Estou falando em amar sem exigir ser amado. Sua parceira que te ame se quiser, voluntária e espontaneamente. Cobrança, exigência, de que a outra pessoa te retribua na mesma moeda é só uma forma de chantagem emocional, não faz bem. Quem ama mais sente medo e ciúme. Quem ama menos sente culpa e frustração.
Você sabe o que quer dizer de verdade "amar desesperadamente"? É justamente o contrário do que você provavelmente está pensando: um amor desesperado é um amor sem esperanças, é um amor ancorado no real. Você não pode saber exatamente o que sua parceira sente, você não pode saber se ela te ama como você a ama, mas... será que você precisa realmente disso? Não basta você só amar, sem esperar nada em troca? Isso é que seria um amor generoso e doador.
Que a relação dure o quanto tiver que durar, cobrar da sua parceira um comprometimento que ela não tem não vai melhorar as coisas, muito pelo contrário! Você quer uma namorada ou uma refém? Só consigo conceber uma relação realmente honesta se ela for livre, se os sentimentos de ambos forem respeitados, em vez de investigados, inquiridos e questionados.