Autor Tópico: Amor, desejo, monogamia e felicidade  (Lida 7877 vezes)

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
Amor, desejo, monogamia e felicidade
« Resposta #50 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 17:10:25 »
Credo.. que vida triste a de vocês...

Para quem acha alegre chorar, não me admira o bem-estar sóbrio e tranquilo parecer tristeza... Eu não sou contra o amor, pelo contrário. Mas tento amar com sabedoria.

Sábio Uili. Não vejo tristeza em viver com prudência, Renato. Também não vejo como pode ser bom para mim estar próximo de alguém que só me traz dor. Se você aprecia o masoquismo, eu não.  :)

A questão é que, se você esta próximo de alguém, então essa pessoa não te trás só dor. Caso só trouxesse só dor você sentiria raiva, não sofreria por gostar. :)

e outra.. não sou adepto do masoquismo :)

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #51 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 17:10:54 »
Credo.. que vida triste a de vocês...

Para quem acha alegre chorar, não me admira o bem-estar sóbrio e tranquilo parecer tristeza... Eu não sou contra o amor, pelo contrário. Mas tento amar com sabedoria.

Gamei...

Hoje tem, hein?? :P

:love:

Que fofos vocês...

O Barata fica no meio, mas ele é inofensivo... :)
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #52 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 17:11:29 »
Sábio Uili. Não vejo tristeza em viver com prudência, Renato. Também não vejo como pode ser bom para mim estar próximo de alguém que só me traz dor. Se você aprecia o masoquismo, eu não.  :)

Observe que eu disse que tento :P  Não quer dizer que eu sempre consiga... Ainda estou buscando a sabedoria.

Tentar é muito melhor que não tentar e já implica, a meu ver, em uma atitude sábia diante da vida. Não visualizo como negação de sentimentos ou ausência destes. Como bem diria Epicuro, os prazeres que trazem dor devem ser evitados.  :ok:
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #53 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 17:12:22 »
Obrigado a todos pelas palavras... Um dia eu aprendo (espero).
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #54 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 17:12:26 »
Não penso isso... só digo que, para mim, qualquer sentimento é melhor do que sentimento algum..

Bem que você disse que dava topadas e caneladas por aí para se sentir vivo :P Eu sou mais exigente quanto aos meus sentimentos. ;)

infelizmente elas acontecem independente da minha vontade :/

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #55 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 17:14:34 »
A questão é que, se você esta próximo de alguém, então essa pessoa não te trás só dor. Caso só trouxesse só dor você sentiria raiva, não sofreria por gostar. :)

Acho que não é a outra pessoa que nos traz dor, somos nós mesmos, devido a nossas próprias expectativas. Se amar dói, é você que está amando errado. É preciso tomar uma outra atitude diante do amor, procurar abolir os medos, os ciúmes, toda a carga de sentimentos ruins que estão relacionados a um relacionamento, até para que ele seja mais forte, saudável e duradouro.

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #56 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 17:16:12 »

Acho que não é a outra pessoa que nos traz dor, somos nós mesmos, devido a nossas próprias expectativas. Se amar dói, é você que está amando errado. É preciso tomar uma outra atitude diante do amor, procurar abolir os medos, os ciúmes, toda a carga de sentimentos ruins que estão relacionados a um relacionamento, até para que ele seja mais forte, saudável e duradouro.

Novamente estou de acordo com o Uili. E quando o amor de um acaba e o do outro não, a dor do que fica não será amenizada pela presença do outro... Acho que será ainda mais agravada, uma vez que se mantém expectativas que não mais fazem parte da realidade do outro.

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #57 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 17:17:58 »

Se amar não doi, então não é amor :)

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #58 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 17:19:30 »

Credo, que vida triste a sua...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #59 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 17:19:54 »

Novamente estou de acordo com o Uili. E quando o amor de um acaba e o do outro não, a dor do que fica não será amenizada pela presença do outro... Acho que será ainda mais agravada, uma vez que se mantém expectativas que não mais fazem parte da realidade do outro.

Não sei para vocês, mas para mim, não é impossível amar uma pessoa só.

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #60 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 17:20:22 »

Eu tô amando e não tá doendo. Segundo seu critério, então não é amor o que sinto?  :|

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #61 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 17:20:30 »

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #62 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 17:21:10 »

Eu tô amando e não tá doendo. Segundo seu critério, então não é amor o que sinto?  :|

Não está doendo agora ou nunca doeu?

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #63 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 17:21:26 »

Não disse que é, Renato. Mas amores podem durar ou terminar. Tento pensar que nada é perene e que tudo muda o tempo todo - em razão disso, eu vivo a vida de peito aberto.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #64 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 17:21:32 »
O amor é o fogo que arde sem se ver, é ferida que dói e não se sente, é o contentamento descontente! :P

Me emocionei, agora preciso colocar a música toda!

Ainda que eu falasse a língua dos homens.
E falasse a língua dos anjos, sem amor eu nada seria.

É só o amor, é só o amor.
Que conhece o que é verdade.
O amor é bom, não quer o mal.
Não sente inveja ou se envaidece.

O amor é o fogo que arde sem se ver.
É ferida que dói e não se sente.
É um contentamento descontente.
É dor que desatina sem doer.

É um não querer mais que bem querer.
É solitário andar por entre a gente.
É um não contentar-se de contente.
É cuidar que se ganha em se perder.

É um estar-se preso por vontade.
É servir a quem vence, o vencedor;
É um ter com quem nos mata a lealdade.
Tão contrario a si é o mesmo amor.

Estou acordado e todos dormem todos dormem todos dormem.
Agora vejo em parte. Mas então veremos face a face.

É só o amor, é só o amor.
Que conhece o que é verdade.

« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2009, 17:24:57 por Di »
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #65 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 17:22:30 »

Não está doendo agora ou nunca doeu?

Doeu, mas as circunstâncias eram outras bem diferentes, logo...

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #66 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 17:23:47 »
O amor é o fogo que arde sem se ver, é ferida que dói e não se sente, é o contentamento descontente! :P

É dor que desatina sem doeeeer... É estar-se preso por vontade... :P

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #67 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 17:24:25 »

Exato Lua... Criei muitas expectativas, o que me fode é que foram incentivadas pela besta fera, e eu cai que nem um patinho... e olha que eu tava muito bem, 4 anos ou mais sem esse tipo de dor... enfim...

Minha unica saida é pegar o restinho de dignidade que me resta e dizer adeus.
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #68 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 17:24:50 »

Não disse que é, Renato. Mas amores podem durar ou terminar. Tento pensar que nada é perene e que tudo muda o tempo todo - em razão disso, eu vivo a vida de peito aberto.

Não falei que você disse, Lua. Só acho que, no caso de você amar alguém que não te ame mais, você não precisa ficar indiferente a essa pessoa. Pode continuar amando e pode estar com outra pessoa que você também ame.

Adimiro o seu jeito de levar a vida, acredite.

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #69 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 17:28:59 »

Não falei que você disse, Lua. Só acho que, no caso de você amar alguém que não te ame mais, você não precisa ficar indiferente a essa pessoa. Pode continuar amando e pode estar com outra pessoa que você também ame.

Adimiro o seu jeito de levar a vida, acredite.

Bem, eu nunca consegui amar duas pessoas ao mesmo tempo (acho que agora entendi o que você quis dizer, sim?). Penso que situações mal resolvidas por causa de amores mal terminados sempre acabam machucando quem precisou se afastar sem desejar isso...

Quanto à indiferença, ela acaba surgindo em algum momento: quando penso no que era e vejo as coisas com os pés no chão, acabo percebendo que foi o melhor. Só para constar: não fico indiferente a qualquer pessoa, mas somente àquelas que me machucaram de alguma forma. :ok:

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #70 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 17:43:09 »

Não, não é impossível. Mas você também não pode entrar em uma relação com a ideia de que se não der certo você falhou, que um amor foi menos amor porque um dia ele acabou. Não acredito que se possa ser feliz vivendo com medo, medo se perder a outra pessoa, medo de não ser amado, medo de ser traído... Isso é tortura!

Um relação deve ir até onde ela é feliz. Se ela for feliz para sempre, uau! Muito bom! Mas se não for, se ela chega ao ponto de causar mais sofrimento do que prazer, se ater a ela por quê? Por que a insistência, por que o medo de mudar, de reconhecer que é ora de começar de novo?

Olha, eu sempre tento aprender algo das minhas relações que não deram certo, e há duas que eu vou levar em frente pelo resto da vida: uma é a comuniicação. Se algo está incomodando, é preciso falar. A outra é que eu não posso viver com medo e culpa. Existem muitas pessoas maravilhosas no mundo, por que devemos nos limitar a uma? Isso faz de nós mais felizes? Isso faz de nossos parceiros mais felizes? Não importa o quanto você ame quem está contigo, você sempre vai sentir desejo por outras pessoas, você sempre vai fazer amizades intensas com outras pessoas, e você sempre vai se sentir culpado e frustrado e assustado com a possibilidade de acontecer o mesmo com sua parceira.

Por causa disso, uma resolução que tomei é que, se depender de mim, meu próximo relacionamento será aberto. E não porque eu quer vadiar e pegar mulher sem pudor. Isso não é do meu feitio, eu não sou um cara galinha. Eu só não quero envenenar o meu amor com todos esses sentimentos tóxicos que estão acompanhados desse ideal monogâmico: medo, culpa, ciúme e frustração. Por que eu deveria sentir dor se minha namorada faz sexo com outro homem? Sério? Por que tem que doer tanto? Mas essa dor, quem a causa? É minha namorada que gozou de bons momentos na companhia de outra pessoa ou eu que não posso admitir isso? Eu que sou tão egoísta, tão possessivo, que não admito que minha namorada passe algo de bom sem mim? Isso é amar?

E não falo só de sexo, falo de amor também. É possível ter sentimentos por mais de uma pessoa, mesmo que eles sejam diferentes. Você pode ter mais de um amigo, por que não mais de um amor? Ter vários amigos não te impede de ter um melhor amigo, um amigo preferencial, mais cúmplice, mais íntimo... Talvez o amor verdadeiro também seja assim. Seja aquele amor que mesmo livre para amar outras pessoas, ainda descobre que seu amor é mais vivo e mais completo por uma pessoa em especial.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #71 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 17:49:12 »
A propósito, frase da Pitty na edição desta semana de Veja:

Meu grilo não é meu parceiro sentir desejo por outra pessoa. É o fato de eu não saber. Eu quero me sentir incluída. A mina é massa? É gostosa? Me leva junto!

:lol:

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #72 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 18:12:04 »

Não, não é impossível. Mas você também não pode entrar em uma relação com a ideia de que se não der certo você falhou, que um amor foi menos amor porque um dia ele acabou. Não acredito que se possa ser feliz vivendo com medo, medo se perder a outra pessoa, medo de não ser amado, medo de ser traído... Isso é tortura!

Um relação deve ir até onde ela é feliz. Se ela for feliz para sempre, uau! Muito bom! Mas se não for, se ela chega ao ponto de causar mais sofrimento do que prazer, se ater a ela por quê? Por que a insistência, por que o medo de mudar, de reconhecer que é ora de começar de novo?

Olha, eu sempre tento aprender algo das minhas relações que não deram certo, e há duas que eu vou levar em frente pelo resto da vida: uma é a comuniicação. Se algo está incomodando, é preciso falar. A outra é que eu não posso viver com medo e culpa. Existem muitas pessoas maravilhosas no mundo, por que devemos nos limitar a uma? Isso faz de nós mais felizes? Isso faz de nossos parceiros mais felizes? Não importa o quanto você ame quem está contigo, você sempre vai sentir desejo por outras pessoas, você sempre vai fazer amizades intensas com outras pessoas, e você sempre vai se sentir culpado e frustrado e assustado com a possibilidade de acontecer o mesmo com sua parceira.

Por causa disso, uma resolução que tomei é que, se depender de mim, meu próximo relacionamento será aberto. E não porque eu quer vadiar e pegar mulher sem pudor. Isso não é do meu feitio, eu não sou um cara galinha. Eu só não quero envenenar o meu amor com todos esses sentimentos tóxicos que estão acompanhados desse ideal monogâmico: medo, culpa, ciúme e frustração. Por que eu deveria sentir dor se minha namorada faz sexo com outro homem? Sério? Por que tem que doer tanto? Mas essa dor, quem a causa? É minha namorada que gozou de bons momentos na companhia de outra pessoa ou eu que não posso admitir isso? Eu que sou tão egoísta, tão possessivo, que não admito que minha namorada passe algo de bom sem mim? Isso é amar?

E não falo só de sexo, falo de amor também. É possível ter sentimentos por mais de uma pessoa, mesmo que eles sejam diferentes. Você pode ter mais de um amigo, por que não mais de um amor? Ter vários amigos não te impede de ter um melhor amigo, um amigo preferencial, mais cúmplice, mais íntimo... Talvez o amor verdadeiro também seja assim. Seja aquele amor que mesmo livre para amar outras pessoas, ainda descobre que seu amor é mais vivo e mais completo por uma pessoa em especial.

Cara.......

você descreveu exatamente meu pensamento :biglol:. Exatamente MESMO!!
A única coisa que faltou acrescentar é que não precisamos nos afastar daquelas pessoas pelas quais nós sofremos, por amar demais ou por ser amado de menos.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #73 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 18:18:06 »
Cara.......

você descreveu exatamente meu pensamento :biglol:. Exatamente MESMO!!
A única coisa que faltou acrescentar é que não precisamos nos afastar daquelas pessoas pelas quais nós sofremos, por amar demais ou por ser amado de menos.

Deve ser porque nesse ponto nós discordamos :P
Se sofremos, devemos nos afastar. Se não queremos nos afastar, então é bom dar um jeito de não mais sofrer. :)  Acho que o amor é igual colesterol, tem o bom e o ruim :biglol: o ruim é o que nos leva ao sofrimento é o amor egoísta, possessivo, exigente... o bom é o que ama sem exigir nada em troca, o amor generoso, doador... esse amor, além de ser ainda mais sublime, não faz mal ao coração :)

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #74 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 18:38:49 »
Penso que situações mal resolvidas por causa de amores mal terminados sempre acabam machucando quem precisou se afastar sem desejar isso...
Meu caso (+ ou -).

===============================================
 - Carl Sagan

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!