vivendo com medo, medo se perder a outra pessoa, medo de não ser amado, medo de ser traído... Isso é tortura!

Um relação deve ir até onde ela é feliz. Se ela for feliz para sempre, uau! Muito bom! Mas se não for, se ela chega ao ponto de causar mais sofrimento do que prazer, se ater a ela por quê? Por que a insistência, por que o medo de mudar, de reconhecer que é ora de começar de novo?

Olha, eu sempre tento aprender algo das minhas relações que não deram certo, e há duas que eu vou levar em frente pelo resto da vida: uma é a comuniicação. Se algo está incomodando, é preciso falar. A outra é que eu não posso viver com medo e culpa. Existem muitas pessoas maravilhosas no mundo, por que devemos nos limitar a uma? Isso faz de nós mais felizes? Isso faz de nossos parceiros mais felizes? Não importa o quanto você ame quem está contigo, você sempre vai sentir desejo por outras pessoas, você sempre vai fazer amizades intensas com outras pessoas, e você sempre vai se sentir culpado e frustrado e assustado com a possibilidade de acontecer o mesmo com sua parceira.

Por causa disso, uma resolução que tomei é que, se depender de mim, meu próximo relacionamento será aberto. E não porque eu quer vadiar e pegar mulher sem pudor. Isso não é do meu feitio, eu não sou um cara galinha. Eu só não quero envenenar o meu amor com todos esses sentimentos tóxicos que estão acompanhados desse ideal monogâmico: medo, culpa, ciúme e frustração. Por que eu deveria sentir dor se minha namorada faz sexo com outro homem? Sério? Por que tem que doer tanto? Mas essa dor, quem a causa? É minha namorada que gozou de bons momentos na companhia de outra pessoa ou eu que não posso admitir isso? Eu que sou tão egoísta, tão possessivo, que não admito que minha namorada passe algo de bom sem mim? Isso é amar?

E não falo só de sexo, falo de amor também. É possível ter sentimentos por mais de uma pessoa, mesmo que eles sejam diferentes. Você pode ter mais de um amigo, por que não mais de um amor? Ter vários amigos não te impede de ter um melhor amigo, um amigo preferencial, mais cúmplice, mais íntimo... Talvez o amor verdadeiro também seja assim. Seja aquele amor que mesmo livre para amar outras pessoas, ainda descobre que seu amor é mais vivo e mais completo por uma pessoa em especial.

Cara.......

você descreveu exatamente meu pensamento :biglol:. Exatamente MESMO!!
A única coisa que faltou acrescentar é que não precisamos nos afastar daquelas pessoas pelas quais nós sofremos, por amar demais ou por ser amado de menos.

Por incrível que pareça, eu concordo com o Renato T.

Mas existe algumas questões de ordem prática.

Primeira: Quanto estamos preparados para compartilhar?. Eu não estaria preparado para perguntar para minha esposa: E aí, gozou bastante ontem a noite? Mas não fico controlando, não quero saber onde ela vai quando sai com amigas, não fico procurando nada nem mandando mensagens como "trair é errado", "fulana traiu e é uma puta"... Minha esposa o mesmo...
Como diz Espinosa, só é corno quem é curioso (será que foi espinosa mesmo??)
Mas voltando, o relacionamento aberto tem que ser entre duas pessoas absolutamente confiantes em si. Os casos práticos que conheço, o casal se envolve em aventuras sexuais juntos.

Impacto na Sociedade: Se você for ter um relacionamento aberto, não pode ficar comentando. As pessoas ficam assombradas. Eu fui em uma casa de Swing com minha esposa. Não fizemos nada, fomos para conhecer mesmo. Contamos para alguns amigos e eles ohhhhh. Ficaram meio que chocados.

Filhos. No meu caso que tenho uma mulher "predominanemente" fantástica, cuidar de filhos definitivamente é uma missão muito mais fácil de se fazer em dupla. Mas conheço casos em que o pai atrapalha a mãe, ou não ajuda, ou a mãe atrapalha o pai, onde realmente não vejo grandes vantagens nessa dupla. Juntando tudo isso a brigas, em muitos casos era melhor separar mesmo.

Quanto a um bom relacionamento. Se relacionar bem deve ser algo 90% referente a você e 10% referente ao outro. Expectativas, instabilidades, desequilíbrios... e principalmente o fato de saber esperar. Tem que relevar as coisas no momento, esperar um mês para tratar de uma questão específica que aconteceu entre os dois de uma maneira abstrata, ou seja, ela fez X, mas qual a causa disso? É nervoso? É insegurança? Como posso tratar disso aos poucos? Quais os próximos passos?

“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #128 Online: 13 de Fevereiro de 2009, 21:26:08 »
Quanto a um bom relacionamento. Se relacionar bem deve ser algo 90% referente a você e 10% referente ao outro.

E eu concordo em 100% :ok:

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #129 Online: 13 de Fevereiro de 2009, 21:34:27 »
Quanto a um bom relacionamento. Se relacionar bem deve ser algo 90% referente a você e 10% referente ao outro.

E eu concordo em 100% :ok:

Também concordo plenamente. :ok:
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #130 Online: 13 de Fevereiro de 2009, 22:00:34 »
Quanto a um bom relacionamento. Se relacionar bem deve ser algo 90% referente a você e 10% referente ao outro. Expectativas, instabilidades, desequilíbrios... e principalmente o fato de saber esperar. Tem que relevar as coisas no momento, esperar um mês para tratar de uma questão específica que aconteceu entre os dois de uma maneira abstrata, ou seja, ela fez X, mas qual a causa disso? É nervoso? É insegurança? Como posso tratar disso aos poucos? Quais os próximos passos?
É, acho que dessa vez eu tenho que aprender a ser assim.
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #131 Online: 13 de Fevereiro de 2009, 22:03:41 »
É, acho que dessa vez eu tenho que aprender a ser assim.

Acredite, Tupac, nada disso se aprende lendo teorias e opiniões... É vivendo que aprendemos a consertar os erros e a tentar acertar no futuro... Nada ensina tanto quando a experiência pessoal e certamente você aprenderá com o momento, por mais difícil que seja acreditar nisso... :ok:
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #132 Online: 13 de Fevereiro de 2009, 22:32:59 »
Até porque relacionamento não é receita de bolo... não existe fórmula, não existe regras, não existe receitas prontas. O que pode valer em 1 relacionamento pode não valer em outro, pois o ser humano é por demais complexo para atribuir-se valores definidos as variáveis que insistem mudar constantemente. Nós mesmos não somos o que éramos pouco tempo atrás... e, que bom, que isto é assim.  :wink:

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #133 Online: 14 de Fevereiro de 2009, 11:05:27 »
Citação de: uiliníli
Eu só não quero envenenar o meu amor com todos esses sentimentos tóxicos que estão acompanhados desse ideal monogâmico: medo, culpa, ciúme e frustração. Por que eu deveria sentir dor se minha namorada faz sexo com outro homem? Sério? Por que tem que doer tanto? Mas essa dor, quem a causa? É minha namorada que gozou de bons momentos na companhia de outra pessoa ou eu que não posso admitir isso? Eu que sou tão egoísta, tão possessivo, que não admito que minha namorada passe algo de bom sem mim?
Com tanto evolucionista aqui, você já deveria ter aprendido a responder essas perguntas... :hihi:

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #134 Online: 14 de Fevereiro de 2009, 14:31:02 »
Com tanto evolucionista aqui, você já deveria ter aprendido a responder essas perguntas... :hihi:

Eu não desconsidero a evolução, mas ainda acho que podemos ter algum controle sobre nossas emoções.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #135 Online: 14 de Fevereiro de 2009, 15:08:20 »
Podemos, mas nossas emoções ainda vem da evolução. No momento que você se pergunta "porque fico com ciúmes quando" já é uma pergunta de caráter evolutivo. :)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #136 Online: 14 de Fevereiro de 2009, 15:19:23 »
Podemos, mas nossas emoções ainda vem da evolução. No momento que você se pergunta "porque fico com ciúmes quando" já é uma pergunta de caráter evolutivo. :)

Sim, com certeza. Mas na verdade o que eu quis dizer com essa pergunta não foi literalmente "por que fico com ciúmes", mas "por que eu deveria aceitar ficar com ciúmes."  :)

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #137 Online: 14 de Fevereiro de 2009, 17:23:09 »
Ciúmes não é um atributo necessariamente existente. Tem pessoas que têm mais, em outras é completamente imperceptível ou inexistente.
Para tratar dele, normalmente temos que lidar com outros probleminhas que o geram:

1- insegurança,   o desejo de querer ter confirmado a todo o momento o compromisso emocional que determinada pessoa têm contigo e de ter a certeza que você faz parte dos planos futuros desta pessoa
2- egocentrismo, a percepção de que você é mais fundamental para a outra pessoa do que você realmente é, seguida da indagação de como essa pessoa não pode perceber essa necessidade que é tão óbvia
3- possessividade, o sentimento de posse de outra pessoa, incluindo aí todas os sentimentos dispensados por ela a outrém.
4- Maniqueismo: Associar determinados comportamentos da pessoa amada a atos impróprios ou errados. Mulher/homem comprometida não pode dançar com outro, não pode desejar outro, etc..
5- Ansiedade- Esse é o potencializador dos outros. A partir do momento em que temos problema com um deles, a ansiedade nos enterra ao querer ter as informações/confirmações/juras na mesma hora

Ciúme é um problema mutidisciplinar hehe

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #138 Online: 14 de Fevereiro de 2009, 17:44:08 »
Provavelmente serei rotulado como machista, conservador, primitivo, etc, etc... mas sou da opinião que as mulheres que mantém relações íntimas comigo, devem manter tais relações exclusivamente comigo e ponto final.

Não gosto e nunca gostei de bagunça. Não mantenho relações com várias mulheres ao mesmo tempo e não admito que uma mulher, que diz estar comigo, mantenha relações com vários homens. Se a fulana quer transar com todo mundo, que transe. Mas ela que não espere voltar para mim depois.

Primeiro pela questão das doenças. Quanto mais parceiros, mais chance se descuidar e adoecer. E a última coisa que preciso é ter que carregar o peso de cuidar de uma doente. Ou acabar adoecendo por causa dela.

E depois pela questão da gravidez. Quanto mais parceiros mais chances de se descuidar e engravidar de um estranho. E eu não pretendo ajudar a dar continuidade aos genes de outro macho. Em outras palavras, não pretendo criar filhos dos outros. Por mais que eu goste da mulher não há a menor chance de ajuda-lá a gerar e criar o filho de outro homem.

Se tem gente que gosta dessas coisas, ótimo. Divirtam-se. Para mim não funciona. E eu sempre deixo isso claro quando começo um relacionamento.
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #139 Online: 14 de Fevereiro de 2009, 17:57:31 »
Orbe, não me cabe crítica a sua postura. Te criticaria se você falasse que homem pode fazer e mulheres não. Se você acha natural para você reprimir desejos sexuais por outras pessoas enquanto está com alguém, ou ainda, se você não tem esses desejos sexuais por outra pessoa, sorte sua ou azar o seu, de acordo com o ponto de vista.

Mas é uma postura coerente.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #140 Online: 14 de Fevereiro de 2009, 18:08:45 »
Provavelmente serei rotulado como machista, conservador, primitivo, etc, etc... mas sou da opinião que as mulheres que mantém relações íntimas comigo, devem manter tais relações exclusivamente comigo e ponto final.

Não gosto e nunca gostei de bagunça. Não mantenho relações com várias mulheres ao mesmo tempo e não admito que uma mulher, que diz estar comigo, mantenha relações com vários homens. Se a fulana quer transar com todo mundo, que transe. Mas ela que não espere voltar para mim depois.

Primeiro pela questão das doenças. Quanto mais parceiros, mais chance se descuidar e adoecer. E a última coisa que preciso é ter que carregar o peso de cuidar de uma doente. Ou acabar adoecendo por causa dela.

E depois pela questão da gravidez. Quanto mais parceiros mais chances de se descuidar e engravidar de um estranho. E eu não pretendo ajudar a dar continuidade aos genes de outro macho. Em outras palavras, não pretendo criar filhos dos outros. Por mais que eu goste da mulher não há a menor chance de ajuda-lá a gerar e criar o filho de outro homem.

Se tem gente que gosta dessas coisas, ótimo. Divirtam-se. Para mim não funciona. E eu sempre deixo isso claro quando começo um relacionamento.

Teu comportamento é típico de mamíferos (claro, sempre há exceções)!:D Mamíferos são passionais e possessivos, principalmente quando o assunto é sexo e prole. Dificilmente conseguimos ser "racionais"!

Acho que esse tipo de relação aberta só dá certo quando não se está apaixonado, quando há apenas tesão e carinho!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #141 Online: 14 de Fevereiro de 2009, 19:44:22 »
Defina estar apaixonado...

Eu diria que hoje eu estou apaixonado por 3 mulheres, das quais já fiquei com duas.

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #142 Online: 14 de Fevereiro de 2009, 19:51:51 »
Renato...acho que a melhor forma de explicar o que seria paixão seria, você pensar em alguém o tempo todo. Se consegue pensar o tempo todo em 3 mulheres, parabéns...já eu, bem...meu cérebro não é particionado!:D
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #143 Online: 14 de Fevereiro de 2009, 19:56:36 »
Teu comportamento é típico de mamíferos (claro, sempre há exceções)!:D Mamíferos são passionais e possessivos, principalmente quando o assunto é sexo e prole. Dificilmente conseguimos ser "racionais"!

Acho que esse tipo de relação aberta só dá certo quando não se está apaixonado, quando há apenas tesão e carinho!

Não é lugar comum que a paixão acaba e fica o amor? Acho que uma relação sem paixão, mas com tesão e carinho já pulou para o amor direto.

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #144 Online: 14 de Fevereiro de 2009, 20:05:45 »
uiliníli,sim..em alguns casos a paixão evoluiu pro amor...mas na maioria, nada sobra,parece um furacão!

O tesão com carinho, na famosa amizade-colorida..confesso...foram as relações mais agradáveis que já tive, com amigos, mas não evoluíram pra algo mais e nunca me apaixonei!

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #145 Online: 15 de Fevereiro de 2009, 00:38:31 »
Tesão e carinho considero como amor. E se acho que quem espera que isso evolua para algo mais (um namoro por exemplo) é quem quer ter uma pessoa só, aí entra a vontade de possuir a pessoa.

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #146 Online: 15 de Fevereiro de 2009, 10:09:10 »
Tesão e carinho considero como amor. E se acho que quem espera que isso evolua para algo mais (um namoro por exemplo) é quem quer ter uma pessoa só, aí entra a vontade de possuir a pessoa.

Se é amizade, nem sempre evolui pra algo mais (por ser uma situação confortável como está), e nem há posse. Mas falo por mim!

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #147 Online: 15 de Fevereiro de 2009, 12:10:59 »

Mais ou menos eu... hehe.

"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #148 Online: 18 de Março de 2009, 21:00:17 »
(...) suponho que pelo meu Currículo Lattes (...)

Poderia passar o link?  :hihi:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!