Autor Tópico: Amor, desejo, monogamia e felicidade  (Lida 7878 vezes)

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
Amor, desejo, monogamia e felicidade
« Resposta #75 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 18:42:09 »
o bom é o que ama sem exigir nada em troca, o amor generoso, doador... esse amor, além de ser ainda mais sublime, não faz mal ao coração Smile
Isso é dificil hein?! Amar sem exigir nada em troca? Como assim?

Meu caso, eu a amo demais, mas noto que ela se tornou indiferente e estou sofrendo muito por isso e a unica saida e terminar. Seguindo o que você disse, eu estaria errado então, pois estaria doando meu amor esperando que ela estivesse na mesma sintonia, ou seja, eu estaria querendo algo em troca...

Enfim, não entendi muito bem o que você disse...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #76 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 18:50:38 »
Estou falando em amar sem exigir ser amado. Sua parceira que te ame se quiser, voluntária e espontaneamente. Cobrança, exigência, de que a outra pessoa te retribua na mesma moeda é só uma forma de chantagem emocional, não faz bem. Quem ama mais sente medo e ciúme. Quem ama menos sente culpa e frustração.

Você sabe o que quer dizer de verdade "amar desesperadamente"? É justamente o contrário do que você provavelmente está pensando: um amor desesperado é um amor sem esperanças, é um amor ancorado no real. Você não pode saber exatamente o que sua parceira sente, você não pode saber se ela te ama como você a ama, mas... será que você precisa realmente disso? Não basta você só amar, sem esperar nada em troca? Isso é que seria um amor generoso e doador.

Que a relação dure o quanto tiver que durar, cobrar da sua parceira um comprometimento que ela não tem não vai melhorar as coisas, muito pelo contrário! Você quer uma namorada ou uma refém? Só consigo conceber uma relação realmente honesta se ela for livre, se os sentimentos de ambos forem respeitados, em vez de investigados, inquiridos e questionados.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #77 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 18:52:27 »
Penso que se eu quisesse relacionamento aberto, não iria namorar em primeiro lugar.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #78 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 18:54:22 »
Penso que se eu quisesse relacionamento aberto, não iria namorar em primeiro lugar.

Eu não quero um relacionamento aberto para sair pegando mulher. Se fosse esse o caso eu também não iria namorar. Eu quero um relacionamento aberto para exorcizar os fantasmas que uma relação estritamente monogâmica traz com ela.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #79 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 18:57:52 »
Eu achei totalmente fora da casinha :P
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #80 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 18:58:06 »

Eu não quero um relacionamento aberto para sair pegando mulher. Se fosse esse o caso eu também não iria namorar. Eu quero um relacionamento aberto para exorcizar os fantasmas que uma relação estritamente monogâmica traz com ela.

Não acho que seja tão horrível assim uma relação monogâmica.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #81 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 18:59:28 »

O que você faria se descobrisse que, por parte da sua namorada, ela não era tão monogâmica assim?

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #82 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 19:02:42 »
Ficaria puto com a namorada, não com a relação monogâmica :D
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #83 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 19:03:01 »

O que você faria se descobrisse que, por parte da sua namorada, ela não era tão monogâmica assim?

Dá pra ter uma relação monogâmica em que ambas as partes compartilhem desejos e respeitem um ao outro. Aliás, o legal de uma relação é que ambos estejam abertos a novas experiências sem que isso interfira no respeito e na lealdade.

Eu vivo uma relação monogâmica e não posso dizer que me sinto tolhida em minhas fantasias/desejos/vontade. Pelo contrário, trabalhamos esse aspecto da relação constantemente e não tivemos problemas até agora.  :P
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #84 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 19:03:56 »

Exatamente. :lol:

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #85 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 19:04:16 »
Sinceramente, eu não consigo imaginar uma relação onde traição não seja um problema...
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #86 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 19:06:21 »
Sinceramente, eu não consigo imaginar uma relação onde traição não seja um problema...

Acho que acaba sendo o maior problema... :)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #87 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 19:07:20 »

Aí é que está... por que a monogamia é tão difícil? E por que deveríamos ficar putos com alguém que a gente amava até ontem só porque ela fez sexo com outra pessoa? Por que devemos encarar isso como a mais alta traição?

Traição é faltar com a palavra, só se trai a confiança. Se antes do incidente já estiver apalavrado que sexo fora do relacionamento não é proibido, então isso não é traição. Não existe traição em uma relação aberta.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #88 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 19:10:09 »
E que futuro tem uma relação assim?

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #89 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 19:10:52 »

Traição é faltar com a palavra, só se trai a confiança. Se antes do incidente já estiver apalavrado que sexo fora do relacionamento não é proibido, então isso não é traição. Não existe traição em uma relação aberta.

Aí a situação é diferente: se existe consentimento mútuo, não há que se falar em traição. Se não existia, bem... E traição é um tema complexo... Eu prezo a lealdade e a confiança acima de tudo: se fez, eu prefiro saber através dele e não descobrir através de outras pessoas ou meios. E em muitos casos, os motivos da traição são bilaterais, apesar da execução ser unilateral... Nesses casos, colocar a cabeça pra pensar em nossas atitudes é essencial... E conversar, claro.  :ok:

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #90 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 19:12:36 »

Também não vejo muito futuro (mas deve ser porque sou monogâmica e namoro pra mim é algo a ser levado a sério), mas há quem veja... Olha o Uili aí? Tenho amigos que adotam esse tipo de relação e vivem relativamente felizes. Tudo é uma questão de buscar aquilo que nos agrada e nos traz felicidade. :ok:

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #91 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 19:14:45 »
Dá pra ter uma relação monogâmica em que ambas as partes compartilhem desejos e respeitem um ao outro. Aliás, o legal de uma relação é que ambos estejam abertos a novas experiências sem que isso interfira no respeito e na lealdade.

Eu vivo uma relação monogâmica e não posso dizer que me sinto tolhida em minhas fantasias/desejos/vontade. Pelo contrário, trabalhamos esse aspecto da relação constantemente e não tivemos problemas até agora.  :P

Essa é uma abordagem possível. Se vocês se sentem confortáveis assim, então sua relação é completamente saudável.

Mas não é por duvidar que uma relação possa ser saudável como a sua que eu defendo o relacionamento aberto. É porque eu concluí que o sofrimento causado por uma relação extraconjugal não é produzido pelo parceiro infiel, mas por nós mesmos. O ciúme não é culpa do parceiro, é culpa nossa. Todos esses sentimentos ruins são fabricados por nós mesmos. A solução natural é abolirmos esses sentimentos, e a consequência disso é não temer mais que nosso parceiro se relacione com outras pessoas.

O mesmo que qualquer relação onde existe repeito e confiança. A diferença é que você não exige exclusividade sexual e nem de sentimentos. Mas isso não impede um casal de envelhecer juntos e formar uma família, da mesma forma que ter muitos amigos não te impede de ter um melhor amigo.

Aí a situação é diferente: se existe consentimento mútuo, não há que se falar em traição. Se não existia, bem... E traição é um tema complexo... Eu prezo a lealdade e a confiança acima de tudo: se fez, eu prefiro saber através dele e não descobrir através de outras pessoas ou meios. E em muitos casos, os motivos da traição são bilaterais, apesar da execução ser unilateral... Nesses casos, colocar a cabeça pra pensar em nossas atitudes é essencial... E conversar, claro.  :ok:

Por que o sexo extra-conjugal tem que causar dor e sofrimento? Não podemos simplesmente abandonar esse preconceito?

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #92 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 19:17:36 »
Aí qual o sentido de se ter um relaconamento conjugal? Não é melhor ter um fuck buddy, logo?
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #93 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 19:18:26 »
Aí qual o sentido de se ter um relaconamento conjugal? Não é melhor ter um fuck buddy, logo?

Queria perguntar isso, mas tava sem jeito :P

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #94 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 19:20:19 »

Você está confundindo sexo com amor. O sentido de um relacionamento é o amor (com sexo incluído no pacote), o sentido do fuck buddy é meramente sexo.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #95 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 19:22:42 »
É, escorreguei aí. Bom, qual seria, então, a diferença entre uma melhor amiga e uma namorada (com relacionamento aberto)?
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #96 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 19:26:44 »
É, escorreguei aí. Bom, qual seria, então, a diferença entre uma melhor amiga e uma namorada (com relacionamento aberto)?

Sexo. :)
Eu sempre considerei minhas namoradas como minhas melhores amigas, eram as pessoas com quem eu tinha mais intimidade, cumplicidade, com quem eu conversava sobre tudo...

Claro que eu já tive muitas grandes amigas também, melhores amigas, até. A diferença nesse caso é que não existe a intimidade física.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #97 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 19:30:04 »
Sabia  :)

Bom, é só vc convencer sua melhor amiga a virar fuck buddy :)
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #98 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 19:33:46 »
Sabia  :)

Bom, é só vc convencer sua melhor amiga a virar fuck buddy :)

É melhor do que o "quer namorar comigo?" :P  Mas isso costuma ser difícil, acho que as mulheres em geral fazem uma distinção muito clara entre amor e amizade (é daí que vem aquele temível "você está confundindo as coisas, eu gosto de você, mas só como amigo!" )

A propósito, observem que eu estou falando tudo isso aqui no campo teórico, eu nunca pratiquei de fato um relacionamento aberto, eu estou apenas declarando que gostaria de experimentar e dando as razões intelectuais para isso. E para quem não sabe, nada do que eu estou falando aqui é nenhuma novidade, há várias comunidades que pregam esses ideais de amor livre, desde a comunidade praticante de swing até o poliamorismo, estou falando como um simpatizante delas.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #99 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 19:53:35 »
Não sou capaz, pelo menos com minha maturidade atual, de aceitar um relacionamento desses.
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!