Não sei para vocês, mas para mim, não é impossível amar uma pessoa só.
Não, não é impossível. Mas você também não pode entrar em uma relação com a ideia de que se não der certo você falhou, que um amor foi menos amor porque um dia ele acabou. Não acredito que se possa ser feliz vivendo com medo, medo se perder a outra pessoa, medo de não ser amado, medo de ser traído... Isso é tortura!
Um relação deve ir até onde ela é feliz. Se ela for feliz para sempre, uau! Muito bom! Mas se não for, se ela chega ao ponto de causar mais sofrimento do que prazer, se ater a ela por quê? Por que a insistência, por que o medo de mudar, de reconhecer que é ora de começar de novo?
Olha, eu sempre tento aprender algo das minhas relações que não deram certo, e há duas que eu vou levar em frente pelo resto da vida: uma é a comuniicação. Se algo está incomodando, é preciso falar. A outra é que eu não posso viver com medo e culpa. Existem muitas pessoas maravilhosas no mundo, por que devemos nos limitar a uma? Isso faz de nós mais felizes? Isso faz de nossos parceiros mais felizes? Não importa o quanto você ame quem está contigo, você sempre vai sentir desejo por outras pessoas, você sempre vai fazer amizades intensas com outras pessoas, e você sempre vai se sentir culpado e frustrado e assustado com a possibilidade de acontecer o mesmo com sua parceira.
Por causa disso, uma resolução que tomei é que, se depender de mim, meu próximo relacionamento será aberto. E não porque eu quer vadiar e pegar mulher sem pudor. Isso não é do meu feitio, eu não sou um cara galinha. Eu só não quero envenenar o meu amor com todos esses sentimentos tóxicos que estão acompanhados desse ideal monogâmico: medo, culpa, ciúme e frustração. Por que eu deveria sentir dor se minha namorada faz sexo com outro homem? Sério? Por que tem que doer tanto? Mas essa dor, quem a causa? É minha namorada que gozou de bons momentos na companhia de outra pessoa ou eu que não posso admitir isso? Eu que sou tão egoísta, tão possessivo, que não admito que minha namorada passe algo de bom sem mim? Isso é amar?
E não falo só de sexo, falo de amor também. É possível ter sentimentos por mais de uma pessoa, mesmo que eles sejam diferentes. Você pode ter mais de um amigo, por que não mais de um amor? Ter vários amigos não te impede de ter um melhor amigo, um amigo preferencial, mais cúmplice, mais íntimo... Talvez o amor verdadeiro também seja assim. Seja aquele amor que mesmo livre para amar outras pessoas, ainda descobre que seu amor é mais vivo e mais completo por uma pessoa em especial.
Cara.......
você descreveu exatamente meu pensamento
. Exatamente MESMO!!
A única coisa que faltou acrescentar é que não precisamos nos afastar daquelas pessoas pelas quais nós sofremos, por amar demais ou por ser amado de menos.
Por incrível que pareça, eu concordo com o Renato T.
Mas existe algumas questões de ordem prática.
Primeira: Quanto estamos preparados para compartilhar?. Eu não estaria preparado para perguntar para minha esposa: E aí, gozou bastante ontem a noite? Mas não fico controlando, não quero saber onde ela vai quando sai com amigas, não fico procurando nada nem mandando mensagens como "trair é errado", "fulana traiu e é uma puta"... Minha esposa o mesmo...
Como diz Espinosa, só é corno quem é curioso (será que foi espinosa mesmo??)
Mas voltando, o relacionamento aberto tem que ser entre duas pessoas absolutamente confiantes em si. Os casos práticos que conheço, o casal se envolve em aventuras sexuais juntos.
Impacto na Sociedade: Se você for ter um relacionamento aberto, não pode ficar comentando. As pessoas ficam assombradas. Eu fui em uma casa de Swing com minha esposa. Não fizemos nada, fomos para conhecer mesmo. Contamos para alguns amigos e eles ohhhhh. Ficaram meio que chocados.
Filhos. No meu caso que tenho uma mulher "predominanemente" fantástica, cuidar de filhos definitivamente é uma missão muito mais fácil de se fazer em dupla. Mas conheço casos em que o pai atrapalha a mãe, ou não ajuda, ou a mãe atrapalha o pai, onde realmente não vejo grandes vantagens nessa dupla. Juntando tudo isso a brigas, em muitos casos era melhor separar mesmo.
Quanto a um bom relacionamento. Se relacionar bem deve ser algo 90% referente a você e 10% referente ao outro. Expectativas, instabilidades, desequilíbrios... e principalmente o fato de saber esperar. Tem que relevar as coisas no momento, esperar um mês para tratar de uma questão específica que aconteceu entre os dois de uma maneira abstrata, ou seja, ela fez X, mas qual a causa disso? É nervoso? É insegurança? Como posso tratar disso aos poucos? Quais os próximos passos?